Passeios em Jujuy e Salta: tours e excursões na Argentina

Passeios em Jujuy e Salta: tours e excursões na Argentina

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

Para quem deseja realizar inesquecíveis passeios em Jujuy e Salta, os tours guiados são mais importantes que em muitos outros destinos. Isso porque, grande parte dos pontos turísticos estão em cidades separadas e muitos inclusive fora das cidades.

Há muitas agências para passeios em Jujuy e Salta, mas deixar os passeios agendados antes de sair do Brasil ajuda e muito você a aproveitar o máximo sua viagem.

Confira agora 8 passeios que valem a pena fazer entre esses dois destinos maravilhosos na Argentina.

Valor dos passeios em Jujuy e Salta

O custo para fazer passeios em Jujuy e Salta depende do tipo de tour, da duração e do número de pessoas que fazem parte do seu grupo. Há tours guiados de bicicleta que permitem que você veja mais de Jujuy e Salta do que a pé, passeios de ônibus que o levam para ter uma visão geral da cidade e até passeios de barco para explorar Jujuy e Salta de uma perspectiva diferente.

Se você quiser ir a pé, numa visita guiada conhecida como free walking tour, pagará menos do que se escolher uma excursão de ônibus ou bicicleta. Se você estiver viajando com sua família ou amigos, vale a pena reservar passeios particulares, para dividir os custos, ter mais privacidade e até flexibilidade na duração de cada ponto turístico.

Os preços das entradas para as atrações e passeios variam dependendo do tipo de passeio. Você pode encontrar grandes ofertas comprando online, por isso recomendo organizar as atividades com antecedência, até porque os ingressos das principais atrações podem ficar indisponíveis.

Ademais, reservar com antecedência seus passeios no exterior alivia o orçamento da viagem, pois você pode comprar no cartão de crédito e já ir pagando. Além de se livrar do IOF sob compras internacionais, cobrado quando você usa o cartão já fora do Brasil.

Dica: contrate um tour guiado para seu primeiro dia em Jujuy e Salta, pois um guia te contará sobre todos os lugares imperdíveis para visitar no restante da viagem. É uma ótima maneira de ter uma visão geral do lugar e reajustar alguns pontos no seu roteiro.

Onde e como comprar passeios em Jujuy e Salta?

O ideal é comprar online os ingressos antecipados, sem filas de espera na entrada das atrações. Além disso, você garante a visita no dia planejado e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes.

Tenho algumas sugestões de boas empresas que vendem tours oficiais em Jujuy e Salta, assim como guias brasileiros, ou que falam português, sempre com dicas para você não gastar muito dinheiro em sua viagem.

Também recomendo comprar um passe de atrações, pois o custo total é mais baixo e você economiza muito tempo evitando longas filas.

Agências de passeios em Jujuy e Salta

O melhor site para reservar são de empresas que vendem passeios com os preços mais baixos, garantidos, e sem taxas de reserva ou cobranças ocultas. Recomendo o Get Your Guide, agência de viagens online fundada em 2009, com sede em Berlim.

O site da Civitatis também é bom e confiável, empresa espanhola fundada em 2008 e com milhões de clientes ao redor do mundo. A vantagem para brasileiros é fazer o pagamento em reais em até 12x.

Guias brasileiros que fazem passeios em Jujuy e Salta

A melhor maneira de aprender sobre o Jujuy e Salta é fazer uma visita guiada com um guia brasileiro que mora no lugar. No iFriend, site brasileiro fundado em 2017, você pode escolher entre uma variedade de tours para indivíduos ou pequenos grupos, possibilitando uma interação pessoal entre turistas e moradores locais.

As excursões são conduzidas por falantes nativos de português que vivem no Jujuy e Salta há muitos anos, ideal para explorar o que há de melhor em Jujuy e Salta.

Mas também há passeios tanto no Civitatis como no Get Your Guide com passeios em Português em Jujuy e Salta. Os melhores são:

Lista dos principais passeios em Jujuy e Salta

Há tantas coisas legais para fazer em Jujuy e Salta, que mesmo visitando a cidade inúmeras vezes seria quase impossível conhecer tudo. Mas não se preocupe, pois trouxe para você uma lista com sugestões de lugares onde ir pela primeira vez em Jujuy e Salta, te ajudando a organizar o melhor roteiro:

  1. Excursões para Quebrada do Humahuaca de Salta e Jujuy
  2. Montanha das 14 cores e Quebrada do Humahuaca
  3. Salinas Grandes e Purmamarca de Salta e Jujuy
  4. Cafayate com degustação de vinhos e tour em Cafayate
  5. Passeio Yala e Termas de Reyes
  6. Tour em Cachi
  7. Excursão pelo Centro Histórico de Salta

Para essas experiências eu preparei uma lista do dos passeios em Jujuy e Salta mais incríveis:

Quebrada do Humahuaca

agencias de turismo em salta argentina
Purmamarca.

Para conhecer as cidades históricas da Quebrada do Humahuaca você pode fazer o tour Quebrada do Humahuaca com saída de Jujuy ou o tour Quebrada do Humahuaca a partir de Salta.

Eles começam bem cedinho: antes das 8 horas Salta e em San Salvador de Jujuy às 9 horas. Dá para conhecer um pouco de San Salvador de Jujuy, que é belíssima.

E de Salta que se tornou uma grande cidade, mas que preserva seu Centro Histórico. A primeira parada será em Purmamarca, primeira cidade dentro da Quebrada de Humahuaca, onde está o Cerro de Siete Colores.

Ainda em Purmamarca há a visita à praça central com muito artesanato e tecidos também coloridos, típicos da beleza da cultura andina e por último a visita à igreja de Purmamarca, muito importante durante o período em que a Quebrada era rota do ouro da antiga província do Rio da Prata.

dicas da Argentina
Quebrada de Humahuaca | Foto: Bernard Gagnon, via Wikimedia Commons.

A parada seguinte é em Humahuaca, onde está o Monumento à Independência, uma estátua lindíssima no topo de uma escadaria. A cidade foi muito importante para a definição do que hoje é o território argentino e sua divisão com a Bolívia.

Na entrada de Humahuaca também é possível ver a montanha Paleta del Pintor, que tem esse nome pela beleza de suas cores que compõe uma paisagem cheia de traços multi coloridos que realmente lembram a paleta de um pintor.

O almoço é em Humahuaca, onde há muito que saborear da comida típica andina. Já no retorno, há uma parada no povoado de Uquía, onde tem uma capela construída no século XIV e você também passará por um monumento onde passa o Trópico de Capricórnio.

A última parada é em Tilcará, cidade bem no centro da Quebrada de Humahuaca, que além de um recorrido pelo centro histórico, estão um Museu Antropológico e o Pucará de Tilcará, que é um sítio arqueológico de ocupação anterior aos incas que viviam na região no período pré-colonial.

Tour montanha das 14 cores e Quebrada do Humahuaca

Passeios em Jujuy e Salta
Região é formada por montanhas coloridas | Foto: Lahi, via Wikimedia Commons.

O roteiro de Hornocal inclui todos os pontos que comentei com você no tour da Quebrada de Humahuaca com Purmamarca, além disso também a excursão guiada para a montanha das 14 cores, que está em Hornocal, cidade ao norte de Humahuaca.

Para isto, em Humahuaca, você vai trocar a van por um 4×4, o caminho é algo incrível entre os passeios em Jujuy e Salta, se trata de um dos maiores calcários do mundo, onde vai atravessando uma estrada que mais parece uma trilha.

Por isto o 4×4 até chegar ao Mirante de Hornocal, onde você verá a Montanha de 14 cores, que assim como a Serra de Sete Cores foi se formando em diferentes períodos geológicos dando o colorido único das montanhas jujeñas.

Salinas Grandes e Purmamarca

o que fazer em salta a noite
Vista para Cerro de Siete Colores | Foto: Augusto Sarita, via Wikimedia Commons.

O tour Salinas Grandes e Purmamarca, além da cidade de Purmamarca e do Cerro de Siete Colores, visita algumas cidades no caminho a Salinas Grandes, que é o deserto de sal de Jujuy.

A primeira parada é em Campo Quijano, onde passa a linha do que é chamado trem das nuvens, porque os passageiros que usavam a linha tinham essa sensação mesmo durante o trajeto, ele passava em meio às nuvens, pela altitude da região.

A estrada que leva até as Salinas Grandes é incrível e passa por um túnel que corta a Garganta da Quebrada del Toro, há uma parada já na província de Jujuy, a mais ao norte na Argentina para fotos belíssimas.

A parada seguinte é na cidade de Santa Rosa de Tastil, onde estão as ruínas de um povoamento do século XV, e a seguinte é no povoado de Abra Blanca, que está a mais de 4.000 metros de altitude de onde se pode ver os picos nevados do Monte Acay.

Já em Puna de Atacama, a parada é para ver o chão, isto mesmo, nesta região o solo se assemelha ao solo lunar e na cidade de San Antonio de los Cobres é a parada para o almoço.

Passeios em Jujuy e Salta
Puna de Atacama.

E, enfim, chegará ao tão esperado deserto de Sal, as Grandes Salinas de Jujuy, quando comece a aparecer em sua paisagem algo que parece neve dos dois lados da rodovia, já começa o espetáculo.

Digo que parece neve, porque a formação salina dá essa sensação à primeira vista. As Grandes Salinas são uma paisagem única e com certeza em toda Jujuy, Argentina ou outro lugar do mundo as fotos serão tão incríveis.

As Grandes Salinas são um espetáculo tão exclusivo de este tipo de formação, que preparei um texto só sobre as Grandes Salinas de Jujuy para você ver tudo sobre o lugar e poder aproveitar muito mais sua viagem.

Para quem faz o passeio até Salinas Grandes e Purmamarca a partir de Jujuy, as cidades visitadas antes de chegar às Grandes Salinas são Yala, Volcán e Tumbaya, todos pequenos povoados característicos da região andina.

Este caminho é diferente porque se você observar Salta, está mais ao sul na Argentina e pelo mapa dá para ver que contornar por outra rodovia para chegar até as Grandes Salinas torna o caminho mais curto.

Mas, igualmente, nos dois tours, a paisagem final são as Grandes Salinas e os dois principais pontos Purmamarca e a incrível Serra de Sete Cores também estão nos dois roteiros.

Cafayate com degustação de vinhos

Pontos Turísticos de Jujuy, na Argentina
Na região estão vinícolas exclusivas.

O tour de Salta para Cafayate com degustação de vinhos te leva para a região que concentra algumas das melhores uvas do mundo.

Na região estão vinícolas super exclusivas, onde se produzem vinhos artesanalmente. É uma ótima opção entre os passeios em Jujuy e Salta.

Mas, o caminho também tem muito que admirar, saindo de Salta, você passará pelo Vale de Lerma, onde tem muita plantação de tabaco e os telhados e chaminés de adobe e pela cidade de Alemania (Alemanha em português), onde estão as montanhas vermelhas.

Antes de chegar até a vinícola você ainda passará pela Garganta do Diabo e a Casa dos Papagaios, duas formações, que levam estes nomes pela semelhança ao que a natureza desenhou.

Yala e Termas de Reyes

Passeios imperdíveis em Jujuy e Salta
Yala | Foto: galio, via Wikimedia Commons.

A cidade de Yala é famosa por suas lagoas cristalinas, e neste tour de Jujuy para Yala com Termas de Reyes você visitará as lagoas: El Comedero, Desaguadero e Rodeo, que estão rodeadas de muito verde. Estas lagoas estão a mais de 2 mil metros de altitude.

Passará ainda pelo Potreros de Yala, onde é possível admirar as montanhas cobertas por nuvens e uma pequena caminhada levará ao Termas de Reyes.

O Termas de Reyes tem uma piscina natural e banheiras de hidromassagem com a água a temperatura por volta de 50 graus, naturalmente esta água é assim e tem muitas propriedades benéficas para a saúde.

Tour em Cachi

Passeios em Jujuy e Salta imperdiveis
Capela na região da Pedra del Molino | Foto: rodoluca, via Wikimedia Commons.

Outra opção entre os passeios em Jujuy e Salta é Cachi, um povoado conhecido pelas suas construções de adobe e as construções coloniais.

Mas o mais interessante mesmo é o Museu Arqueológico que tem peças de mais de 10 mil anos, quando há provas de que já havia habitantes na região.

Estas peças que estão no Museu Arqueológico de Cachi foram escavadas onde está a cidade e em seus arredores. No caminho, ainda dá para ver o Vale Lerma e a Quebrada de los Laureles, onde está uma linda floresta de Yungas, típica da região.

Além disso, neste tour por Cachi você vai passar pelo Vale Encantado, que tem este nome porque parece mesmo algo de contos de fadas com seus riachos e vegetação que formam um oásis dentro da flora andina mais seca.

A parada final antes de Cachi é na Pedra del Molino que está a mais de 3 mil metros de altitude e tem uma vista simplesmente exuberante.

Centro histórico de Salta

Passeios em Jujuy e Salta legais
Teatro Provincial de Salta | Foto: Gonzalo Rivero, via Wikimedia Commons.

Em Salta há muito a visitar, pois com seus museus e construções, a cidade foi importantíssima no período pós-colonial e hoje é o centro cultural e econômico do Norte argentino.

Portanto, o tour pelo Centro Histórico de Salta facilita bastante para você ir aos lugares que realmente valem a pena, ele é feito com um guia local.

Você passará pela Igreja de São Francisco e também em vários museus, no belíssimo Teatro Provincial e na região onde estão os principais restaurantes e cafeterias de Salta.

Passeios de barco em Jujuy e Salta

Jujuy e Salta são cidades incríveis para se fazer um passeio de barco, com muitas atrações maravilhosas a oferecer. Uma das maneiras mais legais de vê-la e explorar seus pontos turísticos de uma perspectiva única, é a partir dos barcos turísticos.

Aqui está uma lista dos principais cruzeiros para fazer em Jujuy e Salta, seja um barco de festa, para um jantar romântico ou mesmo para grupos privados.

Passeios de bicicleta em Jujuy e Salta

Os passeios de bicicleta são uma forma divertida e descontraída de conhecer Jujuy e Salta e ver tudo o que a cidade tem a oferecer.

A melhor parte é que os marcos mais famosos estão incluídos nos roteiros bicicleta. Além disso, com um guia ao vivo do seu lado você descobrirá lugares escondidos que geralmente passam despercebidos pelos olhares da maioria dos turistas.

Esses passeios guiados de bicicleta em Jujuy e Salta são projetados tanto para ciclistas experientes como para aqueles que têm pouco contato uma bike. Há também a opção de aluguel da bicicleta para você fazer seu próprio roteiro em Salta, como vê abaixo:

Dicas de passeios gratuitos em Jujuy e Salta

Além disso, a Civitatis promove uma série de passeios sem preço fixo. No final do tour você decide quanto pagará ao seu guia. É uma iniciativa fantástica para você conhecer o melhor de Jujuy e Salta com um guia local pagando apenas o que você puder. Confira a melhor opção:

Passeios gastronômicos em Jujuy e Salta

Você quer visitar os locais mais bonitos de Jujuy e Salta enquanto descobre o melhor da culinária local? Uma das melhores maneiras de conhecer Jujuy e Salta é saboreando sua gastronomia.

Então, se você faz questão de comer bem enquanto explora a cultura, costumes e história local, um tour culinário em Jujuy e Salta é a opção ideal.

Além disso, te ajuda a manter os custos baixos. Isso porque esses passeios são uma ótima maneira de experimentar muitas comidas e bebidas típicas enquanto aprende sobre a região.

Aqui está uma sugestão de passeio gastronômico para fazer em Salta:

Melhores passeios nos arredores de Jujuy e Salta

Você não precisa passar todo o seu tempo em Jujuy e Salta. Há muitas coisas incríveis para se ver nos arredores da cidade, e posso te ajudar a planejar passeios bate-volta para explorar melhor a região.

É uma oportunidade incrível de ver partes do país que são frequentemente esquecidas pelos turistas, e é perfeita se você estiver procurando algo diferente do que todos os outros estão fazendo.

Veja essas dicas de passeios perto de Jujuy e Salta:

Traslados em Jujuy e Salta

Apesar de não ser um passeio em Jujuy e Salta, contratar um transfer é algo que eu sempre recomendo para quem está chegando na cidade com malas e tudo o que quer é chegar rápido no hotel (aproveite para descobrir onde é melhor ficar em Jujuy e se hospedar em Salta).

Depois de horas de voo, nada como a comodidade de ter um transfer em Jujuy e Salta e contar com um motorista profissional que conhece a cidade e que dará todo o suporte a bordo.

As opções de traslados seguros e rápidos no Jujuy e Salta são:

Vale a pena comprar ingressos online para Jujuy e Salta?

Como visto, há excelentes opções de tours e passeios em Jujuy e Salta. A dica principal de sempre você já sabe: reserve tudo com antecedência.

Assim você além de garantir o passeio, ainda tem chances de pagar o melhor preço pelo tour guiado. Somado a isso, existe a vantagem de evitar filas fazendo a pré-reserva de ingressos.

Ah, e aproveite para conferir outros artigos com dicas interessantes sobre este destino aqui no blog, como por exemplo sobre os principais pontos turísticos de Jujuy.

Dúvidas frequentes

Quais são as melhores atrações de Jujuy e Salta?

São tantas coisas para fazer em Jujuy e Salta que fica quase impossível entrar em consenso sobre as melhores atrações. Porém, veja o que você não pode deixa de conhecer:
– Plaza 9 de Julio, em Salta
Quebrada de Humahuaca, em Jujuy
Cerro de los Siete Colores, em Jujuy
Serranía de Hornocal, em Jujuy
Pucará de Tilcara, em Jujuy

Quais são os melhores passeios em Jujuy e Salta?

Se você está procurando garantir que sua viagem a Jujuy e Salta não inclua apenas tirar fotos dos pontos turísticos, mas também algumas atividades divertidas que ajudarão a experimentar tudo o que a cidade tem a oferecer, então veja essas sugestões:
De Salta: Viagem de 1 Dia a Salinas Grandes e Purmamarca
De Salta: Excursão a Cafayate c/ Degustação de Vinhos
Salta: Caminhada Salinas Grandes, Purmamarca e Los Colorados
De Salta: viagem de 4 dias na província de Salta e Salinas Grandes
De Jujuy: Salinas Grandes, Purmamarca e Trilha Los Colorados

Quais são as melhores atividades ao ar livre para fazer em Jujuy e Salta?

Seja um passeio a pé, de barco, ônibus ou bicicleta, aproveitar atividades ao ar livre é essencial para curtir o melhor de Jujuy e Salta. Confira algumas dicas:
Salta: Caminhada Salinas Grandes, Purmamarca e Los Colorados
Excursão a Cafayate c/ Degustação de Vinhos saindo de Salta
Hornocal: Tour Montanha das 14 Cores e Quebrada de Humahuaca
Salta: Caminhada Salinas Grandes, Purmamarca e Los Colorados
Hornocal: Tour Montanha das 14 Cores e Quebrada de Humahuaca

Quais são os passeios mais baratos para fazer em Jujuy e Salta?

Existem tours para todos os bolsos em Jujuy e Salta. Veja as melhores atividades para fazer gastando pouco:
Meio Dia em Yala e Termas de Reyes saindo de Jujuy
Cachi: Excursão de 1 Dia saindo de Salta
Destaques de Salta: Excursão Guiada de 4 Horas
De Salta: Viagem de 1 Dia a Salinas Grandes e Purmamarca

Quais atividades e atrações estão com desconto em Jujuy e Salta?

Acesse a página de descontos para descobrir quais atividades em Jujuy e Salta estão mais baratas para reservar online com antecedência.

Vale a pena comprar passeios em Jujuy e Salta antes da viagem?

Sim, pois ao comprar com antecedência você garante os preços mais baixos e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes da data prevista. Além disso, evita as longas filas na entrada das atrações. Saiba mais sobre os melhores passeios em Jujuy e Salta.

Dicas para ECONOMIZAR MUITO na Argentina

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Argentina? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis na Argentina para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos na Argentina. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para a Argentina, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel na Argentina. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil para planejar os trajetos na Argentina, e por toda a América do Sul, pois mostra as rotas mais populares entre dois destinos e compara os preços. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de transporte.

Chip de internet na Argentina

Ter um chip de celular na Argentina com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na Argentina.

Seguro viagem na Argentina

Contratar um seguro viagem para a Argentina é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais