Onde ficar em Jujuy: 4 melhores regiões e dicas de hotéis

por Jairo Araldi

Onde ficar em Jujuy: 4 melhores regiões e dicas de hotéis

Quando se fala em onde ficar em Jujuy, é preciso tratar não somente de hospedagem em Jujuy, capital, mas sim, nos melhores bairros e cidades para se hospedar da província.

Isso porque os melhores pontos turísticos em Jujuy estão espalhados pela província e há a possibilidade de você se hospedar em hotéis em San Salvador de Jujuy, que é a capital da província de Jujuy, mas também nas outras cidades.

Há hotéis em Jujuy que estão mais próximos do principal atrativo, a Quebrada de Humahuaca, e que normalmente é por ela que muitas pessoas viajam até Jujuy.

Mas, mas há muitos outros pontos a visitar em Jujuy, como, por exemplo, a Grande Salinas, onde também é possível tirar fotos maravilhosas.

Por isso, compartilho aqui com você hotéis em alguns bairros da cidade e outros em algumas das cidades que vale a pena incluir no roteiro de sua viagem a Jujuy.

Uma dica é inclusive mudar de hotel para você poder ficar mais perto de cada um dos lindos lugares em Jujuy.

Planeje sua viagem => Hotéis recomendados em Jujuy

Seguro viagem para a América do Sul »

 

Onde ficar em Jujuy

Para que você possa aproveitar ao máximo sua viagem a Jujuy, separei as melhores cidades e bairros para se hospedar em Jujuy.

Cada um deles está perto de alguns dos principais pontos turísticos de Jujuy, onde dá para fazer lindas fotos. Veja:

  • Centro Histórico de San Salvador de Jujuy
  • Purmamarca
  • Tilcará
  • Humahuaca

CLIQUE AQUI para reservar os melhores passeios em Jujuy »

 

Melhores bairros para turistas em Jujuy

Centro Histórico de San Salvador de Jujuy

Hospedagem em Jujuy
Catedral de San Salvador de Jujuy | Foto: Marcelo Ois Lagarde, via Wikimedia Commons.

No Centro Histórico de Jujuy estão a maior parte dos museus da província.

A província de Jujuy foi muito importante no processo de independência da Argentina, então mais que a história de Jujuy, na região é possível ver muito da história do país.

Além dos museus históricos, há o museu arqueológico, isso porque na província há muitas provas de que habitavam povos nativos da América no período pré-colonial.

O Centro Histórico de San Salvador de Jujuy está bastante preservado com todos os aspectos da cultura andina.

 

Hotel barato no Centro Histórico de San Salvador de Jujuy | Malala Jujuy Hostel A apenas uma quadra do Parque San Martin, marco zero da cidade, está o Malala Jujuy Hostel, que tem wi-fi e café da manhã. O Malala está em um dos antigos casarões do Centro Histórico de Jujuy, esse hostel é considerado fabuloso com nota 8,8.

Hotel com custo-benefício no Centro Histórico de San Salvador de Jujuy | Jujuy Palace Hotel Este é um 3 estrelas, bem no Centro Histórico de Jujuy a apenas quatro quadras do Parque San Martin, ele é considerado muito bom com nota 8,1.

Melhor hotel no Centro Histórico de San Salvador de Jujuy | Howard Johnson Plaza Jujuy Também a apenas quatro quadras do Parque San Martin, o Howard tem sauna, terraço e quatros de até 70 m². É fantástico, tem nota 9,1.

 

Purmamarca

jujuy argentina quando ir
Região possui construções históricas.

A cidade histórica de Purmamarca  também pode servir de ponto de partida em sua viagem a Jujuy ou ainda ser a primeira parada indo ao norte da província. A cidade de Purmamarca está distante 65 km da capital da província.

A partir de Purmamarca é mais fácil ir a dois dos pontos mais interessantes de Jujuy: a Serra de Sete Cores, que fica praticamente dentro da cidade e dá para ir caminhando do Centro de Purmamarca; e ao Deserto de Sal Argentino. São cerca de 150 km até a cidade de Huancar, o que dá umas duas horas de viagem.

No Centro de Purmamarca há muitas agências que fazem tours ao deserto. Se você quiser ver mais sobre este e outros lugares para visitar em Jujuy, você deve acessar o texto que preparei sobre os lugares perto de Jujuy para visitar.

 

Hotel barato em Pumamarca | La Valentina Este hotel está a apenas uma quadra da praça central de Purmamarca, os quartos são todos privados. Além disto, o La Valentina tem wi-fi e café da manhã incluso na diária. Mesmo sendo econômico é considerado fantástico com nota 9,1.

Hotel com custo-benefício em Pumamarca | Eco Cabaña O hotel está a 200 metros do Centro de Pumamarca, na principal avenida da cidade, e conta com área para churrasco e as cabanas possuem muita privacidade com terraços para cada uma delas. O Eco Cabaña é muito bom, com nota 8,5.

Melhor hotel em Pumamarca | Colores de Pumamarca O hotel faz uma analogia ao nome de um dos principais pontos turísticos da cidade, a Serra de Sete Cores e a arquitetura é lindíssima com construção típica andina e a pintura em cores que lembram a serra. Há uma piscina com uma pequena cascata, vista para as montanhas e está a apenas 300 metros do centro de Pumamarca. É considerado fantástico e tem nota 9,3.

 

Tilcará

Jujuy altitude
Pulcará de Tilcará | Foto: Fajro, via Wikimedia Commons.

Tilcará é a cidade mais bem localizada da Quebrada de Humuahaca, que é uma grande área de serras e vales que se estende por quase toda a província a cortando ao meio. Nela você vai encontrar muitos restaurantes e vinícolas.

Além disto, a cidade também tem o Centro Histórico muito preservado e um lindo jardim botânico de plantas típicas da região e que é totalmente aberto.

Para saber mais sobre as comidas típicas que você pode encontrar em Tilcará e nas outras cidades em Jujuy e na Quebrada de Humahuaca, preparei um texto que você pode acessar sobre os melhores restaurantes em Jujuy.

 

Hotel barato em Tilcará | La Casa de Fede O bed & breakfast La Casa de Fede está a somente 700 metros do centro de Tilcará, conta com wi-fi e café da manhã, ele é considerado muito bom com nota 8,1.

Hotel com custo-benefício em Tilcará | Casa Grande Hotel A apenas 300 metros do centro de Tilcará, o Casa Grande conta com wi-fi, café da manhã, além de ter cafeteiras em todos os quatros.

Ele está em uma construção característica da região andina e é considerado fabuloso com nota 8,6.

Melhor hotel em Tilcará | Casa Colorada O melhor hotel de Tilcará está fora da cidade, no meio das montanhas, mas a apenas 4,8km. É um 4 estrelas, com restaurante no local que tem uma linda vista para as montanhas. Além disto, todos os quartos têm banheira e sacada. Quem se hospedou lá considera o Casa Colorada fantástico, a nota dele é 9,7.

 

Humahuaca

jujuy argentina fotos
Este é um dos pontos turísticos mais buscados na região.

Na cidade de Humahuaca, que fica mais ao norte em Jujuy, dentro da Quebrada de Humahuaca, e desde onde fica mais fácil partir para o impressionante Mirante do Hornocal é onde você vai encontrar diferentes manifestações culturais, apreciar música andina e muito artesanato local.

 

Hotel barato em Humahuaca | Casa de campo Humahuaca Apesar do nome, o Casa de Campo está a apenas 500 metros da praça central de Humahuaca e tem acesso por uma ponte. Pela manhã são servidas frutas e eles deixam água nos quartos sem custo adicional, além de ter wi-fi. O Casa de Campo é considerado fabuloso com nota 8,6.

Hotel com custo-benefício em Humahuaca | Hotel Boutique Urku Wasi O Urku Wasi está a 1,5 km do centro de Humahuaca. Ele fica em uma casa tipicamente argentina e tem uma decoração lindíssima, além de um excelente café da manhã, ele é fabuloso com nota 8,6.

Melhor hotel em Humahuaca | Viñas de Uquía Este excelente hotel fica no meio do caminho entre Tilcará e Humahuaca, 17km antes de entrar na cidade, em Senador Perez. Eu diria que com a vista que tem e o excelente serviço é o melhor hotel de todo o roteiro. Ele é fantástico com nota 9,2.

 

Algumas dicas para sua viagem a Jujuy

Onde ficar em Jujuy
Hornocal | Foto: Lahi, via Wikimedia Commons.

Se você observar Jujuy no mapa, em especial quando você observa a imagem por satélite vai ver uma grande diferença das províncias que estão ao lado, não vai ver muito verde e sim imagens com tons de terra e as montanhas.

Isto, porque, Jujuy tem uma vegetação típica andina, com noites sempre frias mesmo no verão. Ah, e é bom ficar atento em Jujuy com a altitude, a província tem muitos lugares que valem e muito a visita e que estão acima de 4 mil metros de altitude.

Além disto, no verão por ser uma região que mistura áreas desérticas com vegetação a temperatura pode chegar perto dos 50ºC. Por isto, beba muita água tanto pelo calor quanto pela altitude e evitar a ingestão exagerada de sal e álcool ajudam muito a se adaptar facilmente.

Estas condições de altitude e clima fazem com que sua viagem seja muito mais confortável e prazerosa indo no outono ou na primavera, porque no inverno as noites são muitos frias e no verão os dias muito quentes.

Devido a altitude dos passeios para fazer em Jujuy e Salta, e por ser uma região de serra que proporcionam lindas caminhadas, serão os momentos para ver o melhor de Jujuy. Um hotel confortável será essencial para suas horas de descanso!

Caso, você opte por ficar em um único hotel, aconselho que fique em San Salvador de Jujuy que tem rede mais ampla de hotéis e mais transportes e tours para toda a província.

A outra dica é ir subindo ao norte se hospedando nas cidades que indiquei aqui para você.

 

Onde não ficar em Jujuy?

Onde não ficar em Jujuy
Deserto de Sal | Foto:Kevin Jones, via Creative Commons.

Quando se pensa em hospedagem em Jujuy, o único lugar que não aconselho se hospedar é perto do Deserto de Sal em Jujuy.

Na região o frio é mais intenso à noite e o calor ainda mais intenso durante o dia, além das mudanças no corpo provocadas pela altitude junto com o sal são mais intensas e difíceis de se adaptar.

Além disto, o deserto está distante dos outros pontos turísticos de Jujuy, a pelo menos duas horas da cidade mais próxima, mas vale a pena visitar o Deserto de Sal de Jujuy. Essa linda paisagem será uma lembrança para toda a vida.

O Deserto de Sal é um dos lugares mais impressionantes que visitei em minha vida e olha já viajei mais que quase todas as pessoas que conheço. Mas, o melhor mesmo é usar como ponto de partida um dos hotéis de Jujuy e fazer um tour ao deserto.

 

Tudo sobre onde ficar em Jujuy

O deserto e toda a paisagem dos sítios arqueológicos de Jujuy, além de poder provar a culinária e admirar a cultura andina fazem desta viagem uma das que serão inesquecíveis para ti.

E se você quer ver um roteiro mais detalhado do que fazer em Jujuy, preparei um roteiro em Jujuy de 3 dias. Leia ele e, depois, é só fazer as malas e curtir uma linda viagem!

Veja mais sobre as belezas de Jujuy neste vídeo feito pelo site oficial de turismo da Argentina:

Gostou das opções sobre onde ficar em Jujuy? Compartilhe nos comentários a sua opinião!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Jairo Araldi

ESCRITO POR

Jairo Araldi

Jairo Araldi, é sociólogo e consultor, sempre busca trabalhos que envolvam viagens, com isto já viajou por muitos países da América Latina. Paulistano, migrou primeiro a Rosário, na Argentina, onde viveu por quase um ano, mudando-se para Buenos Aires para cursar mestrado em políticas públicas e viveu quatro anos na cidade, em 2018 recebeu convite para um trabalho em Assunção no Paraguai, onde vive atualmente. Adora escrever, viajar e conhecer outras culturas.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *