Roteiro em Jujuy: o que fazer em 3 dias na província argentina

Roteiro em Jujuy: o que fazer em 3 dias na província argentina

Quando se quer fazer um roteiro em Jujuy, é preciso saber que será um pouco mais complexo do que pensar um roteiro para uma única cidade.

Isso porque ele deve abranger várias cidades da província além da capital San Salvador de Jujuy, como Purmamarca e Humahuaca, ao norte, e Salta, capital da província vizinha.

Por outro lado, essa configuração faz com que um bom roteiro em Jujuy seja ainda mais importante do que em outras viagens na Argentina ou em outro destino.

Mas, quero compartilhar também que mesmo sendo um roteiro mais complexo que os que temos apenas uma cidade como referência, a viagem a Jujuy é muito diferente e tem uma beleza ímpar.

Mesmo tendo viajado a muitos lugares da América Latina, considero Jujuy uma das mais impressionantes viagens que fiz por lugares como o Cerro das Siete Colores e a Quebrada de Humahuaca, entre outros.

Saiba mais sobre a região e escolha quando ir para a Argentina e o que fazer em Jujuy, Salta e mais cidades, seja de dia ou à noite e monte um roteiro em Jujuy que seja a sua cara.

Planeje sua viagem => Hotéis de Jujuy

Seguro viagem América do Sul »

 

Como montar um roteiro em Jujuy?

Aqui apresento como montar um roteiro em Jujuy considerando como ponto de partida a capital da província e seguir rumo ao norte.

Um bom roteiro em Jujuy também é importante porque além de passar por várias cidades, muitos passeios em Jujuy e Salta podem incluir trilhas e estando bem organizado dá para aproveitar melhor a sua viagem.

  • Roteiro de 1 dia em Jujuy
  • Roteiro de 2 dia em Jujuy
  • Roteiro de 3 dia em Jujuy

CLIQUE AQUI para reservar os melhores passeios em Jujuy »

 

Roteiro de 1 dia em Jujuy

jujuy quebrada de humahuaca
Catedral de Jujuy, Centro Histórico | Foto: Marcelo Ois Lagarde, via Wikimedia Commons.
  • Centro Histórico de Jujuy
  • Museu Arqueológico
  • Provar a culinária andina

Começo o roteiro do primeiro dia pelo Centro Histórico de Jujuy, que tem belos casarões do século XVIII e XIX. Nele, estão muitos do pontos turísticos de Jujuy. A cidade foi um importante centro no processo de independência da Argentina.

Isso fez com que Jujuy se desenvolvesse nesta época, quando a Argentina foi a maior potência da América Latina. No Centro de San Salvador de Jujuy, que é o nome oficial da capital da província, também está o Museu Arqueológico Provincial que tem peças do período pré-colonial.

Há prova de vida na região de Jujuy há mais de 10 mil anos e no museu tem artesanato produzido antes da era cristã. Aconselho a visita ao museu depois do almoço, na verdade depois da siesta, que é sagrada em Jujuy.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Argentina. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

O Museu funciona das 9 às 21 horas, mas fecha do meio dia até as 15 horas. No almoço, no Centro Histórico de Jujuy, você vai encontrar muitas opções para provar pratos típicos da culinária andina.

Leia também sobre os restaurantes em Jujuy. Depois do Museu, há uma feira de artesanato na mesma rua. Vá ao grande Parque San Martín, o marco zero da cidade, depois é descansar porque o ideal é no segundo dia começar bem cedo.

De Salta ou Jujuy => Excursão de 2 dias a Iruya e Salinas Grandes

 

Roteiro de 2 dias em Jujuy

jujuy argentina fotos
Deserto de Sal se originou da lava | Foto: Jaan-Cornelius K., via Wikimedia Commons.
  • Deserto de sal
  • Vinícola
  • Serra das Sete Cores

O ideal no segundo dia é já amanhecer em Purmamarca ou sair bem cedo para a visita. Assim, neste segundo dia, você vai poder visitar o deserto primeiro. Partindo de Purmamarca o trajeto até as Grandes Salinas de Jujuy é de cerca de 2h30.

Há tours saindo de Purmamarca mesmo ou você pode pegar um ônibus na rodoviária de Purmamarca. O ônibus vai até a cidade de Susques, onde você pode contratar um tour. Os passeios até Salinas Grandes e Purmamarca a partir de Jujuy custam o equivalente a cerca de 220 reais e duram uma média de oito horas.

Chegando às Grandes Salinas (nome em espanhol do Deserto de Sal) você vai ver porque este é um ponto turístico tão comentado no roteiro em Jujuy. Para as saídas desde Purmamarca você encontrará tours cerca de 10 dólares mais barato.

o que fazer em salta a noite
Na região de Jujuy estão vinícolas exclusivas.

O Deserto de Sal tem uma aparência de neve, mas é sal mesmo e a gravidade pela alta quantidade de sal no solo fica alterada fazendo com que o corpo fique mais leve. Das fotos que fará em Jujuy, provavelmente as do deserto de sal sairão as mais impressionantes.

   
   

No retorno, como te comentei, eu optei por ficar em Purmamarca, vale a dica, que você pode usar o tour contratado para sair de San Salvador de Jujuy e na volta pedir para ficar em Purmamarca.

Isto economiza tempo e transporte, se você quiser conferir um dos hotéis em Purmamarca, preparei um texto sobre onde ficar em Jujuy.

Desta forma você chegará a Purmamarca ainda durante a tarde e esta região é onde está a maioria das vinícolas, a mais conceituada da província é a Dupont. Aproveite inclusive e reserve tour com degustação de vinhos em Cafayate na região de Jujuy.

salta argentina
Vista para Cerro de Siete Colores | Foto: Augusto Sarita, via Wikimedia Commons.

São muitas as vinícolas na província de Jujuy, mas a região entre Purmamarca e Tilcará é onde estão as melhores. Na Dupont, um ambiente lindo com vista para as montanhas e deliciosos pães e queijos acompanham a degustação dos vinhos.

Na volta à Purmamarca e para fechar o dia com chave de ouro, indico o entardecer no pé da Serra de Sete Cores, dá para ir caminhando do centro de Purmamarca que é onde estão os principais hotéis da cidade. A Serra de Sete Cores, em espanhol Cerro de Siete Colores, fica praticamente dentro de Purmamarca.

Ela tem este nome por ser uma formação rochosa muito antiga, que foi formada em diferentes períodos onde já foi até mar e foi formando cores diferentes desde um tom amarelado até as formações mais recentes com tons mais próximos do marrom.

As trilhas são muito bem sinalizadas, mas não espere anoitecer totalmente para voltar ao centro de Purmamarca, isto porque a temperatura baixa muito rapidamente, podendo chegar aos -10 ºC no inverno e mesmo no verão as noites são bastante frias na região.

Legal => Tour Salinas Grandes e Purmamarca saindo de Salta

 

Roteiro de 3 dias em Jujuy

Roteiro em Jujuy
Quebrada de Humahuaca é um dos pontos turísticos mais buscados na região.
  • Quebrada de Humahuaca
  • Mirador do Hornocal

No dia seguinte é hora de partir para Humahuaca, a cidade de Jujuy que dá nome à Quebrada de Humahuaca. Vale destacar que todas estas cidades deste roteiro em Jujuy estão na Quebrada de Humahuaca.

O local é um enorme vale cercado por montanhas que corta toda a província de Jujuy. Mas, não é por acaso que Humahuaca dá nome à Quebrada, ela é um importante centro cultural e foi a primeira a se tornar cidade dentro da Quebrada.

Então, artesanato e música andina é em Humahuaca que você vai poder encontrar com muita abundância. No caminho uma parada por Tilcará, cidade entre Purmamarca e Humahuaca, que tem dentro da cidade mesmo um grande Jardim Botânico com vegetação típica da zona desértica fria e de lá seguir viagem.

Chegando à Humahuaca você verá que as ruas do Centro Histórico, que praticamente toma toda a cidade. Humahuaca é pequena, também preserva a arquitetura que mistura barro com tijolos deixando toda a cidade em um tom de terra que é lindo de se ver.

Roteiro em Jujuy pelas montanhas em Hornocal
Região de Hornocal | Foto: Lahi, via Wikimedia Commons.

Para fechar seu dia e se preparar para voltar a San Salvador de Jujuy ou Salta, na parte da tarde vale a ida ao Mirador do Hornocal, que está a 25 quilômetros do centro de Humahuaca.

Lá está um dos principais sítios arqueológicos da região e da América Latina, além de uma bela vista para a inigualável paisagem de Jujuy.

De carro para chegar ao Mirador só com 4×4, não há ônibus que leve até lá, mas a melhor opção mesmo é contratar um tour no centro de Humahuaca, que custa cerca 700 pesos, o equivalente a 50 reais.

Nas agências há sempre uma placa escrita: tours Mirador del Hornocal. Ou você pode também fazer a reserva online de excursão guiada para as montanhas em Hornocal.

   
   

Imperdível => Tour Quebrada do Humahuaca com saída de Jujuy

 

Um dia a mais: o que fazer em Salta à noite?

Roteiro em Jujuy à noite
Região possui muitas opções de bares interessantes também.

Salta está a apenas 120 km de San Salvador de Jujuy e se você chegar por lá o que é uma das opções para chegar a Jujuy, vale parar uma noite em Salta. É algo fantástico, a cidade é bem maior que San Salvador de Jujuy e os argentinos têm costumes mais noturnos que os brasileiros.

A cidade de Salta tem cerca de 700 mil habitantes, enquanto San Salvador de Jujuy tem um pouco mais de 250 mil habitantes, o que faz de Salta a cidade polo cultural e econômico do nordeste argentino e com muitas opções de bares, restaurantes e danceterias deixando sua noite bastante agitada.

Imperdível => Excursão para Yala e termas de Reyes

 

Para mais dias no seu roteiro em Jujuy

Por serem pontos relativamente distantes e que necessitam deslocamentos pela província de Jujuy é que sugeri este roteiro em Jujuy, pois uma viagem bem planejada vai te ajudar a conhecer o melhor da província.

Se a sua viagem for mais longa há alguns outros pontos de paradas nestes trajetos e muitos dos pontos que falei neste texto podem te trazer uma tarde de relaxamento com a belíssima paisagem de Jujuy

Para ver estes pontos você pode acessar um texto que preparei sobre os lugares perto de Jujuy e da Quebrada de Humahuaca.

Fica a dica que eu acho mais cômodo ir mudando de hotel do que fazer bate e volta a San Salvador de Jujuy, assim o teu amanhecer já é em uma das cidades que servem de referência para tudo que há por descobrir em Jujuy neste roteiro na Argentina.

Veja mais da Quebrada de Humahuaca em Jujuy neste vídeo feito pelo site oficial de turismo da Argentina:

Gostou do roteiro em Jujuy? Compartilhe nos comentários a sua opinião!

 

ESCRITO POR

Jairo Araldi

ESCRITO POR

Jairo Araldi

Jairo Araldi, é sociólogo e consultor, sempre busca trabalhos que envolvam viagens, com isto já viajou por muitos países da América Latina. Paulistano, migrou primeiro a Rosário, na Argentina, onde viveu por quase um ano, mudando-se para Buenos Aires para cursar mestrado em políticas públicas e viveu quatro anos na cidade, em 2018 recebeu convite para um trabalho em Assunção no Paraguai, onde vive atualmente. Adora escrever, viajar e conhecer outras culturas.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *