Nos restaurantes em Jujuy você pode encontrar uma experiência gastronômica que reúne aspectos da culinária andina com a tradicional gastronomia da Argentina.
Em Jujuy, tanto os pratos típicos, que falo logo a seguir, quanto os assados e parecidos com o churrasco brasileiro são muito fáceis de encontrar assim como boas massas.
E nos restaurantes em Jujuy há uma junção que não é muito comum para os brasileiros, bom preço e excelente comida.
A seguir, você confere os pratos típicos de Jujuy e depois indico onde comer em Jujuy e nas cidades a visitar pela região
Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Jujuy
Vantagens de contratar um seguro viagem para a Argentina »
Neste artigo você vai ver:
Restaurantes em Jujuy: pratos típicos
Os pratos típicos de Jujuy são basicamente pertencentes à cultura andina, mas, como disse antes eles também comem e muito as massas e as carnes mais típicas do centro e do sul argentino. Você irá encontrá-los na maioria dos restaurantes em Jujuy.
A culinária andina tem mais ervas que a maioria das outras cozinhas e a região é abundante na produção de milho, fazendo com que ele esteja presente em grande dos pratos típicos que você verá a seguir.
O que comer em Jujuy
1. Tamal
O tamal é uma massa de milho recheada. Os recheios mais tradicionais são a carne de porco e de frango, mas atualmente há também versões vegetarianas.
Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!
Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.
Garanta até 20% OFF no seguro viagem em Jujuy, usando o cupom VIAJARMAIS15.
Voltando para as tradicionais, junto com a carne o recheio tem cebola, uvas passas e ovos cozidos bem picadinhos.
O tamal é cozido em folha de bananeira, em banho maria e servida em um prato ainda com a folha da bananeira. Estes ingredientes e o modo como é servido são os típicos de Jujuy, variando nos outros países e regiões.
O tamal é um dos pratos típicos de Jujuy, mas também é possível encontrá-lo em quase todos os países da América Latina ao norte de Jujuy.
2. Empanadas
As empanadas mais consumidas em Jujuy são as tradicionais empanadas saltenhas, que levam os mesmos ingredientes que o tamal no recheio, mas no geral são de carne bovina e tem a massa mais pesada por ser de farinha de trigo.
Uma tradicional empanada saltenha é assada e não frita. E um dos pratos típicos de Jujuy, que também passou as fronteiras da província é a empanada humita, que tem como recheio queijo e milho (choclo, em espanhol). Ótima pedida em qualquer dos restaurantes em Jujuy.
3. Humita
A Humita que também dá nome a um dos recheios das tradicionais empanadas é um dos pratos típicos de Jujuy, ela parece nossa pamonha, mas é mais cremosa e também é mais temperada, leva cebola e algumas especiarias em sua receita.
Em Jujuy é muito comum encontrá-la com queijo de cabra, que também é muito consumido na região, enquanto em outros lugares são usados outros queijos.
A apresentação é a mesma da pamonha, ela é cozida dentro da palha do próprio milho em banho maria e amarrada com um cordão.
Há salgadas e doces, mas as humitas doces não levam açúcar, são na verdade o milho processado com queijo sem adição de sal nem açúcar.
Aqui estão algumas das principais razões do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Jujuy. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
4. Locro
Um dos pratos típicos de Jujuy, na verdade da região andina que foi se espalhando por toda a Argentina é o locro, inclusive ele é o prato que os argentinos consomem no dia 9 de julho, dia da independência do país.
O locro tem a base de milho também, vai todas as partes do porco, como a feijoada brasileira, e é um caldo também. Em alguns lugares inclusive o fazem com o feijão branco, mas o tradicional do nordeste argentino é o de milho.
Eles comem o caldo sozinho acompanhado de pão, já que os hermanos não possuem o costume de comer arroz quente, o mais comum de encontrar o arroz na Argentina é em saladas.
Pratos típicos da Argentina para provar em Jujuy
Além do locro e das empenadas humita e saltenha que são pratos típicos de Jujuy e da região nordeste da Argentina, o caminho inverso também vale e há muitos restaurantes em Jujuy, onde se pode encontrar o famoso assado argentino e as carnes.
Restaurantes em Jujuy: onde comer
Dividi os restaurantes nas cidades de San Salvador de Jujuy, Purmamarca e Humahuaca, além disto fiz um trecho com as vinícolas da região.
Em todas as cidades separei uma opção econômica, uma com o melhor custo-benefício e o que considero o melhor restaurante. Confira a seguir!
Restaurantes em San Salvador de Jujuy
Restaurante econômico: Apesar do nome, o Valentino Pizzas tem pizzas, calzones e minutas, onde servem as tradicionais milanesas com purê de batatas, ou ainda há os calzones que são bastante gostosos que custam a metade disto.
Chip de celular da America Chip com internet ilimitada em Jujuy!
Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.
Com ambiente simples, mas de comida boa, um prato no Valentino custa em torno de 25 reais e há ainda a possibilidade de comida por quilo. O Valentino fica na Avenida Córdoba, número 1787, no centro de San Salvador de Jujuy.
Restaurante com melhor custo-benefício: Localizado no Centro de San Salvador de Jujuy, o Manos Jujeñas é um dos melhores restaurantes de Jujuy para provar comida típica. O lugar é bastante simples, mas muito tradicional, o preço médio de um prato para duas pessoas sai por cerca de 70 reais.
Uma ótima pedida é um locro acompanhado com um vinho Malbec produzido na região. O Manos Jujeñas fica na Rua Senador Perez, 379, a três quadras da Praça Belgrano, onde está a sede do governo provincial.
Melhor restaurante: Na região de Jujuy também é comum a carne de lhama, e no Viracocha eles a usam em tudo, nas milanesas e em outros pratos. Portanto para quem quer provar esta iguaria o Viracocha é o lugar, eles possuem um cardápio com muitas opções de saladas e entradas também.
Uma excelente pedida é a provoleta de queijo de cabra. A provoleta é um tipo de queijo que é usado nos churrascos e é assado com muitas especiarias. Há também muitas opções de vinhos regionais e a parillada (vários cortes de carne assados na parilla, que parece uma churrasqueira, mas que tem o fogo mais próximo da carne).
Uma pariilada para duas pessoas com uma garrafa de vinho da região sai em torno de 150 reais. O Viracocha fica na Avenida Independência, 994, bem no centro de San Salvador de Jujuy.
Restaurantes em Purmamarca
Restaurante econômico: O Cielo Andino Colonial surpreende, porque apesar do ambiente simples tem com comida muito boa, se você quer saber onde comer em Jujuy, um prato típico e ainda assistir um show de música regional com o plus de gastar pouco, o Cielo Andino é o lugar.
Os pratos custam a partir de 200 pesos argentinos, o que seria um pouco menos de 15 reais, e as empanadas são grandes e custam cerca de 5 reais. O Cielo Andino Colonial fica Rua Florida, sem número, logo na saída da praça central de Purmamarca, a Praça 9 de Julho.
Restaurante com melhor custo-benefício: Com pratos típicos de Jujuy e os tradicionais assados argentinos, além de massas, o La Posta é um dos mais concorridos restaurantes de Jujuy. O preço é médio e há espera, então tem que chegar cedo e aguardar mesa, eles não costumam fazer reservas.
O La Posta fica na Praca 9 de Julho, mas o endereço figura como Avenida Rivadavia, porque é a avenida que passa na lateral da praça. Um prato típico como o locro, por exemplo, acompanhado de uma taça de vinho sai em torno de 80 reais.
Melhor restaurante: O espetacular El Manantial del silencio, embora fora do centro urbano de Purmamarca, vale a visita. Para chegar na Ruta Nacional 52 até o El Manantial são 3,5km e há remisses na cidade que te levam por cerca de 15 reais ou 200 pesos argentinos.
Os preços de um prato para duas pessoas, com vinho e uma entrada custam em torno de 300 reais. As iguarias regionais estão inclusive na empanada de cordeiro que é uma excelente pedida de entrada. O restaurante está em um antigo casarão e tem uma vista fantástica para as montanhas, além de excelente comida andina.
Restaurantes em Humahuaca
Restaurante econômico: As empanadas são o carro chefe do Mikunayoc, que fica Rua Tucuman bem na esquina com a Corrientes, no Centro de Humahuaca.
É uma opção muito econômica, a dúzia das empanadas custa o equivalente a 20 reais e dá para quatro pessoas comerem muito bem.
Nos horários mais próximos do almoço e do jantar tenha paciência porque seu pedido pode demorar um pouco para ficar pronto.
Restaurante com melhor custo-benefício: O restaurante Quinoa tem este nome por causa da quinoa mesmo, mas ela não é o único adicional, sua comida é muito temperada com ervas e com a quinoa que vai em quase tudo.
O preço é excelente e o ambiente é o de uma casa com suas toalhas típicas da região e um bar todo em madeira. Um prato de carne para duas pessoas com uma garrafa de vinho da região, custa em torno de 150 reais.
Melhor restaurante: O Los Patios de Lucia é uma mescla de uma casa rural com pratos típicos de Jujuy, cozinha argentina e espanhola, cuja comida é feita no fogão de lenha com espetos direto na brasa. O ambiente é bem rústico.
Um prato de carne com batatas assadas e um vinho para duas pessoas vai custar um pouco mais de 200 reais. Se você quer comer se sentindo em uma casa de Jujuy é nos Patios de Lucia que você deve ir.
Patio, em espanhol, seria quintal em português e é no quintal, embaixo das árvores onde estão algumas mesas para saborear o melhor de Humahuaca. O Patios de Lucia fica na Rua Córdoba, a uma quadra da Praça Central San Martin, no número 89.
Vinícolas
Vinícola mais econômica: A Viñas del Perchel tem excelente relação custo-benefício, seus pães e torradas com patês são deliciosos, e quando estiver no Viñas prove o Sirah deles, é um vinho de sabor mais forte, excelente para acompanhar queijos.
A degustação com os acompanhamentos custa 2.000 pesos argentinos, o equivalente a um pouco menos de 150 reais por pessoa. A Viñas fica 15 km ao norte de Tilcará.
Vinícola com melhor custo-benefício: A Dupont é, sem dúvida, uma das melhores vinícolas da região. Uma degustação com seus excelentes pães e queijos custa cerca de 200 reais, ou 3.000 pesos argentinos. A Dupont fica 15 km ao norte de Purmamarca, na Ruta 9.
Melhor vinícola: Por fim, trago a premiadíssima adega Tukma, que tem o vinho 2670 que é a altitude onde são plantadas suas uvas na Quebrada de Humahuaca. Trata-se de um sauvignon branco de excelente qualidade. Ela fica na rodovia 40, já na província de Salta.
É a única que tem vinhos de toda a região, porque suas plantações se estendem nas províncias de Salta, Jujuy e Tucumán.
Além disso, é um complexo há hotel, restaurante e a bodega. A visita guiada com a degustação custa o equivalente a 300 reais, mas o sabor compensa.
Aproveite os restaurantes em Jujuy
Este pretende ser um guia para orientar onde comer em Jujuy, mas também não pretende que você fique só com estas alternativas.
As possibilidades de boa comida e de pratos típicos de Jujuy são muitas, a culinária é riquíssima e muito diferente das nossas, além dos vinhos das uvas da região andina.
Tudo isto junto com as paisagens de Jujuy fazem da província, belíssima e saborosa. Aproveite e leia sobre um roteiro em Salta e Jujuy.
Veja mais sobre as belezas de Jujuy neste vídeo feito pelo site oficial de turismo da Argentina:
Gostou das opções de restaurantes em Jujuy? Compartilhe nos comentários a sua opinião!
Descubra como ECONOMIZAR MUITO em Jujuy – dez/2024
Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para Jujuy? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!
- Hospedagem => buscador de hotéis em Jujuy.
- Aluguel de Carro => comparador de aluguel de carro.
- Transfer do Aeroporto para o Hotel => pesquisador de transfers.
- Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => buscador de tickets de transporte.
Dicas de atrações em Jujuy
O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seu roteiro em Jujuy, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.
Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.
Chip de celular em Jujuy
Ter um chip ilimitado em Jujuy é fundamental para garantir comodidade e segurança. Com acesso sem restrições à internet, você pode consultar mapas, tradutores, serviços de transporte e ficar 100% conectado, tudo na palma da sua mão.
Após testar diversas opções, a America Chip se destaca pela sua excelente cobertura, conexão veloz e sinal estável. Ao usar o código promocional QUEROVIAJARMAIS, você garante 10% de desconto em todo o site, tornando a escolha ainda mais vantajosa.
Seguro viagem com cobertura em Jujuy
Contratar um seguro viagem na Argentina é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.
Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *