Restaurantes em Jujuy: dicas de onde comer e comidas típicas

por Jairo Araldi
5/5 - (2 votes)

Restaurantes em Jujuy: dicas de onde comer e comidas típicas

Nos restaurantes em Jujuy você pode encontrar uma experiência gastronômica que reúne aspectos da culinária andina com a tradicional gastronomia da Argentina.

Em Jujuy, tanto os pratos típicos, que falo logo a seguir, quanto os assados e parecidos com o churrasco brasileiro são muito fáceis de encontrar assim como boas massas.

E nos restaurantes em Jujuy há uma junção que não é muito comum para os brasileiros, bom preço e excelente comida.

A seguir, você confere os pratos típicos de Jujuy e depois indico onde comer em Jujuy e nas cidades a visitar pela região

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Jujuy

Vantagens de contratar um seguro viagem América do Sul »

 

Restaurantes em Jujuy: pratos típicos

cidades da Argentina
Jujuy.

Os pratos típicos de Jujuy são basicamente pertencentes à cultura andina, mas, como disse antes eles também comem e muito as massas e as carnes mais típicas do centro e do sul argentino. Você irá encontrá-los na maioria dos restaurantes em Jujuy.

A culinária andina tem mais ervas que a maioria das outras cozinhas e a região é abundante na produção de milho, fazendo com que ele esteja presente em grande dos pratos típicos que você verá a seguir.

CLIQUE AQUI para reservar os melhores passeios em Jujuy »

 

O que comer em Jujuy

1. Tamal

onde comer em Jujuy
Prato é encontrado tanto em Jujuy como em outras regiões.

O tamal é uma massa de milho recheada. Os recheios mais tradicionais são a carne de porco e de frango, mas atualmente há também versões vegetarianas.

Voltando para as tradicionais, junto com a carne o recheio tem cebola, uvas passas e ovos cozidos bem picadinhos.

O tamal é cozido em folha de bananeira, em banho maria e servida em um prato ainda com a folha da bananeira. Estes ingredientes e o modo como é servido são os típicos de Jujuy, variando nos outros países e regiões.

O tamal é um dos pratos típicos de Jujuy, mas também é possível encontrá-lo em quase todos os países da América Latina ao norte de Jujuy.

 

2. Empanadas

Restaurantes em Jujuy
Empanada é um dos pratos de Jujuy | Foto: Jesús Dehesa, via Creative Commons.

As empanadas mais consumidas em Jujuy são as tradicionais empanadas saltenhas, que levam os mesmos ingredientes que o tamal no recheio, mas no geral são de carne bovina e tem a massa mais pesada por ser de farinha de trigo.

Uma tradicional empanada saltenha é assada e não frita. E um dos pratos típicos de Jujuy, que também passou as fronteiras da província é a empanada humita, que tem como recheio queijo e milho (choclo, em espanhol). Ótima pedida em qualquer dos restaurantes em Jujuy.

 

3. Humita

Restaurantes em Jujuy bons
Prato se assemelha à pamonha brasileira | Foto: Marcos Katz, via Wikimedia Commons.

A Humita que também dá nome a um dos recheios das tradicionais empanadas é um dos pratos típicos de Jujuy, ela parece nossa pamonha, mas é mais cremosa e também é mais temperada, leva cebola e algumas especiarias em sua receita.

Em Jujuy é muito comum encontrá-la com queijo de cabra, que também é muito consumido na região, enquanto em outros lugares são usados outros queijos.

A apresentação é a mesma da pamonha, ela é cozida dentro da palha do próprio milho em banho maria e amarrada com um cordão.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Jujuy. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Há salgadas e doces, mas as humitas doces não levam açúcar, são na verdade o milho processado com queijo sem adição de sal nem açúcar.

 

4. Locro

Restaurantes em Jujuy recomendados
Prato é tradicional nas festas de 9 de julho| Foto: Carlosdisogra, via Wikimedia Commons.

Um dos pratos típicos de Jujuy, na verdade da região andina que foi se espalhando por toda a Argentina é o locro, inclusive ele é o prato que os argentinos consomem no dia 9 de julho, dia da independência do país.

O locro tem a base de milho também, vai todas as partes do porco, como a feijoada brasileira, e é um caldo também. Em alguns lugares inclusive o fazem com o feijão branco, mas o tradicional do nordeste argentino é o de milho.

Eles comem o caldo sozinho acompanhado de pão, já que os hermanos não possuem o costume de comer arroz quente, o mais comum de encontrar o arroz na Argentina é em saladas.

 

Pratos típicos da Argentina para provar em Jujuy

Restaurantes em Jujuy que servem churrasco
Aproveite também para degustar as deliciosas carnes argentinas.

Além do locro e das empenadas humita e saltenha que são pratos típicos de Jujuy e da região nordeste da Argentina, o caminho inverso também vale e há muitos restaurantes em Jujuy, onde se pode encontrar o famoso assado argentino e as carnes.

 

Restaurantes em Jujuy: onde comer

Dividi os restaurantes nas cidades de San Salvador de Jujuy, Purmamarca e Humahuaca, além disto fiz um trecho com as vinícolas da região.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram. Aproveite a Black Friday com 50% OFF, até 26/11.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Em todas as cidades separei uma opção econômica, uma com o melhor custo-benefício e o que considero o melhor restaurante. Confira a seguir!

 

Restaurantes em San Salvador de Jujuy

Restaurantes em Jujuy na província de San Salvador de Jujuy
Há muitas opções de restaurante para comer bem em San Salvador de Jujuy.

Restaurante econômicoApesar do nome, o Valentino Pizzas tem pizzas, calzones e minutas, onde servem as tradicionais milanesas com purê de batatas, ou ainda há os calzones que são bastante gostosos que custam a metade disto.

Com ambiente simples, mas de comida boa, um prato no Valentino custa em torno de 25 reais e há ainda a possibilidade de comida por quilo. O Valentino fica na Avenida Córdoba, número 1787, no centro de San Salvador de Jujuy.

Restaurante com melhor custo-benefício: Localizado no Centro de San Salvador de Jujuy, o Manos Jujeñas é um dos melhores restaurantes de Jujuy para provar comida típica. O lugar é bastante simples, mas muito tradicional, o preço médio de um prato para duas pessoas sai por cerca de 70 reais.

Uma ótima pedida é um locro acompanhado com um vinho Malbec produzido na região. O Manos Jujeñas fica na Rua Senador Perez, 379, a três quadras da Praça Belgrano, onde está a sede do governo provincial.

Melhor restaurante: Na região de Jujuy também é comum a carne de lhama, e no Viracocha eles a usam em tudo, nas milanesas e em outros pratos. Portanto para quem quer provar esta iguaria o Viracocha é o lugar, eles possuem um cardápio com muitas opções de saladas e entradas também.

Uma excelente pedida é a provoleta de queijo de cabra. A provoleta é um tipo de queijo que é usado nos churrascos e é assado com muitas especiarias. Há também muitas opções de vinhos regionais e a parillada (vários cortes de carne assados na parilla, que parece uma churrasqueira, mas que tem o fogo mais próximo da carne).

Uma pariilada para duas pessoas com uma garrafa de vinho da região sai em torno de 150 reais. O Viracocha fica na Avenida Independência, 994, bem no centro de San Salvador de Jujuy.

Bom => Tour por Cachi

 

Restaurantes em Purmamarca

Melhores restaurantes em Jujuy perto de Purmamarca
Purmamarca reserva excelentes opções de restaurantes.

Restaurante econômico: O Cielo Andino Colonial surpreende, porque apesar do ambiente simples tem com comida muito boa, se você quer saber onde comer em Jujuy, um prato típico e ainda assistir um show de música regional com o plus de gastar pouco, o Cielo Andino é o lugar.

Os pratos custam a partir de 200 pesos argentinos, o que seria um pouco menos de 15 reais, e as empanadas são grandes e custam cerca de 5 reais. O Cielo Andino Colonial fica Rua Florida, sem número, logo na saída da praça central de Purmamarca, a Praça 9 de Julho.

Restaurante com melhor custo-benefício: Com pratos típicos de Jujuy e os tradicionais assados argentinos, além de massas, o La Posta é um dos mais concorridos restaurantes de Jujuy. O preço é médio e há espera, então tem que chegar cedo e aguardar mesa, eles não costumam fazer reservas.

O La Posta fica na Praca 9 de Julho, mas o endereço figura como Avenida Rivadavia, porque é a avenida que passa na lateral da praça. Um prato típico como o locro, por exemplo, acompanhado de uma taça de vinho sai em torno de 80 reais.

Melhor restaurante: O espetacular El Manantial del silencio, embora fora do centro urbano de Purmamarca, vale a visita. Para chegar na Ruta Nacional 52 até o El Manantial são 3,5km e há remisses na cidade que te levam por cerca de 15 reais ou 200 pesos argentinos.

Os preços de um prato para duas pessoas, com vinho e uma entrada custam em torno de 300 reais. As iguarias regionais estão inclusive na empanada de cordeiro que é uma excelente pedida de entrada. O restaurante está em um antigo casarão e tem uma vista fantástica para as montanhas, além de excelente comida andina.

 

Restaurantes em Humahuaca

onde comer em Humahuaca
Humahuaca é outra região com boas opções gastronômicas.

Restaurante econômico: As empanadas são o carro chefe do Mikunayoc, que fica Rua Tucuman bem na esquina com a Corrientes, no Centro de Humahuaca.

É uma opção muito econômica, a dúzia das empanadas custa o equivalente a 20 reais e dá para quatro pessoas comerem muito bem.

Nos horários mais próximos do almoço e do jantar tenha paciência porque seu pedido pode demorar um pouco para ficar pronto.

Restaurante com melhor custo-benefício: O restaurante Quinoa tem este nome por causa da quinoa mesmo, mas ela não é o único adicional, sua comida é muito temperada com ervas e com a quinoa que vai em quase tudo.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 22% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

O preço é excelente e o ambiente é o de uma casa com suas toalhas típicas da região e um bar todo em madeira. Um prato de carne para duas pessoas com uma garrafa de vinho da região, custa em torno de 150 reais.

   

Melhor restaurante: O Los Patios de Lucia é uma mescla de uma casa rural com pratos típicos de Jujuy, cozinha argentina e espanhola, cuja comida é feita no fogão de lenha com espetos direto na brasa. O ambiente é bem rústico.

Um prato de carne com batatas assadas e um vinho para duas pessoas vai custar um pouco mais de 200 reais. Se você quer comer se sentindo em uma casa de Jujuy é nos Patios de Lucia que você deve ir.

Patio, em espanhol, seria quintal em português e é no quintal, embaixo das árvores onde estão algumas mesas para saborear o melhor de Humahuaca. O Patios de Lucia fica na Rua Córdoba, a uma quadra da Praça Central San Martin, no número 89.

 

Vinícolas

Vinícolas na Argentina
Na região de Jujuy estão vinícolas exclusivas.

Vinícola mais econômica: A Viñas del Perchel tem excelente relação custo-benefício, seus pães e torradas com patês são deliciosos, e quando estiver no Viñas prove o Sirah deles, é um vinho de sabor mais forte, excelente para acompanhar queijos.

A degustação com os acompanhamentos custa 2.000 pesos argentinos, o equivalente a um pouco menos de 150 reais por pessoa. A Viñas fica 15 km ao norte de Tilcará.

Vinícola com melhor custo-benefício: A Dupont é, sem dúvida, uma das melhores vinícolas da região. Uma degustação com seus excelentes pães e queijos custa cerca de 200 reais, ou 3.000 pesos argentinos. A Dupont fica 15 km ao norte de Purmamarca, na Ruta 9.

Melhor vinícola: Por fim, trago a premiadíssima adega Tukma, que tem o vinho 2670 que é a altitude onde são plantadas suas uvas na Quebrada de Humahuaca. Trata-se de um sauvignon branco de excelente qualidade. Ela fica na rodovia 40, já na província de Salta.

É a única que tem vinhos de toda a região, porque suas plantações se estendem nas províncias de Salta, Jujuy e Tucumán.

Além disso, é um complexo há hotel, restaurante e a bodega. A visita guiada com a degustação custa o equivalente a 300 reais, mas o sabor compensa.

 

Aproveite os restaurantes em Jujuy

Este pretende ser um guia para orientar onde comer em Jujuy, mas também não pretende que você fique só com estas alternativas.

As possibilidades de boa comida e de pratos típicos de Jujuy são muitas, a culinária é riquíssima e muito diferente das nossas, além dos vinhos das uvas da região andina.

Tudo isto junto com as paisagens de Jujuy fazem da província, belíssima e saborosa. Aproveite e leia sobre um roteiro em Salta e Jujuy.

Veja mais sobre as belezas de Jujuy neste vídeo feito pelo site oficial de turismo da Argentina:

Gostou das opções de restaurantes em Jujuy? Compartilhe nos comentários a sua opinião!

 

ESCRITO POR

Jairo Araldi

ESCRITO POR

Jairo Araldi

Jairo Araldi, é sociólogo e consultor, sempre busca trabalhos que envolvam viagens, com isto já viajou por muitos países da América Latina. Paulistano, migrou primeiro a Rosário, na Argentina, onde viveu por quase um ano, mudando-se para Buenos Aires para cursar mestrado em políticas públicas e viveu quatro anos na cidade, em 2018 recebeu convite para um trabalho em Assunção no Paraguai, onde vive atualmente. Adora escrever, viajar e conhecer outras culturas.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *