Roteiro em Salta e Jujuy: o que fazer em 7 dias de viagem

por Jairo Araldi

Roteiro em Salta e Jujuy: o que fazer em 7 dias de viagem

Fazer um roteiro em Salta e Jujuy, no norte da Argentina, vem atraindo cada vez mais brasileiros. A região é muito diferente das paisagens que estamos acostumados a ver desse país, que tem Bariloche ao sul e Buenos Aires, a capital, como os destinos mais frequentes.

Quando visitei esses destinos vi o porquê dos pacotes para Salta e Jujuy serem cada vez mais procurados e entendi que esse roteiro traz coisas muito incomuns.

Se você observar Jujuy e Salta no mapa argentino vai ver que as duas províncias são o extremo noroeste do país, fazendo divisa com a Bolívia e o Chile.

Comento isso porque essa região, além de ter um deserto de sal e montanhas coloridas, está muito próxima à Cordilheira dos Andes e tem influência de culturas ancestrais, chilena e boliviana.

Por isso, decidi compartilhar minha experiência quando fiz o roteiro em Salta e Jujuy, sobretudo porque os pontos turísticos estão distantes um do outro.

Planeje sua viagem => Hotéis recomendados em Jujuy

Seguro viagem ideal para a América do Sul »

 

Como montar um roteiro em Salta e Jujuy

Salta e San Salvador de Jujuy são as respectivas capitais das províncias de Salta e Jujuy, e estão a apenas 120 quilômetros uma da outra. Comentei no texto sobre como chegar em Jujuy, que há várias possibilidades de chegar na região.

Você pode optar tanto por uma quanto pela outra cidade como ponto de partida do roteiro, mas normalmente sai mais barato chegar por Salta. Além disso, os pacotes para Salta e Jujuy costumam chegar pela capital saltenha.

Então vou começar nosso roteiro por Salta e depois vamos indo rumo ao norte, entrando na província de Jujuy, que é onde está a Quebrada de Humahuaca e a maioria dos pontos turísticos de nosso roteiro. Arranquemos para nossa trilha!

  • Roteiro de 1 dia em Salta e Jujuy
  • Roteiro de 2 dia em Salta e Jujuy
  • Roteiro de 3 dia em Salta e Jujuy
  • Roteiro de 4 dia em Salta e Jujuy
  • Roteiro de 5 dia em Salta e Jujuy
  • Roteiro de 6 dia em Salta e Jujuy
  • Roteiro de 7 dia em Salta e Jujuy

CLIQUE AQUI para reservar os melhores passeios em Jujuy »

 

Roteiro de 1 dia em Salta e Jujuy

Pontos turísticos de Salta
Catedral de Salta | Foto: Eugenio Berejnoi, via Wikimedia Commons.
  • Centro Histórico de Salta
  • Museu de Ciências Naturais de Salta
  • Centro Histórico de San Salvador de Jujuy

Começamos nosso roteiro pelo Centro Histórico de Salta, onde há museus e construções do período colonial. Salta foi uma importante cidade durante o período pós colonial, se tornando fundamental no processo de independência.

E também o principal centro cultural e econômico do Norte argentino. A Igreja de São Francisco e o belíssimo Teatro Provincial são as duas edificações mais interessantes.

Todo o Centro Histórico está muito preservado e você pode conhecer vários pontos turísticos da cidade fazendo um tour pelo Centro Histórico de Salta. Além disso, recomendo ir na Rua Mendonza número 2, onde fica o ponto mais interessante de Salta.

Falo do Museu de Ciências Naturais de Salta. É nele que estão os fósseis de dinossauros encontrados nas províncias de Salta e Jujuy e também muitos estudos sobre a fauna e flora da região. O museu fica no Centro, ao lado do Parque San Martin.

Cidades da Argentina
Jujuy | Foto: Juan, via Wikimedia Commons.

Ele funciona de terça à sexta das 10 às 15 horas e das 15h30 às 19h30. No horário da tarde também funciona aos sábados e domingos. As entradas para estrangeiros custam 50 pesos, o equivalente a mais ou menos 4 reais. De Salta seguimos a San Salvador de Jujuy pela Ruta 9.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Salta. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

O caminho é de cerca de 60 quilômetros para chegar ao Centro Histórico de Jujuy, que também tem belos casarões do século XVIII e XIX e é tão bem conservado como o de Salta. Em San Salvador de Jujuy na Rua Lavalle, 434, vamos encontrar o Museu Arqueológico Provincial.

Diferente do de Ciências Naturais de Salta, neste museu estão muitas peças artesanais produzidas pelas comunidades pré-colombianas, muitas produzidas antes da era cristã. O Museu funciona das 9 às 21 horas, mas fica fechado das 12 até às 15 horas. As visitas custam o equivalente a 10 reais.

De Salta => Salinas Grandes e Purmamarca em passeio de 1 dia

 

Roteiro de 2 dias em Salta e Jujuy

Purmamarca Argentina
Montanha das 7 Cores | Foto: Leandro Kibisz, via Creative Commons.
  • Purmamarca
  • Cerro de Siete Colores

No meu texto sobre a montanha de 7 cores em Purmamarca você pode entender melhor como se formou esta linda paisagem, também conhecida como Cerro de Siete Colores.

Sim, há sete cores mesmo na montanha que uma formação geológica com 60 milhões de anos e é uma das poucas que fica descoberta no mundo, já que a vegetação desértica deixa toda a paisagem visível. Há tours para este roteiro e você pode escolher o que mais se adequa às suas preferências.

Como este tour de 1 dia para Humahuaca, que além do Cerro de los Siete Colores, você conhecerá cidades da histórica Quebrada de Humahuaca.

Ficou interessado? Então confira todos os detalhes dos passeios para fazer em Jujuy e Salta. Purmamarca está a 60 quilômetros de San Salvador de Jujuy, e é o melhor lugar para comprar artesanatos andinos. Muitas pessoas me perguntam o que comprar em Salta, mas acredito que é melhor deixar as compras para Purmamarca.

   

No Centro dessa pequena cidade não é possível entrar de carro, para preservar as ruas empedradas. Nele há uma feira de artesanato, que funciona até a noite, onde artesãos vendem suas peças ou os lindos xales andinos coloridos na cidade.

Dúvida => É bom voar pela Aerolíneas Argentinas?

 

Roteiro de 3 dias em Salta e Jujuy

roteiro em Salta e Jujuy deserto de sal
Deserto de Sal, um cenário surpreendente | Foto:Kevin Jones, via Creative Commons.
  • Grandes Salinas
  • Vinícola Dupont

No terceiro dia, começamos pelas Salinas, também conhecida como Deserto de Sal. Para visita às Grandes Salinas, o melhor é contratar um tour, como a excursão de 2 dias a Iruya e Salinas Grandes.

De carro, entre Purmamarca e as Grandes Salinas de Jujuy são cerca de 2h30. O caminho é deslumbrante, em uma sinuosa serra que chega a mais de 4 mil metros de altitude. O deserto de sal parece neve, mas é sal mesmo e há artesanato produzido pelos guias locais, que são artesãos e ainda extraem o sal do deserto.

Os artesanatos são produzidos em sal, além de esculturas gigantes e até uma mesa de sal. Mas, obviamente que o espetáculo do deserto é o que mais atrai. Voltando até Purmamarca e pegando a Ruta 9 novamente em sentido contrário à Salta e San Salvador de Jujuy, irá para Tilcara e Humahuaca.

Você seguirá mais ou menos cinco quilômetros e chegará à Vinícola Dupont que é nossa próxima parada. Essa é a vinícola mais conhecida da Quebrada de Humahuaca e é possível fazer uma visita com degustação por 200 reais.

Você pode ver mais vinícolas no texto sobre os restaurantes em Jujuy. Saindo e seguindo por mais ou menos 15 quilômetros você chegará à cidade de Tilcara, onde a oferta de hotéis e restaurantes é das maiores de toda a Quebrada de Humahuaca.

Dúvida => Qual moeda levar para a Argentina

 

Roteiro de 4 dias em Salta e Jujuy

roteiro em Salta e Jujuy tilcara
Sítio arqueológico de Pucará de Tilcara | Foto: LuigiStudio, via Creative Commons.
  • Jardim Botânico de Tilcara
  • Pulcará do Tilcara
  • Quebrada de Humahuaca

A manhã em Tilcara possibilita a visita a dois pontos muito interessantes, um é um Jardim Botânico totalmente aberto com cactos e vegetação típica da região andina na sua parte desértica. O outro ponto é o Pulcará do Tilcara que é um sítio arqueológico dentro da cidade.

O local traz ruínas de uma comunidade anterior ao período colonial. A cidade permanece toda ali e dá para entender um pouco de ancestralidade andina. Na parte da tarde, seguimos a Humahuaca, cidade que dá nome à Quebrada de Humahuaca.

Por ser o centro cultural da Quebrada, música andina, desfiles dos carnavais típicos da província (mesmo fora do período que costumamos ver o carnaval) fazem de Humahuaca, uma cidade em que se sente em cada atividade a cultura regional.

Humahuaca é pequena e preserva em toda a cidade a arquitetura andina de adobe. Tilcara e Humahuaca são as mais importantes cidades deste roteiro, quando pensamos em cultura andina e são patrimônios da Humanidade pela Unesco. De Salta há excursão para a Quebrada de Humahuaca.

 

Roteiro de 5 dias em Salta e Jujuy

roteiro em Salta e Jujuy hornocal
Montanhas em Hornocal.
  • Hornocal
  • Montanha de 14 cores

No quinto dia, vamos aos pontos mais distantes de nosso roteiro em Salta e Jujuy: Hornocal; e a Montanha de 14 cores. Assim, já sugiro o tour para a Montanha das 14 cores e Quebrada da Humahuaca.

Hornocal fica a 25 quilômetros ao norte de Humahuaca e a cidade tem todo o charme típico da Quebrada e ainda abriga a Montanha de 14 cores, que tem a mesma formação geológica da Montanha de 7 cores em Purmamarca.

Para chegar em Hornocal e na Montanha de 14 cores, é melhor contratar um  tour, pois a região é menos visitada já que só dá para chegar até a montanha em veículo 4X4.

 

Roteiro de 6 dias em Salta e Jujuy

roteiro em Salta e Jujuy cafayate
Videiras em Cafayate.
  • Cafayate
  • Alemania

Nosso penúltimo dia é um roteiro de Salta a Cafayate, região que tem as melhores uvas e muitas vinícolas, justamente por causa da altitude. Inclusive, já agende sua excursão à Cafayate com degustação de vinhos.

   

Mas saiba que o passeio até lá não se resume a uvas e vinhos. Paisagens muito particulares estão no caminho a Cafayate e o Vale do Lerma é a primeiro delas com suas plantações de tabaco.

Depois é a vez da cidade de Alemania, que é onde estão as montanhas vermelhas. A Garganta do Diabo e a Casa dos Papagaios também estão neste caminho. Elas são duas formações da natureza que tem estes nomes por seus formatos.

Cafayate está a 190 quilômetros ao sul de Salta, pela Ruta 68, mas também há tours até a cidade e passa por estas lindas paisagens do caminho.

Imperdível => Excursão a Cordilheira dos Andes Aconcágua

 

Roteiro de 7 dias em Salta e Jujuy

roteiro em Salta e Jujuy
Picos nevados em Yala | Foto: Patrick Nouhailler, via Creative Commons.
  • Termas de Reyes
  • Yala

No último dia do roteiro de Jujuy e Salta, ainda dá tempo de fazer um tour em Termas de Reyes e Yala. Os dois pontos tem tours saindo de Salta ou San Salvador de Jujuy, como a excursão à Yala e Termas de Reyes, que sai de Jujuy.

O Termas de Reyes é um complexo de piscinas naturais de água quente, onde naturalmente as águas tem a temperatura de aproximadamente 50°C e são muito benéficas à saúde. Neste roteiro vale ir até a cidade Yala, que tem muitas lagoas a cerca de 2.000 metros de altitude.

Na cidade há uma trilha bem sinalizada que passa pelo Proteros de Yala, que é um mirante, de onde se vê montanhas cobertas por uma névoa fina e desde lá sai a trilha de aproximadamente 500 metros que chega ao Termas de Reyes. Yala está a quinze quilômetros ao norte de San Salvador de Jujuy, pela própria Ruta 9.

 

Planeje e aproveite o roteiro em Salta e Jujuy

Com este guia quis apresentar para você um roteiro em Salta e Jujuy, na Argentina, locais onde fotos incríveis estarão garantidas. A ideia não é engessar a sua viagem, mas dar sugestões de um roteiro inicial para um destino que tem oferece tanto a ser explorado.

Muito tempo pode ser pouco se não planejarmos bem e podemos perder pontos deste destino incrível com tantas descobertas e belezas a visitar.

Confira este vídeo de uma viagem entre Salta e Jujuy, feito pelo site oficial de turismo da Argentina:

Espero ter ajudado com as minhas dicas e se você tem qualquer dúvida sobre as cidades de Salta e Jujuy, deixe sua pergunta nos comentários que vou te ajudar.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Jairo Araldi

ESCRITO POR

Jairo Araldi

Jairo Araldi, é sociólogo e consultor, sempre busca trabalhos que envolvam viagens, com isto já viajou por muitos países da América Latina. Paulistano, migrou primeiro a Rosário, na Argentina, onde viveu por quase um ano, mudando-se para Buenos Aires para cursar mestrado em políticas públicas e viveu quatro anos na cidade, em 2018 recebeu convite para um trabalho em Assunção no Paraguai, onde vive atualmente. Adora escrever, viajar e conhecer outras culturas.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *