11 passeios na Argentina: tours guiados e excursões imperdíveis
Depois de morar por quatro anos entre as cidades de Rosário e Buenos Aires, na Argentina e percorrer muito o país, quero apresentar para você os melhores passeios na Argentina.
É que percebi que o país tem muito mais a oferecer do que costumamos saber quando estamos no Brasil.
Se formos fazer um mapa turístico da Argentina, você poderá notar que os pontos para passeios vão de norte a sul.
Pois, literalmente há atrativos em Salta e Jujuy, no extremo norte e a Terra do Fogo, que fica no extremo sul da Argentina, ou melhor, no extremo sul do mundo.
A cidade de Ushuaia, capital da província da Terra do Fogo é inclusive chamada de fim do mundo e tudo também tem o nome de fim do mundo, porque é assim mesmo, depois de Ushuaia, só a Antártida.
O país apesar de ter o território menos largo que o brasileiro é quase tão comprido quanto o nosso país, uma vez que seus extremos norte e sul são separados por quase 4.500 quilômetros.
Com isso, a Argentina é o oitavo maior território do mundo. Dessa forma, não poderia deixar de ter muitas opções de passeios na Argentina. Vem conhecer!
Planeje sua viagem => Hotéis de neve na Argentina
Seguro viagem América do Sul »
Vá direto ao ponto
- Melhores passeios na Argentina
- Ingressos e tours guiados na Argentina
- Dicas de passeios na Argentina
- Passeio em Puerto Iguazu
- Mendoza: Monte Aconcágua nos Andes
- Mendoza com ingresso para Termas Cacheuta
- Bariloche: Ilha Vitória e Parque Los Arrayanes
- Bariloche: Circuito Chico (Circuito Pequeno Lago)
- Terra do Fogo com bilhete para o trem do fim do mundo
- El Calafate: Geleira Perito Moreno
- El Calafate: Torres del Paine
- Quebrada do Humahuaca
- Salinas Grandes
- Tigre: cruzeiro turístico no Delta
- Tudo sobre passeios na Argentina
Melhores passeios na Argentina
- Passeio em Puerto Iguazu
- Mendoza: Monte Aconcágua nos Andes
- Mendoza com ingresso para Termas Cacheuta
- Bariloche: Ilha Vitória e Parque Los Arrayanes
- Bariloche: Circuito Chico (Circuito Pequeno Lago)
- Terra do Fogo com bilhete para o trem do fim do mundo
- El Calafate: Geleira Perito Moreno
- El Calafate: Torres del Paine
- Quebrada do Humahuaca
- Salinas Grandes
- Tigre: cruzeiro turístico no Delta
Estes passeios na Argentina são difíceis de fazer em uma única viagem ao país vizinho, mas depois de tantas experiências impressionantes só posso dizer que vale a pena ir muitas vezes à Argentina.
Muitos desses passeios são pontos turísticos da Argentina bem famosos e em diversas regiões turísticas do mapa da Argentina.
CLIQUE AQUI para reservar os melhores passeios na Argentina »
Ingressos e tours guiados na Argentina

Os argentinos são encantados pelo Brasil, mas nós brasileiros também temos muito que visitar no país vizinho, que é tão rico e fantástico como o nosso país, mas com paisagens muito diferentes das que são costumeiras para nós.
Entre os melhores passeios na Argentina, você poderá ver sobre o deserto de sal, as cordilheiras, as geleiras, a neve, os glaciares, ou seja, uma paisagem bastante particular para nós e de beleza exuberante. Impressione-se!
Dicas de passeios na Argentina
Passeio em Puerto Iguazu

Apesar do nosso lado das Cataratas do Iguaçu ter mais estrutura e ser mais conhecido, o lado argentino tem as quedas de água mais lindas.
E ainda dá para fazer neste tour um percurso pelo parque em veículo 4×4, desbravando as lindas paisagens.
Esse tour em Puerto Iguazu no lado argentino das Cataratas com passeio em barco se aproxima bastante das imensas quedas de água.
É legal se hospedar para este passeio na Argentina, na cidade de Puerto Iguazu, vizinha à cidade paranaense de Foz do Iguaçu e à paraguaia Ciudad del Este, que é a menor das três.
Por outro lado, possibilita observar e sentir a cultura argentina presente em seus restaurantes. Também em Puerto Iguazu está um gigantesco free shop, que por muito tempo foi o maior do mundo.
- Duração do passeio: entre 10,5 e 12 horas
- Cancelamento: reembolsável com até 24 horas de antecedência
Mendoza: Monte Aconcágua nos Andes

Mendoza é a província argentina que mais produz vinhos, sendo um dos imperdíveis passeios na Argentina. Restaurantes e boas vinícolas são um dos grandes atrativos da província, mas não é só isso que faz de Mendoza um destino interessante.
Este tour para o Monte Aconcágua sai da cidade de Mendoza e faz a primeira parada na cidade de Uspallata, que é do período pré-colonial e foi habitada por nativos da América.
O tour depois segue para uma estação de esqui e passa pela ponte do Inca, que está a quase três mil metros de altitude de onde se tem uma vista linda para o rio Las Cuevas.
Há parada neste ponto para fotos. Em seguida, você chegará ao ponto mais próximo da divisa do Chile com a província de Mendoza, na Argentina.
O Monte Aconcágua, que está a 6.960 metros de altitude e é o ponto com maior altitude do hemisfério Sul e também do ocidente.
Nos meses de novembro a abril é possível entrar no Parque de Aconcágua, onde é possível fazer trilhas. Devido ao clima e à neve, o parque fica fechado de maio a outubro.
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Argentina. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
- Duração do passeio: 12 horas
- Cancelamento: reembolsável com até 24 horas de antecedência
Mendoza com ingresso para Termas Cacheuta

Mas, não é só de frio que você poderá se deleitar nos Andes. Também na província de Mendoza, com um tour saindo da capital de mesmo nome, há a possibilidade de experimentar águas a mais de 40°C no Termas Cacheuta.
O tour é para passar um dia no Termas Cacheuta, onde há churrasqueiras, piscinas e tobogã com a água que, além de quente, tem muitas propriedades medicinais.
Mas a temperatura quente acaba quando sai da água, por isso é bom levar uma blusa e calça, pois fora das piscinas as temperaturas podem beirar 0°C.
Para quem quer esportes um pouco mais radicais, também há rapel, tirolesa e trilha por cabo.
- Duração do passeio: 9 horas
- Cancelamento: reembolsável com até 24 horas de antecedência
Bariloche: Ilha Vitória e Parque Los Arrayanes

Esta excursão para a Ilha Vitória e o parque Los Arrayanes é imperdível. A Ilha Vitória é uma ilha mítica, mas antes de chegar ao destino final deste tour, você passará por uma ilha onde está o Parque Los Arrayanes.
Eles fica em uma península em Bariloche. A cidade, na verdade, chama São Carlos de Bariloche e fica na província de Rio Negro, mais ou menos no centro do país, além de ser grande destaque entre os passeios na Argentina.
No Parque Los Arrayanes, você fará uma caminhada de cerca de 800 metros onde está uma casa mítica, onde funciona uma casa de chá.
Depois da caminhada você embarcará em um barco pequeno à vela rumo à Bahia Anchonera. Chegando à ilha Vitória, há duas possibilidades de caminhadas.
Em uma é onde será contada a história da ilha e você poderá apreciar a linda fauna e flora do local.
E a outra que dá acesso à Praia do Toro, onde há pinturas rupestres. Este segundo roteiro, envolve 8 quilômetros de caminhada, mas o resultado faz e muito valer a pena.
- Duração do passeio: entre 7 e 8 horas
- Cancelamento: reembolsável com até 24 horas de antecedência
Bariloche: Circuito Chico (Circuito Pequeno Lago)

Também saindo de Bariloche, a excursão guiada do Circuito Chico visita o Lago Nahuel Huapi. Nahuel é um nome que veio da tribo Quechua, que ainda vive no sul argentino, e atualmente é bastante comum para os argentinos.
Mas, voltemos ao tour que, depois da impressionante paisagem pelo lago, percorre o centro histórico de Bariloche, passando pela Capela de San Eduardo e terminando no Cerro Campanário.
No Cerro, também se pode subir por um teleférico (este, opcional no tour). Depois de Buenos Aires, Bariloche é o destino na Argentina mais visitado pelos brasileiros.
- Duração do passeio: entre 4 e 8 horas, dependendo do teleférico.
- Cancelamento: reembolsável com até 24 horas de antecedência
Terra do Fogo com bilhete para o trem do fim do mundo

A Terra do Fogo é popularmente conhecida como o fim do mundo, já que é a porção de terra mais ao sul do planeta, tendo como base a cidade de Ushuaia. Qualquer dos passeios na Argentina nessa região é imperdível.
O tour pela Terra do Fogo com ingresso para o Trem do Fim do Mundo, sai justamente da estação do Fim do Mundo.
Parece muito falar tanto do fim do mundo, mas é assim que você verá as placas indicativas na cidade de Ushuaia. Na verdade você verá Fin del Mundo, em espanhol.
O trem tem três paradas e segue viagem até o Parque Nacional da Terra do Fogo, com lindas trilhas e um parque litorâneo, o único deste tipo na Argentina.
Nele você pode ficar quanto tempo quiser até o retorno do último trem a Ushuaia, mas é bom ter em mente que a viagem leva um pouco mais de duas horas para programar com tranquilidade seu retorno.
- Duração do passeio: 2,5 horas cada trajeto
- Cancelamento: reembolsável com até 24 horas de antecedência
Dúvida => Get Your Guide é confiável?
El Calafate: Geleira Perito Moreno

Esta excursão guiada tem destino a Geleira Perito Moreno, que é a mais importante geleira dos Glaciares e fica dentro do Parque Nacional Los Glaciares.
O passeio sai de El Calafate e percorre 80 quilômetros até chegar a geleira.
Chegando no parque, você tem duas horas livres para percorrer passarelas que contornam toda a geleira e de onde é possível admirá-la de vários ângulos.
Neste tour também há possibilidade de passear de barco em volta da geleira.
- Duração do passeio: 8 horas
- Cancelamento: reembolsável com até 24 horas de antecedência
El Calafate: Torres del Paine

Este tour atravessa as Cordilheiras dos Andes e te leva ao Parque Nacional Torres del Paine, no Chile. Já no parque há muitas possibilidades de trilhas com os guias locais.
Não poderia ficar de fora da lista de passeios na Argentina.
Neste tour não está incluso o ingresso ao parque, que custa cerca de 40 dólares e a Get Your Guide aconselha levar em dinheiro o valor da entrada.
O que está incluso é o almoço que é feito como um piquenique no parque.
As paisagens são exuberantes e o parque fica na parte chilena das Cordilheiras, apesar de no caminho você atravessar o lado argentino. Suas montanhas, lagos e rios fazem do lugar algo muito especial.
- Duração do passeio: entre 14 horas e 1 dia
- Cancelamento: reembolsável com até 24 horas de antecedência
Quebrada do Humahuaca

Para conhecer a Quebrada do Humahuaca na província de Jujuy, ao norte da Argentina, este é o melhor tour. Há saídas tanto de Salta quanto de San Salvador de Jujuy.
No tour a Humahuaca saindo de Salta você primeiro vai visitar a cidade de Purmamarca, onde está o Cerro de Siete Colores, que é uma impressionante formação rochosa com mais de 600 milhões de anos e muita cor, pintada pela natureza.
Já na cidade de Tilcará, é possível visitar um sítio arqueológico, onde habitava uma comunidade pré-inca, ou seja, antes do período colonial e do domínio inca na região andina, há provas de já existia uma sociedade há mais de 10.000 anos.
O tour termina na cidade de Humahuaca, e aí também está outra obra de arte da natureza, a Montanha Paleta do Pintor, que leva esse nome por ser muito similar a uma paleta de um pintor com suas muitas cores.
Podem ser visitados os mesmos pontos turísticos da Quebrada de Humahuaca saindo de Jujuy. O que muda é só a ordem dos atrativos a serem visitados.
- De Salta
- Duração do passeio: 1 dia
- Cancelamento: reembolsável com até 24 horas de antecedência
- De Jujuy
- Duração do passeio: 8,5 horas
- Cancelamento: reembolsável com até 24 horas de antecedência
Salinas Grandes

Este tour da lista de passeios na Argentina visita também a cidade de Purmamarca e a Montanha de Sete Cores que comentei no passeio anterior, mas seu destino final é a impressionante paisagem das Salinas Grandes.
Oterceiro maior deserto de sal do mundo e que fica nas províncias de Jujuy e Salta. A excursão também conta com saídas desde Salta e de San Salvador de Jujuy.
A excursão a Salinas Grandes e Purmamarca saindo de Salta tem duração de um dia. No caminho, você visitará uma cidade no meio do deserto, além do trem das nuvens e belíssimas paisagens.
Chegando ao deserto de sal, a visita é guiada por um local, que também são responsáveis por produzir esculturas e artesanato, tudo feito de sal.
A paisagem é uma das mais impressionantes que já vi, com o reflexo branco de sal em mais de 200 km². Outra opção do passeio às Salinas Grandes e Purmamarca sai Jujuy, caso você prefira essa opção.
- De Salta
- Duração do passeio: 14 horas
- Cancelamento: reembolsável com até 24 horas de antecedência
- Saindo de Jujuy
- Duração do passeio: 8,5 horas
- Cancelamento: reembolsável com até 24 horas de antecedência
Tigre: cruzeiro turístico no Delta

Esse é um cruzeiro que percorre vários rios no Delta do Rio Tigre, saindo da cidade na grande Buenos Aires e que também leva o nome de Tigre.
Tigre tem uma característica muito interessante que torna o passeio pelo Delta muito especial, já que grande parte da cidade é formada por ilhas e algumas são até pequenos bairros.
Há até uma que é um museu e há barcos que ficam circulando como se fossem ônibus urbanos e os portos de cada ilha funcionam como pontos de parada.
Mas, além disto, seu tour pelo Delta do Tigre passará por uma paisagem exuberante.
- Duração do passeio: 1 hora, saindo de Tigre
- Cancelamento: reembolsável com até 24 horas de antecedência
Dica => Roteiro na Argentina
Tudo sobre passeios na Argentina
Os tours guiados mencionados neste artigo estão entre os melhores passeios na Argentina, pois englobam os principais atrativos turísticos do país.
Porém, com este guia não pretendo engessar sua viagem, nem excluir a possibilidade de muitos outros pontos turísticos e passeios serem incluídos.
A vantagem destes tours é que eles podem deixar a viagem mais confortável e tranquila, já que com eles você pode adquirir ingressos antecipados e evitando filas.
O Trem do Fim do Mundo, por exemplo, é um atrativo que pode ter suas passagens esgotadas caso você deixe para comprá-las na hora.
Com isto, sua cabeça estará focada apenas em curtir as belas paisagens, tornando a sua viagem ainda mais prazerosa.
Gostou das minhas dicas de passeios na Argentina? Compartilhe este artigo com quem vai te acompanhar nessa aventura!
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *