Tudo sobre o que fazer em Salta, cidade da Argentina

Tudo sobre o que fazer em Salta, cidade da Argentina

Na minha primeira viagem a Salta, acabei descobrindo que há muito mais o que fazer em Salta do que eu pensava antes de ir.

A viagem, não se resume à capital da província de mesmo nome, apesar de Salta ser o principal centro cultural e econômico do norte argentino.

Ela possui muitas opções de restaurantes, rede hoteleira e lojas de artigos típicos da região, há muito o que fazer em Cafayate, Cachi e outras cidades da província.

E esta experiência entre montanhas passa por lugares como a Quebrada de Cafayate com paisagens desérticas, passando por outros com uma vegetação mais parecida com as florestas tropicais.

Um exemplo é o Parque Nacional de los Cardones. A história não é somente a história recente que você está acostumado a ver em muitos lugares e que tem somente aspectos de períodos pós-coloniais conservados.

A quantidade de sítios e museus arqueológicos na província é imensa. Vamos a Salta?!

Planeje sua viagem => Passeios famosos em Salta

Seguro viagem para a América do Sul »

 

O que fazer em Salta

*Vídeo oficial do site oficial de turismo da Argentina

Com tanto o que fazer em Salta, quero compartilhar este guia sobre uma série de textos que fiz sobre o destino para poder ajudar você a preparar um roteiro e aproveitar tudo o que há para fazer na cidade. Veja mais sobre:

  • Dicas de Salta
  • Principais pontos turísticos de Salta
  • Onde ficar em Salta
  • Como se locomover em Salta
  • Onde comer em Salta
  • Dicas sobre o que fazer em Salta
o que fazer em salta a noite
Cidade possui muitos atrativos como sítios e museus arqueológicos.

Aqui também você vai encontrar links para ir a textos com informações completas sobre os pontos turísticos, tours, comidas e restaurantes, enfim sobre tudo o que fazer na cidade da Argentina, na América do Sul.

 

Dicas de Salta

Salta Montanhas
Clima é ameno, com variação nas regiões desérticas.

Para aproveitar ao máximo sua viagem saiba que os principais pontos turísticos de Salta ficam distantes uns dos outros para resolver isto há tours ou você pode alugar um carro no aeroporto de Salta.

Também é legal cuidar do corpo por causa da altitude, muitos destes pontos estão entre 2.500 e 4.000 metros de altitude, mas não é nada não possa ser remediado com boa alimentação, muita água e roupas confortáveis.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Argentina. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

E, por fim, o clima: a temperatura na província é bastante amena, no verão oscila entre 10° e 30°C, somente as regiões desérticas tem maior variação térmica.

No inverno, as temperaturas chegam perto de 0°C e as máximas dificilmente passarão dos 20°C. Estas dicas são para que a sua viagem seja muito melhor, porque há muito muito mesmo o que ver e o que fazer.

Te garanto que será uma viagem impressionante. Os melhores meses para viajar são maio e setembro, porque chove menos e o frio não é tão intenso. Veja mais do clima e qual a melhor época para viajar para a Argentina.

 

Principais pontos turísticos de Salta

Preparei também um guia sobre os principais pontos turísticos em Salta, nele você vai poder ler sobre os museus no Centro Históricoda cidade, a Rua Balcarce que é onde você irá se procura o que fazer na cidade à noite.

No Centro, destaco o teleférico do Cerro San Bernardo, de onde se tem uma vista fascinante da cidade; e o Museu Arqueológico de Alta Montanha, onde estão três múmias incas de mais de 500 anos.

Para alguns destinos no interior, por terem mais atrativos, também preparei textos exclusivos, vou listá-los aqui para você e para ler mais sobre cada um deles é só clicar sobre os que você tenha interesse.

   

A Quebrada de Cafayate, com uma impressionante paisagem desértica e muitos achados arqueológicos, fica entre as cidades de Alemania a Cafayate, neste texto também comento sobre o que fazer em Cafayate.

o que comprar em salta argentina
Quebrada de Cafayate | Foto: Rovagnati, via Wikimedia Commons.

Já na Quebrada das Flechas em Salta está a maioria das vinícolas em Salta, mas também há muita história e natureza para visitar. O trajeto para percorrer a quebrada é entre as cidades de Cafayate e Cachi.

Você também vai descobrir o que fazer em Cachi, importante cidade do interior da província, que além de muitos sítios históricos tem a beleza paisagem do Nevado de Cachi, montanha dos Andes que tem suas pontas cobertas pela neve.

o que fazer em cafayate
Trem das Nuvens | Foto: Facebook oficial.

No caminho tanto de carro quanto por tour você poderá visitar a Cuesta del Obispoe  o Parque Nacional de Los Cardones. A lista inclui ainda Santa Rosa de Tastil em Jujuy é um dos maiores sítios arqueológicos da América Latina.

O povoado hoje vive praticamente em função das ruínas, há muito para ver da história pré-incaica em Santa Rosa. Para aproveitar bem a região, recomendo um passeio com o Trem das Nuvens.

No post te indico a melhor forma de chegar e o que visitar no impressionante Trem das Nuvens que tem parte do trajeto a mais de 4.000 metros de altitude.

Mas te adianto que em muitos destes pontos turísticos o melhor é visitar com tours e passeios, por isso também preparei um texto com .

 

Onde ficar em Salta

cidade de salta argentina
Villa Vicuña Wine & Boutique Hotel é uma opção em Salta | Foto: Booking.

Ficando em Salta, há a vantagem que a maioria dos tours saem da cidade e dá para ir e voltar no mesmo dia e também o aeroporto tem voos de mais cidades além de San Salvador de Jujuy, o que possibilita encontrar passagens mais baratas.

Destaco que os melhores bairros para se hospedar em Salta são o Centro Histórico, de onde fica fácil visitar os pontos turísticos; e Três Cerritos, que é muito distante do Centro, mas tem o adicional de uma linda vista para as montanhas.

 

Como se locomover em Salta

arredores de salta
Vales Calchaquíes, em Cachi | Foto: Mariano, via Wikimedia Commons.

Nos traslados internos, para se locomover em Salta há ubers (as distâncias são curtas e não se gasta muito).  O percurso pelo Centro Histórico dá para fazer caminhando. É um passeio muito agradável e interessante.

Mas nas cidades do interior, como Cachi, San Antonio de los Cobres e outras das Quebradas de Cafayate e das Flechas não tem transporte por aplicativo.

Para os traslados mais longos dentro destas cidades há remisses (que são como táxis, mas que cobram pela corrida) e acaba saindo caro, algumas cidades tem ônibus urbanos aos pontos turísticos.

A desvantagem do transporte público é que tira um pouco do proveito de seus passeios pelo tempo de espera e deslocamento.

carro na Argentina
Para alguns lugares, você deve alugar um 4×4.

Atenção porque há alguns lugares que não dá para chegar usando transporte público. Neste caso, sempre a melhor opção são os tours, porque os deslocamentos são relativamente longos e muitos lugares só dá para chegar em 4×4, além do que você cancela o risco de se perder nas muitas estradas do nosso roteiro.

Quero comentar contigo que esta viagem é uma excelente oportunidade para fazer um stop over (conexão com um ou dois dias na cidade).

   

Do Brasil sempre há que fazer conexão para chegar em Salta, com isso, dá para aproveitar Buenos Aires, Rosário, Córdoba, Mendonza ou Porto Iguaçu – cidades argentinas tem voos do Brasil e também delas para Salta.

 

Onde comer em Salta

o que comer na argentina
Empanada no Doña Salta | Foto: Facebook/Divulgação.

Você encontrará diversos restaurantes imperdíveis em Salta e casas noturnas para ouvir e até arriscar uns passos no Zamba argentino.

O zamba, assim se escreve samba em espanhol, mas não tem nada a ver com nosso samba, é uma música típica do norte argentino com base em viola e é mais parecida com nosso sertanejo raiz do que com nosso samba.

Além disto, a cena gastronômica de Salta é riquíssima e dá para provar tantos os pratos típicos da região, quanto o melhor das comidas típicas da Argentina, que são as carnes que nossos hermanos consomem muito mais que nós.

 

Atrativos turísticos de Salta

vinicolas em salta
Vinícola Piattelli Vineyards é um atrativo de Salta | Foto: Site oficial/Divulgação.

Eu preparei um post sobre quanto se gasta para viajar para Salta e Jujuy, que podem ser incluídas em uma mesma viagem e preparei um roteiro em Salta e Jujuy com o que fazer nas duas províncias em sete dias de viagem.

Se for menos tempo eu sugiro que você faça duas viagens, uma para cada província. Muitas pessoas se questionam Salta ou Mendoza quando decidem conhecer as vinícolas na Argentina.

As vinícolas em Salta e em Mendoza trabalham com uvas de altitude e em ambas províncias há excelentes vinhos. Mas tirando isto são muitas as diferenças, mas as duas são impressionantes cada uma com sua particularidade.

Em Salta, você vai encontrar muita história e sítios arqueológicos, onde foram algumas das cidades mais desenvolvidas da Argentina no período pré-colonial e a área foi habitada antes mesmo dos incas chegarem.

Junte à história uma beleza natural exuberante, com múltiplas paisagens que vão desde imensas florestas e parques naturais até regiões desérticas, grandes quebradas e a paisagem dos Andes.

Você conhece Salta? Ficou com vontade de ir? Comente e compartilhe este post, depois é só preparar as malas, porque há muito o que fazer em Salta.

 

ESCRITO POR

Jairo Araldi

ESCRITO POR

Jairo Araldi

Jairo Araldi, é sociólogo e consultor, sempre busca trabalhos que envolvam viagens, com isto já viajou por muitos países da América Latina. Paulistano, migrou primeiro a Rosário, na Argentina, onde viveu por quase um ano, mudando-se para Buenos Aires para cursar mestrado em políticas públicas e viveu quatro anos na cidade, em 2018 recebeu convite para um trabalho em Assunção no Paraguai, onde vive atualmente. Adora escrever, viajar e conhecer outras culturas.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *