12 restaurantes em Salta: onde comer na cidade argentina

por Jairo Araldi

12 restaurantes em Salta: onde comer na cidade argentina

Depois de duas viagens a província de Salta, acabei podendo provar muitos dos restaurantes em Salta e em Cafayate, cidade importante no roteiro para você visitar na viagem ao norte da Argentina.

A gastronomia saltenha tem algumas particularidades que não estamos acostumados, com pratos muito saborosos, riquíssimos, como diriam os argentinos.

Por isto separei aqui 12 restaurantes em Salta, que valem a pena e também vou contar um pouco sobre os pratos típicos da província de Salta.

Separei eles em grupos com 4 restaurantes: econômicos, com a melhor relação custo-benefício e um último grupo com os melhores restaurantes.

Em todos estes grupos fiz questão de colocar restaurantes em Salta, como La Criollita e La Cefira, e uma opção em Cafayate.

E após apresentar os restaurantes também separei três vinícolas, todas elas com possibilidade de visita guiada e degustação. Aqui você vai poder ver que Salta tem mais que belezas paisagens, Salta tem sabores fantásticos.

Descubra => Onde se hospedar em Salta

Melhor seguro viagem para a América do Sul »

 

Restaurantes em Salta: pratos típicos

*Vídeo produzido pelo site oficial de turismo da Argentina

Salta é o lugar da Argentina para provar sabores bem diferentes dos nossos no Brasil, com uma gastronomia que traz muita tradição.

Antes de falar dos restaurantes, eu quero compartilhar contigo pratos típicos da cozinha saltenha, sendo que alguns fazem parte da lista de comidas típicas da Argentina:

  1. Empanada Saltenha
  2. Carbonara
  3. Locro
  4. Tamal
  5. Humita
  6. Sopa de Quinoa
  7. Doce de cayote e quesillo

 

O que comer em Salta

1. Empanada saltenha

el charrua salta
Empanada é feita com carne moída, ovo, pimenta e azeitona preta.

A tradicional empanada saltenha que hoje é feita em muitos outros lugares em sua receita tradicional é feita com carne moída e agregado carnes em pedaços pequenos com ovo, pimenta e azeitona preta.

A receita também leva açúcar e gelatina para deixar o recheio mais consistente. A massa da empanada saltenha é como de outras empanadas com base de farinha de trigo.

O diferencial é que leva colorado, com isto a empanada saltenha fica um pouco mais avermelhada que outras empanadas e ela é sempre assada, nunca frita.

 

2. Carbonara

A Carbonara é um cozido com carne bovina, servido em uma consistência líquida que leva arroz, batata, abóbora, cebola, milho verde e maçã, normalmente se usa a verde.

Alguns restaurantes decoram com ovos cozidos cortados ao meio em cima do prato.

 

3. Locro

restaurante doña salta
Locro | Foto: Carlosdisogra, via Wikimedia Commons.

O locro é como a nossa feijoada, a completa leva as entranhas do porco e linguiça, mas não são cozidas com feijão e sim com o milho e abóbora.

Ele é tradicional em toda a argentina e costuma ser o prato do dia 9 de julho, data da independência argentina.

 

4. Tamal

restaurante aires caseros salta
Tamal | Foto: Gonzalo Rivero, via Wikimedia Commons.

A aparência do tamal é como a da nossa pamonha, só que a base dela é de farinha de milho, na receita tradicional a água que é usada para fazer o recheio que vai dentro da palha é usada para cozinhar cabeça de porco ou de vaca.

Mas pode ficar tranquilo se você tem algum restrição com isto, porque hoje em dia raramente os restaurantes fazem assim. Depois da massa pronta e temperada ela é cozida e servida na palha do milho fechada, com nossa pamonha.

 

5. Humita

la cefira salta menu
Humitas | Foto: Marcos Katz, via Wikimedia Commons.

A base da Humita também é mais parecida ainda com a nossa pamonha, mas neste caso é feito com milho verde ralado, tornando o sabor bem próximo.

Mas, a sua receita leva cebola, além dela ser mais temperada, é deliciosa. Em muitos restaurantes saltenhos você vai encontrar a humita com queijo de cabra na sua massa.

 

6. Sopa de Quinoa

restaurantes em salta sopa
Sopa de Quinoa sem carne | Foto: Robert Luna, via Wikimedia Commons.

Hoje em dia, já há muitas variações da sopa de quinoa, mas a receita tradicional é feita à base de quinoa, arroz, carne bovina e abóbora, são deliciosas.

Muitos restaurantes oferecem a sopa de quinoa sem a carne, mais adiante vou citar alguns que tem opções vegetarianas e veganas e neles você poderá encontrar a sopa de quinoa sem carne.

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Salta. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

7. Doce de cayote e quesillo

restaurantes em salta doce
Quesillo con dulce de cayote | Foto: Romina Edith Domin, via Wikimedia Commons.

O cayote é um fruto típico da região, muito parecido com a nossa melancia, só que mais doce, em geral, se consome ele em conserva.

Este doce é feito em uma massa como a da empanada, só que um pouco mais fina e recheada com o doce do cayote e o quesillo, que é uma maturação da nata quase a ponto de queijo.

 

Ingredientes muito usados na culinária saltenha

culinaria argentina
Queijo de cabra é uns ingredientes muito usado em Salta.

Apesar de não serem especificamente pratos típicos saltenhos, há alguns ingredientes que são muito usados nos pratos na gastronomia saltenha.

Com muita facilidade você encontrará o queijo de cabra, nozes e muita, muita quinoa. A carne de porco, o charque tanto bovino quanto suíno e as entranhas de carne bovina também são muito usadas.

Além do matambre (capa do estômago), fígado e moela. Eu adoro, mas é uma comida que muitos brasileiros têm algumas ressalvas, se o importante para você é provar, vale e muito.

Isso porque as combinações que fazem com estes ingredientes nos restaurantes em Salta é algo impressionante.

 

Principais restaurantes em Salta

  1. Tradicional Comedor Familiar Dom José
  2. El Palácio
  3. Café Tobias Empanadas
  4. Como em Casa
  5. Restaurante Aires Caseros
  6. La Cefira
  7. Sabores de Salta
  8. Como en casa
  9. Parilla El Charrua
  10. Dom Salvador
  11. Restaurante Doña Salta
  12. Pacha

 

Restaurantes baratos  em Salta

1. Tradicional Comedor Familiar Dom José

restaurantes em salta dom jose
Restaurante em milanesas argentinas | Foto: Ben Tavener, via Wikimedia Commons.

Com ambiente simples, mas com deliciosa comida, o Don José é o lugar para quem quer provar as deliciosas empanadas saltenhas ou comer as tradicionais milanesas argentinas gastando pouco.

O restaurante é bastante cheio, principalmente no almoço e as mesas são compartilhadas, mas é possível almoçar e pedir uma bebida com cerca de 250 pesos argentinos, menos de 20 reais.

 

2. El Palácio

restaurantes em salta el palacio
Restaurante tem a tradicional empanada | Foto: Gonzalo Rivero, via Wikimedia Commons.

O El Palácio é o restaurante mais econômico para quem quer provar pratos típicos de Salta, no El Palácio, você encontrará deliciosas humitas e tamales, além da tradicional empanada saltenha, cabonara e locro.

Um locro grande para duas pessoas com bebida vai custar cerca de 50 reais, para quem quer as empanadas o almoço também acaba saindo mais econômico, cada uma custam 50 pesos argentinos, um pouco menos de 4 reais.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

 

3. Café Tobias Empanadas

café em Salta
Café Tobias | Foto: Facebook/Divulgação.

O Café Tobias, além de econômico é tradicional e muito reconhecido pelas suas empanadas, apesar de ser um café.

Além das empanadas, também fazem humitas e pizzas.

Uma dúzia de empanadas, podendo fazer um mix dos sabores entre a saltenha, a humita (que tem milho e queijo no recheio) e as tradicionais de presunto e queijo e também de queijo de cabra sai por 400 pesos argentinos.

E é comida suficiente para duas pessoas comerem muito ou até três e este valor não chega a 30 reais.

Aconselho o Café Tobias não somente para quem quer economizar, as empanadas do café são fantásticas e o lugar existe há quase 40 anos. Para quem não quer um almoço somente de empanadas, vale a pena um café da tarde no Tobias Empanadas.

 

4. Como en casa

restaurantes em cafayate
Restaurante fica em Cafayate | Foto: Dvortygirl, via Wikimedia Commons.

Este tradicional restaurante de Cafayate tem o ambiente simples, mas é muito reconhecido pelos seus pratos, no geral, são massas e milanesas argentinas e as tradicionais empanadas saltenhas.

Se você quiser provar algo diferente, também há o ravioli de bondiola e o matambre ao roquefort. Um prato no Como en casa custa cerca de 20 reais, é uma das poucas opções econômicas em Cafayate.

 

Restaurantes com custo-benefício

5. Restaurante Aires Caseros

Restaurantes com custo-benefício em salta
Aires Caseros | Foto: Site oficial/Divulgação.

O Aires Caseros é uma excelente opção para quem é vegano ou vegetariano, com opções desde as entradas até a sobremesa. Mas, o restaurante não é boa pedida somente para este público.

O restaurante tem um cardápio com alguns pratos da gastronomia saltenha, e muitos pratos com a quinoa.

O ambiente é lindo, em um misto de muito cuidado, mas com a simplicidade que remete à um ambiente caseiro como o próprio nome propõe, as comidas são servidas em tábuas, peças de cerâmica  e outros utensílios exclusivos.

Uma porção de carne com molho e batata frita com um bom vinho médio custa cerca de 1.000 pesos argentinos, o que equivalente a um pouco mais de 70 reais.

 

6. La Cefira

La cefira
La Cefira | Foto: Facebook/Divulgação.

O La Cefira, no Centro de Salta tem um menu muito especial, neste restaurante você pode provar delícias com os ingredientes mais usados em Salta, com muito qualidade e preço razoável.

Um dos pratos mais pedidos são os guinottis de queijo de cabra e as bruschetas que também usa o queijo de cabra e é feita com tomates secos, não com massa de tomate, uma delícia, outra entrada com queijo de cabra é uma salada com cogumelos, nozes, sésamo e rúcula.

O prato principal que confesso me motivou ter voltado mais vezes ao La Cefira, porque adoro sabores agridoces, é uma impressionante bondiola recheada com figos e tomates secos e servida com um molho de vinho Malbec reduzido, aconselho provar.

Este prato no La Cefira custa 800 pesos argentinos, equivalente a 55 reais mais ou menos.

 

7. Sabores de Salta

cerveja em Salta
Sabores de Salta | Foto: Site oficial/Divulgação.

Pelo preço que cobra, o Sabores de Salta tem atendimento acima da média, ele é bastante econômico e normalmente o chef leva o prato na tua mesa.

No Sabores de Salta, você encontrará todos os pratos típicos de Salta, além das famosas milanesas argentinas e algumas massas.

O restaurante costuma encher bastante à noite, mas como os argentinos são mais noturnos que a maioria de nós brasileiros, se você chegar entre 19 e 20 horas pode encontrar mesas e não ficar na fila de espera.

O valor médio de um jantar para duas pessoas com uma cerveja Salta, cerveja que é produzida na própria província gira em torno de 150 reais.

 

8. Pacha

gastronomia saltenha
Pacha | Foto: Site oficial/Divulgação.

O Pacha tem em seu cardápio deliciosos pratos com os ingredientes que comentei com você que são muito usados na gastronomia saltenha.

No Pacha você vai poder encontrar uma incrível provoleta (queijo assado) de queijo de cabra com nozes, cebola caramelizada, tomates frescos e cheiro verde.

Outra excelente pedida para a entrada é o patê de fígado com chutney de carne de porco ou os tacos também de carne de porco com molho barbacoa.

No prato principal, o nhoque de beterraba recheado com queijo de cabra faz muito sucesso. Para a sobremesa há o especial sorvete de quinoa com banana e também uma de iogurte de leite de cabra congelado coberto com um xarope de menta e laranja.

O Pacha funciona somente no jantar e não abre aos domingos, o preço médio de um prato com entrada, uma bebida e sobremesa é de 2.000 pesos argentinos, um pouco menos de 150 reais.

 

Melhores restaurantes em Salta

9. Parilla El Charrua

melhores restaurantes de salta
Parilla El Charrua | Foto: Facebook/Divulação.

O El Charrua no Centro de Salta é o melhor restaurante em Salta para quem quer comer carne, a famosa parillada argentina, parecida com nosso churrasco.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Esta churrascaria em Salta inclui na parillada morcela, linguiça, matambre, costela e vacio (uma carne bem macia usada nos assados) que serve duas pessoas custa 2.500 pesos argentinos, o equivalente a cerca de 180 reais.

   

O ambiente do El Charrua é bastante parecido com nossas churrascarias de melhor qualidade, mas eles também servem alguns pratos regionais e tem excelentes vinhos na sua carta.

 

10. Dom Salvador

hotel almeria em salta
Restaurante Dom Salvador | Foto: Site oficial/Divulgação.

O restaurante Dom Salvador em Salta, fica dentro do Hotel Almería, apesar dele estar aqui nos melhores restaurantes.

O Dom Salvador tem uma opção mais econômica para o almoço, o chamado menu do meio dia, que inclui o prato principal, uma bebida sem álcool e uma sobremesa ou café e custa o equivalente a 70 reais.

Mas, à noite é que o Dom Salvador mostra todo seu charme, em um ambiente muito romântico e menus mais selecionados, para o jantar, um casal gastará para comer e tomar uma garrafa de vinho mais ou menos uns 300 reais.

O Dom Salvador também tem menus para veganos, vegetarianos e celíacos.

 

11. Restaurante Doña Salta

comida tipica de salta
Doña Salta | Foto: Facebook/Divulgação.

No Restaurante Doña Salta, você encontrará todos os pratos típicos da gastronomia saltenha e com um ambiente decorado bem no estilo saltenho.

Há muita madeira e lustres que chegam quase até as mesas, os garçons se vestem como os saltenhos que vivem na zona rural com seus chapéus e calças largas.

O Doña Salta é bem pequeno, o que normalmente faz com que tenha um pouco de espera, mas vale a pena, porque mesmo com a excelente comida e atendimento.

Tem preço bastante razoável, um jantar para duas pessoas com um vinho vai custar em torno de 200 reais.

 

12. Piattelli Vineyards

restaurantes em salta Piattelli Vineyards
Piattelli Vineyards | Foto: Site oficial/Divulgação.

O Piattelli Vineyards reúne boa gastronomia com uma paisagem exuberante, há mesas na área externa que dão vista para os vinhedos para os Andes. A especialidade deste requintado restaurante são as carnes, que são assadas em uma parilla na área externa do restaurante.

Um almoço para duas pessoas com o atendimento exclusivíssimo do Piattelli e uma garrafa de vinho da bodega do próprio restaurante custam cerca de 500 reais.

 

Vinícolas em Salta e Cafayate

cafayate
Cafayate possui muitas vinícolas.

Aqui separei boas vinícolas e bodegas que os comercializam, esta separação em classes não significa que nenhuma delas é muito econômica, mas tem preço razoável para tomar um bom vinho e ainda apreciar como eles são produzidos.

Vinícola econômica – Bodega El Transito: Bem no Centro de Cafayate, a Bodega El Transito comercializa os vinhos Pietro Marini, a visitação é gratuita, mas sem degustação, na El Transito você pode comprar garrafas de vinhos ou doses.

Vinícola com melhor relação custo-benefício – El Esteco: A El Esteco foi premiada durante muitos anos por seus vinhos. No complexo há hotel e restaurante também. A visitação com uma taça de vinho custa o equivalente a 50 reais.

O pátio onde são servidos os vinhos tem uma vista fantástica para os Andes e o complexo está todo em uma construção colonial, a visita vale só por estes itens.

Se você decidir almoçar no El Esteco, saiba que um almoço custa pelo menos 150 reais por pessoa com uma taça de vinho, mas além dos bons vinhos a comida também é excelente.

Melhor vinícola – Bodega Colomé: A Bodega Colomé não é considerada somente a melhor vinícola de Salta, mas sim, a melhor da Argentina e uma das melhores do mundo. Na Colomé é necessário agendar a visita previamente e não há visitação às segundas-feiras.

A degustação de quatro dos principais vinhos da bodega e visita guiada custam 500 pesos argentinos, um pouco menos de 50 reais. Na vinícola também há um restaurante e hotel. A Bodega Colomé fica Rodovia Provincial 53, km 20, na cidade de Molinos em Salta, a 200 quilômetros da capital da província.

 

Comer bem em Salta

Estes restaurantes em Salta trazem o melhor da gastronomia saltenha para vários gostos e bolsos. Também preparei um texto sobre outros atrativos turísticos de Salta.

Eles estão bem próximos dos restaurantes da cidade de Salta, com o melhor da história da cidade e outro sobre como chegar ao Centro de Salta desde o aeroporto.

Enfim, Salta, na Argentina, é um destino fascinante com sua beleza natural, história e gastronomia. Já foi à Salta?  Comenta aqui e compartilhe para que mais pessoas possam conhecer toda beleza saltenha.

 

ESCRITO POR

Jairo Araldi

ESCRITO POR

Jairo Araldi

Jairo Araldi, é sociólogo e consultor, sempre busca trabalhos que envolvam viagens, com isto já viajou por muitos países da América Latina. Paulistano, migrou primeiro a Rosário, na Argentina, onde viveu por quase um ano, mudando-se para Buenos Aires para cursar mestrado em políticas públicas e viveu quatro anos na cidade, em 2018 recebeu convite para um trabalho em Assunção no Paraguai, onde vive atualmente. Adora escrever, viajar e conhecer outras culturas.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *