11 pontos turísticos de Salta, na Argentina

11 pontos turísticos de Salta, na Argentina

Os pontos turísticos de Salta e da província vizinha, Jujuy, são uma belíssima mistura entre sabores, visões e sentidos espetaculares.

Para quem for fazer a visita às duas províncias eu aconselho ou uma viagem com cerca de duas semanas ou duas viagens mais curtas, porque apesar delas estarem próximas há muito que visitar nas duas províncias.

Aqui, neste texto, quero compartilhar contigo os pontos turísticos de Salta, na Argentina. Recomendo também visitar a província de Jujuy, nos arredores de Salta, e suas impressionantes paisagens e cultura.

Mas, agora, vamos ver o que a principal província do norte argentino tem de melhor para você visitar, vamos começar com a capital homônima à província e depois vamos percorrer os arredores de Salta.

Assim, você descobrirá o que fazer em Salta a noite e de dia, no Centro Histórico, vinícolas e arredores. Comecemos nossa viagem!

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Salta

Seguro viagem para a América do Sul »

 

Principais pontos turísticos de Salta

Listarei aqui para você, os principais pontos turísticos de Salta, para que você possa planejar o que deseja visitar em Salta.

Mas, com esta rota não pretendo fazer sua viagem extremamente fechada nela, dependendo do seu perfil há muitas outras Quebradas (grandes vales).

Há ainda a possibilidade de visitar mais Museus Antropológicos em diferentes cidades da província. Entre os principais pontos turísticos de Salta que visitei e vejo como uma boa pedida por no seu roteiro estão:

  • Centro Histórico de Salta
  • Museu de Arqueologia de Alta Montanha
  • Rua Balcarce
  • Teleférico e Montanha San Bernardo
  • Trem das Nuvens
  • Quebrada del Toro
  • Santa Rosa de Tastil
  • Cafayate
  • Museu do Vinho
  • Cachi
  • Reserva Nacional Los Cardones

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Salta »

 

O que fazer em Salta

Centro Histórico de Salta

salta argentina
Catedral de Salta | Foto:David, via Wikimedia Commons.

Começamos nosso tour pelos pontos turísticos de Salta pelo Centro Histórico. O ponto de partida é o marco zero da cidade, a Praça Nove de Julho, onde também que está a impressionante Catedral de Salta, uma das principais da Argentina, no século XVI.

Para conhecer o Centro Histórico de Santa é melhor caminhando, por isto não vou falar sobre o transporte em Salta, mas para saber como sair do aeroporto de Salta e se locomover na cidade, fiz um artigo sobre o tema.

E, antes de sugerir um roteiro, destaco que o tour pelo Centro Histórico de Salta abrange a maior parte.

Na Rua Bartolomé Mitre, uma das ruas que fazem o contorno da praça, está o Centro Cultural América, uma lindíssima construção do século XVII, que foi a primeira sede do governo, além de exposições temporárias para conhecer mais da cultura argentina e saltenha.

O edifício por si só já vale a visita com seus lindos vitrais, lustres e escadarias. O Centro Cultural América fica no número 23 da Rua Bartolomé Mitre e funciona todos os dias das 9 às 21 horas, a entrada é gratuita. Caminhando pela rua Bartolomé Mitre no sentido oposto ao da Catedral da cidade, chegaremos à Rua Caseros.

o que fazer em salta a noite
Museo del Norte | Foto: Ministerio de Cultura da Argentina, via Creative Commons.

Entrando à esquerda, no número 549 está o antigo Cabildo, que era onde ficavam os governadores da província nomeados pelo governo da Espanha, é o mais conservado da Argentina e hoje abriga um imenso Museu Histórico que tem muita da história de Salta e da região.

O Museu Histórico do Norte funciona de segunda à sexta feira e aos domingos das 9 às 13h30 e reabre às 15 horas funcionando até às 19h30. O valor da entrada é 50 pesos argentino, o que equivale a cerca um pouco menos de 4 reais.

Seguindo pela mesma Rua Caseros por duas quadras, na esquina com a Rua Córdoba, você chegará à Igreja de São Francisco com uma linda abadia em vitral que simula ser infinita, além disto, a igreja tem o maior campanário da América do Sul com 54 metros de altura e um Museu de Arte Sacra, com muitas peças dos franciscanos.

A entrada do Museu de Arte Sacra é na Rua Córdoba, 33 ao lado da Igreja e funciona de terça a domingo das 9h30 às 13 horas e das 14 às 18h30. Há visitas guiadas a cada meia hora e o valor da entrada é uma contribuição espontânea.

arredores de salta
Convento San Bernardo | Foto: Mramos022, via Wikimedia Commons.

Voltando à Rua Caseros, andando mais três quadras, no número 83, está o Convento San Bernardo, construído no século XVI e que em 1846 se transformou em um convento de freiras, que apesar de estarem enclausuradas está bem no Centro de Salta, adiante do convento um café que leva seu nome é um dos lugares da boêmia saltenha.

A porta do convento é um dos atrativos construído pelas tribos nativas da região, foi feita em 1762 com base em madeira talhada e sementes. Por ser um ambiente de clausura para as freiras não é permitido a visita na parte interna do convento.

O Café do Convento funciona das 8 da manhã até à 1 da madrugada, o ambiente é lindo e vale a parada para um café. Na esquina da Rua Caseros, onde fica o Café Convento está a Rua Santa Fé, caminhando por ela por duas quadras você chegará ao Parque San Martin.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Argentina. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

O Parque San Martin fica bem próximo do ponto de partida, ainda no Centro de Salta e apesar da cidade ter mais de 500 mil habitantes, reina a natureza com muitas árvores, fontes e até lhamas podemos encontrar. No parque é possível encontrar barracas com artesanato local e comida típica saltenha.

É desde o Parque San Martin, que você poderá conhecer outros pontos turísticos de Salta como a Montanha San Bernardo, subindo de teleférico, o Museu de Ciências Naturais da Universidade Nacional de Salta.

 

Museu de Ciências Naturais

transporte em salta
Museu de Ciências Naturais de Salta | Foto: Site oficial/Divulgação.

A entrada do Museu de Ciências Naturais fica na Rua Mendonza, 2, e nele você poderá visitar simulações do bioma típico da região andina, onde se encontra Salta e também ver todas as pesquisas de fosseis da região, inclusive de dinossauros que foram encontrados na região.

O Museu funciona de segunda a sexta-feira das 10 às 13 horas e na parte da tarde funciona também aos sábados e domingos abrindo às 15h30 e fechando às 19h30. As entradas para nós, estrangeiros, custa 50 pesos argentinos.

 

Museu de Arqueologia de Alta Montanha

Pontos turísticos de Salta, na Argentina
Museu de Alta Montanha | Foto: Aldo Fernández Villalba, via Wikimedia Commons.

O Museu de Arqueologia de Alta Montanha foi uma das mais impressionantes visitas que realizei na cidade e destaco como um dos principais pontos turísticos de Salta.

Neste museu estão três múmias que tem cerca de 500 anos, de três crianças que foram deixadas no topo de uma montanha a 6.700 metros de altitude e que ficaram conservadas pelas baixas temperaturas, até hoje os estudiosos tentam entender o que aconteceu.

Há duas possibilidades mais aceitas, uma é que as crianças foram deixadas como oferenda pelos incas e outra é que tinham intenção de preservar a cultura e que realmente chegasse até nossos dias como eles viviam.

Uma das crianças é uma menina que após a morte foi atingida por um raio e ficou com o sinal em seu rosto. O Museu Arqueológico de Alta Montanha fica na Rua Bartolomé Mitre, 77 ao lado da Praça Nove de Julho.

Funciona de terça a domingo das 10 às 18h30. O valor da entrada é de 100 pesos argentinos, cerca de 8 reais.

 

Rua Balcarce

Pontos turísticos de Salta a noite
Calle Balcarce | Foto: jikatu, via Wikimedia Commons.

Para quem gosta da noite e quer saber o que fazer em Salta à noite, a Rua Balcarce é o lugar para você ir, bem no Centro da cidade, há muitos restaurantes com comidas típicas saltenhas e muitos bares.

Nestes bares da Rua Balcarce, você vai poder ouvir o melhor da música saltenha, nas tradicionais peñas, que são festas com comida e música típica, para nós brasileiros o ritmo mais próximo do que se toca em uma peña seria o nosso sertanejo de raiz.

   

A Rua Balcarce é paralela à Rua Bartolomé Mitre, uma quadra da Praça Nove de Julho e tem a maioria de seus bares e restaurantes entre a Avenida Rivadavia e a Rua Caseros.

Bem no Centro Histórico, em um trajeto de seis quadras, com suas mesas nas calçadas e muita música, você encontra muitas opções de restaurantes em Salta.

 

Teleférico e montanha San Bernardo

Pontos turísticos de Salta cerro são bernardo
Teleférico para Montanha San Bernardo | Foto: Adam Jones, via Wikimedia Commons.

A subida à montanha San Bernardo te proporcionará uma vista de toda a cidade, o trajeto dura cerca de 10 minutos em teleférico. É um dos imperdíveis pontos turísticos de Salta.

Já no topo da montanha há uma feira de artesanato e pequenas cascatas de água, que não são naturais da montanha, mas formam uma linda paisagem e funcionam com água reutilizável, sendo ecologicamente responsável.

A partida do teleférico é na Avenida San Martin e o passeio custa 200 pesos argentinos. Você também pode fazer uma excursão guiada pelos destaques de Salta, com duração de 4 horas, e que passa pela montanha.

 

Quebrada del Toro

Pontos turísticos de Salta quebrada del toro
Quebrada del Toro | Foto: Mercedes Cárdenas, via Wikimedia Commons.

Saindo da capital e começando nossa viagem pelos arredores de Salta pela Ruta 51 em caminho para o sítio arqueológico de Santa Rosa de Tastil, você irá passar pela Quebrada del Toro.

Na Quebrada del Toro está uma das paisagens mais fantásticas deste tour, com suas montanhas que parecem gêiseres, formando pontas, mas são de terra mesmo.

Você pode conhecer a Quebrada del Toro e outros atrativos no entorno de Salta contratando uma excursão à Quebrada del Toro. É imperdível!

 

Santa Rosa de Tastil

Pontos turísticos de Salta sítios arqueologicos
Santa Rosa de Tastil | Foto: G sintornillos, via Wikimedia Commons.

A cidade de Santa Rosa de Tastil distante um pouco mais de 100 quilômetros da capital da província pela Ruta 51 e é o sítio arqueológico mais conservado da província de Salta e um dos mais conservados da América Latina.

Pesquisas puderam certificar-se de que a cidade foi habitada nos anos 800 por caçadores e agricultores. A estrutura das casas e por onde eram suas ruas continua visível neste que é um dos pontos turísticos de Salta, localizado no arredores.

Também é interessante visitar o Museu de Santa Rosa de Tastil para conhecer mais da história de como foi o povoado e como era a vida neste período.

O Museu de Santa Rosa de Tastil fica na própria Ruta 51 e funciona de terça a domingo das 10 às 18 horas e custa 200 pesos argentinos, permitindo o acesso às ruínas também, este valor seria o equivalente a aproximadamente 15 reais.

Dicas => Passeios em Jujuy e Salta

 

Trem das Nuvens

Pontos turísticos de Salta tren de las nubes
Trem das Nuvens | Foto: Ministry of Transport of Argentina, via Wikimedia Commons.

O Trem das Nuvens, como você pode imaginar, recebeu este nome pela altura de seu trajeto, quase nas nuvens. Ele percorre 217 quilômetros de Salta até San Antonio de los Cobres, passando por uma paisagem desértica com muitas montanhas de cor alaranjada e cactos.

São aproximadamente 1h30 de trajeto, onde também é possível ver do alto as ruínas de Santa Rosa de Tastil, que te comentei anteriormente. O ponto mais alto do trajeto é uma ponte que une duas montanhas e está a 4.200 metros.

Quando você passa sobre ela parece que está voando no céu. O trem sai de San Antonio de los Cobres, e na estação de Salta, no Centro, mais especificamente na Praça Nove de Julho, sai um ônibus até San Antonio de los Cobres.

Pontos turísticos de Salta passeios
San Antonio de los Cobres | Foto: FLASHPACKER TRAVELGUIDE, via Wikimedia Commons.

A passagem somente de trem custa 3.550 pesos argentinos, ida e volta com uma pequena refeição no trem e o serviço de guia já incluso e o valor com o traslado de Salta até San Antonio de los Cobres custa 6600 pesos argentinos.

Só a passagem equivale a aproximadamente 230 reais, e no caso da passagem do trem mais o traslado até San Antonio de los Cobres equivale a 450 reais, este valores tem como referência o câmbio em fevereiro de 2020.

Aconselho a compra antecipada, porque há somente dois tours por semana. Uma opção para aproveitar a rota do Tren a Las Nubes (em espanhol) é incluir o passeio em um tour guiado como a excursão para Salinas Grandes e Purmamarca.

 

Cafayate

Pontos turísticos de Salta cafayate
Quebrada de Cafayate.

Outro dos pontos turísticos de Salta você chega pela Ruta 40 a quase 200 quilômetros de Salta no meio do Vale Calchaquíes está a cidade de Cafayate, famosa pela produção de vinho de altíssima qualidade.

A cidade fica dentro da Quebrada de Cafayate, a terra é alaranjada e as grandes paredes de terra alaranjada é um acidente geológico relativamente novo que se formou por um choque tectônico.

   

Isso foi há cerca de dois milhões de anos e nestas montanhas há uma grande quantidade de fósseis, sendo assim, um dos principais pontos turísticos de Cafayate.

Cafayate é a segunda cidade mais visitada da província de Salta e é desde Cafayate que fica mais fácil para visitar as famosas vinícolas em Salta e também o museu a rota do vinho.

 

Museu do Vinho

Pontos turísticos de Salta vinicolas
Museu do Vinho | Foto: Site oficial/Divulgação.

No Museu do Vinho é possível saber porque o vinho de altitude é tão bom em um simulado do trajeto das águas que passa por baixo do museu vai chegando no que seriam as plantações e podemos ver todo este processo de forma muito didática.

Em outra sala, a história do vinho é contada com os equipamentos e os processos de produção do vinho durante diferentes períodos.

O Museu do Vinho fica na Avenida Guemes Sul esquina com Fermín Perdiguero, no centro de Cafayate, funciona das 9 às 19 horas e a entrada custa 100 pesos argentinos.

 

Cachi

Pontos turísticos de Salta Cachi
Cachi | Foto: Gonzalo Rivero, via Wikimedia Commons.

Cachi é uma cidade extremamente preservada em sua arquitetura colonial, mas o maior motivo de visita à cidade é a altitude, em Cachi está a montanha mais alta do noroeste argentino a 6380 metros de altitude.

Para chegar a Cachi são 162 quilômetros desde Salta pelas Rutas 33 e 40, uma viagem de aproximadamente 3 horas pelas sinuosas serras do caminho.

A ponta destas montanhas está cobertas por neves, em Cachi também há um Museu Antropológico com artefatos com mais de 10 mil anos.

O Museu Arqueológico de Cachi fica na Rua Caseros, 460, no Centro de Cachi e o valor da entrada é de 100 pesos argentinos. Veja mais sobre o que fazer em Cachi.

Descubra => Montanha de 7 cores em Purmamarca

 

Parque Nacional Los Cardones

Pontos turísticos de Salta Parque Nacional Los Cardones
Parque Nacional Los Cardones | Foto: chispita_666, via Wikimedia Commons.

No caminho à Cachi pela Ruta 33, você passará pelo Parque Nacional Los Cardones, onde você poderá fazer trilhas temáticas, sendo as principais a do Vale Encantando, do Olho do Condor e o Caminho do Passado.

São 65 mil hectares de uma paisagem incrível entre montanhas, áreas desérticas e muito verde. O Parque fica no quilômetro 62 da Ruta 33 e funciona das 9 às 18h30 e a entrada é gratuita.

 

Música, comida, natureza e história em Salta

Como você deve ter notado Salta tem música, a capital é agitada com suas noites, mas também tem muita natureza e é importante historicamente.

Entre os pontos turísticos de Salta destaco seu conjunto arquitetônico e suas ruínas, e este conjunto fazem da viagem à Salta algo muito, muito especial mesmo.

Deixo aqui a observação que os valores de entrada e horários de funcionamento foram consultados em fevereiro de 2020 e podem sofrer mudanças, vale a pena conferir antes de viajar. Depois é pegar as malas e visitar o melhor de Salta!

Gostou das dicas? Alguma dúvida? Conte para mim no espaço de comentários abaixo.

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Jairo Araldi

ESCRITO POR

Jairo Araldi

Jairo Araldi, é sociólogo e consultor, sempre busca trabalhos que envolvam viagens, com isto já viajou por muitos países da América Latina. Paulistano, migrou primeiro a Rosário, na Argentina, onde viveu por quase um ano, mudando-se para Buenos Aires para cursar mestrado em políticas públicas e viveu quatro anos na cidade, em 2018 recebeu convite para um trabalho em Assunção no Paraguai, onde vive atualmente. Adora escrever, viajar e conhecer outras culturas.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *