Aeroporto em Salta: como ir até o Centro da cidade argentina

Aeroporto em Salta: como ir até o Centro da cidade argentina

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

Quando você chegar ao aeroporto em Salta haverá algumas opções para chegar ao Centro Histórico de Salta. Por isso, quero compartilhar contigo aqui como foi minha experiência, além de apresentar todas as possibilidades de transporte para ir do aeroporto ao centro de Salta.

O aeroporto de Salta (ou aeropuerto de Salta), no norte da Argentina, está a cerca de 10 quilômetros do Centro da cidade.

Parte do Centro de Salta é chamada de Centro Histórico e esta região é que estão os principais pontos turísticos da cidade e onde há maior oferta de hotéis.

Sabendo isso, fica mais fácil organizar o que fazer em Salta durante sua viagem. Mas, antes de chegar a parte de organizar os passeios do roteiro, saiba tudo sobre o aeroporto de Salta.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Salta

Seguro viagem bom para a América do Sul »

 

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.

 

Como sair do Aeroporto de Salta

salta argentina
Aeroporto de Salta | Foto: Butterfly austral, via Wikimedia Commons.

Para você ir do aeroporto (aeropuerto, em espanhol) de Salta até o Centro Histórico você pode usar transporte público.

Mas, como comentarei mais adiante, ele vai te deixar a algumas quadras dos principais pontos da cidade, por isto você também pode optar por outros tipos.

  • Transporte público
  • Remises
  • Táxis
  • Aluguel de carros e
  • Transfer pelo Get Your Guide

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Salta »

 

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Salta. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

 

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉

 

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.

 

Aeroporto em Salta: transporte ao Centro

aeropuerto de salta
Salta | Foto:Tokyo Tanenhaus, via Wikimedia Commons.

No Centro Histórico você vai ter muito o que fazer em Salta, e é também nesta região que está a maior parte dos restaurantes e bares.

Por isto vou utilizar esta parte da cidade de Salta como referência para sua locomoção desde o aeroporto. Se você está se preparando para viajar a Salta, você também pode ler outros textos que fiz.

Neles compartilho minha experiência depois de duas viagens à cidade mais importante do norte argentino. Um dos textos é sobre os principais pontos turísticos de Salta.

Também há um artigo sobre os melhores hotéis de Salta, em geral, com opções econômicas, com boa relação custo-benefício.

Em outro texto relatei sobre a impressionante viagem à Quebrada de Cafayate e tudo sobre o Museu Arqueológico de Alta Montanha, um dos mais visitados da cidade.

Transporte coletivo

aeroporto de salta onibus
Ônibus em Salta | Foto: Saeta/Divulgação.

A única linha de ônibus comum que te levará ao Centro Histórico é a linha 8A, mas ela passa bem na porta do aeroporto.

Tem uma parada na Avenida San Martin na esquina com a Rua Córdoba, a apenas quatro quadras da Praça Nove de Julho. Para utilizar o transporte público em Salta é necessário ter o cartão de transporte público da cidade.

Chegando ao aeroporto, assim que você passar pela área de desembarque, você verá à sua esquerda uma indicação para a área de embarque, onde fica a Open 25.

A empresa comercializa tanto a tarjeta SUBE, um cartão de transporte válido para vários transportes em Salta e na Argentina, quanto a Saeta, a tarjeta específica para os transportes da cidade de Salta.

cartão saeta
Cartão Saeta | Foto: Governo de Salta/Divulgação.

Atenção, porque os ônibus não aceitam dinheiro, então você terá que ter a sua tarjeta, se quiser usar transporte público. Há mais detalhes desse cartão no artigo sobre transporte em Buenos Aires.

Pela tarjeta costumam cobrar cerca de 50 pesos argentinos mais ou menos 4 reais e a tarifa é de 25 pesos argentinos até o Centro – vale destacar que na Argentina também mudam os valores da tarifa, conforme a distância percorrida.

Para quem vai embarcar para alguma cidade próxima, a única que em minha opinião vale a pena é Cafayate, uma parada antes da que citei para ir ao Centro Histórico.

Há ônibus para Cafayate com duas saídas pela manhã, duas à tarde e duas à noite e custa 435 pesos argentinos, o equivalente a cerca 30 reais.

Remis

aeroporto de salta remis
Remis são como táxis em que você paga pela corrida fechada.

No hall principal quando você desembarque no Aeroporto em Salta, você verá uma pequena loja ao lado das locadoras, na qual estará escrito Camerun Remises.

É nessa loja que você poderá contratar uma corrida até o Centro Histórico. Os remises são como táxis em que você paga pela corrida fechada e não medida por taxímetro.

Igual quando chegamos a um aeroporto brasileiro e são vendidas as corridas, a diferença é que os remisses argentinos funcionam assim mesmo fora de pontos de venda de corridas fechadas, como as do aeroporto.

A tarifa cobrada em março de 2020 era de 500 pesos argentinos, o equivalente a um pouco mais de 30 reais.

Desfrute => City Tour guiado em Salta

Táxi

aeroporto de salta taxi
Há três bandeiras de preço nos táxi na Argentina.

Normalmente menos vantajoso que os remis, os táxis tem um ponto no aeroporto em Salta, mas a negociação que você fará é diretamente com o taxista ou com o representante deles que organiza a fila para quem quer tomar táxi.

Estou comentando isto porque mesmo tendo taxímetros, normalmente eles cobram por um valor fechado para ir do aeroporto ao centro histórico e muitas vezes pode sair mais caro que o remisse.

Atenção também que mesmo com o taxímetro, há três bandeiras na Argentina: 1 – no horário comercial; 2 – até às 22 horas nos dias de semana e sábados durante o dia; e a 3 para o fim da noite e madrugada e que também é utilizado nos finais de semana e feriados.

Não perca => De Salta: excursão a Cafayate com degustação de vinhos

Transporte por aplicativo

aeroporto de salta uber
Uber não está operando no Aeroporto em Salta.

Atualmente o transporte por aplicativo não está operando no Aeroporto em Salta, o Aeroporto Internacional General Guemes.

Mas, não é o único no país vizinho que ainda tem conflitos entre taxistas e remisses com os motoristas que fazem o transporte por aplicativo.

Mesmo não sendo possível chamar um carro por aplicativo, deixo a dica aqui que em outros lugares da cidade é possível usar, mas somente a Uber atua na cidade de Salta.

Carro alugado pela RentCars

carro alugado na argentina
Para se aventurar nas trilhas escolha um carro 4X4.

É muito comum que cheguemos ao aeroporto, isto em várias cidades de porte médio, e não tenham disponíveis carros da categoria que desejamos, isto acontece principalmente com os carros econômicos.

Na RentCars, você tem algumas vantagens contratando o aluguel de carros com antecedência, a primeira é que você tem descontos para a contratação pelo site.

Outra vantagem é que você tem garantia de alugar o carro da categoria que você deseja e contratou. Pode acontecer de a locadora não ter o carro da categoria, mas geralmente você terá um carro superior sem custo adicional.

Já se você deixar para contratar diretamente no guichê do aeroporto muito possivelmente oferecerão para você esta possibilidade, mas cobrando o valor correspondente da categoria do carro que você vai alugar.

Os valores da diária de um carro econômico com ar-condicionado em Salta giram em torno de 200 reais, já se for querer se aventurar mais nas trilhas em alguns passeios por Salta eu aconselho um 4X4.

Apesar de não ser fundamental ele possibilita algumas aventuras extras, a diária tem valor um pouco superior a 500 reais.

Atenção, porque estes preços podem variar, já que a base de cálculo para aluguel no exterior é feita a partir do dólar americano, então vale a pena conferir no link abaixo o valor para a data da sua viagem.

Imperdível => Tour para a Colina das Sete Cores

Transfer pelo Get Your Guide

transfer gyg na argentina
Transfer é uma opção confortável e prática.

A Get Your Guide permite que você contrate o transfer desde o aeroporto até o Centro Histórico antes mesmo de você viajar, inclusive passando por alguns hotéis desta região da cidade.

Uma nota importante e que faz do Get Your Guide uma das melhores opções é que é mais econômico do que táxis ou remisses e mais confortável que usar transporte público.

Além da vantagem de que o shutlle, apesar de ter um serviço no hotel de Salta costuma encher facilmente quando chegam os voos, o que pode gerar alguma espera que a van vá ao Centro de Salta e volte para você embarcar.

Já no caso da contratação pela Get Your Guide, você já tem seu assento reservado e assim que se apresentar embarcará na primeira van que partir. A GYG oferece transporte exclusivo e transportes compartilhados.

Fica a seu critério escolher entre um traslado compartilhado ida e volta do aeroporto de Salta ou um traslado privado ida e volta do aeroporto de Salta.

Na contratação do traslado pela Get Your Guide você pode reservar somente ida ou já contratar a ida e volta, o valor de cada traslado é de 5 dólares, para o transporte compartilhado.

Aeroporto em Salta: dicas, estrutura e mais

O Aeroporto em Salta, não é muito grande e apesar da estrutura oferecida ser bastante nova e cômoda, você encontrará apenas uma loja de alfajores saltenhos, dois restaurantes, uma banca de revistas.

Há também a Open 25 que comentei para a comprar do cartão de transporte público que é uma grande loja de conveniência e uma loja especializada em artigos de couro, mas com preços de aeroporto.

Fica a dica que é melhor comprar nas lojas no centro de Salta, caso queira algo. Além disto, há serviço para empacotamento de bagagens e uma máquina de café no saguão principal do aeroporto.

Todos os preços e a base de câmbio que utilizei para fazer este texto para você foram pesquisados em março de 2020, é importante você verificar o valor exato antes da sua viagem.

Esta dica vale para qualquer viagem, mas pela crise nas duas economias, tanto a argentina quanto a brasileira, o câmbio entre o real e o peso argentino tem variado muito ultimamente.

Conheça o que te espera em Salta, neste vídeo feito pelo site oficial de turismo da Argentina:

Já foi a Salta? Como você foi do aeroporto ao seu hotel? Quer ajudar mais gente a ter uma viagem mais confortável a Salta? Compartilhe este post.

Até + !!!

Dicas para ECONOMIZAR MUITO em Salta

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para Salta? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis em Salta para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos em Salta. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para Salta, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel em Salta. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil para planejar os trajetos em Salta, e por toda Argentina, pois mostra as rotas mais populares entre dois destinos e compara os preços. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de transporte.

Melhores passeios em Salta

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seu passeios em Salta, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet em Salta

Ter um chip com internet na Argentina e conexão 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem em Salta.

Seguro viagem em Salta

Contratar um seguro viagem na Argentina é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais