Transporte em Buenos Aires e como se locomover na capital

por Carolina Brusarosco
5/5 - (4 votes)

Transporte em Buenos Aires e como se locomover na capital

Falo neste artigo sobre transporte em Buenos Aires e como se locomover pela cidade. Esse é um fato que você precisa descobrir antes de embarcar para a capital da Argentina.

A cidade conta com transporte público bem servido por metrô e mais de 200 linhas de ônibus. Há também uma ampla oferta de táxi e Uber. 

Por isso, sempre que visitar Buenos Aires abuse dos passeios a pé, do transporte coletivo e dos carros menores. Essa é a melhor forma de conhecer todos os pontos turísticos de forma mais econômica, sem desembolsar um preço alto. Assim, também pode aproveitar o destino como se fosse um verdadeiro portenho.

A seguir, você encontra todas as dicas para saber como se deslocar em Buenos Aires. E no final deste artigo tem algumas sugestões de aplicativos e mapas para baixar no seu celular e usar na viagem. Confira!

Planeje sua viagem => Dicas de hotéis em Buenos Aires

Seguro viagem para América do Sul »

 

Como se locomover em Buenos Aires?

*Vídeo oficial do site de turismo de Buenos Aires

Na hora de escolher os meios de transporte em Buenos Aires, na Argentina, leve em conta seu perfil de viajante. Afinal, você é daqueles que não gosta de andar de ônibus, nem nas férias? Curte observar a cidade durante a viagem? Ou prefere o conforto de um automóvel ou a agilidade do metrô?

Outro ponto a se analisar para definir como conhecer Buenos Aires é o tempo de estadia na cidade. Isso porque, o pagamento da passagem de ônibus, trens e metrôs  é por cartão magnético, a Tarjeta SUBE – similar ao Bilhete Único utilizado em São Paulo.

Como se locomover em Buenos Aires
Saiba como funciona o transporte em Buenos Aires | Foto: QVM.

Você precisa comprar o SUBE e recarregar. Por isso, vale mais a pena para quem for ficar em Buenos Aires por mais de três dias. E se você for para outros destinos argentinos, como Bariloche, El Calafate e Ushuaia também pode usar esse cartão. 

Uma dica bacana é usar vários tipos de meio de transporte. Com isso, você conhece a cidade de diferentes pontos de vista. Utilizar o transporte urbano também é uma ótima oportunidade de interagir com a população local.

CLIQUE AQUI para alugar um carro mais barato em Buenos Aires »

 

Transporte público em Buenos Aires

  • Metrô
  • Ônibus
  • Trem
  • Cartão SUBE

Adquira => Bilhete de Ônibus Hop-on Hope-off em Buenos Aires

 

Como andar de metrô em Buenos Aires?

Metrô em Buenos Aires é perigoso?
Subte em Buenos Aires | Foto: QVM.

Buenos Aires foi a primeira cidade da América do Sul a ter metrô, chamado de SUBTE. A estação Congreso, é da década de 1910. Hoje, existem sete linhas: A, B, C, D, E, H e P. Embora não cubra toda a cidade, o metrô chega a praticamente todos os pontos turísticos e outros cantos da capital portenha.

  • Para visitar a Casa Rosada e a Plaza de Mayo: use as linhas A (estação Plaza de Mayo), D (estação Catedral) ou E (estação Bolívar).
  • Para conhecer a Calle Florida: linha B (estação Florida).
  • Para ir até San Telmo: a linha C (estação Independência).

Aqui, fica a dica para observar as estações. Cada linha tem um perfil diferente, com um tema estampado nas paredes por meio de intervenções artísticas. Grafites, painéis e esculturas são encontrados em praticamente todas as paradas. Em geral, as estações são limpas e bonitas, principalmente as mais novas, que passam pelo Recoleta e Palermo. 

Estações de metrô em Buenos Aires
Interior do metrô em Buenos Aires | Foto: QVM.

Diferente do que estamos acostumados no Brasil, pelo menos em São Paulo, o horário de funcionamento não é o mesmo nos dias de semana e fins de semana, e também muda de acordo com a linha.

No geral, o metrô de Buenos Aires funciona das 05h30 às 23 horas de segunda à sexta-feira, das 6 horas às 23 horas aos sábados e das 8 horas às 22 horas aos domingos. Fique de olho no relógio para não perder o metrô!

Mapa do metrô de Buenos Aires
Mapa do metrô de Buenos Aires | Imagem: Prefeitura.

Como todo metrô de uma grande cidade, o Subte é cheio nos horários de picos. Também tem vendedores de diferentes artigos e ladrões de carteira e celular. Portanto, use as mesmas medidas de segurança que usaria no metrô de qualquer cidade.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Buenos Aires. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 
Preço do metrô em Buenos Aires
Subte | Foto: QVM.

Resumindo, não é perigoso andar de metrô em Buenos Aires, mas é bom ficar de olho nos seus pertences e andar com a mochila na frente do corpo, por exemplo.  As tarifas do metrô de Buenos Aires custam, com os aumentos promovidos gradualmente em 2018, 12,50 pesos (cerca de 1,80 reais).

 

Como andar de ônibus em Buenos Aires?

Como andar de ônibus em Buenos Aires?
Ônibus em Buenos Aires | Foto: QVM.

Outra opção econômica e fácil de utilizar são os ônibus municipais, chamados de colectivos. Com aproximadamente 200 linhas e viajando 24 horas por dia, dá pra chegar a qualquer ponto turístico e conhecer a cidade de ponta a ponta.

Os ônibus, embora novos e modernos, são de modelos antigos o que dá um charme a mais para a viagem. 

As linhas de ônibus são identificadas por números, mas antes de tomar a condução vale checar com o motorista se a rota dele inclui seu ponto de parada. Isto porque existem várias linhas com a mesma numeração.

Andar de ônibus em Buenos Aires
Ônibus em Buenos Aires | Foto: Barcex, via Wikimedia Commons.

Nos ônibus também há diferença do modelo que estamos acostumados no Brasil. Mesmo aqueles que circulam dentro do município não têm uma tarifa única. O preço do ônibus varia de acordo com a quilometragem que será percorrida.

Dessa forma, assim que entrar no ônibus você deve dizer ao motorista (não há cobrador) onde você irá. Ele digitará o código do local indicado e a tarifa específica é cobrada na catraca.

Os valores variam de 10 pesos para um percurso de até três quilômetros, até 11,75 pesos para distâncias acima de 30 quilômetros.

Fique atento na hora de utilizar esse meio de transporte, uma vez que os coletivos portenhos não aceitam o pagamento com notas. Apenas moedas e o cartão SUBE podem ser usados.  

Assim como o metrô, vale destacar que nos horários de pico os ônibus ficam cheios e podem atrasar. Tente evitar esses horários.

 

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

 

Trens em Buenos Aires

Trem urbano em Buenos Aires
Trem em Buenos Aires | Foto: Geogast, via Wikimedia Commons.

Apesar de muito utilizado pelos portenhos, os trens não costumam estar entre as primeiras opções de transporte procurada pelos turistas. Isto porque a malha ferroviária não é tão extensa quanto a de metrô.

E, diferentemente do Subte, os trens de superfície não possuem tarifa única; é semelhante aos ônibus, já que elas variam conforme a distância do percurso. Por isso, dependendo de onde se quer ir, a tarifa pode ficar mais cara que o metrô.

Para exemplificar, as tarifas dos trens que vão para a região de Roca, Belgrano e Urquizal começam em 3,25 pesos até 12 quilômetros de percurso e terminam em 6,50 pesos até 24 quilômetros.

Já a linha que vai para Mitre, San Martin e segue para a cidade de Tigre tem tarifa de 6,75 pesos para até 12 quilômetros. E também é mais caro, até 10 pesos, para viagens de até 24 quilômetros. Vale lembrar que os trens também são pagos com o cartão SUBE.

A vantagem do trem é poder passear pela cidade observando a vista pela janela. De qualquer forma, para visitar a cidade de Tigre, na região metropolitana de Buenos Aires, é uma opção boa de transporte.

 

Como comprar o cartão SUBE?

Onde comprar o SUBE em Buenos Aires
Saída de estação em Buenos Aires | Foto: QVM.

A tarjeta SUBE pode ser adquirida nas estações do metrô ou em pontos comerciais espalhados pelas cidades, os chamados Kioscos.

Certamente, você achará facilmente, já que são quatro mil pontos de venda do cartão. Além disso, existem mais de 14 mil pontos de recarga, sempre identificados com um adesivo.

Não existe outra forma de andar de transporte público que não seja por meio do SUBE. Então, você terá que comprá-lo. A vantagem é que ele não tem validade e serve para várias pessoas fazerem uso do mesmo. Então, dá para guardar para as próximas viagens ou doar para um amigo que está vindo para Buenos Aires.

Após comprar o cartão e carregá-lo é só partir para os passeios. Além da praticidade, outra vantagem para quem utiliza a tarjeta SUBE é a economia. As baldeações tem tarifas mais baratas e até gratuitas no SUBE.

Como fazer o SUBE?
Leitor do SUBE nos ônibus da Argentina | Foto: QVM.

O seu crédito fica visível na máquina de acesso e cada vez que você encostar o cartão próximo à catraca, ela mostrará seu saldo. Lembrando que dá para passar o mesmo cartão seguidas vezes, então não se preocupe em comprar um cartão para cada pessoa da viagem. Basta um, com recarga suficiente para todos.

Vale ressaltar também que o SUBE é válido em todo o país. Então, se você emendar seu roteiro com outras cidades argentinas, pode usar o SUBE.

 

Outros meios de transporte em Buenos Aires

Táxi em Buenos Aires

Táxi em Buenos Aires
Táxis em Buenos Aires | Foto: QVM.

O táxi em Buenos Aires é o meio de transporte mais famoso e controverso entre os turistas. Sem dúvidas, existem muitos carros amarelo e pretos pela cidade.

Mas, pelo menos no Brasil, os taxistas argentinos têm fama de mal humorados e até de desonestos. Podem dar troco em notas falsas ou fazer caminhos mais longos para aumentar a tarifa, por exemplo.

Embora isso não seja um padrão, já que muitos viajantes não têm problemas com os taxistas, vale sempre ficar de olho.

Fique ligado no caminho e pague a corrida com dinheiro trocado para evitar problemas. Fale em alto e bom som quanto está dando para o taxista. Dica para qualquer lugar que a gente viaja ou mesmo na cidade que moramos.

De qualquer forma, andar de táxi pela cidade é sempre bem-vindo. Sobretudo, após horas de passeios por diversos bairros ou ainda maratona de compras nas outlets.

Uber em Buenos Aires
Trânsito em Buenos Aires | Foto: QVM.

Para que qualquer problema seja evitado, peça o táxi pela Rádio Taxi, já que garante que os carros são cadastrados na Prefeitura de Buenos Aires. Assim, qualquer problema é mais fácil de ser resolvido visto que há fiscalização do motorista.

Em Buenos Aires, a bandeira 1 do táxi (válida das 6 às 22 horas) custa 32,80 pesos. E é acrescido 3,26 pesos a cada 200 metros percorridos. Já a bandeira 2 (válida das 22 às 6 horas) custa 39,10 pesos. Neste caso, é acrescido 3,91 pesos a cada 200 metros percorridos.

Opções de Uber e Cabify também já estão disponíveis na cidade. Porém, vale lembrar que quem usá-los na modalidade de pagamento no cartão de crédito vai pagar a taxa de IOF . É o imposto para todas as compras feitas no cartão no exterior. 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom CRIANCA, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Em compensação, utilizando o Uber em Buenos Aires você coloca o seu destino final, acompanha o trajeto pelo aplicativo e já sabe previamente o valor. É bem seguro e confortável.

   

Dicas para usar taxi

São cerca de 40 mil taxis circulando por Buenos Aires, sendo a opção mais utilizada por viajantes. Dê preferência ao Radio Taxi Pídalo, que pode ser facilmente solicitado nos restaurante, hotéis, albergues ou você mesmo pelo celular.

É comum também conseguir taxis na rua, mas é preciso ter cuidado para não ser enganado e cair nos golpes mais comuns. Veja como prevenir-se:

  • Tenha sempre dinheiro trocado – o problema não é o troco, mas a malandragem dos taxistas argentinos. As notas de 10 e 100 são bastante parecidas, e num momento de descuido, podem dizer que você entregou uma nota de 100, ao invés de 10. Tome um café, compre um sorvete e sempre tenha notas pequenas, que não são fornecidas nos caixas eletrônicos;
  • Taxis com pintura preta e amarela – estes são os oficiais em toda a região de Buenos Aires. Nunca entre em taxis fora desse padrão e desconfie de pessoas oferecendo corridas nos aeroportos e pontos turísticos, um golpe bastante comum;
  • Preço tabelado e indicações: muitos taxistas podem dizer que trabalham com tarifas fixas, para tentar arrancar grana dos turistas. Exija sempre o taxímetro e pesquise antecipadamente quanto custa um taxi em Buenos Aires. Evite também aceitar indicações dos taxistas, que podem tentar leva-lo em lojas e restaurantes que pagam comissões. Tente ao máximo entrar no taxi sabendo onde ir;
  • Narre o valor das notas e confira o troco – um golpe comum é a troca notas falsas. O taxista pode dizer que sua nota está danificada e pede outra e nesse momento te entrega uma falsificação. Outra dica é falar as notas que está entregando: 5 + 10 + 50 = 65. Isso te dá a certeza de que não se enganou;
  • Informe o endereço, mas não o número – o ideal é dizer o nome da rua e as transversais, pois as ruas de BsAs são longas e os taxistas podem ganhar tempo no trajeto;
  • Evite dor de cabeça nos aeroportos – a melhor opção, e geralmente mais barata, é contratar o traslado do hotel. Se não for possível, utilize apenas os taxis oferecidos em cabines dentro dos aeroportos, nunca por pessoas abordando turistas.

 

Andar de bicicleta em Buenos Aires

Alugar bicicletas em Buenos Aires
Bicicletas para alugar em Buenos Aires | Foto: Gobierno de Buenos Aires, via Wikimedia Commons.

As bicis também são um ótimo meio de transporte para conhecer a cidade. Visto que a capital da Argentina é bem plana dá para ir bem longe mesmo sem ser “atleta”.

Dessa forma, é outro transporte em Buenos Aires bem utilizado. Como resultado, há aproximadamente 150 km de ciclovias, chamadas de bicisendas.

Há na cidade várias empresas que alugam bicicletas, com preços a partir de 60 pesos a hora ou 240 pesos o dia, além de um serviço de empréstimo da prefeitura de Buenos Aires, o Ecobici, que pode ser utilizado pelos turistas.

Se preferir fazer roteiros pré-definidos, em grupo e com guia também há várias opções, inclusive para a cidade do Tigre e para o Uruguai. 

Uma dica interessante é fazer esta Excursão de bicicleta em Buenos Aires, que te leva a conhecer os bairros mais famosos e os principais pontos turísticos da cidade

 

Barco de Buenos Aires a Montevidéu

O Buquebus é um serviço de transporte para passageiros e automóveis entre Uruguai e Argentina, passando por diversas cidades. É uma ótima maneira de viajar entre Buenos Aires e Montevidéu, mas também existe o serviço de lancha taxi.

Passeio de trem em Buenos Aires

É uma pena que tanta gente faça apenas o roteiro turístico de Buenos Aires e não tenha tempo de conhecer outras belezas da capital. Uma excelente opção é o passeio de trem oferecido pela Tren de la Costa, entre Buenos Aires e Tigre. Confira o relato do blog Turista Profissional.

Dicas: mapas e aplicativos em Buenos Aires

Aplicativo de transporte em Buenos Aires
Apps facilitam a vida dos turistas.

Para ajudar a se localizar na hora de planejar o passeio e escolher o meio de transporte uma opção é baixar o mapa de Buenos Aires no Google Maps. Assim, dá para utilizá-lo mesmo que estiver sem internet. E ainda, dá para marcar os pontos turísticos de interesse e salvar seus roteiros.

Um aplicativo super útil para a viagem é o BA Como Llego, da Prefeitura de Buenos Aires. Com serviços de trajetos semelhantes ao Google Maps, mostra as melhores rotas, além de marcar distâncias até seu destino.

Também oferece opções para percurso a pé, de bicicleta, de carro, metrô, trens e ônibus. Além disso, identifica onde há caixas eletrônicos, pontos turísticos e até hospitais. Dá para baixar no celular ou tablet pelo Android ou IOS.

Por fim, quem quer ficar de olho se o taxista não está dando voltas a mais, pode utilizar o Google Mapas. Além de conseguir calcular o tempo de percurso, pode saber o preço médio da corrida.

Agora que você já conhece os meios de transporte mais utilizados pelos portenhos e pelos turistas, dá uma olhada nesse artigo sobre como montar um roteiro por Buenos Aires. Depois que já estiver por dentro, é só montar seu roteiro, arrumar a mala e “hasta la vista”.

E não esqueça que caminhar é sempre uma ótima pedida para o turismo em Buenos Aires.

E você conhece a capital da Argentina? Teve algum problema com transporte em Buenos Aires? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Carolina Brusarosco

ESCRITO POR

Carolina Brusarosco

Jornalista, pós-graduada em Jornalismo Literário, sagitariana e cheia de paixões distintas. De origami a astronomia, de pets a romances de Jane Austen. Uma das maiores paixões é escrever sobre turismo. Sonha em fazer o Caminho de Santiago de Compostela, conhecer todos os continentes e (quando tiver) levar seus filhos para mochilões mundo afora.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *