Buenos Aires

O turismo em Buenos Aires é uma grande experiência cultural e gastronômica. Isso porque, os nossos vizinhos argentinos valorizam muito sua história, seus costumes e sua culinária, além de sempre darem espaço para artistas locais e atividades que envolvam a população.

Essa característica faz com que a viagem para a capital da Argentina seja uma grande imersão na cultura portenha e em todas as outras culturas que a influenciaram, afinal Buenos Aires é uma das grandes metrópoles cosmopolitas da América do Sul, terra de muitos imigrantes e visitada por viajantes de todo o mundo.

Por isso, quanto mais aberto a conhecer a cultura, entender como a cidade funciona e experimentar os costumes pose habitantes você estiver, mais interessante será fazer turismo em Buenos Aires.

Quer saber mais sobre o turismo em Buenos Aires? Veja neste artigo os principais pontos turísticos, onde se hospedar e como se locomover na cidade, além de sugestão de roteiro e muito mais.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Buenos Aires

Melhor seguro viagem para América do Sul »

 

Turismo em Buenos Aires: Mapa da cidade

  • País: Argentina
  • Área total: 202 km²
  • População total: 2,891,082 hab.

*Fonte: Wikipédia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios de Buenos Aires »

 

Tudo sobre Buenos Aires

Turismo em Buenos Aires
Região central de Buenos Aires.

Buenos Aires é um distrito federal (ciudad autônoma), como Brasília. Mas, vamos chamá-la de cidade para facilitar, já que ela não é a única com esse nome. É que além da cidade, existe a província de Buenos Aires, que é formada por diversas cidades, como se fosse um estado. No caso da província de Buenos Aires, sua capital é a cidade de La Plata.

A cidade de Buenos Aires é a maior da Argentina, com quase 3 milhões de habitantes, sendo muitos desse total estrangeiros, além de ser a 2ª maior área metropolitana da América do Sul. Está na lista de 20 maiores cidades do mundo, junto com São Paulo e Cidade do México, e é uma das três cidades latino-americanas classificadas como cidade global alfa.

Essas cidades são aquelas cuja economia e o desenvolvimento fazem diferença no aspecto mundial, o que significa que quando essas cidades entram em crise afeta os outros países.

E, apesar de ser uma grande cidade, com milhões de habitantes, trânsito e tudo o que metrópoles costumam ter de problemas, é capital do país com a 3ª melhor qualidade de vida, entre os países da América Latina, e está entre os destinos turísticos mais importantes do mundo.

Arredores => Passeio de barco pelo Delta do Tigre

 

Mais sobre a história de Buenos Aires

dicas de buenos aires
San Telmo é o bairro mais antiga da cidade | Foto: Barcex, via Wikimedia Commons.

Antes da chegada dos colonizadores espanhóis, a região de Buenos Aires era habitada por indígenas caçadores, chamados pelos guaranis de Querandi, que na língua deles significa “homens de gordura”, uma vez que eles se alimentavam de carne, além de serem bem violentos.

Em 1516 Juan Días Solís chega a região, mas ele é devorado pelos índios antes de conseguir explorar o território. Em 1536, o colonizador espanhol Pedro Mendoza funda uma vila onde hoje é Buenos Aires com o nome de Santa Maria dos Bons Ares (Santa Maria del Buen Aires). Sem dinheiro e com a hostilidade dos índios, a vila foi abandonada.

Com a necessidade de escoar pelo Atlântico as riquezas “retiradas” do Peru, em 1580 foi criada uma nova vila, por Juan Garay. Ele foi morto pelo índios três anos depois, mas a vila permaneceu. Por isso, dizem que Buenos Aires foi fundada duas vezes.

Anos depois, em 1810, a população insatisfeita com o reinado realizou a Revolução de Maio que resultou na independência da Argentina. Entre 1880 e 1930 muitos imigrantes chegaram a cidade.

Outro fato marcante da história da cidade, foi o golpe militar entre 1976 e 1983, quando mais de 30 mil desapareceram. A marcha silenciosa das mães na Plaza de Mayo, conhecidas como as Mães de Maio, é um grande marco desse período.

Consulte => Excursões em Buenos Aires

 

Outras informações sobre Buenos Aires

dicas de buenos aires
Puerto Madero

A Argentina foi colonizada pela Espanha e, por isso seu idioma oficial é o espanhol. A moeda oficial do país é o peso argentino que, faz alguns anos, está desvalorizada em relação ao real.

E o código telefônico de Buenos Aires é 11 e da Argentina é 54. Em relação ao fuso horário, a hora local de Buenos Aires é a mesma de Brasília, exceto no horário de verão, quando fica 1 horas atrás.

Buenos Aires tem as estações bem definidas, mas é uma cidade úmida por conta do clima oceânico. O verão tem altas temperaturas e é muito abafado, já o inverno é frio, mas não extremo e não é comum nevar. Assim, você pode escolher quando ir a Buenos Aires, de acordo com seu gosto pelo clima.

Brasileiros não precisam de visto de turismo e nem passaporte para visitar Buenos Aires, apenas do documento de identidade (RG), que deve estar em bom estado de conservação e ter sido emitido a menos de 10 anos.

Diversão => Espetáculos e musicais em Buenos Aires

 

O que fazer em Buenos Aires

Confira o vídeo feito pelo site oficial de turismo de Buenos Aires que apresenta o bairro de Recoleta, casa de alguns pontos turísticos imperdíveis de Buenos Aires:

 

Pontos turísticos e passeios

Dicas de passeios em Buenos Aires
Flor de Metal, na Recoleta.

Antes de organizar seu roteiro pela cidade, veja alguns artigos gerais sobre a cidade. Confira as algumas dicas de Buenos Aires, essenciais para a primeira visita.

Depois, você já pode mergulhar nas opções de passeios por lá. Para isso, veja este artigo com os principais pontos turísticos de Buenos Aires,

São atrações imperdíveis na cidade o icônico Cemitério Recoleta, Puerto Madero, o Caminito, os maravilhosos Jardim de Palermo, Teatro Colón, Casa Rosada entre outros.

o que ver em buenos aires
Caminito

Uma opção de passeio que considero imperdível para se fazer é alugar uma bicicleta em Buenos Aires. Há vários roteiros prontos, mas também é bacana pedalar pela cidade.

No artigo Buenos Aires com crianças, trago dicas de lugares que certamente os pequenos vão adorar na capital da Argentina.

O Paseo de La Historieta literalmente é um local para se conhecer com crianças; afinal, não podemos esquecer que uma das personagens infantis mais queridas da garotada (e de muitos adultos) é a Mafalda.

buenos aires com crianças
Mafalda | Foto: Lourdes Cardenal, via Wikimedia Commons.

 Em outro artigo, tem informações sobre o que fazer em Buenos Aires, ideal para quem viaja com frequência para lá e quer conhecer lugares diferentes.

Também é uma atração da capital a sua gastronomia, Mas, cosmopolita que só, a cidade oferece um cardápio dos mais variados para carnívoros e também para vegetarianos, como massas, pizzas, empanadas, além de deliciosas sobremesas.

Para esse assunto, recomendo que veja os 2 artigos a seguir:

Caso você curta sair à noite, no artigo vida noturna em Buenos Aires você conhecerá tudo para cair na noite.

Fora da rota turística, a capital  capital argentina tem atraído cada vez mais estudantes brasileiros devido à proximidade com o nosso país e aos preços atrativos dos cursos.

Como a quantidade de pessoas interessadas em fazer um intercâmbio na cidade só cresce, preparei este post com as principais dicas para quem deseja estudar espanhol em Buenos Aires.

Confira => Tours guiados para visitar a Casa Rosada

 

lugares pra conhecer em buenos aires

Jardim Japonês, em Palermo.

Para organizar sua viagem conheça as opções de como ir do aeroportos de Buenos Aires até o centro. Neste artigo, explico como funcionam os dois aeroportos da cidade, mas vale ressaltar que a partir de abril de 2019, somente o Aeroporto Internacional Ministro Pistarini, conhecido como Aeroporto de Ezeiza, receberá voos do Brasil.

Também é importante entender como se locomover em Buenos Aires, para otimizar os deslocamento entre as atrações. Nessa etapa da organização, você deve conhecer as opções de hospedagem na cidade, para te ajudar nisso, confere os artigos:

Por fim, veja minhas dicas de compras em Buenos Aires com produtos e lojas mais bacanas e uma sugestão de roteiro de compras.

E, para te ajudar a organizar seu roteiro com todas essas opções que você viu acima, veja minha sugestão de roteiro em Buenos Aires para viagens de 5 dias e ainda sugiro adaptações para roteiros condensados em 4, 3 e somente 2 dias na capital portenha.

Se a intenção for explorar os arredores da capital, saiba quais são as cidades perto de Buenos Aires que valem a pena conhecer.

Um lugar muito visitado quando se está na Argentina é a cidade de Colônia do Sacramento situada entre Montevidéu e Buenos Aires, veja os detalhes dessa viagem no artigo Como ir de Buenos Aires a Montevidéu, é possível conhecer a cidadezinha uruguaia quando saem da Argentina de barco, os famosos Buquebus.

Demais => Passeios pelo Puerto Madero

 

Dicas de turismo em Buenos Aires

Buenos Aires é uma das cidades mais encantadoras, seja pela sua história, pelos seus atrativos turísticos ou pela sua população, simpática e amistosa. Não é à toa que todos os anos milhares de brasileiros descem o continente para conhecer a capital da Argentina, seus sabores e “brigar” um pouco sobre quem é o Rei do Futebol (Pelé ou Maradona).

Por tudo isso, Buenos Aires está na minha lista de sugestões de destinos para fugir do Carnaval. Muitas pessoas, inclusive, escolhem Buenos Aires para fazer intercâmbio de espanhol.

Caso precise de mais dicas sobre o que fazer em Buenos Aires e na Argentina, procure no post índice da RBBV (Rede Brasileira de Blogs de Viagem), onde estão listados os artigos de vários blogueiros com informações sobre o destino.

E você, já conhece Buenos Aires? Quais são os seus lugares preferidos? Deixe nos comentários suas dicas de viagem!

Até + !!!

 

Background Tickets
Buenos Aires

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
Buenos Aires

Lazer e Diversão

Background Acomodação
Buenos Aires

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *