Aluguel de bicicleta em Buenos Aires: passeios imperdíveis

Aluguel de bicicleta em Buenos Aires: passeios imperdíveis

O aluguel de bicicleta em Buenos Aires é uma das maneiras mais incríveis de conhecer a cidade por completo, com passeios guiados ou mesmo por conta própria! Além dos pontos turísticos famosos como a Recoleta, o Caminito, Puerto Madero e diversos outros, a capital portenha oferece uma variedade de bairros com estilos e culturas diferentes, feiras de artesanato e artes, restaurantes, arquitetura e parques. São várias cidades em uma só!

E andar por Buenos Aires de magrela lhe oferece outro ponto de vista sobre os atrativos e permite que você explore cada cantinho no seu ritmo, além de ser um sistema mais econômico. Gostou da ideia? Descubra os passeios para pedalar que valem o aluguel, rental ou “alquiler” de bicicleta em Buenos Aires, seja de graça ou contratando um bike tour.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Buenos Aires

Melhor seguro viagem para América do Sul »

 

Como alugar uma bicicleta em Buenos Aires?

Aluguel de bicicleta em Buenos Aires
Foto: Gobierno de Buenos Aires, via Wikimedia Commons.

Existem duas formas de você conseguir uma bicicleta para curtir Buenos Aires, capital da Argentina. A primeira é alugando uma bike em diversas empresas que oferecem esse tipo de locação. A segunda maneira é de graça, por meio de uma iniciativa do governo argentino, que possui um programa para atender as pessoas interessadas. Conheça ambas agora.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios de Buenos Aires »

 

Aluguel de bicicleta em Buenos Aires

Como funciona o aluguel de bike em Buenos Aires
Alquiler de Bike | Gobierno de Buenos Aires, via Wikimedia Commons.

Decidiu explorar Buenos Aires de bike? Então, agora, é preciso escolher entre alugar sua magrela e fazer seu próprio roteiro, ou procurar uma agência especializada nesse tipo de passeio e sair acompanhado de um guia e outros turistas.

Há muitas empresas de turismo na cidade especializadas em passeios de bike, disponibilizando diversos roteiros e também diferentes tipos de bicicletas, desde as sem marcha até as elétricas, além de triciclos e cadeirinhas para transporte das crianças.

Todas as empresas oferecem o serviço de aluguel de bicicleta com preços a partir de 60 pesos a hora, aproximadamente 10 reais, ou 240 pesos o dia, mais ou menos 40 reais (consulte os preços na época da sua viagem). Se você preferir, pode usar o transporte em Buenos Aires.

 

Bike de graça em Buenos Aires

Bike de graça em Buenos Aires
Ecobici | Gobierno de Buenos Aires, via Wikimedia Commons.

Uma opção além de super econômica e bem bacana é o empréstimo de bicicletas, feito pelo governo de Buenos Aires.

O serviço é gratuito e pode ser usufruído também por turistas, basta se cadastrar no site do Ecobici BUE, informando os dados pessoais e enviando uma imagem do seu documento de identificação.

O Ecobici funciona 24 horas, todos os dias. Porém, é preciso ficar atento ao tempo de empréstimo: durante a semana, o tempo permitido de uso da bike é de uma hora e, aos fins de semana, 2 horas. Quando esse período esgota, é preciso devolver a bike em um dos postos.

Para pedir emprestado outra magrela, basta esperar cinco minutos que o sistema já libera o uso. Mas fique atento: se atrasar na hora de devolver, o usuário será punido com a suspensão do serviço por três dias, quando for a primeira infração, e depois acrescentando sempre mais uma semana a cada novo descumprimento das regras.

Os postos de retirada/entrega das bikes, assim como a disponibilidade de unidades, podem ser consultados em tempo real no site ou no app.

 

Buenos Aires é perfeita para pedalar

Passeios de bicicleta em Buenos Aires
Buenos Aires tem cerca de 150 km de bicisendas (ciclovias) | Foto: Piero Leite.

Embora a cidade tenha sido fundada séculos antes da invenção das bicis – Buenos Aires existe oficialmente desde 1580 e a bicicleta com pedal só foi inventada em 1839 – sua topografia plana, as ruas largas e os cruzamentos retos são perfeitos para quem deseja curtir a cidade pedalando.

Buenos Aires “nasceu” para ser explorada de bicicleta! Aproveite e leia o artigo com os principais pontos turísticos de Buenos Aires.

Mas, essa vocação passou a ser incentivada somente nos anos 2000, quando a prefeitura investiu na implantação de bicisendas – como são chamadas por lá as ciclovias – em toda a cidade.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Argentina. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Atualmente, há aproximadamente 150 km de vias exclusivas para as bikes, boa sinalização de chão e aérea (placas) e, sobretudo, respeito por parte dos motoristas.

Com isso, Buenos Aires passou a “frequentar” a lista de cidades bike-friendly criada pela instituição dinamarquesa Copenhagenize Design Co.

Há até uma rádio com dicas e notícias sobre passeios de bike na Argentina, a Baires em Bici.

 

Como funcionam os passeios em BUE

Tour de bicicleta em Buenos Aires
La Naranja | Foto: Blmurch, via Wikimedia Commons.

Quem prefere um roteiro já montado e o acompanhamento do guia de turismo, é preciso procurar uma agência especializada. Uma das mais antigas da cidade é a La Bicicleta Naranja (sim, todas as bikes são naranjas, ou melhor, laranjas). Ela ganhou, nos últimos anos, a companhia de diversas outras empresas.

Entre as mais bem avaliadas nas redes sociais e nos sites especializados em turismo estão:

Todas elas têm tours diários em espanhol e inglês (mas é preciso checar a disponibilidade na data escolhida).

Entre os roteiros mais comuns nessas empresas estão os que percorrem a parte Norte da cidade (região de San Telmo, Puerto Madero, Recoleta, Palermo) ou a parte Sul (La Boca, Mont Serrat, Retiro).

Os passeios para ambos os lados têm duração de 3h e começam nas áreas mais famosas no entorno do centro. Em seguida, partem para o Norte ou Sul. Há ainda outro tour mais completo que dura cinco horas. Veja também o que fazer em Buenos Aires além dos pontos turísticos mais famosos.

Não perca => Tour guiado no Cemitério da Recoleta

   

 

Melhores roteiros de bike em Buenos Aires

Buenos Aires é fascinante. Basta colocar os pés na cidade para sentir um clima diferente, europeu, seguro. Por isso, fazer um roteiro de bicicleta em Buenos Aires é uma ótima ideia. Veja minhas sugestões com os melhores roteiros para passear de bike na capital da Argentina:

Imperdível => Excursões a pé em Buenos Aires

 

Lagos e parques

Roteiro de bicicleta em Buenos Aires
O Jardim das Esculturas é um dos pontos de parada do tour | Foto: Piero Leite.

Os parques e bosques de Buenos Aires são um grande destaque da cidade. Lindos, acessíveis e considerados o pulmão verde da capital portenha, os parques são uma ótima opção de passeio para toda a família. São queridinhos de argentinos e turistas e, por isso, tem um roteiro especial só para visitá-los.

O tour, que percorre 18 quilômetros em pouco mais de 3 horas, passa pelos bairros de Palermo, Palermo Lagos e Bosques, Belgrano e Chino (o bairro oriental de BUE). As paradas incluem o Jardim Botânico, o Rosedal, o Jardim das Esculturas, o Hipódromo de Palermo, além da casa do escritor e poeta argentino Jorge Luis Borges, do Mercado de Pulgas, do centro de Palermo Hollywood e do bairro Chino.

 

Arquitetura

Passeio de bike em Buenos Aires
Tour percorre prédios e igrejas históricas na cidade, como a Basílica Nuestra Señora de La Merced | Foto: Piero Leite.

Não precisa ser arquiteto ou fotógrafo para se encantar com as construções históricas da cidade. Esse tour parte do bairro de San Telmo e percorre em aproximadamente 4 horas os prédios ícones da cidade, que têm forte influência nas arquiteturas francesa e italiana.

Passando pelo Centro, Puerto Madero, San Nicholas o passeio tem paradas no Teatro Cólon, Faena Hotel & Universe (um suntuoso hotel 5 estrelas), Congresso NacionalPalácio da Justiça, casas secretas e igrejas históricas, entre outros prédios.

  • Quem faz: Biking Bue (1.112 pesos argentinos );
  • Incluso: Bicicleta, capacete, guia bilíngue, água, mate e empanadas para almoço.

Especial => Visite a Catedral Metropolitana e a escola do Papa Francisco

 

Grafite e Arte Urbana

Bicicleta em Buenos Aires
Grafites em La Boca | Foto: Andrew Shiva, via Wikipedia Commons.

Painéis, colagens e grafites são encontrados em todo canto de Buenos Aires. Porém, esse tour leva o turista a descobrir a arte urbana pelos bairros escondidos na região Sul. A ideia do tour é, em 4 horas de passeio, explorar o histórico cultural e histórico da região conhecida como polo do design.

Um dos pontos de parada é o Pasaje Lanin – Mosaic Houses, um prédio localizado no bairro de Barracas com as paredes cobertas por mosaicos coloridos. O passeio visita ainda a Convenção Styles Street Art, um grande mural colaborativo, e Cooperativa Vieytes, uma antiga fábrica de sorvete que possui um dos maiores murais do mundo.

  • Quem faz: Biking Bue (1.112 pesos argentinos);
  • Incluso: Bicicleta, capacete, guia bilíngue.

Completão => Todas as dicas de Buenos Aires

 

Comidas típicas de Buenos Aires

Roteiro de bicicleta por Buenos Aires
Carne Argentina durante passeio de bike em Buenos Aires.

Experimentar pratos e ingredientes típicos é obrigatório na sua viagem? Então, esse é o seu tour! Durante 5 horas, os participantes do passeio de bicicleta em Buenos Aires conhecem restaurantes, cafés, lojas e barracas que oferecem comidas típicas na região central da cidade. Leia mais sobre o que comer em Buenos Aires.

Pizza, chorizo, papas fritas, empanadas, bondiola, sorvetes caseiros. É uma lista grande! Quem desejar ainda pode terminar o tour com uma degustação de vinhos produzidos com Uva Malbec, tradicionais na região.

  • Quem faz: BA Bikes (1350 pesos argentinos);
  • Incluso: Bicicleta, capacete, guia, água, e toda comida do passeio.

Sugestões => Roteiro em Buenos Aires

 

Tango Experience

Esse passeio, feito com bicicleta elétrica, tem aproximadamente 6 horas e entra noite adentro. É isso mesmo! Após um tour durante a tarde pelos Bosques de Palermo, o grupo vai conhecer uma “balada” tradicional de Buenos Aires, a milonga. Com orquestra ao vivo e aula de tango, quem escolhe esse tour consegue experimentar uma das paixões argentinas, o tango.

O passeio termina em uma casa de milonga, onde o turista poderá aproveitar os passos que aprendeu na aula e dançar tango até às 4 horas da manhã. Encara a maratona de dança? Leia também as dicas sobre a vida noturna em Buenos Aires.

   
  • Quem faz: Bike n’Wanders Experiences (2.792 pesos argentinos);
  • Incluso: Bicicleta elétrica, capacete, guia, água e mate, ingresso para show de milonga (1 bebida não alcoólica no show).

Oportunidade => Espetáculos e musicais em Buenos Aires

 

Tigre com passeio de caiaque

Passeio até Tigre de bicicleta
Tour inclui pedalada, passeio de trem e caiaque em Tigre.

Uma ótima opção de roteiro para quem gosta de aventura é o passeio para Tigre, cidade localizada a pouco mais de 30 quilômetros de Buenos Aires. São 8 horas de tour saindo do bairro de Palermo, onde há paradas para fotos em alguns parques, passando por Nuñez e Belgrano. Em seguida, o grupo pegará um trem para Tigre. O tour passa também pelas cidades San Isidro, San Fernando e La Lucila.

Em Tigre, os turistas farão um passeio de caiaque pelo Delta do Rio Tigre, que é o ponto de encontro entre ele com o Rio da Prata. Esse é considerado um dos cinco maiores deltas do mundo e um dos poucos que deságua em outro rio e não no mar.

Para “repor as energias”, o tour inclui um almoço com o típico churrasco argentino, a Parrillada, com carne de porco, carne de vaca, chouriço, legume e outras delícias.

  • Quem faz: Biking Bue (3.035 pesos argentinos)
  • Incluso: Bicicleta, capacete, guia bilíngue, água e mate, almoço, ingresso de trem, seguro, aluguel de caiaque, colete salva-vidas e capa de chuva (caso necessário).

Mochilão => Melhor época para viajar na América do Sul

 

Argentina para Uruguai

Passeio de bicicleta em Buenos Aires
Colonia del Sacramento | Foto: QVM.

Já pensou sair da Argentina e chegar até a República Oriental do Uruguai (esse é o nome do nosso vizinho do Sul) de bike? Sim, há um tour com essa rota. E, sim, ele tem apoio de uma balsa, afinal não dá pra cruzar o Rio da Prata pedalando! O tour demora aproximadamente 11 horas e só é realizado aos domingos.

O passeio começa na região central de Buenos Aires, passando por pontos turísticos famosos da cidade, como a Plaza de Mayo até chegar ao Puerto Madero. Na área portuária, o grupo pegará a balsa que cruza o Rio da Prata em direção a Colônia Del Sacramento, uma das cidades mais charmosas do Uruguai e considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

No percurso entre as duas cidades, aproveite a linda vista da balsa e também o free shop interno, que funciona somente com a balsa em movimento. Já no lado uruguaio, o tour irá explorar as ruas de pedra e as ruínas de construções antigas da cidade. Saiba tudo sobre o que fazer no Uruguai.

O grupo ainda assistirá o pôr do sol as margens uruguaias do Rio da Prata para, em seguida, pegar a balsa de volta para BUE.

  • Quem faz: BA bikes (3.700 pesos argentinos)
  • Incluso: Bicicleta, capacete, água e guia.

Na próxima visita a Buenos Aires pegue sua magrela, seu capacete, escolha se roteiro ou passeie sem rumo pelas ruas da cidade. Vale a pena!!!

Para finalizar, confira o vídeo feito pelo site oficial de turismo de Buenos Aires que apresenta o bairro de San Telmo,  ótimo para fazer um tour de bike em Buenos Aires:

Gostou da ideia? Prefere um tour guiado ou explorar a cidade sem rumo definido? Deixe seu comentário.

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Carolina Brusarosco

ESCRITO POR

Carolina Brusarosco

Jornalista, pós-graduada em Jornalismo Literário, sagitariana e cheia de paixões distintas. De origami a astronomia, de pets a romances de Jane Austen. Uma das maiores paixões é escrever sobre turismo. Sonha em fazer o Caminho de Santiago de Compostela, conhecer todos os continentes e (quando tiver) levar seus filhos para mochilões mundo afora.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *