Clima em Buenos Aires: melhor época para ir à capital

Clima em Buenos Aires: melhor época para ir à capital

Qual a melhor época para visitar Buenos Aires é um pergunta comum para quem quer conhecer a famosa cidade da América do Sul. Afinal, durante o planejamento de uma viagem, é fundamental pesquisar sobre o clima em Buenos Aires e dar aquela espiada na previsão do tempo na hora de arrumar a mala.

Contudo, a escolha da melhor época para viajar para Buenos Aires, a capital da Argentina, é importante não apenas para organizar a bagagem, mas também para planejar que tipos de passeios fazer, sobretudo se você vai viajar com crianças, que é recomendada uma organização um pouco mais detalhada.

É claro que escolher o período ideal para uma viagem, dependerá bastante da preferência do viajante por frio ou calor – sim, há quem odeie as temperaturas extremas e sempre programam suas viagens pensando em fugir das baixas temperaturas ou do calor do tipo “um sol para cada um”.

Porém, se você for o contrário da pessoa que descrevi acima, aproveite as temperaturas extremas que podem até trazer mais charme ao local (como em Ushuaia, por exemplo).

No geral, a dica é tentar evitá-las já que um clima pesado (muita neve, chuva ou calor) pode atrapalhar seu roteiro em qualquer lugar do mundo.

Descubra agora como é o clima em Buenos Aires,  se neve, quando chove mais ou menos, quando é mais quente na cidade. Com tudo isso de informação, será bem mais fácil decidir quando é melhor ir para Buenos Aires e aproveitar tudo que a capital portenha tem para oferecer – e é muita coisa.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Buenos Aires

Seguro viagem América do Sul »

 

Como é o clima em Buenos Aires?

Quando ir para Buenos Aires
Buenos Aires é abafada no verão e tem sensação de temperatura mais baixa no inverno.

Buenos Aires é uma cidade úmida por conta do clima oceânico – que sofre grande influência de massas de ar quente e frio vindas do Oceano Atlântico por meio do rio da Prata, que marca a fronteira da Argentina com o Uruguai. Gosta desses dois países? Então veja nosso guia completo para viajar de carro entre Uruguai e Argentina ou de Buquebus.

Esse tipo de clima em Buenos Aires resulta em uma sensação de abafamento no verão ou de que a temperatura está ainda mais baixa no inverno.

Lembre-se disso na hora de checar a temperatura, uma vez que essa sensação de clima abafado ou mais frio faz com que o clima seja bem diferente do que você está acostumado no Brasil na mesma temperatura, exceto para que mora na região sul.

Mas, a dica de ficar de olho na previsão é sempre válida para te ajudar na escolha das roupas e para mudar o roteiro caso vá chover nos dias de viagem.

Vale consultar as páginas dos jornais locais na internet, como o La Nación ou em sites especializados em meteorologia (climatempo, accuweather ou outro de sua preferência).

Antes de falar sobre cada estação do ano e como é o clima em Buenos Aires em cada uma delas e os registros médios de temperatura nas últimas décadas, dá só uma olhada nesse vídeo com passeios diferentes para fazer na cidade, produzido pelo site oficial de turismo de Buenos Aires:

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios de Buenos Aires »

 

Qual a melhor época para viajar para Buenos Aires?

Melhor época para viajar a Buenos Aires
Quando ir para Buenos Aires? | Foto do Puerto Madero.

Quem está na dúvida de quando ir para Buenos Aires tem uma grande vantagem: as estações do ano são bem definidas. E embora as temperaturas sejam mais intensas do que na maior parte do Brasil, tanto para frio quanto para calor, se assemelhando com a região sul brasileira, elas não são extremas. A média anual é de 18°C.

Por isso, a dica é simples: aproveite o outono ou a primavera, pois são estações de transição, tendo temperaturas mais amenas. Assim, você não corre o risco de se programar para conhecer algum entre os principais pontos turísticos de Buenos Aires e o clima estragar o roteiro.

Para quem ainda não conhece a capital da Argentina ou mesmo para que já conhece e quer conhecer Buenos Aires ainda melhor, confira as incríveis dicas deste guia digital sobre a capital argentina. Destaco também outros artigos da cidade aqui do Quero Viajar Mais:

 

Qual é a época mais barata para ir para Buenos Aires?

Levando em consideração que o verão é o período de férias escolares, tanto no Brasil quanto na Argentina, assim como em julho, no inverno, e que muitas pessoas optam por estar de férias neste período, sobretudo que vai passar por Buenos Aires antes de ir para uma estação de esqui, como Bariloche, o outono e a primavera poderiam ser as opções de época mais baratas para viajar a cidade.

Porém, como detalharei mais abaixo, o verão argentino é bem quente na região de Buenos Aires, mas a capital não está no litoral do país.

Com isso, os argentinos viajam para outras regiões do país e mesmo com bastante turistas, o verão não é considerado a alta estação e sim a primavera, quando o clima está mais ameno.

Pode parecer confuso, uma vez que a alta estação brasileira é o verão, mas como o clima da Argentina não é exatamente igual ao do Brasil, a comparação não é justa.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Argentina. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Em resumo, o outono é a estação mais barata para ir para Buenos Aires, e o inverno e a primavera as mais caras. Já no verão, os preços podem aumentar devido as férias escolares brasileiros e as viagens ao país.

O que vale é sempre pesquisar os preços, o câmbio e fazer suas reservas com antecedência.

Não perca => Show de Tango com jantar opcional em Buenos Aires

 

Quando é primavera em Buenos Aires?

Quando é primavera em Buenos Aires?
Primavera em Buenos Aires | Foto do parque da cidade.

Muita gente se pergunta quando é primavera em Buenos Aires e, assim como os países do Hemisfério Sul, são as mesmas datas da estações do ano no Brasil.

A estação que vai de setembro a dezembro é preferida de muitas pessoas, pois a temperatura é quente, mas amena, e a cidades está lindíssima devido ao desabrochar de muitas espécies de flores.

Em Buenos Aires essa é a época em que a cidade está mais bonita, cheia de flores roxas dos jacarandás plantados (de forma planejada) em todos os bairros. Posso dizer que ela é considerada alta estação. Se você até já conhece a cidade, aproveite para desbravar além dos pontos turísticos mais famosos.

Por conta da temperatura agradável (com média entre 20° e 25°C) todas as atividades ao ar livre são extremamente recomendáveis. Os parques ficam cheios durante todo o dia e há muitos grupos passeando de bicicleta, mesmo à noite.

Aproveite para visitar o Paseo Del Rosedal e o Parque 3 de Febrero, em Palermo, com mais de 12 mil rosas de todas as cores e várias espécies. Veja outros passeios imperdíveis na Argentina.

 

Quando chove mais em Buenos Aires?

Mas saiba que essa é uma época bastante chuvosa também. Por isso, leve na sua mala guarda chuva, casacos leves e não se esqueça de planejar roteiros em áreas fechadas como um plano B.

Llivrarias como o El Ateneo e a Biblioteca Nacional e os diversos museus da cidade, como o MALBA são ótimas opções para a “hora da chuva”.

Apesar de chuvosa, a primavera portenha não costuma ter longos períodos molhados. Assim, é só esperar um pouco que a chuva termina e você poderá “colocar o pé na rua novamente”. Se preferir não esperar pelo fim da chuva, pode usar o transporte em Buenos Aires.

   

Temperaturas médias (mínimas e máximas) na primavera de Buenos Aires e precipitação de chuvas

  • Setembro: 10 a 19°C – 72,2mm
  • Outubro: 13 a 23°C – 127,2mm
  • Novembro: 16 a 26°C – 117,5mm
  • Dezembro: 18 a 28°C – 118,9mm

Fonte: Servicio Meteorologico Nacional

Imperdível => Excursões a pé em Buenos Aires

 

Quando é outono em Buenos Aires?

Quando é outono em Buenos Aires?
Outono em Buenos Aires: folhas secas nas calçadas.

No outono (março a junho) a temperatura começa a cair, mas ainda é amena (média entre 10° e 20°), pelo menos durante o dia. As manhãs são frescas, o dia quente. Já as noites são mais geladas.

Boa oportunidade para dar início a temporada de vinhos. O país possui uma média de 200 mil hectares de vinhedos, sendo considerada a região mais importante da América do Sul para a vinicultura. Experimente vinhos de uva Malbec, típica da Argentina.

Durante o dia dá para fazer qualquer tipo de passeio: andar de bike, visitar os parques ou conhecer a cidade a pé e aproveitar para fazer umas comprinhas (fique de olho na coleção de inverno, que já estarão em todas as vitrines no outono).

Por falar em compras, tem um roteiro completo para fazer compras em Buenos Aires. E ainda tirar muitas fotos da paisagem, que ganham um charme a mais com as folhas avermelhadas nas árvores e também pelas ruas.

Temperaturas médias (mínimas e máximas) no outono de Buenos Aires e precipitação de chuvas

  • Março: 18 a 27°C – 140,1mm
  • Abril: 14 a 23°C – 118,9mm
  • Maio: 11 a 19°C – 92,3mm
  • Junho: 8 a 16°C – 58,7mm

Fonte: Servicio Meteorologico Nacional

Demais => Passeios pelo Puerto Madero em Buenos Aires

 

Quando é verão em Buenos Aires?

Quando é verão em Buenos Aires?
Verão em Buenos Aires: pôr do sol no bairro de Belgrano.

Já o verão (dezembro a março) argentino costuma ter temperaturas altas (podendo chegar a uma média de 35°C) e ser muito abafado, mesmo no período da noite.

Culpa do clima oceânico do país, que causa alta umidade do ar e deixa uma sensação de ainda mais quente.

Em 2012, por exemplo, quando a temperatura chegou a 35,5°C, a sensação térmica na cidade foi a 50°C. Consegue imaginar o quão quente estava neste dia? Quente, demais!

Uma boa desculpa, porém, para abusar dos deliciosos sorvetes portenhos (com destaque para as versões de Dulce de leche, quer dizer, doce de leite) e das bebidas geladas.

A sorveteria mais famosa entre os brasileiros é a Freddo, mas há muitas outras opções com muito sabor como Jauja, Cadore, entre outras. Além dos sorvetes e das bebidas geladas, se você vai para Buenos Aires no verão, lembre-se sempre de andar com uma garrafa de água para se hidratar.

Outra vantagem do clima em Buenos Aires no verão é que só escurece por volta das 19 horas. Assim dá para aproveitar por mais tempo o roteiro pela cidade. Para curtir ainda mais a viagem veja outras dicas de Buenos Aires. Apesar de próximo ao oceano Atlântico, Buenos Aires não tem praia.

Por isso, no verão, a cidade costuma ficar bem mais vazia, principalmente entre dezembro e janeiro – fui em janeiro, uma vez, e dava para aproveitar as atrações como museus sem fila, com bastante tranquilidade.

Tanto que no Réveillon não há tantas festas e queima de fogos. Em geral, as pessoas ficam em casa ou vão a festas privadas. Essa é considerada baixa temporada na cidade.

Mas, Buenos Aires tem uma programação cultural sempre intensa e muitos lugares para conhecer. Se o calor não te incomodar, pode ser uma boa opção de época para conhecer a cidade.

Temperaturas médias (mínimas e máximas) no verão de Buenos Aires e precipitação de chuvas

  • Dezembro: 18 a 28°C – 118,9mm
  • Janeiro: 20 a 30°C – 135,4mm
  • Fevereiro: 19 a 29°C – 127,2mm
  • Março: 18 a 27°C – 140,1mm

Fonte: Servicio Meteorologico Nacional

   

Arredores =>  Cidades perto de Buenos Aires para conhecer

 

Quando é inverno em Buenos Aires?

Quando é inverno em Buenos Aires?
Dias frios no Puerto Madero no inverno de Buenos Aires | Foto: CAMüller, via Wikimedia Commons.

A temperatura no inverno de Buenos Aires não é extrema, mas costuma ser bem baixa (média entre 0° e 18°C). Na prática, essa variação pode ser considerada normal para quem vive no Sul do Brasil e praticamente “polar” para quem mora no Norte ou Nordeste.

Como venta muito na cidade – novamente culpa do clima oceânico! – a sensação que sentimos ao sair na rua é que a temperatura está sempre mais baixa que o valor marcado nos termômetros.

Por isso, planeje seu roteiro com muitos passeios em locais fechados e aproveite para parar em alguns dos variados e charmosos cafés da cidade, como o tradicional Café Tortoni ou os mais modernos como o Café Lattente, o Coffee Town entre outros.

Experimente o café local, o submarino (barra de chocolate mergulhada no leite quente), chás ou o matte, também comum na região Sul do Brasil. E, para combinar com as bebidas quentes uma medialuna (espécie de croissant) com doce de leite ou o churros portenho. Tudo uma delícia!!

Na hora de arrumar a mala, além das jaquetas e casacos, leve roupas para usar em camadas, luva, touca e cachecol. Isso porque, hotéis, restaurantes, museus e os estabelecimentos em geral, possuem aquecimento. Assim, quando você entrar no local, consegue tirar as blusas mais pesadas e ainda se manter aquecido.

 

Qual o período de neve em Buenos Aires?

Apesar da temperatura baixa e do clima bem frio de Buenos Aires no inverno, não é comum nevar na capital argentina. Embora o último registro de neve em Buenos Aires tenha sido recente, no ano de 2007 e bem fraquinha.

O penúltimo registro de neve na cidade tinha sido em 1918. Portanto, as chances de ver neve são bem pequenas, caso você escolha conhecer a cidade nessa época do ano.

Se você quer ver neve na Argentina, leia sobre Ushuaia e El Calafate, dois destinos de inverno incríveis na Argentina. E, para conhecer outros lugares do nosso continente, alguns com neve e outros mais tropicais, descubra qual é a melhor época para viajar na América do Sul.

Temperaturas médias (mínimas e máximas) no inverno de Buenos Aires e precipitação de chuvas

  • Junho: 8 a 16°C – 58,7mm
  • Julho: 7 a 15°C – 60,5mm
  • Agosto: 9 a 18°C – 64,4mm
  • Setembro: 10 a 19°C – 72,2mm

Fonte: Servicio Meteorologico Nacional

Completo => Circuito Turístico em Buenos Aires

 

Quando é melhor ir para Buenos Aires?

Buenos Aires na primavera
Casa Rosada em Buenos Aires é uma opção de passeio em todas as estações.

A capital argentina é daquelas cidades para ser visitadas o ano inteiro, sendo difícil definir quando é melhor ir para Buenos Aires. Por isso, quando alguém me pergunta respondo que é só escolher de acordo com seu gosto pessoal pelo clima ou temperatura.

Além disso, pense nas atrações que você pretende conhecer, seja o icônico Cemitério Recoleta, Puerto Madero, o Caminito, os maravilhosos Jardim de Palermo, Teatro Colón, Casa Rosada, entre outros, e se o tempo frio, chuvoso ou mesmo muito calor podem acabar inviabilizando, sobretudo se estiver com idosos e crianças.

Para ajudar você planejar melhor sua viagem, vou resumir as estações do ano na capital argentina. Mas, não se esqueça de sempre acompanhar a previsão do tempo, uma vez que massas de ar quente ou frio podem mudar o clima, e de se preparar para encarar uma sensação térmica diferente da maior parte do Brasil:

  • Primavera: temperatura agradável e cidade florida (de setembro a dezembro);
  • Verão: temperatura alta e cidade vazia (dezembro a março);
  • Outono: temperatura amena e temporada de vinhos  (março a junho);
  • Inverno: temperatura baixa, mas sem neve (junho a setembro).

Agora que você já conhece o clima em Buenos Aires, escolha sua época do ano preferida e aproveite a capital portenha! Deixe nos comentários suas dicas e quando você embarca 😉

 

ESCRITO POR

Carolina Brusarosco

ESCRITO POR

Carolina Brusarosco

Jornalista, pós-graduada em Jornalismo Literário, sagitariana e cheia de paixões distintas. De origami a astronomia, de pets a romances de Jane Austen. Uma das maiores paixões é escrever sobre turismo. Sonha em fazer o Caminho de Santiago de Compostela, conhecer todos os continentes e (quando tiver) levar seus filhos para mochilões mundo afora.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *