Buenos Aires com crianças e bebês e o que fazer em família

Imagem do Autor por Polly Batista
5/5 - (7 votos)
Atualizado em:

Buenos Aires com crianças e bebês e o que fazer em família

Decidi que a primeira viagem internacional do meu filho, então com 1 ano e 9 meses, seria para Buenos Aires, na Argentina. E não poderia ter feito escolha melhor: Buenos Aires com crianças e bebês é um roteiro perfeito!

Inspirada no artigo original escrito pela nossa colunista em 2020, voltei aqui para atualizar este post com novos passeios para fazer com filhos na capital da Argentina em 2022/2023! As dicas mais recentes estão logo a seguir e o conteúdo antigo, abaixo. Espero que você planeje bem Buenos Aires em família e se divirta muito, assim como nós fizemos!

Planeje sua viagem => Onde ficar em Buenos Aires

Seguro com cobertura na América do Sul »

Buenos Aires é um bom destino para crianças?

Se você está procurando um destino para viajar com crianças em 2022/2023 eu tenho uma ótima sugestão: Buenos Aires! Eu achei a cidade perfeita para viajar em família.

Além de praticamente todos os passeios serem gratuitos, a cidade é cheia de atrativos!

As crianças até 12 anos têm uma infinidade de opções de praças com “juegos” (parquinhos), “talleres” (oficinas) e espaços educativos, super divertidos!

Uma coisa que me chamou muito atenção é que os lugares para ir com crianças em Buenos Aires não possuem fins comerciais. Bemmmm diferente de alguns parques e museus “temáticos” que existem por aí, cujo propósito é vender, vender e vender!!!

Muito pelo contrário… todos os lugares que fui com minha família em Buenos Aires unem recreação à educação, ciência, tecnologia, arte e cultura. Sem lojinhas para vender souvenirs, nada de personagens forçados ou filas imensas. E mais uma vez repito: quase tudo gratuito!

O que fazer em Buenos Aires com bebê?

Buenos Aires com crianças
Buenos Aires tem espaços únicos para a 1ª infância | Foto: QVM.

Eu fiquei impressionada com a quantidade de experiências desenvolvidas únicas e exclusivamente para a primeira infância em Buenos Aires. Portanto, se você quer viajar com seu bebê para Buenos Aires, vá sem medo.

Tem alguns programas especialmente pensados para os bebês de 0 a 3 anos. Espaços lúdicos, cheios de interação e tudo perfeitamente planejado para a segurança dos pequenininhos.

Como escrevi na introdução deste post, fui com meu filho de 1 ano e 9 meses e amamos. Papai, vovozinha, titia, mamãe e bebê: todos se divertiram, sem exceção!

Um fato relevante é que os moradores locais respeitam muito as pessoas com mobilidade reduzida e grupos prioritários. Para você ter uma ideia, todas as vezes que peguei metrô (e foram muitas!) com o bebê no colo, me deram acento. Eles ajudam no que podem.

Ainda nesse aspecto, a mobilidade urbana é sensacional (ao menos nos bairros turísticos!). Todas as calçadas são rebaixadas e uniformes. O carrinho circula sem problema algum. A exceção fica por conta dos acessos às estações subterrâneas do metrô, que possuem muitas escadas. Nesse quesito, você precisará ter um pouco mais de fôlego.

No mais, você encontrará sempre “cambiadores” (fraldários), “sillitas de bebé” (cadeiras) e menus kids nos restaurantes.

Quando ir para Buenos Aires em família?

Eu amooo frio, mas pensando no bem-estar da meninada, eu recomendo que você evite as temperaturas muito geladas de junho e julho, assim como o verão intenso de dezembro e janeiro.

Eu fui em agosto de 2022 e houve dias mais frios e outros bem mais amenos. Confesso que aproveitamos mais os dias em que a temperatura ficou acima de 15 graus.

Vestir muitas camadas de roupas em uma criança é cansativo e, por vezes, os pequenos resistem aos acessórios que mais protegem, como luvas e toucas. E nas regiões mais turísticas de Buenos Aires, como o micro centro, as esquinas da 9 de Julio ou o Puerto Madero, o vento é intenso e a sensação térmica cai ainda mais.

Assim sendo, programe bem o período da viagem para que o clima e temperatura sejam seus aliados.

Todavia, quero lembrar que mesmo com temperaturas mais extremas, são nos meses de julho e janeiro que a programação das “vacaciones de invierno e de verano” (férias) fervem na cidade e tem tanta coisa para fazer com crianças que você não dará conta de aproveitar.

Um dica camarada é: vá no mês posterior às vacaciones, pois algumas atividades se estendem um pouco mais. Sem saber antecipadamente, dei a sorte de pegar muitos centros culturais com programação infantil, pois no dia 21 de agosto é o Dia das Crianças na Argentina, e o mês inteiro é repleto de celebrações!

Quanto tempo ficar em Buenos Aires com filhos?

Nada melhor do que fazer uma slow travel com crianças pequenas, principalmente com bebê. Eu sei que é difícil abrir mão de um roteiro com várias paradas, porém é muito interessante estabelecer-se em um só lugar e tentar manter uma “rotina”.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Quem tem filhos pequenos sabe que descansar é tão importante quanto curtir. Uma criança cansada, se irrita mais, chora mais e, no final, todos ficam exaustos e estressados. Para evitar o corre-corre de uma viagem comum, sugiro uma semana em Buenos Aires com crianças e/ou bebês. Mas daí você me pergunta: o que fazer em Buenos Aires em 7 dias? Eu te respondo: eu fiquei duas semanas e ficaria um mês inteiro, pois não deu tempo de visitar tudo o que queria.

Por conseguinte, você deve atentar para onde se hospedar em Buenos Aires. A melhor categoria de hospedagem para ficar em família é um imóvel para temporada ou, ao menos, um lugar com cozinha e alguns cômodos. As crianças precisam de espaço e ficar em um quarto de hotel pequeno por mais de 2 dias não é a melhor alternativa.

Pensando nisso, sugiro a seguir os melhores lugares para se hospedar com crianças em Buenos Aires, durante uma slow travel.

Hotel em Buenos Aires com crianças?

Antes de indicar o melhor bairro para ficar em Buenos Aires em família, quero salientar o tipo de hospedagem ideal. Para mim, a melhor categoria para ficar com crianças e bebês é a que se assemelha mais a uma casa, como os aparts-hotéis, apartamentos ou casas de temporada. Principalmente por conta da cozinha, que permite o preparo de lanches e refeições.

Quanto à região, existem vários bairros em Buenos Aires super indicados para ficar. Eu não abro mão do microcentro, pois acho lindo, estruturado e seguro. Em segundo lugar, indico Palermo, que possui qualidades semelhantes e muitos dos lugares para ir com crianças aqui citados estão nesse bairro.

Apartamentos no microcentro de Buenos Aires

É no microcentro de Buenos Aires onde estão as ruas mais famosas do centro. Esse é um trecho cujos quarteirões se estendem mais ou menos entre a 9 de Julio e a Plaza de Mayo, onde fica a Casa Rosada.

Entre eles, está a Av. Corrientes, famosa pelos teatros e pizzarias (foi aqui onde fiquei em família); a Calle Florida, cujo comércio é o destaque; e inúmeras outras ruas históricas, como a belíssima Av. de Mayo (que se assemelha muito ao centro de Paris).

Abaixo, estão os melhores apartamentos para ficar com a família em Buenos Aires:

Apart-hotéis no centro de Buenos Aires

O raio do centro de Buenos Aires é uma área maior que o microcentro, mas também muito bem localizada. Por aqui, você encontra os apart-hotéis que, como o próprio nome já diz, são hotéis cujos quartos são equipados com alguns utensílios de cozinha e/ou até sala.

Apartamentos em Palermo, Buenos Aires

Existem mais de 400 apartamentos em Palermo para alugar pelo Booking. A seguir, algumas opções bem avaliadas:

Apart-hotéis em Palermo, Buenos Aires

Os apart-hotéis de Palermo são menores e, por vezes, possuem apenas um micro-ondas, frigobar e cafeteira. Abaixo, os melhores:

O que fazer com criança em Buenos Aires em 2022/2023?

  • Tecnópolis (novo!)
  • Museu de los niños (novo!)
  • Colón para Chicos (novo!)
  • Sessão infantil do Planetário (novo!)
  • Rosendal e pedalinho (novo!)
  • Ecoparque (novo!)
  • Usina del Arte e iupiii (novo!)
  • Centro Cultural Recoleta (novo!)
  • Juegos nas praças (novo!)
  • Intercâmbio cultural (novo!)
  • Paseo de la Historieta
  • Buque Museo Fragata Sarmiento
  • Centro Cultural de la Ciencia
  • Librería El Ateneo – Gran Splendid
  • Prohibido no tocar
  • Bosques de Palermo
  • Reserva Ecológica Costanera Sur
  • Polo Circo de Buenos Aires
  • La Casa Muamor
  • Parque de La Costa
  • Parque Aquático AquaFan

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Buenos Aires »

Tecnópolis

Buenos Aires com crianças 2022
Tecnópolis tem atrações para todas as idades. Os adultos também adoram | Foto: QVM.

Tecnópolis é uma das maiores amostras de arte, ciência e tecnologia do mundo. Essa cidade funciona por temporadas e vive seu auge nas vacaciones de inverno (de julho a setembro) e verão (de janeiro a março). O ideal é você consultar o funcionamento na época da sua viagem, pois o calendário pode mudar de um ano para outro.

Esse é o melhor passeio para fazer com crianças em Buenos Aires, sem dúvida alguma. Inclusive, vou mais além e posso afirmar: esse também é um programação em Buenos Aires para jovens! Em primeiro lugar, a entrada é gratuita e, por aqui, a meninada terá experiências incríveis (e os adultos também!).

Não é à toa que o espaço é chamado de cidade. São mais de 50 hectares e dezenas de galpões temáticos cheios de descobertas e aprendizados. Eu não tenho outra palavra para definir Tecnópolis, além de: impressionante.

E do ponto de vista das crianças o é ainda mais. Tem um avião de verdade, foguete de verdade, dinossauro gigante, robôs, trens históricos, experiências imersivas, jogos, teatro, shows e muitas outras atividades.

Na verdade, há recintos para vários interesses. Não conseguimos visitar nem 30% da cidade em uma tarde. Mas o que visitamos foi suficiente para nos impactar!

No polo da indústria, por exemplo, fizemos uma imersão em uma usina nuclear e até jogamos um jogo para produzir nossa “energia”. No polo da infância, meu bebê pintou, tocou instrumentos, fez a chuva e a neve caírem dando comandos com os pezinhos, juntou peças, imergiu em contos mágicos etc. Tem galpões exclusivos para a primeira infância, com diversas ações sensoriais.

Jogos gigantes de matemática, pêndulos, círculos, espelhos, telas, óculos de VR (realidade virtual), experiências com fórmulas químicas, games, microscópios, fundo do mar, planetas, mundo literário e muito, muito o que ver.

Sugiro que você passe o dia inteiro, principalmente com crianças maiores. Há praça da alimentação, mas você pode levar suas refeições e bebidas (não alcoólicas). No frio, tem fontes térmicas para mate, postos de hidratação, lactários, pracinhas, áreas para descansar e uma infinidade de cantinhos.

O Tecnópolis fica mais afastado do centro da cidade, às margens de uma autopista. O metrô não chega e há alguns ônibus que fazem o percurso (Av. General Paz y Av. San Martín / Líneas: 25, 57, 78, 87, 105, 123, 168 (ex 90), 169 e Av. General Paz y Constituyentes / Líneas: 21, 28, 111, 112, 117, 127, 140, 142, 175, 176).

Porém, recomendo que você vá de táxi para deixar toda a energia para se deslocar dentro do Tecnópolis. Pode levar carrinho, pois as ruas são largas e totalmente inclusivas. E se estiver frio, agasalhem-se bem, pois grande parte do percurso é ao ar livre.

Eu fiquei tão apaixonada pelo Tecnópolis que trago esse vídeo do canal oficial do espaço para você conferir o quão incrível é:

Museo de los Niños

passeios com bebês em Buenos Aires
Meu bebê na mesa de edição de um canal de TV do Museu de Los Ninõs | Foto: QVM.

O Museo de los Niños é o segundo melhor lugar para ir em Buenos Aires com crianças, principalmente as menores. Ele está localizado dentro de um shopping, o Abasto. Isso me deixou com medo de ser apenas mais um playground de shopping comum… mas não tem nada disso! O Museo de los Niños é fantástico!

Ele é a réplica de uma cidade para crianças. Não é um mundo em miniatura, mas espaços reais do tamanho da criançada até 12 anos. Tudo feito para elas mexerem, interagirem mesmo.

Por exemplo: tem banco, trânsito, empresas, consultório, hospital, fábricas, oficina de carro, cozinha, barco etc.

Um dos lugares que mais gostei foi do supermercado. Ele tem corredores com todas as prateleiras baixinhas, carrinho para fazer compras, dinheiro e frigorífico, onde as próprias crianças escolhem se serão clientes ou operadores de caixa; se vão vender ou comprar; atender ou escolher produtos para pôr no carrinho. É muito divertido!

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Buenos Aires. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Tem estádio de futebol, com arquibancada, gol. No estúdio de televisão dá para operar as câmeras de verdade e brincar na mesa de edição. Na rádio da cidade, os microfones funcionam para valer e tem até script para entrevistas!

É possível ainda ser dentista ou atendente, médico ou enfermeiro, motorista de ônibus ou pedestre, capitão ou operar os guinchos do porto, ser funcionário de um laticínio ou trabalhar em uma fazenda!

Diferente da maioria dos lugares para ir com criança em Buenos Aires, esse é um passeio pago (menores de 2 anos não pagam). Mas vale muitooo a pena! O metrô chega na porta do shopping (desça na estação Carlos Gardel) e você pode levar o carrinho de bebê para todos os ambientes. Em uma tarde é possível aproveitar bem, pois a entrada é por turno: entre 12:30 e 14:50h; das 15.00 às 17:20 h; e das 17:40 às 20 hs.

Colón para Chicos

atividades para crianças em Buenos Aires
Belíssimo Teatro Cólon tem programação infantil | Foto: QVM.

O icônico Teatro Colón tem um programa para crianças. É uma ótima oportunidade de conhecer o belíssimo prédio por dentro e ainda assistir a algum espetáculo infantil. Os horários são bem amigáveis: às 11h da manhã e às 17hs, aos finais de semana.

As apresentações são pagas e você tem que reservar antecipadamente pelo site ou diretamente na bilheteria. Menores de 3 anos têm entrada gratuita, pois não ocupam uma cadeira.

Como as opções são por temporada, você terá apenas uma alternativa de espetáculo a cada mês. Assistimos a uma ópera adaptada para crianças maiores. Eu já imaginava que não seria tão interessante para meu bebê, mas apostei na experiência.

Ele ficou apenas no início e gostou mais das escadas do teatro e dos bastidores dos camarotes do que da apresentação em si. Mas como o projeto é feito para crianças, não há constrangimento com choro, inquietação ou saídas constantes.

Inclusive, os funcionários do teatro são super gentis e acostumados com a meninada. Eu levaria novamente, pois é a oportunidade de apresentar uma linguagem artística diferente para um bebê sem encarar os olhares críticos de um público adulto, cujo silêncio é a lei máxima.

Nas férias, o programa infantil é mais extenso e há espetáculos bem lúdicos para crianças menores também.

E o Teatro Colón é um espetáculo à parte. Aqui vai uma dica de economia: se você que quer conhecê-lo por dentro, saiba que a visita guiada custa 70 reais (em 2022) e esse espetáculo custou R$ 40. Ou seja, se você não faz questão de conhecer a fundo a história do lugar com uma visita guiada, pode comprar o ingresso para alguma apresentação e de “bônus” conhecer a espaço por um valor mais acessível.

O Teatro Colón fica na 9 de Julio e a estação mais próxima leva o seu nome.

Sessão infantil do Planetário

Poucos brasileiros sabem, mas o Planetário de Buenos Aires tem apresentações que devem ser reservadas antecipadamente. Elas são super concorridas, pois os argentinos adoram o lugar!

Para você ter uma noção, reservamos com duas semanas de antecedência, pois na semana que queríamos não tinha mais vaga. Portanto, essa é a primeira dica: antes de sair do Brasil, já compre os seus bilhetes para a sessão infantil do planetário.

A sessão é super legal, com interação de um apresentador e, logo em seguida, um filme com as aventuras de um robô pelo espaço. Tudo na medida certa: não é demorado e as crianças amam. Meu bebê adorou!

O Planetário fica na área dos parques em Palermo e tem acesso pelo metrô (estação Plaza Itália). Leve o carrinho do bebê, pois da estação até o Planetário ainda tem uma breve caminhada.

Rosendal e pedalinho

roteiro com crianças em Buenos Aires
Pedalinho é um passeio divertido para crianças em Buenos Aires | Foto: QVM.

O Rosendal de Buenos Aires é um dos parques que fica em Palermo em uma área conhecida como “bosques de Palermo”. Apesar de ser um ponto turístico tradicional e não ter uma única rosa no inverno, é um passeio para fazer com crianças.

Eu fiz o pedalinho com meu filho e foi bem bacana. A grande atração são as dezenas de patinhos que ficam lado a lado com a embarcação. Você pode contratar um passeio de 30 minutos ou 1 hora. Pegamos o primeiro e passou super rápido. O dia estava lindo com sol e um friozinho gostoso. Recomendo muito, as crianças amam e é bem baratinho.

Ecoparque

O Ecoparque também fica em Palermo, pertinho do Rosendal e Planetário. Foi um lugar que não aproveitamos nada. Ele estava em reforma e, por isso, o passeio não foi legal.

O espaço que um dia foi zoológico de Buenos Aires, hoje é um lugar de conscientização, que não recebe novos animais e tem por objetivo a preservação das espécies. O local ainda tem girafas e elefante, além de um número grande de aves, répteis e roedores.

A entrada é gratuita e deixo aqui a indicação. Quando a reforma for concluída, talvez a visita torne-se mais interessante. A estação de metrô mais próxima é a Plaza Itália.

Usina del Arte e iupiii

vale a pena ir com bebê para Buenos Aires
Espaço especial para bebês entre 0 a 3 anos | Foto: QVM.

A Usina del Arte foi uma grata surpresa dentro do roteiro em Buenos Aires com crianças. Ela é uma antiga usina elétrica transformada em centro cultural multidisciplinar, que fica em La Boca. A melhor forma de chegar é de táxi.

O prédio de 1916 é um charme e a programação varia muito, dependendo da época do ano. Nas vacaciones, tanto de inverno como de verão, é possível fazer diferentes oficinas e participar de atividades diversas.

Aqui, tivemos muitas experiências legais. A começar pelo espaço iupiii. Ele foi projetado para a primeira infância. Portanto, seu bebê de 0 a 3 anos tem outro lugar especialmente desenvolvido para essa faixa etária.

 
BLACK FRIDAY DA AMERICA CHIP COM INTERNET EM DOBRO E 50% OFF!

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • De US$ 58 por US$ 28,50;
  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Só posso lhe afirmar: o lugar é lindo, seguro e lúdico. Todos os objetos e brinquedos oferecem interação sensoriais com cores, música e texturas super gostosas! São 40 minutos de visita, mas que passam voando! Esse é o melhor lugar para ir com bebê até 3 anos em Buenos Aires!

Depois do iupiii, tivemos o privilégio de assistir a um show infantil, cujas entradas gratuitas já estavam esgotadas no site, mas fomos convidados a participar já no local, pois ainda havia cadeiras vazias. Era uma apresentação do FINBA, o Festival Internacional para la Niñez.

O auditório da Usina é belíssimo e o show foi incrível. Muitas crianças, contação de história e música de qualidade para os pequenos.

E mesmo que não esteja rolando algum show, teatro ou evento infantil, não faltará atividades para família na Usina. Tem biblioteca, exposições e um café super aconchegante para intercalar com a diversão.

A entrada para a Usina del Arte é grátis e não precisa fazer reserva. Porém, para o espaço iupiii é preciso reserva com muita antecedência no site (só um adulto pode acompanhar). Aliás, tem muitas oficinas e atividades para crianças com reserva antecipada. É só escolher!

Centro Cultural Recoleta

O Centro Cultural Recoleta é mais um ponto turístico tradicional em Buenos Aires, mas dependendo da exposição é um lugar interessante para crianças. Nas férias, as opções aumentam muito para a garotada, todavia é possível encontrar mostras durante o ano inteiro que chamam atenção dos pequenos.

Quando estive na cidade com meu bebê, havia várias exposições. Algumas super coloridas e que entreteve muito bem. Os espaços abertos são um convite à brincadeira. Tem cadeiras coloridas, puffs confortáveis e muitos estímulos.

A entrada geral é gratuita e tem muito espaço para percorrer com um carrinho de bebê. Nessa mesma linha é possível visitar o Malba, o Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires; o Museu de Artes Decorativas (fomos em uma exposição super colorida, cheia de texturas) e outros museus da cidade que, ocasionalmente, podem oferecer programação infantil.

Juegos nas praças

praças brincar crianças Buenos Aires
Parquinhos das praças em Buenos Aires são perfeitos | Foto: QVM.

Os argentinos chamam de “patios de juegos” os parquinhos nas praças públicas. O fato é que são equipamentos lindos, coloridos e seguros. Cada pracinha é um espetáculo. Visitamos muitas. Algumas já faziam parte da programação, outras encontramos casualmente entre um ponto e outro.

Recomendo duas praças lindas que conhecemos: a Plaza Mujica Láinez, no Recoleta, mais conhecida como a praça do robô; e a Raquel Forner Park com seu lindo barco pirata, que fica próximo à reserva ecológica Costanera Sur (depois do Puerto Madera).

Mas existem várias praças lindas com o piso de borracha, equipamentos diversos, balanços, escorregos, escadas, redes entre outros brinquedos.

Além das duas praças que citei, encontrei outros endereços no site do governo. Ao todo, são quase 50 espalhadas pela cidade. Muitos delas são desenhadas exclusivamente para crianças de até 4 anos, outras até 12 anos.

  • Patio de juegos de la Plaza Vélez Sarsfield: Av. Avellaneda 3800 (Comuna 10)
  • Patio de juegos de la Plaza Oesterheld: Av. de los Italianos y Marta Lynch (Comuna 1)
  • Patio de juegos de la Plaza Ricchieri: Av. Francisco Beiró 4800 (Comuna 11)
  • Patio de juegos de la Plaza Irlanda: Av. Gaona y Donato Álvarez (Comuna 6)
  • Patio de juegos del Parque Chacabuco (Comuna 7)
  • Patio de juegos de la Plaza Primero de Mayo: Av. Hipólito Yrigoyen 2.200 (Comuna 3)
  • Patio de juegos de la Plaza Mafalda: Conde 145 (Comuna 13)
  • Patio de juegos de la Plaza Alemania: Av. del Libertador y Av. Casáres (Comuna 14)

Intercâmbio cultural

Essa é uma dica bem pessoal, pois não li nada a respeito em nenhum outro lugar. Desde que comecei a planejar a primeira viagem internacional do meu bebê quis incluir uma imersão maior do que um roteiro somente com passeios. Queria mais contato com a cultura local e com as pessoas.

Por isso, pesquisei bastante na internet e encontrei uma escola de inglês em Buenos Aires com um programa de música e movimento para bebês. Achei o máximo e mandei email para tirar dúvidas sobre uma matrícula temporária.

Isso só foi possível pois minha trip foi mais no estilo slow travel, sem tanta correria. Dessa forma, matriculei ele no programa e foi a melhor coisa que fiz! Em dias alternados, ele tinha aulas de música em inglês com duração de 1 hora, com outros bebês e seus pais.

A metodologia do ensino é bem lúdica, cheia de estímulos e muito divertida! Os bebês ficam acompanhados de um responsável e todos participam das atividades: tocar instrumentos, escutar histórias, brincar com personagens, escolher brinquedos, dança, correr, pular… Tudo em uma sala colorida, professoras super carinhos e com um voizerão! Sim! Tudo é cantado ao vivo, com instrumentos e no gogó!

Foi um tempo especial, de imersão em idiomas (inglês e espanhol) e de interação com outras famílias. Meu bebê amou e, mesmo que ele não lembre no futuro, tenho certeza que essa experiência foi um ótimo estímulo para o seu desenvolvimento. Vale muito a pena!

A partir de agora, fique com o conteúdo antigo escrito pela nossa colunista Andreia Teixeira. Cheio de dicas ótimas de lugares para passear com crianças em Buenos Aires!

Mais passeios com crianças em Buenos Aires

Minha experiência em Buenos Aires em família foi bem positiva; no meu caso viajei com um bebê de 1 ano e foi tudo muito tranquilo. Quando se viaja com crianças, para que tudo ocorra bem e sem stress, é preciso ter em mente uma coisa: respeitar os limites do pequeno.

Sendo assim, ao decidir conhecer esta cidade da América do Sul ao lado dos seus filhos ou sobrinhos, procure incluir em seu roteiro pelos pontos turísticos de Buenos Aires alguns desses lugares que cito neste artigo. Tenho certeza que a experiência será muito agradável.

Paseo de la Historieta

museu em Buenos Aires
Local abriga esculturas de personagens argentinos | Foto: Gobierno de Buenos Aires, via Wikimedia Commons.

O Paseo de La Historieta literalmente é um local cheio de histórias para se conhecer em Buenos Aires com crianças; afinal, não podemos esquecer que uma das personagens infantis mais queridas da garotada (e de muitos adultos) é a Mafalda. Além dela, há vários outros personagens que fazem parte das historinhas argentinas.

Esse passeio começa no Museo del Humor e termina na esquina da Defensa com Chile, no  clássico bairro de San Telmo; esse é um circuito cheio de figuras que atravessa San telmo, Montserrat e Puerto Madero.

Durante todo o circuito, isso é, ao longo da caminhada, é possível observar as esculturas dos bonecos mais importantes dos quadrinhos argentinos, tais como: Mafalda, Isidoro Canoñes, Larguirucho y Super Hijitus, Matías, Don Fulgêncio, Clemente, Chicas Divito, Patoruzú, Patoruzito e Isidorito, Gaturro, Don Nicola, Negrazón e Chaveta.

Além das esculturas espalhadas por todo esse percurso, há também murais alusivos aos temas; ao todo, são sete murais ao longo dos três bairros que mencionei.

Esse, sem dúvida, é um ótimo passeio para curtir Buenos Aires com as crianças e a diversão é garantida, tanto para os adultos como também para os pequenos; o melhor de tudo é que é gratuito, sem  preocupação com horário; basta ter disposição para caminhar.

Buque Museo Fragata Sarmiento

museu barco argentina
Museu fica dentro de um barco | Foto: Cesar Pérez, via Wikimedia Commons.

Um museu a bordo de um barco, assim é o Buque Museo Fragata Sarmiento, batizado com esse nome em homenagem ao fundador da Escola Naval Argentina, Domingo Faustino Sarmiento.

Imagina subir a bordo de uma fragata construída no ano de 1987 e encontrar dentro dela muita arte e história. A criançada adora esse passeio e de quebra aprende muitas coisas. Por falar em barco, saiba tudo sobe o Buquebus, que faz a travessia entre Argentina e Uruguai.

O museu atrai a curiosidade não somente das crianças mas dos adultos também; o barco fica atracado no Puerto Madero, que aliás também é outro lindo local para passear em Buenos Aires com crianças.

No local, o visitante irá conhecer um pouco sobre como era o dia a dia da tripulação do barco, além de ver fotos, vestimentas, arquivo histórico e uma vista maravilhosa do porto.

Em termos de custos ele é super barato: 20 pesos argentinos, ou aproximadamente 2 reais; ele é gratuito para menores de cinco anos.

Centro Cultural de la Ciência

pontos turísticos de buenos aires
Local é muito educativo para crianças | Foto: Centro Cultural de la Ciência.

Localizado no bairro de Palermo, o Centro Cultural de la Ciência é outro lugar muito interessante para as crianças conhecerem em Buenos Aires, pois ele possuí várias atrações que os pequenos com certeza irão adorar e se divertirão e muito.

O Centro Cultural fica em Palermo possui três andares de muita interação e diversão, há monitores muito atenciosos que fazem questão de explicar muito bem cada atividade; tudo é falado em espanhol, mas é perfeitamente compreensível tanto pelos adultos quanto pelas crianças.

Esse passeio é uma verdadeira aula. Com diversão e interação, ele promove o conhecimento de temas como matemática, física e ciência; além disso, há um parquinho em que todos os brinquedos são temáticos com alusão ao DNA, neurônios, hemácias e moléculas. A entrada é gratuita e o metrô chega atá a Plaza Italia.

Libreria el Ateneo – Gran Esplendid

livraria mais bonita do mundo
Livraria é uma das mais bonitas do mundo | Foto: Josefito123, via Wikimedia Commons.

Todos sabemos que o hábito da leitura deve ser incentivado desde cedo e cada vez mais é crescente o número de crianças apaixonadas pelos livros, é nesse sentido que eu indico a Libreria el Ateneo.

Eu garanto que a visita será muito proveitosa, afinal esse passeio será também muito proveitoso para toda a família.

Eleita como a livraria mais bonita do mundo, ela conta com mais de 120.000 títulos; o local onde ela funciona era um teatro, que foi inaugurado no ano de 1919.

Proporcionando uma combinação mágica de literatura e arquitetura, esse espaço permite que as crianças e os adultos divirtam-se por igual; a seção  dos livros infantis é realmente maravilhosa e é difícil sair dali sem ficar encantado.

Para quem quiser levar as crianças a livraria fica localizada na Avenida Santa fé 1860 e seu horário de funcionamento é das 9 as 22 horas de segunda a quinta, das 9 as 24 horas sextas e sábados e aos domingos das 9 as 22 horas. A entrada é gratuita.

  • Endereço: Av. Santa Fe 1860, C1123 CABA, Argentina.
  • Horário de Funcionamento: segunda a quinta das 9 horas às 22 horas; sexta e sábado das 9 horas à meia-noite e Domingo das 12 horas às 22 horas.

Prohibido no tocar

atrativos de Buenos Aires para crianças
Museu é uma excelente dica cultural para crianças | Foto: Prohibido no Tocar.

Com um nome muito sugestivo e bem apropriado para os pequenos, esse local é perfeito para quem visita Buenos Aires com crianças. O Museu Prohibido no Tocar está localizado ao lado de um famoso ponto turístico da cidade, o Cemitério da Recoleta.

O local não é muito grande e em duas horas dá pra ver tudo: há muitos jogos interativos de ciência, matemática, eletrônica e artes visuais; além de vários experimentos.

Esse lugar eu acho perfeito para ir em Buenos Aires com crianças, porque ele fica localizado ao lado do Centro Cultural da Recoleta; com isso,  os adultos podem passear pelo bairro que por si só já é uma atração turística e depois levar as crianças para conhecer o Prohibido no Tocar.

O valor da entrada é de 300 pesos argentinos (25 reais).

  • Endereço: Junín 1930, C1113 AAX, Buenos Aires, Argentina.
  • Horário de Funcionamento: terça a sexta das 10 horas às 17 horas; sábados, domingos e feriados das 15 horas e 30 minutos às 19 horas e 30 minutos. Em época de férias (dezembro a março), ele funciona de terça a sexta das 13 horas às 20 horas; sábado e domingo seguem em horário normal.

Bosques de Palermo

buenos aires em família
Parque é um ótimo passeio em família em Buenos Aires | Foto: Hrazdan33, via Wikimedia Commons.

O Parque Três de Febrero, também conhecido como Bosques de Palermo, é o lugar perfeito para caminhar e deixar as crianças livres curtindo a natureza e os brinquedos.

Ele é cheio de atividades que encantam as crianças, como por exemplo, andar de bicicleta, patins, fazer passeios de barquinho no lago, piquenique com a família e jogar um futebol; é ótimo para deixar a criançada gastar a energia.

Vale lembrar que essa é uma das áreas verdes mais importantes de Buenos Aires e a área de lazer mais importante entre os argentinos; por isso é um programa super indicado para curtir a cidade com crianças e também para a família toda se divertir.

Dentro dos Bosques, há também muitas outras atrações como o rosedal, lagos e o jardim japonês; além do mais é possível alugar patins, patinetes e bicicletas. A entrada é gratuita.

  • Endereço: Av. Infanta Isabel 410, Buenos Aires, Argentina.
  • Horário de Funcionamento: segunda a sexta das 8 horas às 18 horas e 45 minutos; sábados, domingos e feriados das 9 horas e 30 minutos às 18 horas e 45 minutos.

Diversão => Excursão grafite e arte em Palermo

Reserva Ecológica Costanera Sur

roteiro em buenos Aires em família
Reserva abriga muita natureza e animais locais | Foto: Roberto Fiadone, via Wikimedia Commons.

Para quem gosta de curtir a natureza junto com as crianças, a Reserva Ecológica Costanera Sur é uma ótima opção de passeio em Buenos Aires. Ela é o maior espaço verde da cidade e possui uma vista linda para o Rio de la Plata.

A Reserva fica localizada ao lado do bairro de Puerto Madero e reúne a maior quantidade de biodiversidade da cidade de Buenos Aires.

   

Esse é um lugar ótimo para passar o dia com os pequenos, seja caminhando, andando de bicicleta ou fazendo uma triha; ainda é possível observar os pássaros, mamíferos, anfíbios, repteis e a vegetação nativa.

Além dessas atrações há muitas outras, inclusive visitas guiadas para que as crianças possam conhecer um pouco sobre a fauna e a flora local, bem como as formas de proteção ao meio ambiente. A entrada é gratuita.

  • Endereço: Buenos Aires, Buenos Aires Province, Argentina.
  • Horário de Funcionamento: terça a domingo das 8 horas às 18 horas.

Polo Circo de Buenos Aires

O que fazer em Buenos Aires 5 dias
Espetáculos entretêm muito as crianças | Foto: Gobierno de la Ciudad de Buenos Aires, via Wikimedia Commons.

Esse é um passeio diferente e cheio de magia que com certeza suas crianças irão adorar. O Polo Circo de Buenos Aires é o principal ponto de encontro para quem gosta de circo, cores e muita diversão.

Trata-se de um circo permanente, onde funciona uma escola integral de circo e que promove a interação cultural entre com o público; seja ele infantil ou adulto.

Além de assistir aos espetáculos no Polo Circo, a criançada pode também participar dos cursos gratuitos de trapézio, malabarismo, acrobacias, dentre outros.

O preço da entrada varia de acordo com os espetáculos que estão em cartaz, mas no geral não é caro: varia entre os 30 e 60 pesos argentinos (3 a 5 reais).

  • Endereço: Av. Juan de Garay 2200, 1256 CABA, Argentina.
  • Horário de Funcionamento: são variáveis de acordo com os espetáculos e cursos oferecidos em cada mês.

Onde comer em Buenos Aires com crianças? La Casa Muamor

restaurantes com espaço kids em buenos aires
Restaurante possuí um ótimo espaço kids | Foto: Casa Muamor.

Quem está em Buenos com crianças não pode deixar de conhecer a Casa Muamor, localizada no bairro Palermo, trata-se de um conceito simples, mas encantador.

O local basicamente é um café e pizzaria, que dispõe de sala de jogos para as crianças, com todo o necessário para divertir seus pequenos enquanto os adultos saboreiam as delícias do cardápio. Confira dicas sobre o que comer em Buenos Aires.

Esta casa muito bonitinha e bem convidativa, vale a pena ir até ela para o jantar ou experimentar os bolos e alfajores no lanche da tarde.

  • Endereço: Soler 4202, C1425 BWV, Buenos Aires, Argentina.
  • Horário de Funcionamento: terça a domingo das 10 horas às 21 horas e 30 minutos.

Parque de La Costa

Buenos Aires com bebê de 2 anos
Local é muito frequentado por turistas | Foto: Parque La Costa.

A Argentina possui muitos parques de diversão temáticos e alguns deles está localizados em Buenos Aires, o Parque de la Costa é um exemplo.

Na realidade, ele fica localizado no pequeno município de Tigre (32 km da capital) e conta com aproximadamente 60 atrações que divertem todas as idades; há desde montanhas russas até shows musicais.

O parque possui vários brinquedos para a diversão de toda a família, como as quatro montanhas russas de aço uma de água; além de diversos outras atrações.

  • Endereço: Rodovia Vivanco 1509, B1648 Tigre, Buenos Aires, Argentina.
  • Horário de Funcionamento: terça a domingo das 9 horas às 20 horas.

Prático => Ônibus turístico em Buenos Aires

Parque Aquático AquaFan

Parque aquático em Buenos Aires
Parque Aquático em Tigre é um ótima diversão para as crianças | Foto: AquaFan.

Se ainda sobrar disposição, depois de curtir o Parque de la Costa ainda é possível dar uma chegada no parque aquático AquaFan, que fica ao lado do Parque la Costa. Ele conta com seis tobogãs aquáticos sendo um deles considerado como o segundo maior tobogã do mundo.

Quanto aos preços, no site do parque é possível escolher o pacote. Por exemplo, o passaporte promo custa 780 pesos argentinos (65 reais); basta escolher o que melhor satisfaz as necessidades da família.

Crianças menores de 3 anos não pagam entrada e algumas vezes no mês eles fazem promoção de entrada livre para todas as crianças.

Para ir até Tigre, você pode alugar um carro em Buenos Aires. Basta entrar no site da Rentcars, onde você pode compara os preços e veículos das locadoras na cidade.

  • Endereço: Rodovia Vivanco 1509, B1648 AAB, Buenos Aires, Argentina.
  • Horário de Funcionamento: terça a domingo das 11 horas às 20 horas.

Como as crianças se divertem na Argentina?

Você acompanhou ao longo deste artigo diversas coisas para fazer com crianças em Buenos Aires, uma grande cidade. Porém, há inúmeras atividades para fazer com crianças não só na capital, como no interior.

Conheço várias cidades do interior da Argentina e posso afirmar que na maioria delas, há muitos parques e lugares para passear com os pequenos.

Por exemplo, já fui a Mendoza com criança e, mesmo sendo um destino onde o enoturismo é o destaque, existem parquinhos nas praças e lindos parques para piqueniques e passeios divertidos. O mesmo em Córdoba, Rosário, Ushuaia, El Calafate entre outros.

Isso sem mencionar, é claro, os destinos de neve na Argentina, que são verdadeiros templos da diversão para as crianças!

Em todos esses lugares, durante as férias de inverno ou verão, há um aumento nas programações infantis. Entretanto, em períodos comuns também dá para programar um roteiro incrível com crianças na Argentina!

Como entrar na Argentina com criança?

Deu vontade de programar sua viagem com criança para Argentina? Saiba que para entrar no país não é preciso passaporte, o que no caso das crianças é uma economia, já que bebês e crianças menores têm a validade do passaporte bem curta!

Para entrar na Argentina com criança é preciso a identidade. Se ela estiver com ambos os país, somente esse documento é necessário. Já se apenas um dos genitores vai embarcar, é necessário autorização reconhecida do outro genitor em cartório (consulte sua companhia aérea, pois algumas pedem ainda uma autorização judicial).

E se você for fazer o passaporte da criança, lembre-se de já autorizar que ela viaje apenas com um dos genitores, assim já poupa esforço no caso de viagens com apenas o pai ou a mãe.

Na Argentina, a maioria das crianças até 3 anos possuem prioridades na fila (imigração, por exemplo). Isso facilita muito, se o bebê for de colo ainda. Não esqueça o carrinho de bebê. Ele será ótimo para passeios e cochilos durante a viagem.

Dicas de Buenos Aires com crianças

Aproveitar Buenos Aires com crianças não é tarefas das mais difíceis, basta saber adaptar o roteiro e incluir nos passeios atividades para divertir e distrais os pequenos .

Conforme se pode observar, há muitas atrações que proporcionam diversão não somente para as crianças mas para toda a família. A viagem a Buenos Aires com crianças pode ser bem legal; o importante é respeitar o limite dos pequenos e a disposição para conhecer as atrações.

Para finalizar, recomendo que leia o artigo com uma sugestão de roteiro em Buenos Aires, com tudo o que fazer na cidade em até 5 dias de viagem.

Veja mais dicas de Buenos Aires em família neste vídeo feito pelo site oficial de turismo da Argentina:

Dúvidas frequentes sobre Buenos Aires com crianças

Quais os melhores passeios para fazer com crianças em Buenos Aires?

O melhor passeio para crianças de todas as idades é o Tecnópolis. A Cidade da Ciência, Arte e Tecnologia funciona por temporadas. Saiba mais em Buenos Aires com crianças.

O que fazer com um bebê em Buenos Aires?

Buenos Aires é super amigável para passeios com bebês. As ruas são planas e as calçadas uniformes para andar de carrinho. Escolha lugares específicos para a primeira infância. Meus dois lugares preferidos são: Museo de los Niños e o espaço iupiii.

Quais os melhores passeios gratuitos para fazer com crianças em Buenos Aires?

Todas os “patios de juegos”, ou seja, pracinhas com parquinhos são incríveis e grauitos. Tem muitos brinquedos seguros, coloridos e lindos. As praças dos robôs e dos barcos piratas são as mais lindas.

O que fazer em família em Buenos Aires?

Muitos passeios em Buenos Aires são perfeitos para adultos e crianças. Um exemplo são: Colón para Chicos, Usina del Arte, sessão infantil do planetário e o Centro Cultural de la Ciencia.

Onde se hospedar com crianças em Buenos Aires?

O melhor bairro para se hospedar com crianças em Buenos Aires é o microcentro. Sugiro apartamentos com cozinhas e cômodos de uma casa, como: Canada LodPenthouse frente al Obelisco con terraza, Vistas al Obelisco, corazón de Buenos Aires, Avenida Corrientes Studio – Obelisco, Tango Bs As, edificio corrientes818 e Renovado departamento en el corazón de la ciudad.

Quais são as melhores parques para ir com crianças em Buenos Aires?

Os bosques de Palermo são ótimas opções de passeios com crianças, pois ficam perto do centro da cidade. Neles tem o Planetário, pedalinhos do Rosendal e muita área verde.

Qual melhor roteiro para fazer em Buenos Aires com crianças?

Tecnópolis, Museu de los niños, Colón para Chicos, Sessão infantil do Planetário, Rosendal e pedalinho, Ecoparque, Usina del Arte e iupiii, Centro Cultural Recoleta, Juegos nas praças, Paseo de la Historieta, Buque Museo Fragata Sarmiento, Centro Cultural de la Ciencia, Librería El Ateneo – Gran Splendid, Prohibido no tocar, Bosques de Palermo, Reserva Ecológica Costanera Sur, Polo Circo de Buenos Aires, La Casa Muamor, Parque de La Costa e Parque Aquático AquaFan.

Qual é a melhor época para viajar com crianças para Buenos Aires?

A época com mais atrativos para viajar com crianças para Buenos Aires é durante as vacaciones de invierno ou verano. Porém, por conta do frio ou calor excessivos, você pode optar pelo mês de agosto, quando é celebrado o mês das Crianças. Saiba mais em Buenos Aires com crianças.

E você, em quais desses lugares pretende curtir Buenos Aires com crianças? Já esteve na cidade e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Polly Batista

Penso que todas as coisas são parte de mim. Procuro pelo mundo pedaços da minha alma escondidos em cada novo destino, cada pessoa, cada cultura, cada monumento. Os lugares me revelam o quanto sou pequena, ignorante e humana e, ao mesmo tempo, o quanto somos ricos, parecidos e divinos. Me sinto grata em redescobrir isso em cada viagem.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *