Compras em Buenos Aires: dicas de produtos típicos e lojas

Compras em Buenos Aires: dicas de produtos típicos e lojas

Procurando dicas de compras em Buenos Aires? Neste artigo, vou listar alguns dos produtos típicos imperdíveis da capital da Argentina, além dos lugares que valem a pena gastar seus pesos.

Sempre que viajamos, logo pensamos nas compras que faremos no local. É natural, uma vez que o Brasil é um país com taxas e impostos altíssimos. Mas, não é só isso. As dicas de compras em Buenos Aires podem ser facilmente incluídas no roteiro e são ótimos destinos para comprar lembrancinhas.

Em Buenos Aires, fazer compra é quase um passeio obrigatório, porque a Argentina possui sabores, cores e designs únicos, que valem ser experimentados e trazidos como presentes.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Buenos Aires

Melhor seguro viagem para América do Sul »

 

Melhores dicas de compras em Buenos Aires

Galerias Pacífico em Buenos Aires
Galerias Pacífico | Foto: QVM.

Entre os diversas categorias de produtos comercializadas e muitas dicas de compras em Buenos Aires, capital da Argentina, selecionei 5 que contêm muito da personalidade portenha. São eles: artigos em couro, vinhos, doces argentinos, roupas e decoração. E, é claro, também listo os locais mais indicados para a compra desses tipos de produtos.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios de Buenos Aires »

 

Comprar couro em Buenos Aires

Compras em Buenos Aires
Jaquetas, bolsas e botas são as peças mais procuradas.

O couro, provavelmente, está em primeiro lugar na preferência brasileira, quando se pensa em dicas de compras em Buenos Aires. Isso porque, o couro argentino é mundialmente reconhecido por sua qualidade. E, como a Argentina é um local mais frio que grande parte das cidades brasileiras, as roupas são “mais resistentes” a temperatura baixa.

Nas lojas especializadas, você encontrará diversos tipos de jaquetas, calças, coletes, botas, bolsas, carteiras, porta-moedas, e muitos outros produtos. São várias cores e versões masculinas, femininas e até infantis. Mas, não pense que, por conta da desvalorização do peso em relação ao real, fará com que as peças em couro fiquem super baratas. A nossa inflação somada à inflação argentina, ambas não muito controladas, podem deixar os preços equivalentes na hora da conversão.

Para valer a pena, analise o custo-benefício do produto e fique de olho nas promoções. Em muitas lojas, quando o viajante paga em dinheiro, consegue descontos de 5 a 15%.

Imperdível => Excursões em Buenos Aires

 

Onde comprar couro em Buenos Aires

Compras em Buenos Aires dicas
Calle Murilo é ótima para comprar couro em lojas de fábrica.

O oásis do couro na capital da Argentina é a Calle Murillo, na Villa Crespo. Entre o número 500 e 800, encontra-se enorme quantidade de lojas. Lá, o viajante pode facilmente optar por lojas de fábrica que costumam ter preços médios mais atrativos.

Outra vantagem de comprar nas lojas de fábrica é que muitas oferecem o serviço de produção de peças sob medida e ainda entregam normalmente em 1 dia no hotel em que você estiver hospedado.

Também é comum encontrar boas ofertas em centros comerciais mais populares, como Calle Florida, na região central da cidade, e mesmo alguns shoppings espalhados pela capital. Mas esses últimos locais tendem, em geral, a ter ofertas menos atrativas. Como já mencionado, os descontos para pagamentos em dinheiro podem fazer diferença e viabilizar a compra daquela peça que te encantou.

A Calle Murillo fica a algumas quadras (ou quarteirões) de distância da Avenida Corrientes (que começa em Puerto Madero e vai até a Villa Crespo). Se optar pelo metrô (ou Subte, como é chamado por lá) siga pela Linha B e desça na estação Malábia, são apenas três quarteirões.

 

Comprar vinhos em Buenos Aires

Dicas de presentes na Argentina
Produção de vinho argentina é uma das mais antigas da América.

Mesmo que você não goste, de forma alguma pode deixar de mencionar nas dicas para comprar em Buenos Aires, os vinhos argentinos. Eles são deliciosos, harmonizam super bem com a culinária argentina (sobretudo as carnes e massas) e tem preços bons, se transformando em ótimas dicas de compras em Buenos Aires.

A produção de vinho argentina é uma das mais antigas da América (com registros dos anos 1500, embora a profissionalização tenha começado em 1800) e foi trazida pelos imigrantes europeus, sobretudo italianos e espanhóis. É considerada uma das melhores do mundo. E, em 2013, foi declarada pelo governo argentino como a bebida nacional do país.

Os vinhos mais famosos da Argentina são produzidos com uva Malbec, mas eles não são os únicos. Inclusive, pela primeira vez, em 2018, a Argentina ganhou uma premiação de melhor vinho tinto do mundo com um produto feito com outro tipo de uva. No caso, o prêmio da União de Enólogos da França foi entregue a um vinho Cabernet.

Descubra => Onde comer em Buenos Aires

 

Onde comprar vinho em Buenos Aires

O que vale a pena comprar em Buenos Aires 2018
Cidade conta com casas especializadas em vinho.

A produção nacional é tão fértil que, literalmente, podemos encontrar ótimos vinhos “em qualquer esquina”. Desde os refinados Wet bars (bar de degustação de vinho), redes de supermercado ou mesmo nos kioskos (espécie de mercearia local) e mercados chinos (os mini mercados chineses).

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Argentina. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Os preços, assim como os rótulos, são diversos, mas, em geral, é possível encontrar rótulos com valores amigáveis. Se a sua escolha for por garrafas de vinho mais em conta, opte por supermercados. Há um Carrefour no Alcorta Shopping. Há um Jumbo em Palermo e outro em Puerto Madero, um Disco na Recoleta e um Coto no Centro.

Também com preços mais baratos, mas com menos variedades, há os kioskos e os mercados chinos, que estão espalhados por toda a cidade. Estes últimos, com fama de praticar os melhores preços. Se, por outro lado, você estiver em busca de conforto e uma carta mais nobre, as melhores opções são as casas especializadas como a Vinoteca Ligier, o Winery e a Vinoteca Frappé.

Endereços:

  • Alcorta Shopping: Calle Jerónimo  Salguero, 3172 – Palermo
  • Jumbo: Avenida Intendente Bullrich, 345 – Palermo; e Calle Lola Mora, 421 – Puerto Madero
  • Disco: Avenida Presidente Manuel Quintana, 366 – Recoleta; e Calle Viamonte, 1571 – Coto/Centro
  • Vinoteca Ligier: Avenida Tenente General Juan Domingo Perón, 1621 – Centro
  • Winery: Calle Paraguay, 4979 – Palermo
  • Vinoteca Frappé: Calle Paraná, 1259 – Recoleta

 

Comprar doces argentinos em Buenos Aires

Onde comprar alfajor em Buenos Aires
Alfajor é um dos doces típicos da Argentina | Foto: Silvio Tanaka, via Wikimedia Commons.

A comida portenha é imperdível, mas infelizmente não podemos trazer um asado (churrasco argentino) e nem um sorvete na mala. Por isso, minha dica se foca em outras das principais atrações gastronômicas do país que, além de serem deliciosos, são um item fácil de incluir na bagagem: os doces argentinos (alfajor e dulce de leche).

O dulce de leche argentino é simplesmente incrível, extremamente cremosos e saboroso, assim como seus alfajores com vários sabores, como chocolate ao leite, branco, oreo, limão e muitos outros. Por isso, enquanto estiver na cidade, aproveite para se deliciar com eles. Doce de leite combina com medialuna, crepe e diversos outros doces e o alfajor é um lanchinho perfeito para qualquer hora.

Os dois, inclusive, são ótimas lembranças para trazer da viagem para amigos e parentes. Se puder, separe uma mala apenas para essas delícias!

Prático => Como ir do aeroporto de Buenos Aires para o hotel

 

Onde comprar doce de leite e alfajor em Buenos Aires

Onde comer doces em buenos aires
Doces são encontrados em café, supermercados, kioskos e casas especializadas.

O alfajor é bem conhecido no Brasil por conta da franquia da Havanna, provavelmente a rede mais famosa da cidade, mas há na Argentina diversas marcas sendo vendidas em supermercados ou nos kioskos.

Você pode comprar alfajor dessa marca no Café Havanna, que tem unidades na Recoleta, Villa Crespo, Almagro, La Boca, Palermo e vários outros bairro e países, como Brasil, Bolívia, Chile, Estados Unidos, Espanha. Lá também há um delicioso doce de leite. Vale a pena experimentar!

   

Quando levamos em consideração os valores praticados por empresas como a Havanna no Brasil, encontramos preços bem camaradas nos mesmos produtos por lá. Outras marcas de alfajor conhecidas são a Cachafaz (que também tem doce de leite), com unidades no Centro e na Recoleta, Abuela Goye da Patagônia, espalhadas pelo Centro e Puerto Madero, além de outras como Milka, conhecida no Brasil pelo chocolate), Negro e Jorgito.

Além da Havanna e da Cachafaz, há doce de leite de várias marcas como Chimbote, uma das mais antigas e caras, San Isidro Labrador, La Salamandra, La Sereníssima, entre outras. As marcas de alfajor que não possuem cafés, assim como a maior parte das marcas de doce de leite são encontradas em supermercados e kioskos e, geralmente, com preços mais em conta.

 

Comprar roupas em Buenos Aires

Guia de compras em Buenos Aires
Buenos Aires possui lojas das marcas internacionais mais famosas no mundo.

As roupas nessa categoria não são as peças de couro argentino. E, embora iremos citar as roupas e acessórios artesanais e alternativos encontradas na região de Palermo, focaremos aqui nas roupas mais, digamos, normais.

E, por que você se interessaria em roupas normais? Bom, primeiro porque em Buenos Aires existem lojas das marcas internacionais mais famosas no mundo, como Zara, Lacoste, Adidas, Puma, Calvin Klein, Brooksfield, entre várias outras.

Vale a pena conhecer o tipo de roupa que essas lojas destinam aos argentinos, que pode ser bem diferente do que é vendido no Brasil, e que muitas vezes não tem unidade na sua cidade. Segundo, porque existe uma região, no bairro de Villa Crespo, que concentra diversas lojas de outlets de marcas famosas. E, por fim, porque às vezes na conversão você pode sair na vantagem.

Além das roupas de marcas famosas internacionais, vale sempre olhar modelos e estilos de produtos regionais. E os do tipo handmade (que são aqueles artesanais, feitos à mão). Em Buenos Aires, as roupas com um toque artesanal são muito estilosas e com a personalidade portenha.

Barato => Aluguel de Bicicleta em Buenos Aires

 

Onde comprar roupas em Buenos Aires

Melhor shopping de Buenos Aires
Lojas e o prédio do shopping chamam atenção | Foto: Philip Choi, via Wikimedia Commons.

Se você está a procura de lojas de grife, o ideal é visitar o shopping Patio Bullrich, o centro de compras mais chique da cidade com mais de 60 lojas internacionais de grife. Está localizado em um prédio neoclássico de 1867, onde eram realizados leilões de cavalos e bois. Caso você não queira “torrar” seus pesos neste local, vale a visita pela beleza arquitetônica e pela história.

Outras opções de shoppings argentinos são o Abasto, o Alto Palermo e a Galerias Pacífico. Eles costumam ter boas promoções. A loja chilena Falabella tem muita variedade e preços bons. As roupas, sapatos e cosméticas ficam na unidade número 202, decoração e bazar na loja número 343 e os eletrodomésticos na número 665.

Endereços:

  • Patio Bullrich: Avenida del Libertador, 750 com Calle Posadas, 1245 – Recoleta
  • Abasto: Avenida Corrientes, 3247 – Almagro
  • Alto Palermo: Avenida Santa Fé, 3253 – Palermo
  • Galerias Pacífico: Avenida Córdoba, 550 – Centro
  • Falabella: Calle Florida, 202/ 343/ 665 – Centro

Confira => Como se locomover em Buenos Aires

 

Outlets em Buenos Aires

Outlet em Buenos Aires
Distrito Arcos é um outlet | Foto: Mercedes Granados Del Río, via Wikimedia Commons.

Já as famosas outlets de Buenos Aires ficam na Villa Crespo, entre os números 4500 e 5000 da Avenida Córdoba. Dá para ir a pé, depois de comprar couro na Calle Murilo. São cerca de 2 quilômetros entre as duas. Outro local de outlet, mas somente de marcas premium é o shopping Distrito Arcos (Calle Paraguay, 4979 – Palermo). Tem mais de 50 lojas e foi construído em antigos armazéns da estação ferroviária.

Vale a pena comprar Roupas em Buenos Aires na região dos outlets. Marcas como Nike, Adidas e Levi’s é bem mais barato do que no Brasil. Já as marcas Lacoste, Brooksfield e Puma estão nas ruas Aguirre e Gurruchaga… também valem a visita!

Por fim, as roupas mais artesanais e estilosas podem ser encontradas nas lojas de Palermo e nos estandes da Feira de Palermo Soho (Plaza Cortázar, entre as calles Jorge Luís Borges e Honduras, de quinta-feira a domingo). Com certeza, uma das melhores dicas de compras em Buenos Aires.

Demais => Passeios pelo Puerto Madero

 

Comprar itens decoração em Buenos Aires

Dicas de compras na capital da Argentina
Produtos artesanais de Buenos Aires.

A decoração, seja contemporânea ou antiguidade, é outra marca de Buenos Aires. Sejam itens como abajures, vasos, adesivos, quadros, estátuas, discos e todo “badulaque decorativo”, que você puder imaginar, irá encontrar na cidade. As feiras de artes e artesanato – há várias pela cidade e em vários dias da semana – mostram bem os costumem e gostos da população de Buenos Aires, inclusive são muito frequentadas pelo moradores.

Só por isso já valem o passeio. Mas, elas também são uma oportunidade de investir em itens únicos que, em algum lugar de sua casa, vão ser responsáveis por te lembrar o quão maravilhosa é a capital portenha.

Há opções para aqueles que gostam de estilo mais tradicional de decoração e não abem mão de uma antiguidade. Para aqueles que amam o artesanato local e tem souvenirs de todos os lugares que viajou. E também para as pessoas que curtem design e procuram peças (de decoração e também móveis) diferentes e exclusivas.

Melhor época => Quando ir para Buenos Aires

 

   

Onde comprar itens de decoração em Buenos Aires

Locais para fazer compras em Buenos Aires
San Telmo é uma das dicas | Foto: Benutzer:Zenfea , via Wikimedia Commons.

O point da antiguidade em Buenos Aires é a Feira de Antiguidades de San Telmo (aos domingos na Praça Dorrego, das 10h às 17h). Ela é a feira mais cultuada da cidade por conta em sua extensão de 1 quilômetro com diversas barracas com artigos de decoração, roupas, artes plásticas e também antiguidades.

Os artistas de rua são um show a parte e lá está localizada a estátua da Mafalda, criada pelo cartunista Quino. A feira reúne milhares de pessoas, então, a dica importante é evitar os horários mais próximos do fim da feira, pois tendem a ser os mais cheios.

Já a Feira da Recoleta (na Plaza Francia aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h) tem como seu forte o artesanato em geral. Lá pode-se encontrar as melhores peças da cidade. Acontece bem em frente ao Cemitério da Recoleta, que é uma das principais atrações turísticas do bairro.

Menor em tamanho, mas tão charmosa quanto as outras é a Feira de Palermo (Plaza Cortázar, entre as calles Jorge Luís Borges e Honduras, de quinta-feira a domingo, das 14h às 20h). Os itens de destaque são os de decoração e design, mas por lá também encontramos roupas, acessórios e mesmo comidas e cervejas artesanais.

Outro fato interessante é que a feira se mistura com algumas lojas colaborativas que habitam o entorno, além de algumas lojas de roupas de marcas modernas e autorais.

Há também o shopping Buenos Aires Design (Avenida Pueyrredón, 2501 – Recoleta) especializado em design de móveis, decoração e arquitetura.

 

Melhores shoppings de Buenos Aires

A capital da Argentina é uma grande cidade, com mais de 13 milhões de habitantes, sendo uma das maiores regiões metropolitanas da América do Sul. Não é a toa que existem grandes centros de compras em Buenos Aires, galerias e lugares turísticos destinados ao consumo de produtos locais. Conhecer os melhores shoppings de Buenos Aires, também é uma boa forma de conhecer mais sobre sua cultura. Confiram algumas boas dicas:

  • Galerias Pacífico: é um lugar caríssimo, que podemos comparar com a famosa Galeria Lafayette de Paris. São lojas de marca e a visita é valida para conhecer a arquitetura, que é fantástica;
  • Alto Palermo e El Abasto (Av. Corrientes 3247): são shoppings centers grandes, com imensa diversidade de lojas;
  • Paseo Alcorta: shopping pequeno, mas vale dar uma passada só se estiver na região do Malba, um dos museus que merecem a visita em Buenos Aires.

 

Tax free em Buenos Aires

Dicas úteis para compras em Buenos Aires
Devolução é válida para compras acima de 70 pesos.

Na Argentina, existe um programa que devolve parte do dinheiro que o turista investe em itens 100% fabricados no país, gerando assim economias de até 21%. Infelizmente, não são muitos estabelecimentos que fazem parte do programa, já que o mesmo é opcional. Mas, definitivamente, vale a pena procurar pela etiqueta nos comércios visitados em sua viagem.

Em geral, grandes varejistas como a Falabella participam do programa, mas virtualmente em qualquer estabelecimento o benefício pode ser encontrado. É importante ressaltar que a devolução é válida para compras acima de 70 pesos.

Se fizer compras em estabelecimentos Tax free, solicite o formulário e preencha seus dados como RG ou número de passaporte. Guarde sua via do documento e também o comprovante de compra.

Para reaver o dinheiro, basta que, no momento que estiver deixando o país, procure no aeroporto um posto de atendimento. Aí é só entregar sua via do formulário e o comprovante da compra e poderá receber o valor via cartão de crédito ou dinheiro.

Vale lembrar que o processo pode demorar um pouco, além da chance de haver filas. Portanto, caso tenha a intenção de utilizar o serviço, programe-se com antecedência.

 

Dicas de compras em Buenos Aires

Produtos baratos em Buenos Aires
Aproveite essas dicas de compras em Buenos Aires.

A viagem a capital portenha é uma ótima oportunidade para aproveitar as dicas de compras em Buenos Aires. Seja em roupas da moda ou naquelas exclusivas dos locais frios, souvenirs ou mesmo dos doces que podem facilmente adoçar aquela segunda-feira sem graça e vinhos que podem transformar um jantar qualquer em uma celebração.

Além das fotos e das boas memórias, esses objetos servem sempre de lembrança do quanto Buenos Aires é incrível. E, por falar em fotos, veja só esse vídeo feito pelo site oficial de turismo de Buenos Aires com lugares bem fotogênicos da arquitetura da cidade:

Curtiu as dicas de compras em Buenos Aires? Tem alguma experiência para compartilhar nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Carolina Brusarosco

ESCRITO POR

Carolina Brusarosco

Jornalista, pós-graduada em Jornalismo Literário, sagitariana e cheia de paixões distintas. De origami a astronomia, de pets a romances de Jane Austen. Uma das maiores paixões é escrever sobre turismo. Sonha em fazer o Caminho de Santiago de Compostela, conhecer todos os continentes e (quando tiver) levar seus filhos para mochilões mundo afora.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *