Pratos típicos de Buenos Aires e o que comer na capital

Pratos típicos de Buenos Aires e o que comer na capital

Sendo bem rápida e direta: o que comer em Buenos Aires? Carne. Quando esteve na Argentina para gravar o programa No Reservations, há cerca de 10 anos, o saudoso chef Anthony Bourdain disse que Buenos Aires não “era o local ideal” para os vegetarianos. Isso porque, a carne vermelha era a estrela da gastronomia local.

E ainda é. Entre os pratos típicos de buen mais famosos, estão aqueles feito com carnes (seja bovina, suína e outras mais exóticas para o paladar brasileiro, como cordeiro).

Mas, cosmopolita que só, a cidade oferece um cardápio dos mais variados para carnívoros e também para vegetarianos, como massas, pizzas, empanadas, além de deliciosas sobremesas. Assim como restaurantes de todos os estilos e preços.

Neste artigo, listei as comidas e pratos típicos de Buenos Aires que são mais pedidos, tanto por locais quanto pelos viajantes.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Buenos Aires

Seguro viagem América do Sul »

 

Comidas típicas de Buenos Aires

  • Bifes de ancho e chorizo
  • Parrillada
  • Choripán
  • Milanesas
  • Empanada
  • Pizza e massas
  • Medialuna
  • Doces (doce de leite, alfajor e helados)

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios de Buenos Aires »

 

O que comer em Buenos Aires: pratos típicos

Bifes de ancho e chorizo

O que comer em Buenos Aires
Bifes são tradicionais em Buenos Aires.

Não é à toa que todo mundo que viaja para Buenos Aires volta mais exigente na hora de comer carne vermelha. Um dos ingredientes mais famosos e deliciosos de Buenos Aires, as carnes da Argentina, são de extrema qualidade. Por isso, é a primeira sugestão da lista sobre o que comer em Buenos Aires.

Além disso, são temperadas somente com sal na preparação e feitas em parrillas (grelhas), o que dá um sabor e uma maciez toda especial ao prato. Populares, esses dois pratos estão disponíveis na maioria dos restaurantes.

Os bifes de chorizo e ancho são feito com contrafilé. Mas, têm as suas diferenças. Enquanto o chorizo é o miolo do contrafilé e possuiu uma capa de gordura, o ancho é a parte traseira desse corte e tem a gordura entremeada.

No geral, o prato costuma ser servido com as deliciosas papas fritas (batatas fritas) como acompanhamento, que são crocantes por fora e macias por dentro, e também com molhos como o chimichurri (feito com especiarias e azeite). Há variações nos acompanhamentos como purê, mas não espere muito por arroz, quase nunca é opção.

O que pedir em um restaurante de Buenos Aires
Carne argentina | Foto: QVM.

Uma dica na hora de pedir um desses pratos: como os dois tipos de bife são cortados em postas altas, selados na grelha e depois assados na churrasqueira, eles são servidos ao ponto (vermelho).

Se você não é muito fã de carne vermelha (embora ao ponto seja o recomendados pelos chefs para que a carne fique suculenta) peça “la mariposa”, assim cortarão o bife na metade e ele será aberto como as asas de uma mariposa (borboleta) e ficará mais bem passado.

Também fique de olho se estiver escrito batata frita no cardápio. Em Buenos Aires, batatas fritas são feitas com batata doce, que também é uma delícia. Mas, caso prefira as tradicionais, peça pelas “papas fritas”.

E não se esqueça de aproveitar para pedir um vinho Malbec argentino, que harmoniza super bem com carnes vermelhas.

Imperdível => Excursões em Buenos Aires a partir de € 20

 

Parrillada

Churrasco argentino
Parrillada mistura de diversos tipos de carnes.

A parrillada é uma espécie de churrasco argentino (o churrasco tradicional é chamado de asado ou barbacoa), feito na parrilla (grelha) com lenha ao invés de carvão, o que dá um sabor diferente às carnes.

É caracterizado pela mistura de diversos tipos de carne (bovina, cordeiro, porco, frango), além de miúdos de boi e frango e linguiças, como a murcielaga que é bem temperada e tem uma coloração escura, uma vez que é feita com sangue bovino (como o chouriço brasileiro).

Oportunidade => Espetáculos e musicais em Buenos Aires

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Argentina. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Choripán

Comidas saborosas em Buenos Aires
Choripan | Foto: David, via Wikimedia Commons.

Outro prato bem popular em Buenos Aires (e também no Uruguai) é o choripán, um lanche de pão com linguiça toscana argentina, que é caracterizada pelo tempero bem marcante.

Além dos restaurantes e lanchonetes, o choripán é encontrado nas barracas de ruas em toda a cidade. E o melhor, sempre com preços atrativos.

O lanche é feito com pão francês, linguiça assada e o tradicional molho chimichurri. Você pode acrescentar ainda queijo, vinagrete e outros molhos.

Essa comida típica de Buenos Aires pode ser encontrada em diversos estabelecimentos em diversos bairros da cidade. E para saber explorar bem esse destino, leia como se locomover em Buenos Aires.

Confira => Tours guiados para visitar a Casa Rosada

 

Milanesas

pizza em Buenos Aires
Em Buenos Aires há vários restaurantes especializados em milanesas | Foto: Piero Leite.

Ainda na categoria carne, outro prato bastante popular em BUE são as milanesas, trazidas à cidade pelos imigrantes italianos. Há restaurantes especializados no prato em todo canto da cidade.

Diferente dos bifes de ancho e chorizo, que são bem grossos, o bife para a milanesa é bem fininho – como aqueles bifes à milanesa de “vó” que são martelados para ficar macio, sabe?

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

A carne, geralmente bovina, é empanada com ovo e farinha de pão deixando as milanesas portenhas com uma casquinha bem saborosa. No geral, as milanesas são acompanhadas com papas fritas, mas há na cidade versões com purê de batata.

Elas podem também ter vários sabores como a napolitana (criada lá na cidade mesmo) que leva queijo e molho de tomate (que lembra o nosso filé à parmegiana). É uma ótima opção para você comer em Buenos Aires.

Geralmente, é uma opção mais econômica em Buenos Aires. Por falar em economia, você já pensou em andar de bike em Buenos Aires? Para isso, confira o post aluguel de bicicleta em Buenos Aires.

Descubra => O que fazer em Buenos Aires e o melhor para ver

 

Empanada

Melhores empanadas de Buenos Aires
Empanadas são democráticas em Buenos Aires.

A empanada é considerada um dos pratos mais democráticos de Buenos Aires. Isso porque, o salgado (uma espécie de esfiha) possui diversos sabores com e sem carne e versões fritas e assadas, além de preços super convidativos.

É um item obrigatório para degustar na viagem a Buenos Aires! De origem espanhola, a empanada também é encontrada em outros países na América do Sul, como o Uruguai, sendo o recheio a diferença mais marcante entre o salgado nos dois países.

Esse prato típico portenho cai especialmente bem acompanhado de uma tradicional cerveja argentina. Descubra os endereços com o melhor da vida noturna em Buenos Aires.

Em Buenos Aires, a mais famosa é a de carne (feita com carne moída bem temperada com cominho, pimentão, ovos e uva passa).

Mas há outros sabores deliciosos como queijo, queijo com milho, queijo e presunto, e também as de verduras, recheadas com espinafre ou escarola. Já no Uruguai, há muitas opções de frutos do mar.

Demais => Passeios pelo Puerto Madero

 

Pizzas e massas

Restaurante para comer massa em Buenos Aires
Massas portenhas são sempre grossas.

Como toda cidade com forte ascendência italiana, Buenos Aires tem vários restaurantes de massas. Além de muitas pizzarias, é claro. Embora quem é de São Paulo esteja bem acostumado com esse tipo de prato, vale a pena conhecer o jeito hermano de fazer pizza.

Por lá, as massas de pizza são grossas e o recheio super caprichado (sempre há muito queijo nas pizzas). As opções costumam ser bem clássicas como mussarela, marguerita, mussarela com presunto ou pimentão e há também a fugazzeta, que é só queijo e massa, sem o molho vermelho.

As “diferentonas” que temos por aqui como pizza de estrogonofe, por exemplo, ou mesmo a de frango com catupiry e as doces não existem por lá.

Também há muitos restaurantes de massas com macarrão, ravióli e lasanha, onde as massas são servidas al dente como na Itália (não espere macarrão mole) e com molhos bem saborosos. As lasanhas, ao contrário da brasileira que tem muito molho, presunto e queijo, são caprichadas na carne moída, além de muito queijo, é claro.

Especial => Visite a Catedral Metropolitana e a escola do Papa Francisco

 

Medialuna

O que comer no café em Buenos Aires
As medialunas são doces e macias.

A medialuna lembra um croissant por conta do formato de meia lua (daí o nome), mas a semelhança para por aí. Enquanto croissant tem uma textura mais folhada, a medialuna é mais macia e também um pouco mais doce.

 
Procurando opção de hospedagem mais segura por causa do Coronavírus?

A melhor alternativa é alugar imóveis, para se hospedar com conforto e segurança!

Devido a nossa parceria com a Airbnb, você receberá até R$ 350,00 de desconto na primeira reserva, e o cadastro é sem compromisso. Algumas vantagens do Airbnb:

  • Possibilidade de dividir o imóvel com um grupo de amigos ou família;
  • Tarifas mais baratas que hotéis;
  • Comentários 100% autorais;
  • A comodidade de sertir-se em casa.
 

É mais um item “obrigatório” para conhecer e sempre presente no café da manhã de hotéis, pousadas e hostels, acompanhado do delicioso café portenho ou de um chocolate quente (na versão tradicional ou submarino, que é leite com uma barra de chocolate). Por isso, é claro, está na lista de o que comer em Buenos Aires.

No inverno, essa é uma excelente opção para se aquecer. Por conseguinte, leia também sobre quando ir para Buenos Aires. Elas podem ser feitas com manteiga (manteca, como eles chamam) ou com banha (grasa), sendo que a banha deixa a medialuna levemente salgada.

Há sempre opções de medialunas com ou sem recheio. Entre os recheios mais comuns estão o doce de leite argentino e o creme (que lembra aquele creme de recheio do sonho brasileiro). Seja com ou sem recheio, não deixe ela de fora do seu café da manhã e nem do café da tarde.

Confira espetáculos e musicais em Buenos Aires »

 

Doces (Alfajor, Doce de Leite e Helados)

Dicas de comidas em Buenos Aires
Sobremesas argentinas são deliciosas.

Para quem adora um docinho depois da refeição, Buenos Aires tem ótimas opções de sobremesa, grande parte delas com o doce de leite portenho ou com chocolate.

Um deles é o alfajor, um doce feito com camadas de uma espécie de bolacha à base de mel, recheada com doce de leite e coberta com chocolate ao leite. Tem variações de recheio e coberturas, sendo o de doce de leite com chocolate o mais comum.

É conhecido no Brasil por conta da franquia da Havanna, mas em Buenos Aires há diversas marcas (e preços também) sendo vendidas nos kioskos (os mercadinhos de lá).

Outra marca registrada da Argentina é o doce de leite (ou dulce de leche). Presente nos cafés da manhã – são uma ótima combinação com a medialuna – e nas sobremesas em geral. Ele é mais escuro e denso do que os que estamos acostumados por conta da diferença no jeito de produzir, e ainda tem um gostinho de baunilha ao fundo .

Até por isso, o doce de leite é um dos tipos de sorvete (helados) mais comuns em Buenos Aires. E não é só ele: há opções de chocolate, flocos, café, frutas, entre outros tipos. Novamente, a imigração italiana deixou bons frutos na Argentina. Saborosos e extremamente cremosos, os sorvetes conquistam os turistas, mesmo quem visita a cidade no frio.

Arredores => Passeio de barco pelo Delta do Tigre

 

Dicas sobre o que comer em Buenos Aires

Você que está de malas prontas para Buenos Aires, não deixe de experimentar as comidas típicas da Argentina! Elas são muito saborosas e irão acrescentar muito na sua viagem, já que você se sentirá como um típico portenho.

Se ainda estiver montando seu roteiro veja o meu artigo com os pontos turísticos de Buenos Aires. E antes de ir embora, confira esse vídeo com sugestões de café da manhã na cidade, feito pelo site oficial de turismo de Buenos Aires. Uma delícia!

Já você que conhece a capital da Argentina, conte para mim: qual sua comida típica preferida?

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Carolina Brusarosco

ESCRITO POR

Carolina Brusarosco

Jornalista, pós-graduada em Jornalismo Literário, sagitariana e cheia de paixões distintas. De origami a astronomia, de pets a romances de Jane Austen. Uma das maiores paixões é escrever sobre turismo. Sonha em fazer o Caminho de Santiago de Compostela, conhecer todos os continentes e (quando tiver) levar seus filhos para mochilões mundo afora.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *