Início / Américas / América do Sul / Argentina / Como ir dos 2 aeroportos de Buenos Aires (AEP e EZE) para o centro

Como ir dos 2 aeroportos de Buenos Aires (AEP e EZE) para o centro

Pesquisar como ir do aeroporto de Buenos Aires para o centro da cidade é uma ação muito importante na hora de montar seu roteiro de viagem. E a capital da portenha tem dois aeroportos: o Aeroparque (AEP) e o Ezeiza (EZE). Cada um com distâncias bem diferentes das regiões centrais.

Então, tudo o que você tem que fazer é ler esse artigo e descobrir as maneiras mais rápidas, baratas e confiáveis de ir até o centro de Buenos Aires. Afinal, não é muito legal chegar ao destino depois de horas de viagem (em média 3 horas, no caso de voos diretos saindo de São Paulo), cansado e “doido” para chegar ao hotel, mas precisar arrastar sua mala por aí procurando um meio de transporte. Confira!

Planeje sua viagem => Onde ficar em Buenos Aires: bairros e hotéis

Cotação do melhor seguro viagem para a América do Sul

 

Conheça os aeroportos em Buenos Aires

Como ir do aeroporto de Buenos Aires ao centro
Mapa: pontinhos vermelhos indicam os dois aeroportos de Buenos Aires.

A capital Argentina é servida por dois aeroportos. Ambos foram construídos na década de 1940 e recebem atualmente voos nacionais e internacionais.

O mais antigo, de 1947, é o Aeroporto Jorge Newbery, mais conhecido como Aeroparque. Foi construído para voos domésticos e aeronaves pequenas, já que fica no bairro de Palermo. Está aproximadamente há 8 quilômetros do centro, entretanto, leva cerca de 10 ou 15 minutos de táxi.

Apesar da clara vantagem de distância, por ser um aeroporto pequeno, não recebe aviões de grande porte. Dessa forma, fora os voos nacionais é destino apenas para aeronaves vindas da América do Sul. E com menor oferta.

O outro aeroporto é o Internacional Ministro Pistarini, conhecido como Aeroporto de Ezeiza, cidade da Grande Buenos Aires onde está localizado. Construído em 1949, o Ezeiza “tem cara” de aeroporto internacional.

É grande, tem vários terminais para embarque e desembarque, um freeshop bem amplo e variado. Do Ezeiza ao centro de Buenos Aires são aproximadamente 30 quilômetros, o que leva uns 40 ou 45 minutos de táxi.

Imperdível => Excursões em Buenos Aires a partir de € 20

 

Ezeiza ou Aeroparque?

Embora atualmente os dois aeroportos sejam opção, cada um com suas vantagens, fique de olho na data de sua viagem. Isso porque, o governo argentino decidiu voltar a proposta original do Aeroparque. A partir de abril de 2019, o aeroporto receberá somente voos domésticos e vindos do Uruguai.

A diminuição dos voos  disponíveis já começa em 2018, com o corte de 50% na quantidade horários disponíveis em voos internacionais. E, no próximo ano, todos os voos de qualquer lugar do Brasil irão para o Aeroporto de Ezeiza.

Oportunidade => Espetáculos e musicais em Buenos Aires

 

Como ir do aeroporto Ezeiza ao centro?

Aeroporto Ezeiza para o centro
Foto: Martin St-Amant, via Wikimedia Commons

Veja abaixo as opções de transporte do aeroporto de Buenos Aires, o Ezeiza, para o centro de Buenos Aires. Assim, você já consegue se programar como será a sua chegada. E para outras dicas, leia um artigo com todas as informações para viagens turísticas para Buenos Aires.

 

Ônibus (transporte público)

Transporte do aeroporto Ezeiza para o centro de Buenos Aires
Linha 8 | Foto: Barcex, via Wikimedia Commons.

Se por um lado sair do Ezeiza e seguir para o centro de ônibus é fácil e barato, por outro é preciso ter paciência. Como esse aeroporto está localizado em uma cidade vizinha, a viagem é longa.

Ao passo que demora duas horas percorrendo diversos bairros da capital portenha. Já é uma maneira de ir conhecendo a cidade. Mas se o trânsito estiver ruim, vai se tornar um problema. Melhor aproveitar seu tempo com um roteiro incrível por Buenos Aires.

A linha 8 é a que vai do aeroporto ao Centro. A passagem de ônibus na Argentina depende da distância que será percorrida. Nas distâncias acima de 30 quilômetros o preço é de 11,75 pesos, o que equivale a 1,80 reais. Portanto, esse será o preço do transporte público que irá pagar, super barato!

Além disso, outro ponto positivo é que os ônibus funcionam 24 horas por dia. Não importa a hora do seu desembarque, é sempre uma opção.

Assim que chegar no aeroporto, precisará providenciar moedas ou o cartão SUBE. É preciso ficar atento, uma vez que os colectivos portenhos não aceitam o pagamento com notas. Com o intuito de saber como adquirir esse cartão e outras dicas de transporte, veja o artigo Como se locomover em Buenos Aires.

Descubra => O que fazer em Buenos Aires e o melhor para ver

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

 

Ônibus Executivo

Transfer de Ezeiza ao centro de Buenos Aires

Outra opção de transporte do aeroporto Ezeiza para Buenos Aires são os ônibus executivos. São aqueles do “tipo” dos ônibus de viagem que saem das rodoviárias brasileiras. Portanto, são confortáveis, e ainda, têm opção de poltrona leito, aquelas que declinam até quase parecer uma cama. Além disso, possui internet a bordo.

No Ezeiza, a empresa oficial de ônibus executivo é a Manuel Tienda Léon. O stand deles fica localizado no terminal de desembarque, bem próximo à alfândega. Mas, também dá para comprar antecipado pela internet.

Para ter esse conforto, você vai desembolsar 290 pesos (mais ou menos 40 reais com a cotação), mas vale o custo-benefício. Sobretudo se você estiver viajando sozinho e não for dividir os valores de transporte.

As saídas acontecem a cada meia hora. O ponto final desse ônibus é o Terminal Madero, no Puerto Madero. Também há o percurso contrário, do Puerto Madero para o Ezeiza, custando também 280 pesos. É bem próximo da Estação Retiro, na Linha C do metrô (Subte).

No guichê da Tienda Léon também é possível esticar o transporte até o seu hotel. Basta falar com o atendente, que haverá um carro menor que lhe leva do Terminal Madero até o local da sua hospedagem em Buenos Aires, com um custo a mais, claro.

Confira => Tours guiados para visitar a Casa Rosada

 

Quanto custa um táxi de Ezeiza para o centro?

Preço do táxi em Buenos Aires
Táxi em Buenos Aires | Foto: Diego Torres Silvestre, via Wikimedia Commons

O táxi é uma opção muito utilizada por quem viaja a Buenos Aires, tanto pelo conforto de se locomover de táxi quanto pela tarifa que não é cara. Na cidade de BUE a bandeira 1 do táxi (válida das 6 às 22 horas) custa 32,80 pesos (5 reais).

E é acrescido 3,26 pesos (0,50 reais) a cada 200 metros percorridos. Já a bandeira 2 (válida das 22 às 6 horas) custa 39,10 pesos (5,99 reais) , sendo acrescido 3,91 pesos (0,59 reais) a cada 200 metros percorridos.

Apesar da praticidade, como já comentamos em outro artigo, muitos brasileiros já relataram atitudes não muito éticas por parte dos taxistas. Só para exemplificar, casos de ficar dando voltas para aumentar o valor da corrida e dar troco em notas falsas.

Por isso, o indicado é buscar táxis de empresas autorizadas, que registram os dados do carro e do motorista. Mesmo que pareça prático, evite aqueles que circulam na avenida em frente.

Além disso, você também pode calcular o tempo de percurso e o preço médio da corrida pelo site Taxista Virtual. Assim já planejar os gastos, além de conferir a corrida.

Outra opção de táxi é o da empresa oficial do aeroporto, a Taxi Ezeiza Oficial, localizada no Terminal A. Você também pode solicitar por telefone: 54 11 5480-0066.

Nesse caso, a tarifa é fechada de acordo com o bairro que você irá. Para ir ao Centro, por exemplo, a tarifa é 895 pesos (137 reais). Para Belgrano o valor é 850 pesos (130 reais) e para San Isidro 950 pesos (145,63 reais).

Há sempre possibilidade de usar na cidade os “táxis” por aplicativo como o Uber e o Cabify. Vale lembrar apenas que como você estará fora do país, todas as suas viagens pelo aplicativo terão a cobrança de impostos se optar por pagamento em cartão de crédito.

Se você gosta de transportes alternativos para passeios, também pode alugar uma bicicleta para conhecer Buenos Aires.

Demais => Passeios pelo Puerto Madero

 

Remis (carros com motorista)

No Ezeiza, também tem a opção de utilizar os Remis, que são carros alugados já com o motorista, uma espécie de táxis com “upgrade”. Isso é, os carros são melhores e os motoristas ou chofers, como são chamados, trabalham vestindo terno e gravata.

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

A empresa mais famosa é a mesma dos ônibus executivos, a Manuel Tienda León. Há percursos do Ezeiza para a Capital Federal (Centro de BUE), Terminal Madero, e também para o Aeroparque. A tarifa para cada um desses três percursos varia, mas tem a partir de 800 pesos.

Mas há outras opções de remis como a World Car, a Vip Cars e a Transfer Express. A World e a Transfer Express passam a cotação e fazem reserva por email, já a Vip Cars somente no balcão ou por telefone.

Se você estiver com mais duas pessoas, já vale a pena pegar um remis para o seu hotel. Por experiência própria, já peguei esse transporte tarde da noite, com a Manuel Tienda León, e o valor sair mais barato do que pagar as passagens individuais do ônibus executivo.

Especial => Visite a Catedral Metropolitana e a escola do Papa Francisco

 

Como ir do Aeroparque ao centro

Distancia do Aeroparque para o centro de Buenos Aires
Foto: Luis Argerich, via Wikimedia Commons

Veja abaixo agora as melhores opções de locomoção do Aeroparque para o centro de Buenos Aires.

 

Ônibus (transporte público)

Como ir do Aeroparque para o centro de Buenos Aires
Ônibus em Buenos Aires | Foto: Hermann Luyken, via Wikimedia Commons.

Por estar bem próximo ao Centro, o Aeroparque é rota de diversas linhas de ônibus coletivos de BUE. Por isso, além de pagar a tarifa menor, de 10 pesos (lembrando que o valor é calculado de acordo com a distância que será percorrida), você não fará percursos muito longo de ônibus para chegar ao Centro e aos bairros próximos.

Passam em frente ao Aeroparque as linhas 33 (Ramal Ciudad Universitária), 37 (Ramal 4), 45 (Ramal Ciudad Universitária) e 160 (Ramal Ciudad Universitária). Apesar de ter o mesmo nome do ramal, as linhas têm percurso diferente, por isso, fique atento ao número da linha e cheque com o motorista se o seu destino está na rota dele.

Como andar de ônibus na Argentina
SUBE: leitor do cartão nos ônibus da Argentina | Foto: QVM.

A linha 33 é indicada para quem vai para o Centro e para o bairro do Retiro. Já a 37 é rota para a Recoleta, bairrio Norte e Congresso. Quem pretende ir para San Telmo deve tomar o ônibus da linha 45 e para Palermo a linha indicada é a 160.

Vale lembrar que os ônibus só aceitam pesos argentinos em moeda e o “bilhete único” portenho, o cartão SUBE. Qualquer estrangeiro pode comprar esse cartão SUBE que é recarregável.

Pensando na viagem e não sabe como começar?
"Quero Viajar Mais", o livro, por R$ 14,95 »
Ganhe 10% OFF no Seguro Viagem + bônus!
 

Não perca => Tour guiado no Cemitério da Recoleta por € 29

 

Ônibus Executivo

A empresa de ônibus executivo Manuel Tienda Leon também atende o Aeroparque com o mesmo tipo de conforto oferecido no Ezeiza (poltronas leito, internet a bordo e saídas a cada meia hora).

A tarifa entre o Aeroparque até o Terminal Madero, no Puerto Madero, mesmo destino final do ônibus que vem do Ezeiza, é de 130 pesos (20 reais).

É sempre uma opção confortável e agradável para quem está chegando na cidade, sobretudo se estiver viajando sozinho, mas vale lembrar que você está mais perto do Centro e o valor é mais alto que outros meios de transporte.

Dá para comprar a passagem pela internet ou no estande da empresa, sempre localizado próximo ao desembarque internacional.

Confira espetáculos e musicais em Buenos Aires »

 

Táxi

Táxi do Aeroparque para centro de Buenos Aires
Táxi em Buenos Aires | Foto: Aleposta, via Wikimedia Commons.

O Aeroparque, como todo aeroporto e também rodoviária, é cheio de taxistas circulando na área do desembarque em busca de passageiros, uma vez que não há uma empresa de táxi oficial do aeroporto.

Como em outros artigos que falamos das opções de transporte para se locomover na cidade, parar ter mais segurança, sugerimos que vocês utilizem apenas aqueles que fazem parte das empresas registradas, uma vez que há controle de veículos e motoristas.

Vá a Central de Informações Turísticas do aeroporto e veja os números das empresas de rádio táxi. Evite qualquer tipo de dor de cabeça logo na chegada à cidade.

O táxi em Buenos Aires é sempre uma boa opção de transporte porque a tarifa não é cara – sobretudo se o câmbio estiver a favor. O preço da bandeira 1 (válida das 6 às 22 horas) é 32,80 pesos (5 reais),  acrescido 3,26 pesos (0,50 reais) a cada 200 metros percorridos. Já a bandeira 2 (válida das 22 às 6 horas) custa 39,10 pesos (5,99 reais , sendo acrescido 3,91 pesos (0,59 reais) a cada 200 metros percorridos.

Para planejar seus gastos, dá uma olhada no site Taxista Virtual, que calcula o valor de acordo com a sua rota.

Mochilão => Melhor época para viajar pela América do Sul

 

Remis (carros com motorista)

Translado para o aeroporto Buenos Aires
Mesma empresa dos ônibus executivos, a Manuel Tienda León, também oferece carros (remis)

Há também a opções dos “táxis chiques”, os remis, no Aeroparque. Uma delas é a Manuel Tienda Leon – que tem apenas a linha que liga o Aeroparque ao Terminal Madero, diferente do Ezeiza que tem várias linhas, com passagem a 389 pesos e viagem bem curta.

Outras empresas de remis são Transfer Express, Trans Air e Mundo Remise. Todas estão localizadas no Setor A, onde acontece o desembarque.

 

Dicas dos aeroportos de Buenos Aires

Agora que você já conhece as opções de transporte do aeroporto de Buenos Aires para o centro, finalize seu roteiro. Mas, se ainda tiver dúvidas sobre principais pontos turísticos de Buenos Aires leia nosso artigo sobre o tema. Boa viagem!

Se você tiver alguma dica para dar sobre como ir do aeroporto ao centro de Buenos Aires, compartilhe. É só comentar abaixo e estará ajudando a comunidade de viajantes.

 

Confira mais artigos sobre a Argentina:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Carolina Brusarosco

Jornalista, pós-graduada em Jornalismo Literário, sagitariana e cheia de paixões distintas. De origami a astronomia, de pets a romances de Jane Austen. Uma das maiores paixões é escrever sobre turismo. Sonha em fazer o Caminho de Santiago de Compostela, conhecer todos os continentes e (quando tiver) levar seus filhos para mochilões mundo afora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *