Guia completo para viajar de carro para o Uruguai e Argentina

Guia completo para viajar de carro para o Uruguai e Argentina

Viajar de carro para o Uruguai ou Argentina pode ser uma ótima maneira de conhecê-los. Esta aventura é muito interessante e possível de ser feita. Porém, antes de meter o pé na estrada, é preciso se preparar. Lembre-se que você estará em outro país, com outras regras de trânsito e documentos necessários. E muitas são as dúvidas à respeito deste assunto.

Para ajudar a todos que pretendem fazer uma viagem de carro para o Uruguai ou Argentina montei este material. Explicarei tudo o que você precisa saber para tirar a carta verde e quais são os outros documentos e itens de segurança necessários.

Conto também a condição das estradas e como são as fronteiras por onde passei. E ainda, aqui você fica sabendo como são os pedágios e postos de gasolina nos países vizinhos.

A ideia foi preparar um guia prático e completo com tudo o que precisa saber para fazer uma roadtrip para o Uruguai e Argentina sem ter problemas.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Montevidéu

Hotéis em Buenos Aires »

 

Documentos para viajar de carro no Mercosul

Estrada entre Carmelo e Colônia

Antes de pegar o carro e ir para a Argentina ou Uruguai, é preciso preparar a documentação necessária. O principal documento é a carta verde.

Entenda o que é e como adquirir, além de outros itens de segurança obrigatórios para viajar de carro para o Uruguai e Argentina.

Planejando alugar um carro no Uruguai?
Compare preços e faça sua reserva no portal RentCars.

 

Carta Verde: como tirar?

A carta verde é um seguro obrigatório para todos os carros estrangeiros que vão rodar no Paraguai, Argentina, Uruguai e Bolívia. Caso você se envolva em um acidente durante a viagem, a carta verde irá assegurar terceiros afetados.

Para tirar a carta verde você não precisa ter seguro do carro, mas caso tenha um corretor, é mais fácil tirar com ele. Não são todas as seguradoras que fazem a carta verde.

A principal é a Porto Seguro, mas não tem problema nenhum se o carro for assegurado por outra empresa. Na realidade, a carta verde nada tem a ver com o seu seguro no Brasil.

Em Foz do Iguaçu e no Chuí há várias empresas anunciando que fazem a carta verde. No entanto, eu recomendo ver isso na sua própria cidade, antes de sair para viajar.

Isto porque a carta verde demora alguns dias para ser emitida. Além disso, não dá para ter certeza que estas empresas são sérias e o certificado é real. Por isso, pesquise bem ao organizar tudo para viajar de carro para o Uruguai.

 

Quanto custa a carta verde?

O valor da carta verde vai de acordo com o período que ficará no país vizinho. É adquirida por pacote de dias, que vão de 3 a 30. Eu paguei R$ 185,00 por um pacote de 30 dias. No entanto, é preciso passar as datas exatas de vigência do seguro com antecedência, para colocarem na apólice.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Uruguai. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 
 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Argentina. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

Como emitir a carta verde?

Para emitir a carta verde é bem simples. Após entrar em contato com a seguradora, te mandarão as propostas para assinar e o valor a ser pago. Após acertar tudo, você receberá o certificado que você deve imprimir em folha sulfite verde. Sim, é preciso comprar o papel na cor verde para que você mesmo imprima o certificado.

 

+ Documentos para viajar de carro Uruguai e Argentina

Viajar de carro para o Uruguai
Ponte redonda sob a Laguna Garzon, no Uruguai.
  • CRLV: é claro que o documento do carro precisa estar com você durante toda a viagem e o licenciamento deve estar em dia;
  • CNH: a carteira nacional de habilitação é válida, e necessária, para dirigir no Uruguai e Argentina;
  • RG ou passaporte: a CNH é necessária para dirigir, mas para entrar e sair do país é obrigatório o uso do RG atualizado ou passaporte;
  • Autorização com firma reconhecia do responsável:
    • Se o carro não estiver no seu nome, é preciso de uma autorização com firma reconhecida em cartório do responsável. Se quiser viajar com carro da empresa, mesmo que a empresa estiver no seu nome, também é necessário uma autorização. E ainda, se o carro estiver financiado também é preciso da mesma, adquirida com o banco. Este último caso, pode demorar mais. Essas autorizações precisam ser legalizadas no Consulado Uruguaio ou no Ministério das Relações Exteriores – MRE/Itamaraty.

 

Itens obrigatórios no carro

Este assunto é o que mais causa polêmicas quando o assunto é viajar de carro para o Uruguai e para a Argentina. O que acontece é que a legislação de trânsito não é muito clara e há muitos policiais corruptos, que muitas vezes inventam itens obrigatórios para obter dinheiro para te liberar.

Pela minha vasta pesquisa em vários sites e blogs, incluindo a tabela de documentação do blog Viajando de carro, os itens obrigatórios são:

  • Triângulo extra (dois triângulos);
  • Extintor;
  • Kit de primeiros socorros – como já foi exigido no Brasil anteriormente;
  • Cambão ou cabo de aço para rebocar o carro;
  • Cadenas – se for trafegar em pistas com neve.

Estes itens podem ser adquiridos na Argentina, próximos à fronteira. Eu fui viajar com o triângulo extra, kit de primeiros socorros montado em casa, documentos e carta verde somente. Ninguém questionou sobre nenhum item de segurança, muito menos pediram para ver a carta verde.

Não sei se é porque eu sempre estava com o papel verde na mão quando paravam. Inclusive, um policial argentino questionou desconfiado sobre o flaconete (10ml) de soro fisiológico que estava no kit de primeiros socorros.

No Uruguai, os itens de segurança obrigatórios nos veículos são os mesmos exigidos no Brasil. Vale lembrar que assim como a lei brasileira, em vigor desde 2016, na Argentina e no Uruguai também é preciso dirigir com o farol baixo ligado, mesmo de dia.

   
   

 

Como são as fronteiras?

Fronteira do Uruguai e Brasil
Fronteira no Chuí.

Quer saber como é para passar nas fronteiras ao viajar de carro para o Uruguai e para a Argentina? Conto a minha experiência por todas que passei.

 

Fronteira Brasil Argentina – Iguaçu

Eu entrei na Argentina via fronteira Foz do Iguaçu / Puerto Iguazu, foi tranquilo. Muita gente cruza essa fronteira para visitar e decidir qual o lado mais bonito das Cataratas do Iguaçu, oposto ao que está hospedado. Mas vi pessoas terem que deixar comidas, que não podiam levar. No entanto, acho que acabam pegando mais argentinos que vem para o Brasil comprar alimentos, que está mais barato por aqui.

O problema relatado com os policiais argentinos aconteceu depois da fronteira. Seguindo viagem, depois de Posadas, fui parada em todos os postos policiais. Quando veem a placa do Brasil, param imediatamente. Passamos por revistas bem chatas e demoradas, várias perguntas e muita pressão psicológica e sarcasmo.

Antes de viajar de carro para a Argentina eu tinha lido vários posts em outros blogs, que alertam que este comportamento é comum. Além disso, existem policiais corruptos que querem achar coisas erradas, ou inventam, para obter dinheiro para te liberar.

A história mais famosa é a do lençol branco, que muitos acreditam ser um item obrigatório (para cobrir vítimas de possíveis acidentes). Embora não tenha tido problemas, o tratamento dos policiais argentinos me intimidou e decidimos sair do país, como conto abaixo.

Planejando alugar um carro na Argentina?
Compare preços e faça sua reserva no portal RentCars.

 

Fronteira Sáo Tomé, Argentina – São Borja, Brasil

São Tomé é uma cidade minúscula, bem de interior com a maior parte das ruas de terra. Fomos até lá em busca de uma casa de câmbio para trocar pesos uruguaios para ir até Salto. No entanto, não tinha absolutamente nada por lá. Além dos questionamentos usuais dos argentinos, não tive problemas para passar na fronteira saindo da Argentina. Depois descobri que tem uma casa de câmbio em São Tomé na própria fronteira, ao lado da Aduana.

A ideia inicial era descer pela Argentina até Buenos Aires. Só entraríamos no Uruguai para conhecer Salto, cidade que fica na fronteira Uruguai – Argentina, e continuaríamos pelas estradas argentinas até a capital. No entanto, depois de sofrer forte pressão psicológica pelos policiais argentinos, e ainda na dúvida sobre os itens de segurança exigidos, decidimos voltar ao Brasil e andar de carro apenas no Uruguai.

Na Argentina, fomos apenas para Buenos Aires, mas o carro ficou estacionado nas charmosas ruas de Colônia del Sacramento. A travessia do Uruguai para Argentina de barco com o veículo sai muito mais caro. Além disso, o transporte público de Buenos Aires é muito bom e andar a pé pela cidade é uma das coisas mais gostosas de se fazer lá.

 

Fronteiras Uruguai – Brasil

Documentos para viajar de carro para Argentina e Uruguai
Rambla em Punta del Este.

Já no Uruguai, o policiamento é bem diferente. Eu mal vi policia rodoviária e não fui parada nenhuma vez com exceção da entrada no país. Li que na alta temporada, existem mais blitz, inclusive com bafômetro. É bom saber que no Uruguai a tolerância para dirigir embriagado também é zero, como no Brasil. Assim como dirigir sob efeito de outras drogas, mesmo (ou talvez por isso) o país tendo uma política mais liberal nesse sentido.

Na fronteira Barra do Quarai / Bella Union foi tranquilo. Os policiais super simpáticos, conversaram sobre a viagem, fizeram piada. Um tratamento notavelmente diferente dos argentinos, que querem te intimidar. Na saída pela fronteira do Chuy / Chuí nem me pararam na Aduana do Uruguai, somente no Brasil.

Dica importante: fique atento na entrada e saída do Uruguai quando estiver viajando de carro. Os funcionários da fronteira costumam ser bem tranquilos e muitas vezes nem param. Mas é importante verificar se foi realizada a baixa de saída. No meu caso, o meu passaporte foi carimbado na entrada, mas ninguém me parou saindo do Uruguai pelo Chuy.

Entrando no Brasil, me dei conta disso e me informei na Aduana brasileira. Eu precisei voltar até a fronteira do Uruguai para carimbar minha saída para então ir para o Brasil. É sua obrigação estar atento com isso para evitar problemas ao retornar ao país em uma próxima viagem.

 

   
   

Condição das estradas do Uruguai

Como são as estradas do Uruguai para carros?
Ruta 10 passando por La Barra, depois de Punta del Este.

A maior parte das rodovias uruguaias são de mão dupla, com exceção do trecho próximo a Montevidéu, duplicado. Mas em geral, as condições das estradas são boas. No entanto, há exceções e alguns trechos são péssimos. Confira a condição de algumas rotas que eu percorri:

  • De Salto até Carmelo: alguns trechos são bem ruins, esburacados e com muita poeira no ar, o que torna difícil de enxergar, mesmo de dia. Além disso, o GPS fez um atalho, saindo da rota principal e indo por uma estradinha de terra.
  • Trecho de Carmelo até Montevidéu: muito bom, tem até um trecho com vias duplicadas.
  • Ruta 10:
    • Punta del Este até José Ignacio: a estrada tem boas condições, além de ser linda. Passa pela Laguna Jose Ignacio, que fica de um lado e do outro lado é o mar.
    • Passando Jose Ignácio, em direção à La Paloma, Cabo Polônio e Punta del Diablo, você terá dois caminhos possíveis: subir até a rota 9, ou ir pela rodovia que passa pela praia: a ruta 10. Eu escolhi a última, por ser mais bonita, mas peguei trechos muito ruins!
    • José Ignacio até a Laguna Garzon: a vista é linda e você passará pela ponte – rotatória sob a lagoa, que é muito interessante. A região é linda e vale a pena conhecer. O problema da rota 10 é dai para frente. A estrada fica extremamente ruim. Não dá pra acreditar que é uma rota nacional, pois não há sinalização nem faixas no chão, somente muitos buracos e areia na pista. Logo depois, é obrigado a subir para a Ruta 9 para seguir para La Paloma, antes que a Ruta 10 acabe.

E como é o estado das rodovias argentinas? Pouco eu sei dizer também. Fizemos apenas o trecho de Foz do Iguaçu até Posadas, que próximo da chegada à cidade estava bem ruim. Estava em obras e para piorar pegamos chuva. Depois segui em direção a São Tomé / São Borja – Brasil e as estradas tinham boas condições.

Pedágio e gasolina na viagem e carro para Uruguai
Dentro da cidade de Jose Ignacio.

 

Pedágios no Uruguai

Em teoria, os pedágios do Uruguai só aceitam a moeda local: pesos uruguaios. No entanto, em alguns pedágios próximos ao Brasil vi indicação de reais ou dólares. De qualquer forma, veja antes se compensa realizar o pagamento em outra moeda. Nem sempre o câmbio praticado compensa. Todos os pedágios que passei custavam 85 pesos, imagino que seja preço único.

 

Posto de gasolina no Uruguai e Argentina

E para abastecer o carro no Uruguai ou Argentina, como faz? Lá não tem etanol e a gasolina é chamada por outro nome. Li que é chamada de nafta, mas não vi isso escrito em nenhum lugar. Nos postos da rede ANCAP a gasolina normal é a super e a gasolina aditivada é a premium. Gas oil para eles é óleo diesel.

No Uruguai, praticamente só vi postos da rede ANCAP, mas existem Petrobrás. Lá os preços são tabelados e a gasolina é muito mais cara do que no Brasil: cerca de R$ 5,50 por litro. No entanto, a qualidade do combustível é bem melhor.

Para quem gosta de tomar mate, todos os postos de gasolina na Argentina ou Uruguai oferecem água quente, mas a maioria é pago.

Dúvida => RentCars é confiável?

 

Vale a pena viajar de carro para o Uruguai? E Argentina?

E aí, vale a pena ir de carro para Argentina? Eu não deixaria de fazer uma viagem que quero por temer os policiais. No entanto, vá com tudo certinho e tenha paciência e bom psicológico. Saiba que será parado muitas vezes por ser do Brasil.

Já para o Uruguai, eu indico de olhos fechados. Embora o preço da gasolina seja salgado e algumas, poucas, estradas tenham péssimas condições, vale muito a pena! É tão perto do Brasil e são tantos lugares legais para conhecer, sem falar do pessoal, que é muito amável.

Espero que tenha sanado todas as dúvidas e que sua viagem de carro pelo Uruguai ou Argentina seja tranquila. Caso tenha alguma informação para contribuir ou tenha alguma pergunta, comente abaixo. Ficarei feliz em responder! =)

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Carolina Arbache

ESCRITO POR

Carolina Arbache

Paulistana, 27 anos, herdei a paixão por viagens dos meus pais. Faço loucuras para sair, nem que seja por poucos dias, de São Paulo. Sempre em busca de viajar mais e mais, meus destinos preferidos são aqueles que posso ficar em contato com a natureza. Não ligo para lugares da moda. Gosto mesmo é de explorar a cultura do lugar, conversando com moradores, apreciando a gastronomia e descobrindo pérolas escondidas. Sou formada em nutrição, adoro escrever e trabalho com produção de conteúdo desde 2012.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Marco Eduardo da Assenção

    Olá Carolina, tens parente em São José dos Campos - SP? Conheço um médico dermatologista Samir Arbache....mas o que me fez ver seus comentarios é que estou disposto a viajar para o Uruguai e suas dicas foram muito importantes. Obrigado

  2. Bernardino

    Oi, boa tarde. Eu tô planejando uma viagem de carro desde Porto Alegre até Montevideu. Precisaria de saber se é possível alugal um carro mesmo em Porto Alegre e cruzar a frontera. Retornaria o carro tb em Porto Alegre... Obrigado pela ajuda ????

  3. Guilherme Tetamanti

    Oi Bernardino, Melhor entrar em contato direto com as locadoras de Porto Alegre, para ver se oferecem seguro viagem caso você atravesse a fronteira. Abraços

  4. Dalmo Ropcha

    Oi boa tarde! Tenho uma dúvida. Estou planejando uma viagem pelas região noroeste do Uruguai. Vou entrar por Rivera e sair por Bella Unión. Pretendo visitar a cidade argentina de Concordia, na região fronteiriça com Salto. Gastaria de saber se as exigências referentes ao veículo devem ser observadas mesmo para circular somente na cidade, sem sair em viagem Argentina a dentro. No aguardo. Obrigado!

  5. Guilherme Tetamanti

    Oi Dalmo, Você cruzaria a fronteira entre os dois países, então a exigência é a mesma. Para evitar burocracia, eu deixaria o carro em Salto e iria a pé para Concordia. Abraços

  6. Thiago

    Estou querendo ir com minha esposa e filha de 02 anos fazer uma viagem de 07 dias. Estamos planejando ir de aviao ate Buenos Aires e ir de carro até Montevideo. Tenho duvida sobre a travessia de carro locado na Argentina se posso atravessar a fronteira. Obrigado

  7. Polly Batista

    Oi, Thiago. Tudo bem?! Você pode atravessar a fronteira com carro alugado, sim. Porém, terá que combinar com a locadora, pois para entregar o veículo em outro país, o preço aumenta bastante e pode ser necessário alguma documentação mais específica. Outra alternativa é você ir de barco de Buenos Aires até Colonia, no Uruguai, e lá alugar um carro para circular até Montevidéu, assim não precisa passar na fronteira. Boa sorte e ótima viagem!

  8. Eduardo Tavares

    Boa tarde, muito boa as dicas sobre o Uruguai, sou marinheiro de primeira viagem e estou a fim de fazer a viagem dos meus sonhos que e fazer o Uruguai de carro , entrando pelo Chuy, Punta del Diablo,Punta del Leste,Montivideo,Colonia,termas de Arapey e Rivera, queria saber se 10 dias é possivel conhecer bem estas cidades. Desde já obrigado, Eduardo Tavares sou de Porto Alegre

  9. Polly Batista

    Oi, Eduardo. Tudo bem? 10 dias é bem corrido para fazer todas essas cidades. Mas depende do seu ritmo e o que quer conhecer em cada uma delas. Eu sugiro diminuir para, no máximo, 5 destinos. Imagine que tem o deslocamento entre elas e passar 2 dias em Montevideo, por exemplo, é pouco tempo. Já Colonia e as Termas de Arapey, um dia é mesmo suficiente para cada. Talvez: 3 dias para Montevideo, 2 para Punta del Este, 2 para Punta del Diabo, 1 para Colonia e 1 para as termas e 1 para o deslocamento (somado várias horas todos os dias). Enfim... tem que planejar bastante! Boa sorte e ótima viagem!

  10. Kellen

    Muito elucidativo e bem explicado. Adorei as dicas. Parabéns pelo blog. Em relação aos hoteis, tens alguma indicação? Em Montevideu e Buenos Aires. Obrigada por compartilhar conosco a sua experiência.

  11. Polly Batista

    Oi, Kellen. Muito obrigada! Tenho, sim! Veja este post Onde ficar em Montevidéu, tem dicas dos melhores bairros e hotéis; e esse outro Onde ficar em Buenos Aires. Agradeço o comentário e boa viagem!!!

  12. Tiao

    Ja morei na Argentina por 2 anos, não indico ninguém ir de carro para lá, tratam os brasileiros como lixo desde a aduana até Buenos Aires. Já super recomendo o Uruguai. Argentina nunca mais verá a cor do meu dinheiro.

  13. MARIA ISABEL MUNARI

    Boa tarde!!! Fui de Fóz do Iguaçu até Buenos Aires e peguei muitos comandos policiais na Argentina; quase chegando em Concórdia desci do carro para ir até uma lojinha na beira da pista e ao voltar para o veículo esqueci de colocar o cinto de segurança e acender os faróis;isso aconteceu uns dois quilometros antes de chegar em Concórdia que é onde eu iria dormir, estava eu minha filha com 14 anos e meu sobrinho de 10 anos, o policial nos levou dentro de uma quaritinha (guarita bem minúscula) e como falar um espanhol bem difícil de entender e muito bravo e sem educação, ele queria fazer duas multas, uma pelo farol apagado e outra pela falta do cinto (detalhe eu não falo espanhol) e como eu já tinha visto nos blogs que eles são corruptos eu tentei negociar com ele (era um homem enorme, que falava grosso e gritava muito), foi quando ele começou a gritar comigo e eu sem entender nada (fiquei com muito medo) ai ele falava e gesticulava e eu não respondia nada, até que ele disse com muita calma que era para eu pagar a multa para ele senão eu não iria conseguir sair do país; eu tinha dólares, reais e pesos argentinos, ele preferiu reais (paguei mais ou menos 285 reais) e ele me deu um comprovante em papel timbrado. Dormimos em Concórdia e fomos para Buenos Aires ficando lá 3 dias. O trânsito dentro da cidade de Buenos Aires é muito desordenado, buzinas, gritos, xingamentos correm solto, por isso decidimos fazer um city tour que partir do hotel. Partimos então para Montevidéo de Buquebus. Viagem super tranquila sem nenhum problema com policiais e fomos até Punta Del Leste e de lá direto para o Chui.

  14. Polly Batista

    Agradeço seu relato, Maria Isabel. É realmente fundamental prestar muita atenção em todas as regras do país para evitar situações como essa.

  15. Alan Fischer

    Poxa que pena, quando fui para a Argentina de carro não tive problemas e passei por vários postos policiais, mas tenho conhecidos que foram e se incomodaram, vai da sorte. Para o Uruguai realmente é mais tranquilo, pretendo ir mais uma vez neste final de ano. Parabéns pelo blog.

  16. Guilherme Tetamanti

    Alan, obrigado pelo relato e agradeço a visita!

  17. Willian antonio Ferreira

    Boa noite ! Pretendo viajar com a família para o Uruguai de carro , sairei de Santos SP. Gostaríamos de conhecer as praias seria pelo Chuí o ideal , vamos agora em Dezembro de 2018 , poderia me dar umas dicas..obrigado !!

  18. Guilherme Tetamanti

    Oi Willian, Todas as dicas estão no artigo. Tem alguma dúvida específica?