Viajar de carro para o Uruguai ou Argentina pode ser uma ótima maneira de conhecê-los. Esta aventura é muito interessante e possível de ser feita. Porém, antes de meter o pé na estrada, é preciso se preparar.
Lembre-se que você estará em outro país, com outras regras de trânsito e documentos necessários. E muitas são as dúvidas à respeito deste assunto.
Para ajudar a todos que pretendem fazer uma viagem de carro para o Uruguai ou Argentina montei este material. Explicarei tudo o que você precisa saber para tirar a carta verde e quais são os outros documentos e itens de segurança necessários.
Conto também a condição das estradas e como são as fronteiras por onde passei. E ainda, aqui você fica sabendo como são os pedágios e postos de gasolina nos países vizinhos.
A ideia foi preparar um guia prático e completo com tudo o que precisa saber para fazer uma roadtrip para o Uruguai e Argentina sem ter problemas.
Planeje sua viagem => Onde ficar em Montevidéu
Melhores bairros para se hospedar em Buenos Aires »
Neste artigo você vai ver:
Documentos para viajar de carro no Mercosul
Antes de pegar o carro e ir para a Argentina ou Uruguai, é preciso preparar a documentação necessária. O principal documento é a carta verde.
Conheça as principais vantagens:
- Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
- Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
- É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
- Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
- Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
- Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
- Atendimento ao cliente 24hs em português.
Entenda o que é e como adquirir, além de outros itens de segurança obrigatórios para viajar de carro para o Uruguai e Argentina.
Planejando alugar um carro no Uruguai?
Compare preços e faça sua reserva no portal RentCars.
Carta Verde: como tirar?
A carta verde é um seguro obrigatório para todos os carros estrangeiros que vão rodar no Paraguai, Argentina, Uruguai e Bolívia. Caso você se envolva em um acidente durante a viagem, a carta verde irá assegurar terceiros afetados.
Para tirar a carta verde você não precisa ter seguro do carro, mas caso tenha um corretor, é mais fácil tirar com ele. Não são todas as seguradoras que fazem a carta verde.
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Argentina. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
A principal é a Porto Seguro, mas não tem problema nenhum se o carro for assegurado por outra empresa. Na realidade, a carta verde nada tem a ver com o seu seguro no Brasil.
Em Foz do Iguaçu e no Chuí há várias empresas anunciando que fazem a carta verde. No entanto, eu recomendo ver isso na sua própria cidade, antes de sair para viajar.
Isto porque a carta verde demora alguns dias para ser emitida. Além disso, não dá para ter certeza que estas empresas são sérias e o certificado é real. Por isso, pesquise bem ao organizar tudo para viajar de carro para o Uruguai.
Quanto custa a carta verde?
O valor da carta verde vai de acordo com o período que ficará no país vizinho. É adquirida por pacote de dias, que vão de 3 a 30. Eu paguei R$ 185,00 por um pacote de 30 dias. No entanto, é preciso passar as datas exatas de vigência do seguro com antecedência, para colocarem na apólice.
Como emitir a carta verde?
Para emitir a carta verde é bem simples. Após entrar em contato com a seguradora, te mandarão as propostas para assinar e o valor a ser pago. Após acertar tudo, você receberá o certificado que você deve imprimir em folha sulfite verde. Sim, é preciso comprar o papel na cor verde para que você mesmo imprima o certificado.
+ Documentos para viajar de carro Uruguai e Argentina
- CRLV: é claro que o documento do carro precisa estar com você durante toda a viagem e o licenciamento deve estar em dia;
- CNH: a carteira nacional de habilitação é válida, e necessária, para dirigir no Uruguai e Argentina;
- RG ou passaporte: a CNH é necessária para dirigir, mas para entrar e sair do país é obrigatório o uso do RG atualizado ou passaporte;
- Autorização com firma reconhecia do responsável:
- Se o carro não estiver no seu nome, é preciso de uma autorização com firma reconhecida em cartório do responsável. Se quiser viajar com carro da empresa, mesmo que a empresa estiver no seu nome, também é necessário uma autorização. E ainda, se o carro estiver financiado também é preciso da mesma, adquirida com o banco. Este último caso, pode demorar mais. Essas autorizações precisam ser legalizadas no Consulado Uruguaio ou no Ministério das Relações Exteriores – MRE/Itamaraty.
Itens obrigatórios no carro
Este assunto é o que mais causa polêmicas quando o assunto é viajar de carro para o Uruguai e para a Argentina. O que acontece é que a legislação de trânsito não é muito clara e há muitos policiais corruptos, que muitas vezes inventam itens obrigatórios para obter dinheiro para te liberar.
Pela minha vasta pesquisa em vários sites e blogs, incluindo a tabela de documentação do blog Viajando de carro, os itens obrigatórios são:
- Triângulo extra (dois triângulos);
- Extintor;
- Kit de primeiros socorros – como já foi exigido no Brasil anteriormente;
- Cambão ou cabo de aço para rebocar o carro;
- Cadenas – se for trafegar em pistas com neve.
Estes itens podem ser adquiridos na Argentina, próximos à fronteira. Eu fui viajar com o triângulo extra, kit de primeiros socorros montado em casa, documentos e carta verde somente. Ninguém questionou sobre nenhum item de segurança, muito menos pediram para ver a carta verde.
Não sei se é porque eu sempre estava com o papel verde na mão quando paravam. Inclusive, um policial argentino questionou desconfiado sobre o flaconete (10ml) de soro fisiológico que estava no kit de primeiros socorros.
No Uruguai, os itens de segurança obrigatórios nos veículos são os mesmos exigidos no Brasil. Vale lembrar que assim como a lei brasileira, em vigor desde 2016, na Argentina e no Uruguai também é preciso dirigir com o farol baixo ligado, mesmo de dia.
- Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
- A configuração do chip é extremamente fácil;
- Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
- Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
- O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
- É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
- Já falei internet ilimitada? 😉
Como são as fronteiras?
Quer saber como é para passar nas fronteiras ao viajar de carro para o Uruguai e para a Argentina? Conto a minha experiência por todas que passei.
Fronteira Brasil Argentina – Iguaçu
Eu entrei na Argentina via fronteira Foz do Iguaçu / Puerto Iguazu, foi tranquilo. Muita gente cruza essa fronteira para visitar e decidir qual o lado mais bonito das Cataratas do Iguaçu, oposto ao que está hospedado. Mas vi pessoas terem que deixar comidas, que não podiam levar. No entanto, acho que acabam pegando mais argentinos que vem para o Brasil comprar alimentos, que está mais barato por aqui.
O problema relatado com os policiais argentinos aconteceu depois da fronteira. Seguindo viagem, depois de Posadas, fui parada em todos os postos policiais. Quando veem a placa do Brasil, param imediatamente. Passamos por revistas bem chatas e demoradas, várias perguntas e muita pressão psicológica e sarcasmo.
Antes de viajar de carro para a Argentina eu tinha lido vários posts em outros blogs, que alertam que este comportamento é comum. Além disso, existem policiais corruptos que querem achar coisas erradas, ou inventam, para obter dinheiro para te liberar.
A história mais famosa é a do lençol branco, que muitos acreditam ser um item obrigatório (para cobrir vítimas de possíveis acidentes). Embora não tenha tido problemas, o tratamento dos policiais argentinos me intimidou e decidimos sair do país, como conto abaixo.
Planejando alugar um carro no Uruguai?
Compare preços e faça sua reserva no portal RentCars.
Fronteira Sáo Tomé, Argentina – São Borja, Brasil
São Tomé é uma cidade minúscula, bem de interior com a maior parte das ruas de terra. Fomos até lá em busca de uma casa de câmbio para trocar pesos uruguaios para ir até Salto. No entanto, não tinha absolutamente nada por lá.
Além dos questionamentos usuais dos argentinos, não tive problemas para passar na fronteira saindo da Argentina. Depois descobri que tem uma casa de câmbio em São Tomé na própria fronteira, ao lado da Aduana.
A ideia inicial era descer pela Argentina até Buenos Aires. Só entraríamos no Uruguai para conhecer Salto, cidade que fica na fronteira Uruguai – Argentina, e continuaríamos pelas estradas argentinas até a capital.
No entanto, depois de sofrer forte pressão psicológica pelos policiais argentinos, e ainda na dúvida sobre os itens de segurança exigidos, decidimos voltar ao Brasil e andar de carro apenas no Uruguai.
Na Argentina, fomos apenas para Buenos Aires, mas o carro ficou estacionado nas charmosas ruas de Colônia del Sacramento. A travessia do Uruguai para Argentina de barco com o veículo sai muito mais caro.
Fronteiras Uruguai – Brasil
Já no Uruguai, o policiamento é bem diferente. Eu mal vi policia rodoviária e não fui parada nenhuma vez com exceção da entrada no país. Li que na alta temporada, existem mais blitz, inclusive com bafômetro. É bom saber que no Uruguai a tolerância para dirigir embriagado também é zero, como no Brasil. Assim como dirigir sob efeito de outras drogas, mesmo (ou talvez por isso) o país tendo uma política mais liberal nesse sentido.
Na fronteira Barra do Quarai / Bella Union foi tranquilo. Os policiais super simpáticos, conversaram sobre a viagem, fizeram piada. Um tratamento notavelmente diferente dos argentinos, que querem te intimidar. Na saída pela fronteira do Chuy / Chuí nem me pararam na Aduana do Uruguai, somente no Brasil.
Dica importante: fique atento na entrada e saída do Uruguai quando estiver viajando de carro. Os funcionários da fronteira costumam ser bem tranquilos e muitas vezes nem param. Mas é importante verificar se foi realizada a baixa de saída. No meu caso, o meu passaporte foi carimbado na entrada, mas ninguém me parou saindo do Uruguai pelo Chuy.
Entrando no Brasil, me dei conta disso e me informei na Aduana brasileira. Eu precisei voltar até a fronteira do Uruguai para carimbar minha saída para então ir para o Brasil. É sua obrigação estar atento com isso para evitar problemas ao retornar ao país em uma próxima viagem.
Condição das estradas do Uruguai
A maior parte das rodovias uruguaias são de mão dupla, com exceção do trecho próximo a Montevidéu, duplicado. Mas em geral, as condições das estradas são boas. No entanto, há exceções e alguns trechos são péssimos. Confira a condição de algumas rotas que eu percorri:
- De Salto até Carmelo: alguns trechos são bem ruins, esburacados e com muita poeira no ar, o que torna difícil de enxergar, mesmo de dia. Além disso, o GPS fez um atalho, saindo da rota principal e indo por uma estradinha de terra.
- Trecho de Carmelo até Montevidéu: muito bom, tem até um trecho com vias duplicadas.
- Ruta 10:
- Punta del Este até José Ignacio: a estrada tem boas condições, além de ser linda. Passa pela Laguna Jose Ignacio, que fica de um lado e do outro lado é o mar.
- Passando Jose Ignácio, em direção à La Paloma, Cabo Polônio e Punta del Diablo, você terá dois caminhos possíveis: subir até a rota 9, ou ir pela rodovia que passa pela praia: a ruta 10. Eu escolhi a última, por ser mais bonita, mas peguei trechos muito ruins!
- José Ignacio até a Laguna Garzon: a vista é linda e você passará pela ponte – rotatória sob a lagoa, que é muito interessante. A região é linda e vale a pena conhecer. O problema da rota 10 é dai para frente. A estrada fica extremamente ruim. Não dá pra acreditar que é uma rota nacional, pois não há sinalização nem faixas no chão, somente muitos buracos e areia na pista. Logo depois, é obrigado a subir para a Ruta 9 para seguir para La Paloma, antes que a Ruta 10 acabe.
E como é o estado das rodovias argentinas? Pouco eu sei dizer também. Fizemos apenas o trecho de Foz do Iguaçu até Posadas, que próximo da chegada à cidade estava bem ruim. Estava em obras e para piorar pegamos chuva. Depois segui em direção a São Tomé / São Borja – Brasil e as estradas tinham boas condições.
Pedágios no Uruguai
Em teoria, os pedágios do Uruguai só aceitam a moeda local: pesos uruguaios. No entanto, em alguns pedágios próximos ao Brasil vi indicação de reais ou dólares. De qualquer forma, veja antes se compensa realizar o pagamento em outra moeda. Nem sempre o câmbio praticado compensa. Todos os pedágios que passei custavam 85 pesos, imagino que seja preço único.
Posto de gasolina no Uruguai e Argentina
E para abastecer o carro no Uruguai ou Argentina, como faz?
Lá não tem etanol e a gasolina é chamada por outro nome. Li que é chamada de nafta, mas não vi isso escrito em nenhum lugar. Nos postos da rede ANCAP a gasolina normal é a super e a gasolina aditivada é a premium. Gas oil para eles é óleo diesel.
No Uruguai, praticamente só vi postos da rede ANCAP, mas existem Petrobrás. Lá os preços são tabelados e a gasolina é muito mais cara do que no Brasil: cerca de R$ 5,50 por litro. No entanto, a qualidade do combustível é bem melhor.
Para quem gosta de tomar mate, todos os postos de gasolina na Argentina ou Uruguai oferecem água quente, mas a maioria é pago.
Vale a pena viajar de carro para o Uruguai? E Argentina?
E aí, vale a pena ir de carro para Argentina? Eu não deixaria de fazer uma viagem que quero por temer os policiais. No entanto, vá com tudo certinho e tenha paciência e bom psicológico. Saiba que será parado muitas vezes por ser do Brasil.
Já para o Uruguai, eu indico de olhos fechados. Embora o preço da gasolina seja salgado e algumas, poucas, estradas tenham péssimas condições, vale muito a pena! É tão perto do Brasil e são tantos lugares legais para conhecer, sem falar do pessoal, que é muito amável.
Espero que tenha sanado todas as dúvidas e que sua viagem de carro pelo Uruguai ou Argentina seja tranquila. Caso tenha alguma informação para contribuir ou tenha alguma pergunta, comente abaixo. Ficarei feliz em responder! =)
Até + !!!
Dicas para ECONOMIZAR MUITO na Argentina
Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para a Argentina? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!
- Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis na Argentina para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
- Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos na Argentina. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
- Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para a Argentina, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
- Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel na Argentina. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
- Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil para planejar os trajetos na Argentina, e por toda a América do Sul, pois mostra as rotas mais populares entre dois destinos e compara os preços. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de transporte.
Melhores passeios na Argentina
O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios na Argentina, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.
Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.
Chip de internet na Argentina
Ter um chip de celular na Argentina com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.
Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na Argentina.
Seguro viagem na Argentina
Contratar um seguro viagem para a Argentina é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.
Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *