14 curiosidades da Argentina: cultura, costumes e hábitos

14 curiosidades da Argentina: cultura, costumes e hábitos

Na sua próxima viagem, já pensou quais curiosidades da Argentina chamariam mais sua atenção? Aspectos da cultura, culinária, costumes, hábitos, história e o argentino em si são muitos dos motivos para saber tudo sobre a Argentina.

Sendo um país que tem uma miscigenação cultural muito forte, por causa dos traços indígenas e imigrantes do mundo todo e, que ainda continua recebendo, o jeito de ser do argentino está em permanente formação, junto com a culinária que continua crescendo.

Nesse artigo conto 15 curiosidades da Argentina, passando pelos traços culturais, a culinária, a história e muitos outros.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Buenos Aires

Seguro viagem para a América do Sul »

 

Curiosidades da Argentina: saiba de tudo

1) Imigração na Argentina

Cultura da Argentina
Centro Cultural Kirchner | Foto: QVM.

Com uma população de quase 45 milhões de pessoas, a Argentina é um país pouco povoado para sua enorme extensão territorial, mas concentrada principalmente na capital e área metropolitana, Buenos Aires.

O que mais se destaca entre sua população, principalmente nas capitais do país, é a forte presença de descendentes de europeus, diferente do resto dos países da América Latina, onde os traços indígenas e afrodescendentes são mais notórios.

Dicas da Argentina
Recoleta | Foto: QVM.

Isso não significa que não houve negros na Argentina. Simplesmente, a história apagou eles e com as diferentes guerras da independência e doenças que aconteceram durante os séculos XVIII e XIX . Eles foram praticamente dizimados.

Durante o século XX, no período das guerras, mais de seis milhões de imigrantes, principalmente da Itália e da Espanha chegaram em barcos ao porto de Buenos Aires, trazendo nova culinária, vontade de trabalhar e deixando um traço inegável na cultura argentina para sempre.

CLIQUE AQUI para fazer reservar passeios em Buenos Aires »

 

2) Extensão territorial e clima

Curiosidades da Argentina
Paisagem é bem diversa na Argentina | Foto: QVM.

Sendo superada somente pelo Brasil em extensão territorial na América do Sul, a Argentina é o oitavo país em extensão territorial do mundo e o maior onde se fala espanhol, ainda que México, Espanha e Colômbia tenham uma população maior.

Onde tem neve na Argentina
Neve em Ushuaia em maio | Foto: QVM.

Por possuir essa enorme extensão territorial, e se encontrar abaixo do Trópico de Capricórnio, o país tem a vantagem de possuir praticamente todos os climas.

No mesmo dia é possível passar calor no norte, perto da fronteira com a Bolívia e cair neve em Ushuaia, a cidade mais austral do mundo. Veja os principais atrações turísticas de Ushuaia.

Fato interessantes sobre a Argentina
Cordilheira próxima à fronteira com o Chile em maio | Foto: QVM.

Na fronteira com o Chile tem a Cordilheira do Andes, a maior cadeia montanhosa do mundo, com grandes desertos e enormes montanhas e também entre Buenos Aires e Córdoba tem a famosa pampa argentina, um dos lugares mais férteis do mundo e onde se faz a cria de gado para obter a famosa carne argentina. Por falar nisso, veja um vídeo sobre a paixão pela comida argentina, feito pelo site oficial de turismo da Argentina.

 

3) Paixão pelo clássico e antigo

cultura da argentina resumo
Paisagens clássicas podem ser vistas por todos os lados.

Os argentinos têm costume de reutilizar muito as coisas antigas e mantê-las por muito tempo, por exemplo, carros, ônibus, elementos de cozinha, relógios e muitos outros. Essa é mais uma entre tantas curiosidades da Argentina.

Um carro modelo 2010, por exemplo, é considerado novo na Argentina, quando um carro de 1960 como um Falcon, ou Fiat 600 é chamado de “clássico” e nunca velho.

O que ver em Buenos Aires
Livraria antiga em Buenos Aires | Foto: QVM.

Os antiquários são muito comuns, não só em lojas, como também em feiras no centro das cidades da Argentina, sendo a de San Telmo, em Buenos Aires a mais famosa de todas.

Confira como funciona o aluguel de bicicleta em Buenos Aires para conhecer todos esses lugares.

Relógios trazidos pelos imigrantes, lembranças da segunda guerra mundial, toca-discos de vinil, e muitas outras coisas que seriam quase impossíveis ou muito caras de achar em vários países, são muito comuns na Argentina.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Argentina. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

4) O “jeito argentino de gritar”

hábitos da Argentina
Atendimento na Argentina | Foto: QVM.

Os argentinos têm um jeito de falar que costuma ser “agressivo” para muitas outras nacionalidades.

Nada mais longe para eles, pois como costumam falar, “soy medio tano”, que é a expressão que usam para se referir a suas raízes italianas, na qual é comum falar alto para qualquer pessoa e fazer muitos gestos com as mãos.

Entre as coisas mais comuns de ouvir entre eles são “xingamentos”, que na realidade são formas de se chamar entre eles que é muito comum e não se considera xingamento até que a pessoa está brava.

Por exemplo, boludo, pelotudo, ou culiado no interior, são consideradas palavras ofensivas se a pessoa se expressar com tom agressivo, mas no dia a dia o mais comum é que se chamem assim entre amigos ou familiares.

 

5) Siesta no interior

Costumes dos argentinos
Siesta em Mendoza | Foto: QVM.

A siesta é o período do dia no qual as pessoas voltam para casa a almoçar e dormir e, logo, retornam ao trabalho. Ele vai pouco depois do meio-dia ou 1 da tarde até próximo das 5 da tarde.

Em Buenos Aires não acontece, mas em algumas capitais do interior, como Mendoza, Córdoba, ou Salta, estão em processo de mudança para um horário mais comercial. No resto do país ainda se mantém esse horário que é praticamente sagrado.

Se você se encontrar em alguma cidade ou povo que tem essa rotina, saiba que nesse horário é praticamente impossível encontrar uma loja, banco, farmácia ou até supermercado aberto, pois as pessoas não negam que o tempo que dedicam para dormir é muito bom para sua qualidade de vida.

 

6) País com muitos campeões do mundo

Cultura portenha
Escultura de Maradona no Caminito | Foto: QVM.

Sem dúvida, Maradona é um dos argentinos mais conhecidos do mundo, que deu o segunda Copa do Mundo à Argentina, mas os argentinos costumam se orgulhar de ter vários campeões do mundo em diferentes esportes.

O hockey é um esporte muito popular (principalmente feminino) e teve vários campeonatos do mundo, como também o boxe, com importantes lutadores na sua história.

   

O rugby e o basquete aparecem em segundo lugar como esporte mais popular, mesmo os dois esportes não tendo grande destaque argentino no cenário mundial. Mas o rugby já está saindo do amadorismo para se consolidar como um esporte profissional devido a enorme quantidade de seguidores.

Outros, no entanto, consideram o automobilismo o segundo esporte, pois tem muitos seguidores, tendo ao Fangio como corredor mais destacado, que ganhou 5 campeonatos mundiais de Fórmula 1, sendo superado somente pelo alemão Schumacher.

 

7) Buenos Aires: cidade com mais estádios de futebol

15 curiosidades da Argentina: cultura, costumes e fatos interessantes
Estádio do Boca Juniors é o mais popular.

Já que falei de esporte, é impossível não destacar o fato de que Buenos Aires é a metrópole com mais estádios de futebol do mundo, com 36, deixando em segundo lugar São Paulo, que tem 15. Essa, portanto, é outra curiosidade da Argentina importante. Inclusive, alguns deles são alguns dos principais lugares turísticos de Buenos Aires.

O futebol é praticamente uma questão religiosa para muitos argentinos, e é por isso que o país tem tantos estádios com capacidade para mais de 10 mil pessoas, ainda que muitos não tenham uma boa infraestrutura.

 

8) País com mais psicólogos do mundo

Como é a Argentina
Torre dos Ingleses em Buenos Aires | Foto: QVM.

Um costume muito forte no jeito de ser dos argentinos é ir à terapia. Por isso, o país tem a maior proporção de psicólogos do mundo por habitante, com quase 200 para cada 100 mil pessoas.

O segundo posicionado na América Latina, só para se ter uma referência, é a Colômbia que tem 11 para cada 100 mil pessoas.

A psicanálise, teoria criada pelo Freud, chegou com um impacto muito forte na Argentina na metade do século passado, e por isso é comum ouvir aos argentinos relatando que vão semanalmente para o terapeuta.

 

9) Ditadura e memória histórica

culinaria da argentina
País tem forte cultura histórica.

Argentina sofreu cinco golpes militares no século passado, mas o que aconteceu entre 1976 e 1983 foi considerado o mais violento da história do país.

Durante o mesmo foram realizados uma copa do mundo e também a Guerra das Malvinas, em 1982, deixando uma marca muito forte até hoje no país.

Os argentinos costumam ter uma memória histórica muito forte, pois esse acontecimento deixou muitas pessoas desaparecidas, problemas econômicos, e até hoje são “recuperados” netos sequestrados das suas mães quando elas estavam grávidas.

Por isso, cada 24 de março é feriado nacional e são realizados vários atos no país todo. Conheça mais feriados na Argentina.

 

10) Erva mate infusão nacional

Provavelmente, você já viu alguma foto dos argentinos mais famosos, como o Papa, o Che Guevara, Messi, ou tantos outros, com uma cuia bebendo o famoso mate, ou chimarrão argentino,

O mate é por lei a infusão nacional dos argentinos, mesmo que não precisasse de uma lei para saber disso, pois em todas as reuniões de amigos, familiares, na faculdade, no trabalho ou nos parques, eles costumam tomar.

O mate se prepara em uma cuia, que também tem o nome de mate e é um para o grupo. A bomba não se limpa e todos dividem, com uma única pessoa preparando, chamado de “cebador” e ele serve em sentido horário de a um por vez. Pode incluir açúcar também para deixar um pouco mais doce.

 

11) Kioscos

Curiosidades da Argentina - lojas úteis
Encontre facilmente bebidas nas lojas kioscos.

Os kioscos são pequenas lojas que se encontram em praticamente qualquer rua, de qualquer cidade do país. Neles é comum poder comprar coisas simples, como cigarros, bebidas, recarga de celular, pão e algumas outras pequenas utilidades. Inclusive, veja quais são as comidas tradicionais da Argentina.

Para entender melhor, é uma mistura de loja de conveniência com tabacaria. Não é comum que esses estabelecimentos aceitem cartão, mas muitos ficam abertos 24 horas.

 

12) Horário dos argentinos

Como são os argentinos
Centro Cultural Kirchner | Foto: QVM.

Coloco essa curiosidade sobre os argentinos porque é uma algo que envolve aspectos interessantes sobre o dia a dia deles, como o fato de fazerem as coisas sempre bem tarde. O horário de almoço costuma ser entre as 14 e 15 horas, nunca definido, e o jantar depois das 22 horas.

   

O que é mais comum de notar é o horário das festas, pois entre amigos os encontros acontecem depois da meia-noite. E esses happy hours costumam duram até umas 5 ou 6 da manhã.

 

13) Universidades públicas

As curiosidades da argentina sobre estudantes
Universidade La Plata | Foto: JonySniuk, via Wikimedia Commons.

As universidades públicas e nacionais (federais) argentinas são muitas conhecidas pelo fato de que não é necessário prestar vestibular para ingressar em muitas dessas instituições.

Esse fato fez com que o número de brasileiros estudando no país vizinho aumentasse de forma notória nos últimos anos, sendo destacados os cursos de medicina e psicologia.

Só para ter um exemplo, no ano de 2015 se inscreveram só 11 alunos brasileiros na Universidad Nacional de La Plata, já em 2018 esse número aumentou para 566 para o curso de medicina.

Esse processo não é comum só com os brasileiros, a gratuidade da educação faz com que pessoas de países vizinhos e até da Europa viagem cada vez mais para Argentina para alcançar seu tão sonhado curso de graduação.

 

14) Peso argentino

O peso argentino é a moeda nacional, e a mesma passou por muitas mudanças nos últimos anos e é um tema muito discutido na mesa dos argentinos. Por isso, trato aqui com mais uma curiosidade importante. Confira também qual moeda levar para a Argentina.

O peso historicamente teve a imagem das personagens mais importantes da história argentina, principalmente políticos, mas o governo atual trocou eles por animais de diferentes regiões da Argentina, focando principalmente na necessidade de emitir notas de maior denominação, por causa da alta inflação na Argentina.

Ao ser um país com baixa bancarização, é comum que as pessoas levem muitas notas na carteira, sabendo também que a inflação anual chega a superar 50%.

 

Hábitos da Argentina interessantes

Argentina é um país com uma forte influência europeia, mas também com traços de diferentes povos, o que faz que a diversidade cultural seja muito forte no país. Para conhecer mais, vale a pena fazer um super roteiro para explorar a Argentina.

A possibilidade de conhecer diferentes aspectos, como cultura, culinária, costumes, hábitos, história e tudo mais sobre a Argentina, faz com que o país seja um destino turístico imperdível na sua próxima viagem.

Curtir um bom churrasco, aprender a tomar mate, dançar um tango, vão ser mais um complemento da sua viagem, agora que você já conhece mais curiosidades da Argentina. Portanto, aproveite a sua viagem e não deixe de conhecer os principais pontos turísticos da Argentina.

E, para finalizar, fique com o vídeo incrível publicado pelo site oficial de turismo da Argentina sobre as quatro estações na Patagônia Argentina, que sempre gera muitas curiosidades!

Achou interessantes as curiosidades? Compartilhe nos comentários a sua opinião!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Franco Chirizzi

ESCRITO POR

Franco Chirizzi

Franco Chirizzi, 26 anos, argentino, professor de português e escritor freelancer. Mora no Brasil há mais de 3 anos, primeiro em Porto Alegre e, logo, apaixonado por praia, se mudou para Floripa. Gosta de Marketing Digital e de encontrar novas experiências ao redor do mundo.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *