9 feriados na Argentina, festas e datas comemorativas

9 feriados na Argentina, festas e datas comemorativas

Se você está planejando passar algum dos feriados na Argentina, é importante que fique de olho na data. Esses festejos são mais comuns do que você imagina, colocando ao país vizinho na lista do Top 5 de lugares com mais feriados no mundo.

Então, quer dizer que os argentinos costumam tirar feriadão e aproveitar “mini-férias” várias vezes ao ano? Não necessariamente. Em parte deles, as pessoas costumam ficar em casa mesmo, relembrando o motivo da celebração, e não viajando.

Neste post você ficará sabendo quais são as principais datas comemorativas e festas da Argentina. Assim, será possível aproveitar a sua viagem e “fugir do fluxo de turistas”, ou bem aproveitar. Já pensou em passar o carnaval na Argentina? Que tal curtir algum dos feriados em Buenos Aires? Já ouvir falar sobre a (antiga) comemoração do Dia da Raça na Argentina? Você encontrará essas e outras respostas aqui!

Descubra => Hotéis de Buenos Aires

Seguro viagem para a América do Sul »

 

Principais feriados na Argentina

Feriados na Argentina

Listei os 9 principais feriados na Argentina, de um total de 16.

  1. Ano novo
  2. Carnaval
  3. Dia Nacional pela Memória, Verdade e Justiça
  4. Início Guerra das Malvinas
  5. Revolução de Maio
  6. Dia da Independência
  7. Morte do General San Martín
  8. Dia do Respeito à Diversidade Cultural (Dia da Raça)
  9. Dia da Soberania Nacional

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Argentina »

 

Ano novo

Feriado dia nacional pela Memória, Verdade e Justiça na Argentina
Fogos de artifício | Foto: Alberto Cabello, via Wikimedia Commons.

Obviamente, preciso começar pelo primeiro feriado do ano na Argentina e em qualquer lugar: o ano novo. Ele é bem semelhante na maioria dos países da região.

O costume dos argentinos é passar a virada com a família, comendo churrasco ou outras comidas típicas. Logo após a virada, é comum curtir uma rave com amigos. A festa chega ir até umas 11 horas da manhã, normalmente em algum lugar distante dos centros, como casas de campo ou clubes.

O calor é sufocante nessa época do ano, então é recomendável passar o réveillon perto do litoral. Cidades como Mar del Plata, Villa Gesell, Miramar onde o clima é mais agradável podem ser interessantes.

A Patagônia também é uma boa opção para fugir do calor. Saiba tudo sobre:

 

Carnaval

Carnaval em buenos aires
Buenos Aires | Foto: Gobierno de la Ciudad de Buenos Aires, via Wikimedia Commons.

Bem diferente do carnaval brasileiro, esse é um dos feriados mais recentes na Argentina, pois o país não tem tradição carnavalesca, comparado com outros da região.

No norte da Argentina, perto da fronteira com a Bolívia, em Jujuy ou Salta é mais comum que seja celebrado, pois o carnaval tem forte influência indígena nessa região. No entanto, no resto do país, as pessoas estão começando a fazer dele parte da sua rotina.

O mais comum é que use esses dias para descansar, ou viajar mesmo, aproveitando para juntar com as férias normalmente. Não existem blocos ou carnavais de rua muito espalhados.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Argentina. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

O feriado costuma durar dois dias, na segunda e na terça-feira, o que permite que as pessoas peguem umas “mini-férias”. Se você tem planejado viajar nessa época, é importante ficar atento aos fluxos de turistas locais, pois é bem provável encontrar esses pontos bastante lotados, em comparação com o resto do ano.

 

Dia nacional pela Memória, Verdade e Justiça – 24 de Março

Principais datas comemorativas da argentina
Mães da Praça de Maio | Foto: Tati Arregui, via Wikimedia Commons.

No dia 24 de março de 1976, começou a última ditadura na Argentina, com consequências muito trágicas para o país. Foram ao redor de 30 mil pessoas desaparecidas, 500 crianças sequestradas ao nascer e muitos problemas financeiros.

Todas essas questões são muito lembradas pelos argentinos, e é por isso que esse dia é considerado de reflexão nacional. Há marchas em todas as capitais e cidades importantes do país. Elas são encabeçadas pelas Madres y Abuelas de Plaza de Mayo.

Esse feriado é fixo, ou seja, que não tem como mudar para uma segunda-feira e ter um feriadão. Como comentei, essa é uma das datas que os argentinos costumam utilizar para reflexão.

Para quem curte história, sinceramente, recomendo muito sair para rua na Argentina, principalmente em Buenos Aires, e entender um pouco mais sobre o passado do país, e como é lembrado no presente. Na capital, a marcha costuma convocar ao redor de um milhão de pessoas. E saiba quando ir para Buenos Aires.

A marcha, apesar de ter presença de praticamente todos os partidos políticos, é considerada algo nacional. É um dos feriados de maior união na Argentina, por isso é comum encontrar famílias, grupos de amigos, murgas dançando, e vários ritmos ao mesmo tempo.

 

Início Guerra da Malvinas – 2 de Abril

Feriados na Argentina Guerra das Maldivas
Monumento ao guarda-costas, Puerto Madero | Foto: Roberto Fiadone, via Wikimedia Commons.

Na mesma época da ditadura, teve início a Guerra das Malvinas. Essa é uma marca muito presente no jeito de ser dos argentinos. Inclusive, um dos lugares turísticos de Ushuaia é um praça em homenagem ao acontecimento.

   

A guerra foi uma desculpa da ditadura para se manter no poder, pois era impossível ganhar uma guerra contra uma potência como o Reino Unido. Mesmo assim, hoje a data é utilizada para homenagear os mortos em combate e também aos veteranos.

Semelhante ao 24 de março, o feriado é fixo. Não é tão comum ouvir falar em festas, mas tem muitos desfiles militares nas capitais. O importante é se organizar, pois sendo um feriado é difícil de conseguir serviços como supermercados, farmácias e outros abertos.

Como visitante, é importante entender que essa guerra deixou uma marca muito forte no povo argentino, então é necessário saber moderar na hora de perguntar e, é claro, evitar piadas. Esse é um tema ainda bem sensível na sociedade argentina.

 

Revolução de Maio – 25 de Maio

Principais festas e datas comemorativas na Argentina
Praça de Maio, Argentina. | Foto: Josefito123, via Wikimedia Commons.

Um dos feriados mais antigos comemorados na Argentina, ele também não pode ser transferido para outra data. Também comemora-se o primeiro governo pátrio do país, sendo comum ver vários lugares ornamentados com a bandeira Argentina.

Nessa data você poderá degustar as comidas típicas do país. Normalmente há muitos food trucks nas principais praças, desfiles e festas tradicionalistas. O melhor lugar para desfrutar dessa celebração é na famosa Plaza de Mayo, no centro de Buenos Aires, com a Casa Rosada e o Cabildo de fundo.

Se sua viagem combinar com essa data, aproveite para conhecer mais sobre a culinária e a história da Argentina, além de viver um dia genuinamente “argentino”.

 

Dia da independência – 9 de Julho

Feriado de independência na Argentina
Dia da independência na Argentina| Foto: Horacio Cambeiro, via Wikimedia Commons.

Semelhante às celebrações de 25 de maio, essa data comemora a independência definitiva das Províncias Unidas do Rio da Prata (como era chamada antigamente a Argentina) da Espanha.

Essa data também não é transferível, e em 2019 cai em uma terça-feira. Por esse motivo, não vai ser tão comum que os argentinos viagem, mas isso permitirá que você conheça melhor os costumes locais.

É ainda um excelente momento para tirar várias fotos com a bandeira argentina, pois praticamente todos os edifícios são ornamentados, quase como em uma época de copa do mundo de futebol.

Uma dica é ficar de olho nos eventos organizados pelas diferentes prefeituras, e sobretudo em Tucumán, no norte da Argentina, onde foi declarada a Independência, local em que acontecem os atos centrais.

Imperdível => Melhor época para viajar na América do Sul

 

Morte do General San Martín – 17 de agosto

Feriado do dia da raça Argentina
Monumento à liberdade e ao general San Martin | Foto: nano4773, via Wikimedia Commons.

Considerado o Pai da Pátria, ele é reconhecido por ter conquistado, em diferentes batalhas, a Independência da Argentina, do Chile e do Peru, logo depois de ter atravessado a cordilheira dos Andes por Mendoza, junto com todo seu exército.

As comemorações são mais do tipo escolares. Os governos organizam atos protocolares nas principais praças, a maioria com monumentos em homenagem ao San Martín.

A diferença dos outros feriados já mencionados, este pode ser transferido para outra data, dando a possibilidade de fazer feriadão. A data é boa para aproveitar 2 ou até 3 dias seguidos de festas até bem tarde, o que é muito comum na Argentina, quando a saída das boates costuma acontecer depois das 6 horas da manhã.

Por ser no final do inverno, também é recomendado viajar para o sul da Argentina. Assim, será possível pegar um pouco de neve e aproveitar todos os eventos relacionados. Por falar em sul da Argentina, descubra onde ver neve na América do Sul.

 

   

Dia do respeito à diversidade cultural – 12 de outubro

Feriados na argentina dia da diversidade
Indígena argentina | Foto: Administración Nacional de la Seguridad Social, via Wikimedia Commons.

Antigamente, nesta data, comemorava-se o Dia da Raça na Argentina. Ele homenageava ao Cristóvão Colombo, conquistador da América e ao encontro entre europeus e indígenas, no dia em que ele chegou ao novo mundo.

Com o passar dos anos, a data recebeu muitas críticas. Percebeu-se que ela reverenciava o começo de uma conquista e não um “encontro”. Por isso o nome foi mudado.

É muito comum encontrar festas bem interessantes e divertidas, pois, por ser primavera, o clima já é bastante agradável nessa época do ano na maior parte do território argentino. Também, como é o mesmo dia no qual na Espanha se comemora o Dia da Hispanidade, a enorme coletividade espanhola se encontra para celebrar.

Na maioria das cidades argentinas, existe uma praça importante ou avenida principal com o nome de Espanha, pela enorme quantidade de imigrantes que chegaram desse país. Por isso essa é uma boa oportunidades para degustar comidas espanholas, como paella, e conhecer uma importante matriz da identidade cultural argentina.

 

Dia da soberania Nacional – 20 de novembro

Feriados na Argentina dia da soberania nacional
Bandeira da Argentina | Foto: Pablo D. Flores, via Wikimedia Commons.

Esse feriado costuma não ser transferido. No ano de 2019, porém, por força de um decreto presidencial, ele será comemorado na segunda-feira (18 de novembro). Assim, os argentinos poderão aproveitar o feriadão.

A celebração é bem recente e comemora uma batalha na qual Argentina ganhou uma guerra contra Inglaterra e França. O motivo: esses países tinham feito um bloqueio econômico em 1845. Apesar de ser uma data histórica, ainda é pouco comemorada, e o feriado foi pensado mais com fins turísticos e para ser estudado na escolas.

Por essa razão, é bem comum que os argentinos aproveitem os primeiros dias de calor intenso para ir às praias do litoral, ou visitar alguma província que ainda não conheçam do interior. Você poderá aproveitar com muitas festas, principalmente nas capitais, que como comentei, duram a noite toda.

 

Aproveite os feriados na Argentina

Como você leu neste artigo, é bem provável que algum dos dias de feriados na Argentina coincidam com sua viagem. Afinal, são muitos. É importante destacar que em todas as datas comemorativas o comércio costuma fechar. Assim, é bem difícil encontrar serviços básicos de alimentação, farmácia e outros disponíveis.

Em praticamente todos os feriados, você poderá aproveitar festas na Argentina. No entanto, naqueles que fazem referência a batalhas, guerras ou ditadura, o pessoal não costuma sair, exceto para os eventos oficiais, desfiles e marchas.

Mesmo nos feriados, não é comum encontrar grandes aglomerações na Argentina, como, por exemplo, ocorre no carnaval brasileiro. Apesar disso, é bom ficar atento, pois alguns pontos turísticos também são bem aproveitados por famílias argentinas para turismo interno, o que pode atrapalhar um pouco seus planos. Evite filas, atrasos no voos ou outros problemas do tipo.

Pensando em passar algum dos feriados na Argentina? Se ainda tiver alguma dúvida, deixe seu comentário.

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Franco Chirizzi

ESCRITO POR

Franco Chirizzi

Franco Chirizzi, 26 anos, argentino, professor de português e escritor freelancer. Mora no Brasil há mais de 3 anos, primeiro em Porto Alegre e, logo, apaixonado por praia, se mudou para Floripa. Gosta de Marketing Digital e de encontrar novas experiências ao redor do mundo.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados