Tudo sobre o que fazer em Jujuy, no norte da Argentina
Pensativo sobre o que fazer em Jujuy? Isso é normal. Sempre que se pensa em um destino logo vem à cabeça a dúvida sobre o que fazer neste lugar.
Depois de visitar a província por duas vezes, vi que na região havia mais respostas a essa pergunta do que costuma ter em outros lugares.
A viagem a esta região da Argentina, pode te render fotos lindíssimas de paisagens, a natureza é exuberante, mas vai além, a comida, a cultura, a arquitetura é tudo muito diferente do que estamos acostumados no Brasil.
São várias as cidades a visitar, começando pela capital da província, San Salvador de Jujuy, as cidades da Quebrada de Humahuaca etc.
E entre estas cidades, vinícolas, sítios arqueológicos e muita, muita história e beleza natural fazem parte do roteiro.
Planeje sua viagem => Passeios imperdíveis em Jujuy
Seguro viagem para a América do Sul »
Conheça as principais vantagens:
- Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
- Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
- É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
- Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
- Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
- Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
- Atendimento ao cliente 24hs em português.
O que fazer em Jujuy
Neste texto vou apresentar para você um panorama geral da minha experiência e em cada item vou deixar o link de acesso para que você possa aprofundar sobre cada um dos temas. São estes:
- Pontos turísticos de Jujuy
- Onde ficar em Jujuy
- Como chegar e como se locomover
- Onde comer
- Quanto custa viajar para Jujuy
- Algumas dicas e roteiros para sua viagem
Vamos começar a experiência que já na leitura você irá notar que é um destino especial!
Neste artigo você vai ver:
Principais pontos turísticos de Jujuy
Os principais atrativos turísticos de Jujuy são um mix entre natureza e história.
Aqui quero comentar sobre três lugares fascinantes: a Quebrada de Humahuaca em Jujuy; o Cerro de los Siete Colores e o Pucara de Tilcará; e as Salinas Grandes de Jujuy.
Se você observar Jujuy, no mapa, você verá que a Quebrada de Humahuaca, é um vale enorme que corta a província no meio e vai desde a capital San Salvador de Jujuy e termina somente na divisa com a Bolívia.
A cidade mais importante é Tilcará, que fica bem no meio dos roteiros que proponho para sua viagem à Jujuy, mas além de Tilcará há duas cidades muito importantes e de grande importância para a cultura andina, são as cidades de Purmamarca e Humahuaca.
Dentre muitas outras belezas da região, em Purmamarca está o Cerro de los Siete Colores, uma impressionante montanha com formação geológica de 600 milhões de anos.
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Jujuy. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
O Cerro de los Siete Colores ou Montanha de Sete Cores é um espetáculo à parte feito pela natureza, a montanha é colorida mesmo e tem as sete cores que levam em seu nome, cada uma das cores foi formada em um período geológico.
É fácil de chegar ao Cerro, está muito próximo do centro de Purmamarca e para ver mais sobre a história e preparar seu roteiro para visitá-lo, também preparei um texto sobre a Montanha de 7 Cores.
Já em Tilcará, principal cidade da Quebrada, fica um Jardim Botânico a céu aberto e na cidade também está o Pucara de Tilcará, um dos sítios arqueológicos mais conservados da América Latina, onde houve um povoado com 1.500 habitantes antes mesmo da ocupação pelos incas, há cerca de 600 anos.
Purmamarca também é a cidade mais próxima das Grandes Salinas em Jujuy, o terceiro maior Deserto de Sal do mundo, com uma paisagem única com o sal parecendo neve e as fantásticas esculturas e artesanatos produzidos com sal, que você pode comprar quando visite o Salar.
Sobre as Grandes Salinas em Jujuy, também fiz um texto exclusivo, para você ler mais sobre este impressionante espetáculo da natureza.
- Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
- A configuração do chip é extremamente fácil;
- Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
- Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
- O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
- É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
- Já falei internet ilimitada? 😉
Mas, além destes pontos, há muito mais que visitar, então preparei um texto sobre os melhores passeios e tours, que você pode acessar aqui e neste post você encontrará informações de tours para as vinícolas, termas, uma segunda montanha colorida, que tem 14 cores e também tours para este três pontos que citei antes.
Em outro texto escrevi sobre outros pontos turísticos nos arredores, nele você vai poder ver o que pode fazer nos arredores de Jujuy, e também conto minha experiência indo até a divisa da província com a Bolívia.
Eu, inclusive, cheguei a entrar no país vizinho, é mais uma experiência que você pode ter na sua viagem. Muitas pessoas também aproveitam a viagem para ir de Jujuy a Uyuni, que é o deserto de sal boliviano.
Onde ficar em Jujuy
Para quem quer saber onde ficar em San Salvador de Jujuy, eu também preparei um post específico sobre o assunto.
Algo muito interessante que você vai encontrar na maioria dos hotéis é que eles têm arquitetura típica andina, construídos em adobe. Também há várias opções de hospedagem para ficar no meio das montanhas.
Na seleção de hotéis que deixei no texto para você há hotéis nas cidades de Purmamarca, Tilcará e Humahuaca, além de San Salvador de Jujuy.
Como chegar e se locomover na cidade
A cidade tem locadoras de carros no Centro e no aeroporto, mas como os trajetos não são dos mais fáceis, o ideal para quem vai se locomover de carro é alugar um 4×4, isto deixa a viagem bastante mais cara.
Por este motivo, que eu vejo como melhor saída para percorrer a província, fazer um mix entre contratação de tours, o uso de uber e remisses.
Quanto ao Uber, ele é o único meio de transporte por aplicativo, não há outras opções em Jujuy e mesmo assim você só irá conseguir carros na capital, nas cidades da Quebrada de Humahuaca só há remisses, que são como táxis, mas você contrata por corrida.
Aqui, deixo como sugestão você consultar o post sobre como chegar em Jujuy e se locomover. Neste texto você também vai encontrar várias possibilidades de stopover, destinos que podem ser visitados na conexão do seu voo, já que não há voos diretos desde o Brasil.
Para chegar você terá conectar em alguma cidade argentina, podendo ser Buenos Aires (normalmente com troca de aeroporto), Córdoba, Mendoza, Rosário ou Puerto Iguazu, todas valem a visita. Uma opção de chegada é, também, pelo aeroporto de Salta.
Onde comer na cidade
A culinária é outra das grandes experiências na viagem. A gastronomia andina usa muito milho e a carne de lhama está presente em muitas receitas também.
São muitos os restaurantes de Jujuy de comida tradicional, com várias opções econômicas, para você poder ver tudo o que poderá provar da culinária do norte argentino e os melhores restaurantes, você pode acessar este link.
Neste mesmo texto você vai poder ler sobre as vinícolas, que pela altitude produzem excelente uva e tem produção de vinho artesanal.
Dicas sobre Jujuy
Entre as dicas que deixo aqui para vocês há dois roteiros, um roteiro de 3 dias em Jujuy.
Destaco também que a altitude é elevada e a maior parte do roteiro está a cerca de 3 mil metros, mas alguns cuidados simples deixam sua viagem confortável, tome muita água, evite grandes esforços físicos, se alimente bem e use roupas confortáveis.
Outra pergunta recorrente é a melhor época para viajar até a região. O inverno é rígido, com temperaturas muito próximas de zero, o que faz da primavera e outono, estações mais agradáveis para poder visitar a província.
Além disto, os preços são mais baixos. Por falar em preços, para finalizar deixo aqui o acesso para um texto em que fiz uma média de gastos para quem quer saber quanto custa viajar a Jujuy.
Curta tudo o que fazer em Jujuy
Enfim, a cidade junta história, cultura e natureza e, em minha opinião, faz desta viagem algo muito exclusivo.
Esta junção de pontos turísticos tão particulares e diferentes em beleza e saberes faz de Jujuy um único destino com muitas viagens.
Confira este vídeo de uma viagem entre Salta e Jujuy, feito pelo site oficial de turismo da Argentina:
Já sabe quando irá para Jujuy e tudo o que você pretender fazer pela região? Compartilhe nos comentários a sua opinião!
Até + !!!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *