Tudo sobre o que fazer em Jujuy, no norte da Argentina

por Jairo Araldi

Tudo sobre o que fazer em Jujuy, no norte da Argentina

Pensativo sobre o que fazer em Jujuy? Isso é normal. Sempre que se pensa em um destino logo vem à cabeça a dúvida sobre o que fazer neste lugar.

Depois de visitar a província por duas vezes, vi que na região havia mais respostas a essa pergunta do que costuma ter em outros lugares.

A viagem a esta região da Argentina, pode te render fotos lindíssimas de paisagens, a natureza é exuberante, mas vai além, a comida, a cultura, a arquitetura é tudo muito diferente do que estamos acostumados no Brasil.

São várias as cidades a visitar, começando pela capital da província, San Salvador de Jujuy, as cidades da Quebrada de Humahuaca etc.

E entre estas cidades, vinícolas, sítios arqueológicos e muita, muita história e beleza natural fazem parte do roteiro.

Planeje sua viagem => Passeios imperdíveis em Jujuy 

Seguro viagem para a América do Sul »

 

O que fazer em Jujuy

jujuy argentina fotos
Moradias em Jujuy | Foto: Juan, via Wikimedia Commons.

Neste texto vou apresentar para você um panorama geral da minha experiência e em cada item vou deixar o link de acesso para que você possa aprofundar sobre cada um dos temas. São estes:

  • Pontos turísticos de Jujuy
  • Onde ficar em Jujuy
  • Como chegar e como se locomover
  • Onde comer
  • Quanto custa viajar para Jujuy
  • Algumas dicas e roteiros para sua viagem

Vamos começar a experiência que já na leitura você irá notar que é um destino especial!

 

Principais pontos turísticos de Jujuy

san salvador de jujuy quebrada de humahuaca
Montanhas em Hornocal.

Os principais atrativos turísticos de Jujuy são um mix entre natureza e história.

Aqui quero comentar sobre três lugares fascinantes: a Quebrada de Humahuaca em Jujuy; o Cerro de los Siete Colores e o Pucara de Tilcará; e as Salinas Grandes de Jujuy.

Se você observar Jujuy, no mapa, você verá que a Quebrada de Humahuaca, é um vale enorme que corta a província no meio e vai desde a capital San Salvador de Jujuy e termina somente na divisa com a Bolívia.

A cidade mais importante é Tilcará, que fica bem no meio dos roteiros que proponho para sua viagem à Jujuy, mas além de Tilcará há duas cidades muito importantes e de grande importância para a cultura andina, são as cidades de Purmamarca e Humahuaca.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Jujuy. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Dentre muitas outras belezas da região, em Purmamarca está o Cerro de los Siete Colores, uma impressionante montanha com formação geológica de 600 milhões de anos.

quebrada de humahuaca cerro de los siete colores
Vista para Cerro de Siete Colores | Foto: Augusto Sarita, via Wikimedia Commons.

O Cerro de los Siete Colores ou Montanha de Sete Cores é um espetáculo à parte feito pela natureza, a montanha é colorida mesmo e tem as sete cores que levam em seu nome, cada uma das cores foi formada em um período geológico.

É fácil de chegar ao Cerro, está muito próximo do centro de Purmamarca e para ver mais sobre a história e preparar seu roteiro para visitá-lo, também preparei um texto sobre a Montanha de 7 Cores.

Já em Tilcará, principal cidade da Quebrada, fica um Jardim Botânico a céu aberto e na cidade também está o Pucara de Tilcará, um dos sítios arqueológicos mais conservados da América Latina, onde houve um povoado com 1.500 habitantes antes mesmo da ocupação pelos incas, há cerca de 600 anos.

Purmamarca também é a cidade mais próxima das Grandes Salinas em Jujuy, o terceiro maior Deserto de Sal do mundo, com uma paisagem única com o sal parecendo neve e as fantásticas esculturas e artesanatos produzidos com sal, que você pode comprar quando visite o Salar.

de jujuy a uyuni
Sítio arqueológico de Pucará de Tilcara | Foto: LuigiStudio, via Creative Commons.

Sobre as Grandes Salinas em Jujuy, também fiz um texto exclusivo, para você ler mais sobre este impressionante espetáculo da natureza.

Mas, além destes pontos, há muito mais que visitar, então preparei um texto sobre os melhores passeios e tours, que você pode acessar aqui e neste post você encontrará informações de tours para as vinícolas, termas, uma segunda montanha colorida, que tem 14 cores e também tours para este três pontos que citei antes.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Em outro texto escrevi sobre outros pontos turísticos nos arredores, nele você vai poder ver o que pode fazer nos arredores de Jujuy, e também conto minha experiência indo até a divisa da província com a Bolívia.

Eu, inclusive, cheguei a entrar no país vizinho, é mais uma experiência que você pode ter na sua viagem. Muitas pessoas também aproveitam a viagem para ir de Jujuy a Uyuni, que é o deserto de sal boliviano.

 

Onde ficar em Jujuy

O que fazer em Jujuy
Humahuaca | Foto: Manuela Abuela, via Wikimedia Commons.

Para quem quer saber onde ficar em San Salvador de Jujuy, eu também preparei um post específico sobre o assunto.

Algo muito interessante que você vai encontrar na maioria dos hotéis é que eles têm arquitetura típica andina, construídos em adobe. Também há várias opções de hospedagem para ficar no meio das montanhas.

Na seleção de hotéis que deixei no texto para você há hotéis nas cidades de Purmamarca, Tilcará e Humahuaca, além de San Salvador de Jujuy.

 

Como chegar e se locomover na cidade

O que fazer em Jujuy de carro
Carro para rodar pela região o mais ideal é 4×4.

A cidade tem locadoras de carros no Centro e no aeroporto, mas como os trajetos não são dos mais fáceis, o ideal para quem vai se locomover de carro é alugar um 4×4, isto deixa a viagem bastante mais cara.

Por este motivo, que eu vejo como melhor saída para percorrer a província, fazer um mix entre contratação de tours, o uso de uber e remisses.

Quanto ao Uber, ele é o único meio de transporte por aplicativo, não há outras opções em Jujuy e mesmo assim você só irá conseguir carros na capital, nas cidades da Quebrada de Humahuaca só há remisses, que são como táxis, mas você contrata por corrida.

Aqui, deixo como sugestão você consultar o post sobre como chegar em Jujuy e se locomover. Neste texto você também vai encontrar várias possibilidades de stopover, destinos que podem ser visitados na conexão do seu voo, já que não há voos diretos desde o Brasil.

Para chegar você terá conectar em alguma cidade argentina, podendo ser Buenos Aires (normalmente com troca de aeroporto), Córdoba, Mendoza, Rosário ou Puerto Iguazu, todas valem a visita. Uma opção de chegada é, também, pelo Aeroporto de Salta.

 

Onde comer na cidade

comidas típicas da argentina
Tamal, um dos pratos típicos da região.

A culinária é outra das grandes experiências na viagem. A gastronomia andina usa muito milho e a carne de lhama está presente em muitas receitas também.

São muitos os restaurantes de Jujuy de comida tradicional, com várias opções econômicas, para você poder ver tudo o que poderá provar da culinária do norte argentino e os melhores restaurantes, você pode acessar este link.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom CRIANCA, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Neste mesmo texto você vai poder ler sobre as vinícolas, que pela altitude produzem excelente uva e tem produção de vinho artesanal.

   

 

Dicas sobre Jujuy

dicas da argentina
Região de Hornocal | Foto: Lahi, via Wikimedia Commons.

Entre as dicas que deixo aqui para vocês há dois roteiros, um roteiro de 3 dias em Jujuy.

Destaco também que a altitude é elevada e a maior parte do roteiro está a cerca de 3 mil metros, mas alguns cuidados simples deixam sua viagem confortável, tome muita água, evite grandes esforços físicos, se alimente bem e use roupas confortáveis.

Outra pergunta recorrente é a melhor época para viajar até a região. O inverno é rígido, com temperaturas muito próximas de zero, o que faz da primavera e outono, estações mais agradáveis para poder visitar a província.

Além disto, os preços são mais baixos. Por falar em preços, para finalizar deixo aqui o acesso para um texto em que fiz uma média de gastos para quem quer saber quanto custa viajar a Jujuy.

 

Curta tudo o que fazer em Jujuy

Enfim, a cidade junta história, cultura e natureza e, em minha opinião, faz desta viagem algo muito exclusivo.

Esta junção de pontos turísticos tão particulares e diferentes em beleza e saberes faz de Jujuy um único destino com muitas viagens.

Confira este vídeo de uma viagem entre Salta e Jujuy, feito pelo site oficial de turismo da Argentina:

Já sabe quando irá para Jujuy e tudo o que você pretender fazer pela região? Compartilhe nos comentários a sua opinião!

 

 

ESCRITO POR

Jairo Araldi

ESCRITO POR

Jairo Araldi

Jairo Araldi, é sociólogo e consultor, sempre busca trabalhos que envolvam viagens, com isto já viajou por muitos países da América Latina. Paulistano, migrou primeiro a Rosário, na Argentina, onde viveu por quase um ano, mudando-se para Buenos Aires para cursar mestrado em políticas públicas e viveu quatro anos na cidade, em 2018 recebeu convite para um trabalho em Assunção no Paraguai, onde vive atualmente. Adora escrever, viajar e conhecer outras culturas.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *