Montanha de 7 cores em Purmamarca: onde fica, mapa e dicas

Montanha de 7 cores em Purmamarca: onde fica, mapa e dicas

Um dos pontos turísticos mais visitados da província de Jujuy, na Argentina, é a Montanha de 7 cores em Purmamarca.

Fiquei impressionado com o lugar, chamado em espanhol de Cerro de los Siete Colores, e queria compartilhar com quem está pensando em ir a Jujuy ou ainda não tem um destino certo e busca por paisagens deslumbrantes.

Para que a experiência seja ainda mais interessante e proveitosa, separei aqui como chegar à Montanha de 7 cores em Purmamarca e também onde ficar, o que ver e o que fazer por lá.

Curioso que sou, também quis compartilhar como se formou a Montanha de 7 cores em Purmamarca, porque me pareceu algo muito particular e de uma beleza e engenharia da natureza que não encontramos em qualquer lugar.

Vamos à leitura, porque depois é só fazer as malas para poder ver um verdadeiro espetáculo da natureza de perto.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Jujuy

Seguro viagem América do Sul »

 

Montanha de 7 cores em Purmamarca

Mapa da Montanha de 7 cores

O Cerro das 7 Colores fica quase dentro da cidade de Purmamarca. Quase porque o povoado é bastante pequeno e o cerro se localiza bem na divisa da área urbana com a área rural da cidade.

Esta localização, inclusive, possibilita que ao se hospedar no oeste da cidade seja possível ter vista para o lindo espetáculo da natureza.

Mais adiante vou comentar as opções de hotéis para ficar perto da Montanha de 7 cores em Purmamarca. Ainda sobre hotéis, é possível se hospedar em outras cidades da Quebrada da Humahuaca, em San Salvador de Jujuy ou Salta.

Além de fazer um dos tours que também vou compartilhar neste artigo. Não deixe de conferir mais informações sobre hotéis de Jujuy, além de passeios em Jujuy e Salta e dos pontos turísticos de Jujuy.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Jujuy »

 

Localização da Montanha de 7 Cores

Montanha de 7 cores em Purmamarca onde fica
Montanha fica a oeste de Purmamarca | Foto: Leandro Kibisz, via Creative Commons.

Bom, mas vamos à localização do Cerro de Siete Colores. Você já sabe que ele está na cidade de Purmamarca, mas onde está Purmamarca?

Purmamarca é uma das cidades da Quebrada de Humahuaca em Jujuy. A Quebrada é um imenso vale que corta a província de Jujuy, mais ao norte da Argentina e que faz divisa com a Bolívia.

A cidade de Purmamarca é a mais próxima de San Salvador de Jujuy, capital da província. Está entre as cidades mais importantes da Quebrada de Humahuaca, e elas distam 65 quilômetros uma da outra.

Para saber mais, confira o mapa daQuebrada de Humahuaca, onde trago dicas de como chegar e aproveitar a região.

Excursão => Salinas Grandes, Purmamarca e Caminhada Los Colorados

 

História da Montanha de 7 cores 

Montanha de 7 cores em Purmamarca
Cores da montanha podem ser vistas de longe | Foto: Jesús Dehesa, via Creative Commons.

A montanha de 7 cores em Purmamarca (Cerro de los Siete Colores, em espanhol), é uma das montanhas formada por sedimentos de distintos períodos geológicos que foram sedimentando.

As cores são diferentes pelos materiais e porque alguns sedimentos foram cobertos por mares ou por rios.

Ela é chamada assim porque realmente tem sete cores. A camada mais antiga e presente majoritariamente na base da montanha é de um verde-água e tem cerca de 600 milhões de ano, nela os arqueólogos encontraram rastros da movimentação dos primeiros seres do planeta.

Esta camada tem essa coloração porque é rica em ferro, magnésio, potássio, silício e alumínio.

A segunda camada, ou extrato como chamam os geólogos, é um branco levemente rosado e é formado principalmente por quartzo, essa camada tem cerca de 200 milhões de anos.

Há mais duas camadas do mesmo período uma rosa e uma bege, nelas foram encontrados fósseis e não somente o rastro dos animais.

Pontos turísticos de Jujuy
Montanha das 7 Cores em Purmamarca | Foto: Humawaka, via Wikimedia Commons.

A camada seguinte é marfim, ela tem essa coloração porque é rica em carbonato. Essas duas camadas têm cerca de 60 milhões de anos e foram encontrados fósseis de dinossauros nelas. Estes fósseis se encontram expostos no Museu de Ciências Naturais de Salta.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Argentina. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

A penúltima camada é alaranjada e a última é bastante rosada e ela que serviu como um cimento matriz para a junção das rochas, facilitando a oxidação.

Essas sedimentações foram se movimentando com o tempo. Além disso, o choque de duas placas tectônicas contribuiu para a formação do Cerro da 7 Cores.

De Jujuy => Passeio de meio dia a Yala e Termas de Reyes

 

Como chegar a Montanha de 7 cores

como chegar a Montanha de 7 cores em Purmamarca
Você verá lindas paisagens no caminho | Foto: paulojuy™, via Wikimedia Commons.

A rodovia que leva até Purmamarca é a Ruta 9 e depois entra-se na 52. Mas fique tranquilo, pois é tudo bem indicado por placas, isto para quem vai de carro. Também há ônibus saindo de San Salvador de Jujuy ou ainda tours guiados em Jujuy, que são uma excelente opção para percorrer Purmamarca.

Já na cidade, o Cerro de los Siete Colores como disse fica a oeste, a 600 metros do centro de Purmamarca. O melhor horário para visitar a montanha é durante a manhã, porque é neste período que o sol reflete nela tornando o espetáculo de cores ainda mais interessante.

Na parte da tarde, o sol bate contra a montanha, além do que no final da tarde a temperatura na região costuma cair muito.

O Cerro de los Siete Colores é aberto e por isso gratuito, mas vale a pena contratar um guia local para uma caminhada ou já chegar a Purmamarca em um dos tours.

Passo a Passo => Comprar moeda estrangeira

 

O que fazer na Montanha de 7 cores

o que fazer na Montanha das 7 cores
Caminhadas pela montanha agradam os turistas em Purmamarca.

A Montanha de 7 Cores é um verdadeiro espetáculo da natureza.

Há possibilidade de fazer as caminhadas em meio a essa paisagem ímpar no mundo, pois há pouquíssimas montanhas com estas formações geológicas. Outra bastante conhecida também é a Montanha de Sete Cores no Peru.

O entardecer também é lindo, mas para ver a paisagem completa há que estar no topo da Montanha de 7 Cores em Purmamarca e desde lá ver a cidade e a paisagem ao redor. Para subir, a caminhada é íngreme, mas curta, não leva mais de 20 minutos.

Fica a dica de que Purmamarca é também a cidade da Quebrada de Humahuaca mais próxima das Grandes Salinas de Jujuy, tem um centro todo com arquitetura andina e lojas de artesanato. Aproveite para conferir o roteiro de 7 dias por Salta e Jujuy.

   

Além do que no caminho para Tilcar, pela Ruta 9, é onde estão as principais vinícolas da região. Elas tem produção de uva de altíssima qualidade pela altitude e praticamente todas as bodegas locais produzem o vinho artesanalmente.

Como ter? => Internet na Viagem

 

Tours para a Montanha de 7 cores

Deserto de Sal Argentina
Faça um passeio até as Grandes Salinas | Foto: Gonzalo Rivero, via Wikimedia Commons.

Aqui deixo alguns tours para você aproveitar o melhor da Montanha de 7 Cores em Purmamarca. Ainda mais se você for para a Argentina no verão.

Além da própria cidade, todos incluem visitas a outros pontos turísticos muito interessantes da Quebrada de Humahuaca. Há possibilidade de fazer um passeio que inclui o Cerro de los Siete Colores e as Grandes Salinas.

Outro espetáculo da natureza na província, mas estes tours deixei para contar mais no artigo sobre o Deserto de Sal em Jujuy, porque há muito que contar sobre minha experiência após ter visitado as Grandes Salinas.

Além do Cerro de los Siete Colores, neste tour de 1 dia para Humahuaca você conhecerá as cidades da histórica Quebrada de Humahuaca como Purmamarca, que é um sítio arqueológico que teve ocupação anterior aos incas, que por sua vez já estavam na região quando chegaram os espanhóis.

Passeios em Jujuy
Hornocal | Foto:Lahi, via Wikimedia Commons.

Além disto, o tour passa por uma capela que tem mais de 700 anos, por um monumento que indica onde passa o Trópico de Capricórnio e pelas cidades de Humahuaca e Tilcará, esta última é onde está um dos principais museus antropológicos da província.

Para o tour anterior também há possibilidades de sair de Jujuy para 1 dia em Quebrada de Humahuaca.

Outro passeio que recomendo inclui Purmamarca e o Cerro de Siete Colores indo até a cidade do Hornocal. Em Hornocal fica a Montanha de 14 cores, que tem formação geológica parecida com a Montanha de 7 Cores.

Para fazer o Tour Montanha das 14 Cores e Quebrada de Humahuaca você trocará a van por um 4×4, porque este é o único meio de chegar até a Montanha.

Ingressos => Passeios guiados em Buenos Aires

 

Hotéis perto da Montanha de 7 cores

Por estar praticamente dentro da cidade Purmamarca, para conhecer o Cerro de los Siete Colores, os hotéis mais próximos estão na própria cidade.

Aqui separei uma opção econômica, um com excelente custo-benefício e o que considero o melhor hotel da cidade. Vamos lá!

 

Hotel econômico

Onde ficar em Jujuy
Hotel Luna Daniela  | Foto: Booking.

Considerado muito bom com nota 8,4 pelos hóspedes que já passaram pelo Luna Daniela, o hotel fica a três quilômetros do Cerro de los Siete Colores, mas traz várias vantagens além do preço.

O hotel está isolado no meio da montanha, o que é um prazer para as horas de descanso e, além disso, conta com restaurante e bar dentro do próprio hotel.

Os quartos são bastante cômodos, com opções para até quatro pessoas e o café da manhã é muito bom. O Luna Daniela conta com serviço de traslado tanto ao aeroporto quanto ao Cerro, com custo adicional.

Descubra => Booking é confiável?

 

Hotel com melhor custo-benefício

Hotéis em Jujuy
Quartos são bem decorados e muito aconchegantes | Foto: Booking.

O Las Vicuñas são pequenos apartamentos bastante confortáveis e com uma localização excelente, eles estão a apenas 200 metros do Cerro de los Siete Colores.

Os hóspedes o consideram fabuloso, com nota 8,9. Ele tem wi-fi, mas atenção por que por se tratar de apartamentos eles não servem café da manhã. Além disso, toalhas e roupa de cama têm uma taxa adicional.

Programe-se => Ônibus turístico em Buenos Aires

 

Melhor hotel

Hotéis em Jujuy
Hotel tem quartos amplos e muito bem avaliados | Foto: Booking.

La Casa del Abuelo é impressionante, apesar de não ser luxuoso. Ele é um hotel boutique com uma decoração lindíssima e arquitetura com traços andinos.

A fachada é toda em pedra e a maioria dos quartos têm vista para o Cerro de los Siete Colores.

No Casa del Abuelo, Casa do Avô, em português, há opções de hospedagem em quartos ou apartamentos, mas todos tem café da manhã que os hóspedes classificam como fabuloso, assim como o hotel que tem nota 9,6 é excepcional.

   

Fazer ou não? => Dúvidas sobre seguro viagem

 

Dicas da Montanha de 7 cores

Comidas típicas de Jujuy
Empanada de lhama é um dos pratos típicos | Foto: Jesús Dehesa, via Creative Commons.

 

Comida

O Cerro de los Siete Colores é natureza pura, então se você for comer algo ou mesmo água é melhor levar contigo. Porém, para as refeições principais, a cidade de Purmamarca tem muitas opções de restaurantes, vários deles com comida típica da região de Jujuy.

Para conhecer os melhores, confira a lista sobre restaurantes em Jujuy. E, para aproveitar a montanha você vai precisar é antes de chegar para contratar um guia local.

Essa dica é interessante para você ver os melhores pontos sem dar tantas voltas, mas saiba que a trilha é muito bem sinalizada para quem quiser arriscar.

 

Roupas

O ideal para as caminhadas é uma roupa confortável, mas mesmo que esteja calor, eu daria preferência por uma calça bem confortável e levaria uma blusa, as temperaturas na região caem bruscamente ao entardecer. Isso acontece mesmo nos meses mais quentes, de outubro a março.

Nesta época, as temperaturas em Purmamarca podem passar um pouco dos 25°C. Durante à noite elas não costumam ultrapassar  os 10°C. Nos outros meses, as mínimas chegam bem perto de 0 grau, com alguns dias de temperaturas negativas.

Essa dica vale principalmente para quem decidir ver o lindo entardecer da Montanha de 7 Cores. Bem agasalhado não tem erro, o frio fica bem distante e o espetáculo da natureza é vivido inteiramente.

Dúvida => Qual moeda levar para a Argentina

 

Curiosidades da Montanha de 7 cores

Montanhas coloridas da América
No Peru, por exemplo, existe uma montanha com 14 cores.

As montanhas coloridas existem em vários lugares da Cordilheira Oriental, que é onde estão as províncias de Jujuy e Salta, na Argentina. Mas é interessante saber que o Cerro de 7 Cores é um dos poucos que fica muito visível por causa da sua vegetação, que por ser tipicamente desértica não cobre a montanha.

Em outras montanhas da região, elas ficam dentro da mata, não sendo possível admirá-las.

Top => Tour de Jujuy para Yala com Termas de Reyes

 

Tudo sobre a Montanha de 7 cores

Essa beleza ímpar do Cerro de 7 Cores, com as experiências de outras paisagens belíssimas de Jujuy, faz do destino um dos mais interessantes das Américas.

Junte a isto a paisagem natural, a cultura e a culinária andina, que é bastante diferente da nossa, e os sítios arqueológicos, onde há provas de vida há mais dez milhões de anos na região.

É por isso que sempre falo que mesmo tendo viajado muito, Jujuy é um dos destinos mais espetaculares que já visitei.

Agora que você já saber tudo sobre a famosa montanha em Purmamarca, confira também um artigo sobre quanto custa viajar para Jujuy e também fique por dentro dos principais pontos turísticos de Salta.

Gostou das minhas dicas sobre Jujuy e a Montanha das 7 cores em Purmamarca? Participe nos comentários.

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Jairo Araldi

ESCRITO POR

Jairo Araldi

Jairo Araldi, é sociólogo e consultor, sempre busca trabalhos que envolvam viagens, com isto já viajou por muitos países da América Latina. Paulistano, migrou primeiro a Rosário, na Argentina, onde viveu por quase um ano, mudando-se para Buenos Aires para cursar mestrado em políticas públicas e viveu quatro anos na cidade, em 2018 recebeu convite para um trabalho em Assunção no Paraguai, onde vive atualmente. Adora escrever, viajar e conhecer outras culturas.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *