15 comidas típicas da Argentina: tudo sobre a culinária dos hermanos

por Franco Chirizzi

15 comidas típicas da Argentina: tudo sobre a culinária dos hermanos

Um dos principais desejos de qualquer viajante ou turista no país vizinho ao Brasil, é poder conhecer as comidas típicas da Argentina. A terra de los hermanos é tradicionalmente conhecida pela carne e os vinhos. Mas essas não são as únicas variedades culinárias que você encontrará.

Por ser um país tão grande, as frutas, os animais e o clima junto à cultura e costumes fazem com que em cada cidade ou província os sabores e aromas sejam diferentes.

Pensando nisso, montei uma lista com os principais pratos, bebidas, infusões e doces típicos que você pode experimentar na sua viagem pela Argentina.

Planeje sua viagem => Hotéis em Buenos Aires

Seguro viagem América do Sul »

 

Quais são as comidas típicas da Argentina?

  1. Cordero patagônico
  2. Chivito
  3. Mate
  4. Fernet
  5. Churrasco (asado)
  6. Vinhos
  7. Milanesas
  8. Choripán
  9. Empanadas salteñas
  10. Tortitas/Criollitos/Semitas
  11. Dulce de Leche
  12. Bife de chorizo
  13. Carbonada
  14. Sorrentinos
  15. Alfajores

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Argentina »

 

O que comer na Argentina?

Assista o vídeo feito pelo site oficial de turismo da Argentina sobre as delícias do país!

 

1. Cordero patagônico

Comidas típicas da Patagônia
Comidas típicas da Argentina: Cordeiro patagônico possui sabor e suculência diferentes.

O cordeiro patagônico, tal qual seu nome diz, é uma comida típica da região da Patagônia, no sul da Argentina. Trata-se da carne de ovelhas, todas criadas nessa região e alimentadas com mato também da mesma.

Para você se achar no mapa da Argentina, tudo o que se encontra ao sul do Rio Colorado já é considerado Patagônia; a cria de ovelhas ocupa uma grande parte de essa imensa extensão territorial, por isso essa comida pode ser experimentada em vários lugares, mas provavelmente nos restaurantes de Bariloche você encontrará os melhores prato. Mas vale conhecer também  os bares e restaurantes de El Calafate e as dicas de restaurantes de Ushuaia.

Confira => Melhores passeios em El Calafate

 

2. Chivito

O que comer na Argentina
Chivito é poupar em sanduíches | Foto: Wikimedia Commons.

O chivo, ou cabrito em português, é muito comum na região andina e parte da patagônia Argentina. Sendo outro prato de carnes, ele é muito famoso na região por ser parte da dieta de centenas de famílias rurais.

Um dos melhores lugares para comer um chivito é em Malargüe, na fronteira com a Patagônia, onde tem uma festa nacional, onde todos os anos são assados ao mesmo tempo mais de 2000 chivitos, sendo um recorde Guinness. Inclusive, confira os eventos e feriados na Argentina.

Ele pode ser assado, com um espeto diretamente no chão, mas também pode ser incluído em diferentes comidas, como massas, locros, e outros.

Imperdível => Viagem de barco pelo Delta do Tigre

 

3. Mate

Bebidas típicas da Argentina
Comidas típicas da Argentina: Cuia com o legítimo mate argentino.

Considerada a infusão nacional dos argentinos, o mate, ou mais conhecido como chimarrão no Brasil, é muito típico da região e bem semelhante ao tomado pelos gaúchos do Rio Grande do Sul. Praticamente todos os argentinos tomam no trabalho, na faculdade, em encontros com amigos no parque ou em qualquer situação, seja sozinho ou em grupo .

É feito a partir da erva mate, típica da região do litoral argentino, perto da fronteira com o Brasil, e até tem uma rota do erva mate, que virou um destino turístico muito famoso nos últimos anos. Você pode tomar amargo, ou com um pouco de açúcar, e é todo preparado em uma cuia (também tem o nome de mate em espanhol), e com uma bomba.

É praticamente parte de um rito dos argentinos, onde não troca-ser a bomba, todos tem que compartilhar e sempre em círculo, passando de a uma vez por cada pessoa e com uma única pessoa preparando. Também é possível beber frio, mas já tem o nome de tererê e é mais comum no norte do país.

Tanto no mate, como no tererê, é possível incluir diferentes ervas, como para dar um gosto diferente do tradicional e, sem distinção social, é consumido em todo o país.

Conheça => Show no Señor Tango com jantar opcional

 

4. Fernet

Curiosidades da Argentina
Comidas típicas da Argentina: o Fernet é servido com coca.

Apesar de não ser uma bebida tipicamente argentina, entre as pessoas mais jovens é praticamente fundamental em cada final de semana, comparável com a cachaça brasileira em preferência, mas bem diferente no gosto.

Com origem italiana, o Fernet é feita a partir de ervas amargas que, conta a lenda, um grupo de amigos em Córdoba, alguns anos atrás, decidiu misturar com Coca-Cola, e virou a bebida alcoólica favorita dos argentinos, com um crescimento ano a no muito alto.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Argentina. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Se você vai para alguma festa, principalmente em uma das cidades da Argentina, chamada Córdoba, com certeza encontrará essa bebida no cardápio e mais de um argentino insistirá em que você experimente.

Dicas => Show de tango e jantar em Buenos Aires

 

5. Churrasco (assado)

Churrasco na Argentina
Comidas típicas da Argentina: Chorizo.

Não podia faltar nessa lista o favorito e mais famoso prato dos argentinos. Tradicionalmente assado sobre uma grelha e feito com carvão ou lenha, dependendo do lugar da Argentina, ele pode ter todas as variedades de carne que o comensal desejar, mas tem algumas que não podem ficar de fora.

Entre as carnes sempre presente em um churrasco argentino, estão a costela, morcilla, chorizos e molleja; normalmente tem que ser bem acompanhado de vinho e pão.

Delícia => Churrasco argentino com 8 pratos

 

6. Vinhos

Costumes na Argentina
Vinho de boa qualidade não pode faltar na mesa de um argentino.

Já que falei que o vinho é um ótimo acompanhante do churrasco, não posso excluí-lo desta lista. Com a maioria dos vinhedos entre Mendoza y San Juan, mas também com muitas vinícolas famosas em Salta e Bariloche, fazer uma degustação de vinhos na Argentina com certeza tem que ser parte do roteiro gastronômico de qualquer turista. Conheça uma excursão guiada em Salta.

Em Mendoza é mais comum encontrar vinhos tintos e, em San Juan, brancos; nos últimos anos é muito comum fazer degustação com almoço diretamente na vinícola, para poder apreciar a paisagem e a arquitetura.

Desfrute => Excursão vinícolas de Mendoza com degustação

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

 

7. Milanesas

Atrativos da Argentina
Na Argentina as Milanesas são feitas com carnes nobres.

Você pensará, mas o que tem de especial um bife à milanesa? Acontece que é praticamente parte de uma tradição de cada família na Argentina, tendo uma eterna briga para saber qual é melhor, se de carne ou de frango.

Elas vem acompanhadas de saladas, batatas, ou purê, e é comum dar uma temperadinha diretamente no prato com um pouco de limão siciliano, bem comum no país também.

As milanesas são feitas com carnes nobres e por isso é comum comer algumas que são muito brandas e de tamanhos muito grandes, dando a possibilidade de dividir o prato com uma ou até mais duas pessoas.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Cambio »

 

8. Choripán

Tradições na argentina
Choripán é um tradicional sanduíche argentino | Foto: SimpleFoodie, via Wikimedia Commons.

Em praticamente qualquer estádio de futebol, na costeira do Rio de La Plata em Buenos Aires e em centenas de lugares de todo o país, você encontrará um carrinho bem simples que estará vendendo um dos famosos choripán argentinos.

O choripán consta de uma linguiça, ou chorizo, dentro de um pão, que normalmente vem com maioneses, catchup e o famoso chimichurri caseiro, que dá um gosto muito bom e diferente, por isso é um dos favorito dos argentinos.

Incrível => Excursão sobre a vida de Maradona

 

9. Empanadas salteñas

O que comer na Argentina
Tradicionais Empanadas Salteñas | Foto: Gonzalo Rivero, via Wikimedia Commons.

É possível encontrar empanadas em praticamente qualquer lugar da Argentina, mas todos concordam que as mais famosas são as do norte argentino, especificamente as da província de Salta, onde você pode fazer um passeio até salinas grandes.

As mesmas são fritas ou no forno, e o principal diferencial é o tipo de carne, que é picada com faca, deixando em trocinhos pequeninos, com cebola, alho, pimentão e batatas.

Também é comum encontrar comê-las na rua, em diferentes carrinhos que se encontram perto de diferentes lugares de trabalho, é uma excelente opção gastronômica para desfrutar com economia.

Incrível => Passeio na geleira na Patagônia argentina

 

10. Tortitas/Criollitos/Semitas

Comidas típicas da Argentina
Tortilas são presença certa no café da manhã argentino.

Coloquei vários nomes, porque depende do lugar é o nome que é dado a essa tradicional comida, muito comum no café da manhã ou para acompanhar com o mate.

É uma massa, bem semelhante ao pão, com mais gordura e diferentes formatos, que pode ser comido sozinho, torrado e com presunto e queijo, ou com doce de leite.

Aproveite => Passeios em Ushuaia

 

11. Dulce de leche

Sobremesas na Argentina
Doce de Leite é amado na Argentina | Foto: Kai Hendry, via Wikimedia Commons.

A última comida já me deu o pontapé para uma das comidas mais favoritas dos argentinos. O famoso doce de leite argentino foi criado por uma escrava de Rosas, governador de Buenos Aires em meados do século XIX; enquanto ele estava em reunião com o rival político, ela esqueceu  a lechada, mistura de leite e açúcar no fogo, dando sua origem.

Hoje existem centenas de fábricas em todo o país e é considerado patrimônio nacional, inclusive com seu dia, 11 de outubro, que seria quando a história anterior aconteceu.

Oportunidade => Espetáculos e musicais em Buenos Aires

 

12. Bife de chorizo

Refeições na Argentina
Bife de Chorizo é muito comido no almoço | Foto: Thomas Robbs, via Wikimedia Commons.

Um prato típico de restaurante popular na Argentina, o bife de chorizo nada mais é do que um bife de uma carne nobre com acompanhamento, como saladas, purê, batatas ou o que você preferir (dificilmente venha com arroz ou feijão, pois não é muito comum na Argentina).

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

O que é conhecido como Prato Feito no Brasil, pode ser substituído por essa iguaria na Argentina, onde as pessoas costumam comer no intervalo do trabalho. Saiba também quando ir para Buenos Aires.

Demais => Excursão de comidas regionais em Bariloche

 

13. Carbonada

Pratos tradicionais na Argentina
Legítima Carbonada argentina | Foto: Marco Flores, via Wikimedia Commons.

Comida típica da época da colônia na Argentina, ela é feita em um fogão à lenha, com uma mistura de carne, milho, batata, abóbora, cenoura e outros, a fogo lento.

Uma vez que se chega no ponto da cocção, pode ser temperado com orégano, pimentão, cebola, salsinha, alho e qualquer outra erva de preferência para dar mais gosto.

Apesar de ser muito comum na Argentina, essa comida também é parte do cardápio no Chile, na Bolívia e no sul do Peru.

Imperdível => Jantar típico em Buenos Aires

 

14. Sorrentinos

Culinária ítalo-argentina
Sorrentino geralmente é recheado com ricota ou presunto.

Graças à forte influência italiana, é muito comum encontrar diferentes tipos de massas, com molhos caseiros nas mesas dos argentinos e vários restaurantes focados nesse tipo de culinária ítalo-argentina.

Uma das comidas que surgiu dessa herança é o sorrentino, com nome em homenagem à cidade de Sorrento, da Itália. Trata-se de uma massa parecida com os raviolis, só que redondos e maiores, normalmente recheados de queijo ricota e presunto.

A origem não é muito clara, pois têm duas famílias, uma em Córdoba e outra em Mar del Plata na disputa da origem, mas a certeza é que hoje é um prato típico de todas as famílias argentinas.

Passeio => Excursão em Buenos Aires

 

15. Alfajores

Doces favoritos dos argentinos
Alfajor é uma certeza de sabor para locais e turistas.

Para encerrar esta lista, inclui outro dos favoritos dos argentinos, conhecido no mundo todo. Sendo parte da merenda das crianças na escola, para presentear um acompanhante ou familiar, ou simplesmente comer em casa com uns mates, tem o alfajor.

Igual a outras comidas, a origem é dada pelos imigrantes que chegaram durante o século XX, mas hoje existem centenas de fábricas pelo país todo, e pode ser recheado de chocolate, doce de leite ou algum outro doce, coberto de chocolate branco ou preto. Por falar nisso, leia sobre os melhores lugares do mundo para comer chocolate.

A fabricante mais famosa é a Havanna, que tem lojas no país todo e até varias no Brasil, mas para poder conhecer o melhor sabor original tem que ir até a matriz em Mar del Plata, no litoral argentino.

Recomendo => Experiência gastronômica argentina

 

Desfrute os pratos típicos da Argentina

Mostrei neste artigo a enorme variedade e diversidade gastronômica que a Argentina possui, se destacando principalmente pelas variadas carnes e pelos doces, mas sem nunca esquecer as bebidas, como o vinho ou Fernet.

Lembre-se que os argentinos também têm uma particularidade na hora de fazer suas refeições, pois costumam tomar café, almoçar e jantar em horário diferentes ao brasileiro; por exemplo almoçando ao redor das 14h e jantando bem tarde, por isso é bem comum fazer intervalos durante a tarde para tomar mate com alfajor ou algum outro doce.

E você, quais comidas típicas da Argentina te deixaram com água na boca? Compartilhe sua opinião nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Franco Chirizzi

ESCRITO POR

Franco Chirizzi

Franco Chirizzi, 26 anos, argentino, professor de português e escritor freelancer. Mora no Brasil há mais de 3 anos, primeiro em Porto Alegre e, logo, apaixonado por praia, se mudou para Floripa. Gosta de Marketing Digital e de encontrar novas experiências ao redor do mundo.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10