Esquiar na Argentina: 8 lugares para aproveitar a neve

por Caroliny Anache

Esquiar na Argentina: 8 lugares para aproveitar a neve

Nada melhor do que programar suas férias para esquiar na Argentina. Isso quer dizer que quando chegar o inverno, você já terá todas as informações necessárias para curtir sua viagem com tranquilidade. A temporada de neve nas estações da Argentina abre a partir de meados de junho e vai até pouco mais da metade de setembro.

A Argentina é um ótimo destino para os brasileiros que querem ter a oportunidade de conhecer a neve. Além de ser um país mais próximo, com relação aos países da América do Norte e da Europa, ainda é mais econômico. Existem 8 estações para esquiar na Argentina, é só escolher a que mais combina com o que você está buscando no momento. Bora deslizar?!

Planeje sua viagem => Onde ficar em Bariloche, guia de bairros e hotéis

Seguro viagem para esportes radicais »

Onde esquiar na Argentina?

  1. Cerro Catedral
  2. Las Leñas
  3. Cerro Chapelco
  4. Cerro Castor
  5. Cerro Bayo
  6. La Hoya
  7. Penitentes
  8. Caviahue
Esquiar na Argentina
La Leñas | Foto: Graciela Caldeiro, via Wikimedia Commons.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Argentina »

 

Cerro Catedral

Bariloche Argentina esqui
Carro Catedral | Foto: QVM.

A estação Cerro Catedral fica a 19km de distância de San Carlos de Bariloche, cidade que na Cordilheira dos Andes e que faz fronteira com o Chile.

Ela é a mais antiga e famosa estação de esqui da América do Sul. Se você partir direto do aeroporto internacional de Bariloche, em 40 minutos já estará na estação. Do centro de San Carlos de Bariloche, são 30 minutos.

Ela existe há longos 80 anos. A sua base possui um altitude de 1.030 metros e no seu pico mais alto chega a 2.180 metros. Possui cerca de 60 pistas divididas entre os níveis: expert, avançado, intermediário e iniciante. A estação Cerro Catedral conta com 12 máquinas de produção artificial de neve, caso seja necessário complementar.

Se você for no auge no inverno, a base do Cerro Catedral já terá neve suficiente para brincar. Mas para esquiar, você terá que subir o Cerro, escolhendo uma das 6 elevações da montanha.

Com uma das maiores superfícies de esqui da América do Sul, você pode se deliciar nos 600 hectares de área para esquiar na Argentina e nas suas 34 elevações, distribuídas em todos os níveis da montanha. Saiba tudo sobre essa estação argentina no post como ir ao Cerro Catedral em Bariloche.

Agende => Circuito Panorâmico de Bariloche

 

Mais sobre Bariloche

Onde esquiar na Argentina
Cerro Catedral | Foto: QVM.

Nesse centro de esqui é possível curtir suas férias com toda tranquilidade, já que a estrutura é muito bem preparada para receber os visitantes, pois este é um dos principais passeios na Argentina.

A base da estação conta com vários hotéis, restaurantes, lojas, locais que abrigam seus objetos pessoais, shoppings, casas noturnas, empresas de aluguel de equipamentos e até centro médico e de primeiros socorros.

Para quem não vai necessariamente esquiar, a estação oferece vários tipos de trekking para você curtir a belíssima paisagem. Se você gosta de aventura, também tem escalada e tirolesa para adultos e crianças.

O diferencial de atração por aqui é o Magic Donas, onde você escorrega em uma grande boia em um tobogã feito de uma espécie de rede, a boia desliza em cima do chamado tapete mágico.

Dependendo da época que você for, pode ser que você presencie algum campeonato internacional de esqui. Bom pra assistir e aprender com os profissionais.

Vista incrível => Excursão de Bariloche até o Monte Tronador

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Argentina. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Las Leñas

Las Leñas Argentina
Las Leñas | Foto: el_aguila, via Wikimedia Commons.

A cidade que mais fica próxima a Las Leñas é Malargüe, em Mendoza. Uma boa opção é aterrizar no Aeroporto de Malargüe (LGS), onde todos os sábados, em temporada de esqui, recebe voos de São Paulo e do Aeroparque de Buenos Aires com duração de apenas uma hora até a estação. Para isso, confira os hotéis em oferta em Malargüe.

Se você chegar no Aeroporto de Mendoza, a distância da estação é de 418 km, onde você pode utilizar algum transfer disponível no local. A viagem na estrada de carro ou ônibus dura quase 5 horas. Para chegar a Mendoza é necessário fazer conexão em Santiago ou Buenos Aires, chegando em Mendoza, seguir pela estrada até a estação.

Outra opção é pesquisar a temporada da sua viagem para verificar se há voos partindo de Buenos Aires ou Santiago para o aeroporto de San Rafael (AFA), feito pela Aerolineas Argentinas, três vezes na semana. A viagem até a estação dura cerca de duas horas e meia. Aproveite e leia se a Aerolineas Argentinas é boa.

Nessa estação, você conta com 30 pistas em 65 km de área. E para quem gosta de esquiar na Argentina à noite, alguns locais possuem uma boa iluminação para você não perder um minuto fora da pista. Esse também é um local muito bem estruturado, repleto de resorts e hotéis, restaurantes, bares, cassinos, lojas, escolinhas de esqui, SPA, uma variedade na gastronomia internacional e o snowpark para diversão com várias atividades.

Com capacidade de abrigar, por hora, mais de 12 mil esquiadores, a estação Las Leñas possui 13 elevações para garantir a adrenalina seja de qual nível você for. A altitude por aqui é um pouco mais alta, 2.240 metros acima do nível do mar e no topo das montanhas chega a 3.430 metros.

Descubra => Melhores passeios em Mendoza

 

Cerro Chapelco

Melhores pistas de esqui na Argentina
Cerro Chapelco | Foto: Equinteros, via Wikimedia Commons.

A estação Cerro Chapelco já ganhou duas vezes o prêmio World Ski Awards, em 2015 e 2016, e fica a 20 km da cidade de San Martín de Los Andes e a 190 km da cidade de Bariloche. Várias empresas de ônibus fazem o translado para a estação partindo de San Martín de Los Andes, em 20 minutos você chega aos pés do morro. Veja também as opções de hotéis em San Martin de Los Andes.

Se preferir, pode alugar o seu carro, pois a estrada é boa! Compare os preços de aluguel de carro na Argentina na RentCars.

Se você aterrissar no aeroporto internacional de Bariloche, chegará até a estação em 2 horas. Com paisagens agradáveis e 1.980 metros de altitude, Cerro Chapelco encanta com suas 28 pistas de diversos níveis e 11 elevações com até 45 graus de inclinação. Veja uma excursão imperdível para San Martín de Los Andes de Bariloche.

   

A estação que é menos badalada que as outras duas citadas acima, também atrai turistas pelas atrações variadas, como o snowpark que reúne esquiadores que deslizam dançando as músicas que tocam na pista e também a área para realizar o freestyle.

As crianças podem andar de trenó puxados por lindos cachorros da raça huskies siberianos. Também possui uma estrutura completa desde hotéis e restaurantes até centro médico.

Destinos => Neve na América do Sul

 

Cerro Castor

Castor Argentina
Cerro Castor | Foto: See page for author, via Wikimedia Commons.

Localizada a cerca de 26 km de distância do centro de Ushuaia, a estação Cerro Castor atrai cada vez mais turistas para esquiar na Argentina. Ela começa a temporada de neve em junho e se estende até outubro, um pouco mais longa que as outras por conta da sua localização. Conheça os principais atrativos de Ushuaia.

Para chegar à estação, você pode escolher algum dos transportes: vans, táxis, micro-ônibus ou carro alugado. Inclusive, confira uma aula de esqui em Ushuaia.

O diferencial é que ela possui também uma grande pista de patinação no gelo e um lindo passeio noturno em uma grande máquina de alinhar a neve, que leva a um jantar na montanha. Como esse passeio neve e fogo em Ushuaia.

Você pode escolher entre as 31 pistas de variados níveis para fazer a sua prática de esqui ou snowboard, sob as 11 elevações de obstáculos. Famosa por sua pista de qualidade, com neve fofinha e macia, é comum ter esportistas treinando no local.

A boa notícia é que a altitude é mais baixa do que as outras estações e, por isso, proporciona menor dificuldade na respiração, são 1.057 metros de altitude. O local reúne cabanas, hotéis, centros de treinamento de esqui e oito pontos de gastronomia para todos os gostos.

Conheça => Melhores passeios de inverno em Ushuaia

 

Cerro Bayo

Pontos de esqui na Argentina
Cerro Bayo | Foto: MuniVillaAngostura, via Wikimedia Commons.

A estação Cerro Bayo fica a apenas 80 km de Bariloche, situada na cidadezinha Villa La Angostura, considerada a estação mais próxima de uma cidade na Argentina, há apenas 9 km de distância. De carro, ônibus ou táxi, escolha a opção que mais combina com seu bolso.

Garantia de diversão para toda a família, pois há inúmeras áreas para os adultos e crianças. Não possui longas fila de espera, tem longas pistas para os praticantes iniciantes, proporcionando liberdade no aprendizado.

São 25 pistas de todos os níveis em 14 km de extensão, em uma área que oferece uma variedade de atividades e estrutura para passar o dia. Você pode fazer um passeio de teleférico aberto ou o bondinho fechado para curtir a magnífica vegetação típica.

Essa estação oferece algumas experiências diferentes, como almoço no restaurante das alturas, rugby na neve, festa eletrônica, snow polo, descer da montanha com tochas e uma maior tranquilidade comparada com as outras estações.

Compare => Melhores hotéis de Villa la Angostura

 

La Hoya

Como chegar na neve na Argentina
La Hoya | Foto: Gustavo Muñoz Clos, via Wikimedia Commons.

La Hoya fica ao sul da Argentina, em um povoado simpático chamado Esquel. Um pouco mais distante da badalada Bariloche, a 300 km. Do centro da cidadezinha, 15 km separam a estação do povoado. Você pode pegar um voo de Buenos Aires com destino ao aeroporto de Esquel, com duração de cerca de 2 horas.

La Roya é um dos menores centros de esqui do país. Da montanha, 2.050 metros separam o ponto mais alto de altitude da base da pista de esqui, com 1.350 metros. O local oferece restaurantes, escolas de esqui e snowboard, aluguel de roupas e equipamentos, atividade com tocha noturna, passeio com raquete de neve e muitos profissionais para atender em qualquer lugar na extensão de área esquiável, há 15 salva-vidas a disposição.

Veja => Onde ficar em Esquel

   

 

Penitentes

Mendoza Argentina inverno
Los Penitentes | Foto: Leandro Kibisz, via Wikimedia Commons.

Assim como Las Leñas, a estação de esqui Penitentes fica mais próxima à cidade de Mendoza, distante 182 km. Você tem a opção de pegar van ou micro-ônibus com duração de aproximadamente de 2 horas ou viajar de carro, o acesso é fácil e bem sinalizado.

A vista do morro Aconcágua, a montanha mais alta da América do Sul, proporciona um passeio de esqui incrível, são 27 km de extensão em suas 25 pistas para todos os níveis, com uma altitude que varia entre 2.579 e 3.194 metros, haja fôlego! Confira um tour pelas montanhas de Mendoza.

O centro de esqui oferece algumas atividades como: prática de esqui do tipo nórdico, alpino, radical e competição, o snowboard e também o heli-ski. Os turistas contam também com creche para as crianças, discoteca, um centro comercial, escola de esqui, jardim de neve e toda a estrutura completa para esquiar na Argentina.

Espetacular => Excursão até a Cordilheira dos Andes em Mendoza

 

Caviahue

Esqui para iniciantes na Argentina
Caviahue | Foto: Elvis Boaventura, via Wikimedia Commons.

Essa estação fica já quase na fronteira com o Chile, próxima da cidade de Neuquén (300km) e aos pés do vulcão e lago chamados: Copahue. Pode-se chegar até a cidade partindo de Buenos Aires e depois pegar estrada de cerca de 4 horas de carro, van ou ônibus, já aproveitando a bela paisagem. Descubra hotéis em oferta em Neuquén.

Caviahue é uma das poucas estações com temporada um pouco mais longa (de junho a outubro) e considerada uma das três melhores da América do Sul. Uma dica pra conseguir um precinho melhor é ir em outubro, que é baixa temporada.

São 22 pistas que se dividem em quatro níveis de dificuldade e 13 elevações. Se não quiser fazer esqui, tem os passeios de teleférico, o passeio pelos arvoredos, passeio de trenó, piscinas termais, patinação de gelo, visita ao vulcão, trilhas de caminhadas, bons restaurantes e cafeterias, hotéis, hostels e resorts para todos os gostos.

 

Esquiar na Argentina: vale a pena?

Esquiar na Argentina vale a pena não somente pela bela paisagem, mas pela proximidade com o Brasil, a facilidade de locomoção e a economia no passeio, em comparação com estações da América do Norte e Europa.

A maioria das estações abre temporada para esquiar na Argentina no final de junho e agosto, mas cada estação tem sua data peculiar e, por isso, é necessário consultar cada uma delas. A data de término geralmente modifica conforme se observa o nível de neve, podendo aumentar ou diminuir os dias. Se prepare para frios intensos em toda as estações da Argentina, entre -2º C a 11º C.

Para finalizar, confira esse vídeo inspirado feito pelo site oficial de turismo da Argentina com imagens lindas da neve no país:

E aí, qual estação de esqui será a sua escolhida para esquiar na Argentina? E você que já foi para alguma delas, conte sua experiência.

 

ESCRITO POR

Caroliny Anache

ESCRITO POR

Caroliny Anache

Caroliny Anache, 29 anos, é jornalista, apresentadora e Terapeuta de Thetahealing. Busca sempre expandir a consciência e acredita que somos seres de luz experienciando uma vida humana e que viajar é uma forma profunda de autoconhecimento. Criou o projeto Vida Expandida para auxiliar na jornada de expedição interior. Siga no Instagram e youtube!

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Hotéis na Neve

Hospede-se em hotéis exclusivos para curtir destinos de neve

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Hotéis na Neve

Hospede-se em hotéis exclusivos para curtir destinos de neve

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *