8 dicas da Argentina: tudo para você que está embarcando

8 dicas da Argentina: tudo para você que está embarcando

Procurando dicas da Argentina para sua próxima viagem? Então, leia este artigo e tire todas as suas dúvidas sobre o nosso vizinho sul-americano.

A Argentina é um país enorme e, com isso, sua geografia e cultura são variadas e bem diferentes da nossa, além de uma moeda que traz muitas dores de cabeça aos argentinos. Sem dúvidas, Buenos Aires e Bariloche são os destinos preferidos dos brasileiros e dá para viajar para Argentina gastando pouco.

Nesse artigo te mostro quais dicas você deve considerar para que sua viagem seja inesquecível, econômica e que aproveite ao máximo. Acompanhe a leitura, tire suas dúvidas, organize seu roteiro e boa viagem!

Planeje sua viagem => Hotéis em promoção na Argentina

Seguro viagem América do Sul »

 

Dicas da Argentina para você se dar bem

Dicas da Argentina para você se dar bem
Centro de Buenos Aires | Foto: QVM.

Além das dúvidas mais óbvias como, por exemplo, o idioma, é preciso saber como arrumar a mala para o clima do país, preparar seu roteiro com antecedência e evitar gastos desnecessários.

Procurar aplicativos locais, baixar o mapa no Google Maps, aprender algumas palavras básicas do espanhol como Quiero una cerveza (se você tomar cerveja, é claro), são os primeiros conselhos que indico para você para que comece a se preparar para sua trip. Curioso por saber mais sobre Argentina? Te conto mais!

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Argentina »

 

Melhor época para visitar a Argentina

Clima na Argentina
El Calafate | Foto: QVM.

Por ser um país grande, a temperatura varia muito de um extremo ao outro do país, inclusive no mesmo dia. Por isso, o clima está nas minhas dicas da Argentina. Se você está planejando uma viagem romântica ou em família com os filhos, é importante ficar alerta aos feriados.

Argentina é um dos 5 países com mais feriados no mundo, o que normalmente gera muito turismo interno e é bom fugir dessas datas para evitar se encontrar com muita gente ou pegar trânsito na estrada. Veja a lista de feriados na Argentina para se programar.

As praias argentinas não são muito charmosas, mas costumam lotar muito no verão porque Buenos Aires é muito quente, e as festas costumam ser muito boas, durando a noite toda até o amanhecer. Saiba mais como é o clima na capital e veja a melhor época para visitar Buenos Aires.

Já se você tem interesse em conhecer a neve em alguma das tantas pistas de esqui do país, a época ideal vai ser no inverno, entre os meses de junho e finais de agosto que é quando mais acumula neve. Veja a lista dos melhores lugares para curtir a neve na América do Sul e também a melhor época para viajar na América do Sul e ainda onde esquiar na Argentina.

Como ter => Internet na viagem

 

Moeda da Argentina

Moeda da Argentina
Moeda oficial da Argentina é o Peso Argentino.

A moeda oficial da Argentina é o peso, e é muito importante ficar de olho nessa situação pois pode trazer várias dores de cabeça, como é comum que aconteça com os argentinos no seu dia a dia.

É que o peso argentino está sofrendo um processo de desvalorização há anos, aumentando 10 pesos por cada dólar nos últimos 3 anos. O real foi na mesma proporção.

As casas de câmbio costumam estar lotadas na Argentina, pois os locais preferem poupar dinheiro em dólar do que deixar investindo nos bancos.

Ao mesmo tempo é comum ouvir muita gente vendendo dólares na rua. Uns anos atrás era muito comum comprar deles, ainda que seja ilegal era a única opção até para os turistas.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Argentina. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Hoje, o câmbio oficial está tão vantajoso quanto o paralelo. E a melhor dica que posso lhe dar é: troque seu real por peso já na Argentina, no Banco de La Nacion. Para saber se é melhor levar peso ou dólar, leia o post completo sobre qual moeda levar para a Argentina.

Eu não recomendo depender exclusivamente do cartão de crédito ou débito, pois é pouco comum utilizar cartão ainda na Argentina, exceto em supermercados grandes ou importantes lojas. A exceção fica por conta dos hotéis que quando recebem as diárias no cartão, dão um desconto de 21%.

Então, não perca dinheiro: pague os seus hotéis em Buenos Aires ou em qualquer lugar na Argentina com cartão para não pagar uma taxa de 21% a mais, caso seja em dinheiro. Atenção: não é um desconto de 21%, mas apenas você não pagará a mais.

Imperdível => Excursões em Buenos Aires

 

Visto

Documentos para viajar para Argentina
Brasileiros podem entrar na Argentina só com RG.

Uma das partes mais legais é que para visitar Argentina não é necessário nenhum tipo de visto, nem sequer o passaporte. Com o RG atualizado, você conseguirá viajar, pelo meio de transporte que optar, sem problema nenhum.

Já no caso de decidir ficar mais de 3 meses, ou você retorna ao Brasil e volta entrar na Argentina, ou faz os procedimentos legais no país para pedir um visto de residência, que pode ser o Mercosul que primeiramente é entregue como temporário por 2 anos, mas permite estudar e trabalhar sem problema nenhum.

Oportunidade => Espetáculos e musicais em Buenos Aires

 

Comida

Comida na Argentina
Costela servida em Buenos Aires | Foto: QVM.

Uma das melhores dicas da Argentina é sobre a comida portenha que, na Argentina, é caracterizada pela forte presença de carnes, com o famoso churrasco. Mas, isso não quer dizer que é a única opção no cardápio. Veja mais no artigo sobre o que comer em Buenos Aires.

É comum encontrarmos opções como a la minuta, semelhante à brasileira, só que sem arroz, que não costuma ser da preferência dos argentinos, muito menos o feijão, que é bem difícil de achar.

   
   

As diferentes opções de massas são muitos comuns no dia a dia, pois pela forte influência italiana, os argentinos costumam aproveitar a comida com bons molhos e pão.

Para os amantes dos doces, Argentina é um paraíso pelas diversas opções nas padarias, como medialunas, tostados, sacramentos, bolas de frailes e muitos outros com nomes engraçados, e muitas vezes bem recheados do famoso doce de leite rioplatense. E, claro, os alfajores!

Quer uma dica incrível? Enquanto estiver passeando pela Argentina prove diferentes marcas de alfajor para decidir qual escolher para presentear. Você vai se surpreender como até os mais baratos são deliciosos. Ou seja, você não precisa trazer alfajor de marca conhecida.

E na hora da comprar, não vá direto nas chocolaterias. Abuse dos supermercados e das bombonieres.

Programe-se => Passeios imperdíveis em Ushuaia

 

Segurança na Argentina

Buenos Aires é violenta?
Posto da Polícia na 9 de Julio | Foto: QVM.

Durante os últimos anos, a segurança na Argentina é um tema de debate constante, pelo aumento da mesma. Principalmente nas capitais. Alguns casos pontuais de violência contra turistas são registrados. O mais comum de acontecer são casos de furtos.

Para evitar qualquer tipo de problema, é importante ter cuidado nos principais pontos de conflito, como rodoviárias. Nos aeroportos não é tão comum. Porém, no Aeroparque, em Buenos Aires, é preciso ter mais atenção, se você for pegar transporte público, como o subte (metrô) ou um ônibus. Logo, descubra como sair dos aeroportos de Buenos Aires.

Ao frequentar as muitas feiras de antiguidades ou de artesanatos, pode acontecer algum furto pela enorme quantidade de gente, como também em parques públicos e praças, onde os controles policiais não são tão comuns.

Também em bares é importante ter cuidado, pois o consumo de bebida alcoólica é muito alto e, às vezes, gera brigas. Mas, no geral, o país é tranquilo em relação às cidades brasileiras.

Agende => Melhores passeios em El Calafate

 

Tomada na Argentina

Argentina tomada
Tomada na Argentina precisa de adaptador | Foto: QVM.

A Argentina adotou uma tomada quase que única, que somente se utiliza na Austrália, que é de 3 pinos, com dois retos cruzados (às vezes ficando esses dois só), o que faz com que seja obrigatório procurar um adaptador. Essa é uma das dicas da Argentina mais práticas.

A conexão à luz na Argentina costuma ser bastante boa, exceto no verão, que por causa da crise energética nos últimos anos, algumas vezes acontecem apagões, principalmente pela noite, quando as pessoas ligam o ar condicionado.

A voltagem é 220v em praticamente o país todo, mas sempre vale a pena consultar antes de conectar, pois tem muita edificação velha que ainda tem tomadas 110v.

É comum encontrar ferragens pelas capitais que possam vender um adaptador, mas a minha dica é que você procure uma antes da sua viagem para não perder tempo com isso. No Brasil, é comum encontrar como a antiga tomada que se utilizava para o ar condicionado (por ser 220v).

Porém, alguns hotéis já têm uma espécie de tomada adaptada (como a foto acima). Que tanto serve para a nacional, como a brasileira com 2 pinos redondos (alguns hotéis têm tomadas adaptadas para 3 pinos, mas é mais raro).

Especial => Visite a Catedral Metropolitana e a escola do Papa Francisco

 

Transporte Público

Transporte público na Argentina
Metrô em Buenos Aires | Foto: QVM.

O transporte público na maioria do país é baseado no ônibus e nos táxis. Algumas capitais já estão com o serviço de Uber e Cabify, como Buenos Aires, Mendoza, e Córdoba, mas ainda não foi tão massificado. No geral, uma das importantes dicas da Argentina, sobretudo na capital, é utilizar o transporte público.

   
   

Para viajar de ônibus precisa comprar um cartão, que em Buenos Aires é chamado de SUBE e serve em muitos outros lugares do país, mas vale verificar ao chegar no destino e comprar em algum kiosco e fazer a recarga. Descubra mais neste artigo sobre transporte em Buenos Aires.

Em Buenos Aires é possível também viajar de trem ou subte (metrô), que apesar de ter trens velhos, ainda é bastante prático e permite percorrer a cidade de uma forma bem rápida e econômica. Mas, algumas linhas são bem novas. Uma passagem de ônibus ou de subte custa ao redor de 20 pesos.

Demais => Passeios pelo Puerto Madero

 

Como assistir a um jogo de futebol

Futebol em Buenos Aires
La Bombonera | Foto: Steven Newton, via Wikimedia Commons.

O futebol na Argentina é muito mais que uma paixão, é uma forma de viver para muitas pessoas. Como no Brasil, é importante ter bastante cuidado caso queira incluir a visita a algum jogo durante a viagem. Somente Boca e River costumam vender ingressos pela internet com cartão de crédito e em alguns jogos em específicos.

No geral, só se pode pagar o ingresso em dinheiro (pesos) antes do jogo ou um dia antes diretamente no estádio ou sede do clube.

A infraestrutura dos estádio ainda é bastante precária, se comparada com os estádios brasileiros que foram reformados para a Copa de 2014, e a segurança tem que ser um quesito principal na sua visita.

Recomendo não ir com a camisa de nenhum time brasileiro, nem a da seleção, pode ser a do time local, da Argentina ou alguma camisa clara, que não seja muito diferente da cor do time que está jogando. Leve poucos pertences, principalmente se comprou o ingresso popular, que é para ficar com a torcida, já na plateia costuma ser um pouco mais tranquilo.

O consumo de álcool é proibido dentro do estádio, mas é comum a venda no arredores, como também é bom experimentar o famoso choripan de estádio, conhecido pelo chimichurri que acompanha.

Descubra => Visita guiada pela La Bombonera

 

Mais dicas da Argentina

A sua viagem pela Argentina com certeza vai ser um sucesso pelas maravilhas naturais que o país tem, a diversa culinária. Para ajudar na sua pesquisa, veja ainda o artigo com as dicas de Buenos Aires.

A principal entre as dicas da Argentina é se organizar com tempo antes da viagem para comprar todos os pertences necessários, baixar aplicativos de mapas, Uber, contratar um seguro médico e sobretudo viajar pensando em desfrutar!

E, para finalizar, fique com o vídeo incrível publicado pelo site oficial de turismo da Argentina sobre os motivos para visitar a Argentina:

Você está com planos de viajar para a Argentina? Gostou das dicas da Argentina? Então, tire suas dúvidas nos comentários abaixo.

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Franco Chirizzi

ESCRITO POR

Franco Chirizzi

Franco Chirizzi, 26 anos, argentino, professor de português e escritor freelancer. Mora no Brasil há mais de 3 anos, primeiro em Porto Alegre e, logo, apaixonado por praia, se mudou para Floripa. Gosta de Marketing Digital e de encontrar novas experiências ao redor do mundo.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *