Inverno na Argentina: 10 destinos para explorar o frio

Inverno na Argentina: 10 destinos para explorar o frio

O inverno na Argentina começa oficialmente no final de junho, assim como em todo Hemisfério Sul, mas já no começo do mês o clima invernal já “dá as caras”. E, esse clima vai, dependendo de cada temporada, até os dias finais de setembro.

A Argentina é um dos países mais austrais do mundo, assim que a visita tem a possibilidade de oferecer ver neve e paisagens únicas, principalmente para o turista brasileiro que vai se deparar com paisagens que não existem no Brasil.

Neste artigo listo os principais pontos e cidades para que você visite na sua próxima viagem pela Argentina durante o inverno, sobretudo em junho e julho, e assim desfrute ao máximo o tour pela Terra do Tango. Acompanhe!

Planeje sua viagem => Hotéis na Argentina

Seguro viagem América do Sul »

 

Inverno na Argentina

Quando começa o frio na Argentina

inverno na Argentina
Neva em alguns destinos na Argentina.

A depender do clima, o inverno pode começar muitas vezes algumas semanas antes ou apenas na época esperada. O contrário também pode acontecer, ou seja, o inverno começar, mas ainda faltar níveis de neve considerados bons para a práticas de esportes relacionados. Leia mais sobre isso no artigo esquiar na Argentina.

Oficialmente, o inverno austral, em todo o Hemisfério Sul, vai de 21 de junho a 22 de setembro. Por isso, se você está planejando comprar sua passagem, o recomendado é ser no mês de julho, quando normalmente neva mais e a temperatura alcança níveis abaixo de zero.

A região sul da Argentina é a que costuma receber mais neve e, em consequência mais viajantes durante o inverno. Já em outras regiões do país como Buenos Aires, Córdoba, Rosário ou Mendoza, a possibilidade de cair neve é mais rara, embora já tenha sido registrada.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Argentina »

 

Lugares para ir na Argentina no inverno

  • Buenos Aires
  • Córdoba
  • Mendoza
  • Bariloche
  • Villa La Angostura
  • San Martín de Los Andes
  • Esquel
  • Puerto Madryn
  • El Calafate
  • Ushuaia

Conheça => Show no Señor Tango com jantar opcional

 

O que fazer na Argentina no inverno

Buenos Aires

Dicas de Buenos Aires
Obelisco | Foto: QVM.

Apesar de não cair muita neve na capital portenha, nem mesmo em julho na Argentina, o é clima agradável nesta época do ano, além de diversas atrações culturais presentes, fazendo com que seja um destino imperdível durante o inverno. A temperatura média na cidade fica ao redor dos 15ºC.

Ocasionalmente, a cidade chega a ficar coberta de neve, o que permite tirar fotos lindas no centro, com os belos edifícios, ou na enorme quantidade de parques de Buenos Aires. Por ser o principal destino turístico da Argentina, as conexões aéreas e os ônibus são mais econômicas saindo daqui. E para saber mais sobre economia, consulte o post sobre qual moeda levar para a Argentina.

Por isso, é sempre um bom motivo começar seu roteiro de viagem pelo país por Buenos Aires. Veja os artigos sobre onde ficar em Buenos Aires, principais pontos turísticos de Buenos Aires, passeio pela cidade ao alugar uma bicicleta em Buenos Aires, e ainda cidades perto de Buenos Aires que valem a pena conhecer.

Ingressos => Passeios guiados em Buenos Aires

 

Córdoba

junho na Argentina
Paisagem de Córdoba.

A segunda capital, como normalmente é chamada Córdoba, não recebe muita neve nesta época do ano, mas o clima é muito agradável, sendo possível visitar as serras cordobesas, desfrutar das festas que a cidade oferece ou alguns dos vários shows culturais oferecidos pelos locais.

Logo está na minha lista de destinos de inverno na Argentina. Lembrando que eu recomendo aproveitar o inverno portenho em julho, embora nesta época também ocorram as férias de inverno nas escolas argentinas.

E sendo Córdoba um destino mais visitado pelos locais, os hotéis ficam lotados. Mas ainda assim da para aproveitar os passeios em Córdoba, como a excursão para o Vale de Calamuchita e o tour para o Vale do Punilla.

Veja => Hotéis em Córdoba

 

Mendoza

julho na Argentina
Mendoza, a terra do vinho.

Mendoza é a cidade do vinho, capital da província do mesmo nome, e tem muitos lugares para curtir o inverno, inclusive mais para o sul, já chegando na cidade de San Rafael, segunda cidade em importância.

Para quem decide ficar perto da capital, é possível visitar belas paisagens na alta montanha e aproveitar bem as comidas típicas da Argentina.

Você pode visitar o Aconcágua, Potrerillos ou Uspallata, onde as temperaturas ficam ao redor dos 5ºC e é comum encontrar muita neve.

Você pode aproveitar bem a paisagem fazendo uma excursão ao Aconcágua ou um tour para vinícolas com degustação de vinho em Mendoza.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Argentina. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

A melhor opção de hospedagem nesta região são as cabanas, onde o contato com a natureza é intenso e dá para fazer cavalgadas, visitas às vinícolas e tomar vinhos perto de uma fogata.

Já no extremo sul da província se encontra Las Leñas, que é a maior pista de ski da América do Sul. Saiba mais sobre os lugares com neve na América do Sul.

Apesar de a viagem entre Mendoza e Las Leñas durar bastante, sem dúvidas vale a pena incluir esse destino entre os locais para visitar no inverno na Argentina, pois é comum encontrar muita neve no local.

Economia => Hotéis em oferta em Mendoza

 

Bariloche

estação de esqui na Argentina
Estação de esqui em Bariloche.

A favorita da maioria dos brasileiros no inverno na Argentina, Bariloche recebe muitos turistas estrangeiros pelas belas paisagens que proporciona nesta época do ano, sobretudo em julho na Argentina, quando a cordilheira está coberta de neve. Ademais, a cidade conta com belos hotéis com arquitetura alemã e o lago Nahuel Huapi.

Se bem que os preços costumam aumentar no inverno, por ser temporada alta, mas isso não significa que não tem passeios mais acessíveis.

O lago Nahuel Huapi e o Centro valem muito a pena e em 2 dias você pode conhecê-los – veja uma excursão em Bariloche e passeio de caiaque no Nahuel Huapi e Moreno.

Os diferentes cafés para tomar um delicioso chocolate quente são uma ótima opção também. O Cerro Catedral é o principal ponto a ser visitado em Bariloche pelas belas panorâmicas e porque é o principal centro de esportes de inverno da América do Sul.

Aqui você poderá praticar – ou pelo menos aprender – sobre snowboard ou ski. Mas é importante lembrar que é necessário alugar a roupa para a prática dos esportes.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

A cidade também é um dos principais polos de cerveja artesanal da Argentina, onde é produzida a famosa cerveja Patagonia, que tem um restaurante com vista maravilhosa.

Descubra => Onde ficar em Bariloche

 

Villa La Angostura

Cidades turísticas da Argentina
Villa la Angostura.

Essa pequena vila, vizinha de Bariloche, não costuma receber tantos turistas pelo tamanho, nem mesmo na alta temporada do país.

Entretanto, aqui é comum encontrar muitos mochileiros que buscam acampar em algum dos seus vários campings ou simplesmente no bosque perto do lago Nahuel Huapi ou do rio Correntoso, que é um dos mais curtos do mundo. Confira uma viagem panorâmica pela Ruta 40 que passa pela Villa La Angostura.

O Centro, também com uma forte influência da arquitetura dos imigrantes alemães que chegaram depois da segunda guerra, é bem charmosa e organizada. Se você é do tipo que curte passar o inverno em contato com a natureza, sem dúvidas que esse lugar ganhará um espaço no seu coração.

Oferta => Hotéis em Villa La Angostura

 

San Martín de Los Andes

Patagônia na Argentina
San Martín de los Andes.

Outra vizinha da charmosa Bariloche, com um clima muito agradável a maior parte do ano, San Martín de los Andes quase sempre está coberta de neve no inverno, por ser mais sobre a Cordilheira e estar rodeada de vários parques e vegetação.

A maioria dos visitantes chega nesta cidade pela famosa Rota 40, que percorre a Argentina do norte ao sul. Aqui é possível acampar também e visitar o Parque Nacional Lanín, onde tem espetacular vulcão ou o Lago Lácar, que termina no Pacífico, ficando muito perto da fronteira com o Chile.

Para visitar esse povoado é recomendado levar roupa bem abrigada e também para andar nas trilhas dos mirantes e morros. A cidade é um dos pontos da Rota dos Sete Lagos e, para aproveitá-la, compre antecipadamente ingresso para excursão de um dia pela Rota dos sete Lagos.

Lista => Hotéis em San Martin de los Andes

 

Esquel

Mochileiros na Argentina
Província de Chubut.

Já entrando na província de Chubut, encontramos com outra cidade aos pés da Cordilheira que é Esquel, que também tem um forte contato com a natureza e belas paisagens.

Também é muito famosa por possuir uma das maiores colônias de imigrantes galeses do mundo. Saiba outras curiosidades da Argentina.

Se gosta de passeios de trem, essa cidade oferece essa oportunidade, possibilitando aproveitar a tranquilidade da viagem com a Cordilheira nevada de fundo.

O Parque Nacional Los Alerces se encontra também aqui que possui árvores milenárias e uma extensão enorme e, uma vez que você faça a trilha, pode chegar ao Porto Chucao, para passear no Lago Menéndez.

Dica => Hotéis em Esquel

 

Puerto Madryn

Dicas de Puerto Madryn
Puerto Madryn | Foto: Banfield, via Wikimedia Commons.

Apesar de que a praia não é o que a maioria pensa em visitar no inverno na Argentina, Puerto Madryn é a exceção à regra por causa da beleza da fauna que se encontra na baía que rodeia essa cidade.

A partir do mês de maio é possível avistar baleias, como em pouquíssimos lugares do mundo. Isso acontece por causa da proximidade desses animais da costa e pela quantidade que vem para seu processo de reprodução. Agende um passeio para observação das baleias.

Pesquise => Hotéis em Puerto Madryn

 

El Calafate

Geleira na Argentina
El Calafate.

El Calafate se encontra no extremo sul do continente, e aqui é possível encontrar a geleira Perito Moreno, que é a maior reserva de água doce superficial do planeta. Possui uma extensão de mais de 250 km² e as temperaturas obviamente são abaixo de 0ºC.

 
Procurando opção de hospedagem mais segura por causa do Coronavírus?

A melhor alternativa é alugar imóveis, para se hospedar com conforto e segurança!

Devido a nossa parceria com a Airbnb, você receberá até R$ 350,00 de desconto na primeira reserva, e o cadastro é sem compromisso. Algumas vantagens do Airbnb:

  • Possibilidade de dividir o imóvel com um grupo de amigos ou família;
  • Tarifas mais baratas que hotéis;
  • Comentários 100% autorais;
  • A comodidade de sertir-se em casa.
 

É um dos destinos mais famosos de inverno na Argentina, sobretudo em julho. É possível fazer tours diretamente sobre a geleira, sem correr nenhum tipo de risco. Mas é importante levar roupa adequada para passeios o ano inteiro em El Calafate.

É muito comum ver gente levando uísques, vodkas ou outras bebidas e servirem um copo com gelo que tiram do chão diretamente, para curtir o drinque com um toque de natureza.

O passeio dura um único dia, por isso é possível de ser incluído em um roteiro de vários dias pela Patagônia para você aproveitar ao máximo a neve do sul argentino. Veja o que fazer em El Calafate e sugestões de passeios como mini caminhada no Perito Moreno ou excursão de 4×4 a Torres del Paine.

Veja => Onde se hospedar em El Calafate

 

Ushuaia

O que fazer em Ushuaia
Ushuaia.

Não podia fechar esta lista de destinos de inverno na Argentina sem falar de uma das cidades mais famosas do mundo pela neve, que cai praticamente o ano todo na cidade mais austral do mundo e dá para fazer passeios o ano todo Ushuaia.

Ushuaia não se encontra no continente, ela pertence à ilha de Terra do Fogo que é dividida com o Chile.

Tem uma população de pouco mais de 60 mil pessoas e ainda não possui muita infraestrutura pelo clima hostil durante o ano todo, com fortes ventos e temperatura média de 5ºC.

No dia 21 de junho é comemorada a noite mais longa do ano, quando o sol sai ao redor das 10 da manhã e se põe às 17 horas.

Na data é comemorado como uma festa nacional que recebe centenas de turistas do mundo todo e os locais falam que nesse dia está proibido dormir.

Outro dos acontecimentos naturais que só acontecem aqui, é a possibilidade de ver a aurora austral ou polar, pela proximidade que tem com a Antártica.

Conheça os principais pontos turísticos de Ushuaia e descubra o trekking ao Glaciar Martial, ou Laguna Esmeralda.

Dica => Hotéis em oferta em Ushuaia

 

Dicas de inverno na Argentina

A lista de cidades a visitar durante o inverno na Argentina é enorme e, com certeza, a possibilidade de conhecer a neve na Argentina no país atrai muita gente de diferentes cantos do mundo. Lembrando que se você quiser curtir o ápice do inverno, recomendo ir em julho, quando a temperatura é mais baixa.

A Patagônia, por ser uma região muito distante e com cidades bem afastadas uma da outra, costuma ter um custo muito alto para os visitantes.

Mas, a tranquilidade do lugar faz com que muita gente, principalmente mochileiros, andem pela estrada procurando algum lugar onde acampar, entre os tantos parques nacionais que se encontram pela região.

Já nas capitais, como Buenos Aires, Mendoza ou Córdoba, as opções de lazer e culturais são mais diversificadas, além da hospedagem ser mais econômica. E para finalizar, confira um roteiro na Argentina de até 30 dias!

E, para finalizar, fique com o vídeo incrível publicado pelo site oficial de turismo da Argentina sobre o reino da neve que é a Patagônia argentina!

E você, já planejou seu roteiro pela Argentina? Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários.

 

ESCRITO POR

Franco Chirizzi

ESCRITO POR

Franco Chirizzi

Franco Chirizzi, 26 anos, argentino, professor de português e escritor freelancer. Mora no Brasil há mais de 3 anos, primeiro em Porto Alegre e, logo, apaixonado por praia, se mudou para Floripa. Gosta de Marketing Digital e de encontrar novas experiências ao redor do mundo.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Carla Pereira Rangel

    Lindas cidades pretendo se Deus assim permitir conhecer cidades com neve Bariloche vou me programar.