Como ir de Buenos Aires para Montevidéu de barco (ou vice-versa)

Como ir de Buenos Aires para Montevidéu de barco (ou vice-versa)

Conhecer um país novo é bom, imagina dois de uma vez só? Quem viaja para o Uruguai e vai para a capital Montevidéu tem a oportunidade de conhecer a Argentina de barco. Mas como ir de Buenos Aires para Montevidéu de barco? Ou vice-versa?

É totalmente viável visitar a capital argentina, por exemplo, estando em terras uruguaias. Neste post conto como ir de Montevidéu a Buenos Aires e dou algumas dicas sobre esse passeio de barco.

A melhor forma de completar esse percurso é via Rio de la Plata. Há diversas opções de horários pela Buquebus, a mais conhecida das empresas que fazem a travessia do Uruguai para a Argentina.

Ela possui embarcações famosas por sua rapidez e conforto. Pela mesma empresa, é viável também partir de Punta del Este, La Paloma e Piriapolis.

Planeje sua viagem  => Onde se hospedar em Montevidéu

Vantagens de contratar um seguro viagem + 5% de desconto »

 

Argentina de barco: de Montevidéu a Buenos Aires

Conheça o Uruguai e passe pela Argentina
Rio de la Plata visto de Buenos Aires | Fonte: Mel 23, via Wikimedia Commons.

A maioria de suas rotas para a Argentina de barco compreende transporte de ônibus de Montevidéu até Colônia do Sacramento, no Uruguai e, de lá, navio até Buenos Aires, na Argentina.

Porém, com o Francisco (nome dado em homenagem ao Papa), mais nova embarcação da frota, é possível concluir a viagem entre as capitais sem paradas.

As passagens mais baratas (ônibus + navio) custam em torno de 110 reais. Esse é valor do bilhete apenas de ida.

Entre as outras companhias que atuam na área estão a Seacat e a Colonia Express. Elas possuem embarcações menores e menos luxuosas, mas com valor mais em conta.

Custam a partir de 130 reais para o trajeto completo de barco até Buenos Aires, enquanto pela Buquebus, via Francisco, fica em torno de 300 reais.

 

Passagem por Colônia

Travessia do Uruguai para a Argentina
Calle de los Suspiros, Colonia del Sacramento | Fonte: Flc1980, via Wikimedia Commons.

Como Colônia do Sacramento está situada entre Montevidéu e Buenos Aires, muitas pessoas aproveitam para conhecer a cidadezinha uruguaia quando saem da Argentina de barco.

Quem pretende passar o dia em Colônia do Sacramento antes de embarcar para Buenos Aires, deve preferir comprar a passagem de ônibus separada. Isso porque o intervalo entre a chegada em Colônia e a saída do navio rumo a Buenos Aires, pela Buquebus, é curto. Pelas outras companhias não existe pacote com integração de ônibus.

Quem preferir parar em Colônia na volta de Buenos Aires pode escolher uma das empresas citadas para ir até Colônia. De lá deverá tomar um ônibus de qualquer forma até Montevidéu. No site da Tres Cruces, misto de rodoviária e shopping de Montevidéu, podem ser visualizados todos os horários e as empresas que fazem o trajeto utilizando o transporte rodoviário.

Saiba mais sobre a cidade em Os encantos de Colônia do Sacramento, no Uruguai.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Argentina. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

Tipos de passagens Buquebus

Barco de Montevidéu para Buenos Aires
Terminal da Buquebus em Montevidéu | Fonte: Elemaki, via Wikimedia Commons.

Uma dúvida bastante comum dos viajantes que querem sair da Argentina de barco diz respeito aos diferentes bilhetes vendidos pela Buquebus. Não há uma explicação clara no site.

Cheguei a entrar em contato com a empresa para obter informações mais completas, mas infelizmente não obtive resposta.

Por isso, darei uma explicação rápida baseada na minha experiência e no que encontrei pela internet. São disponibilizadas até quatro tipos de bilhetes: econômico (disponível apenas no Francisco), turista (programada ou flexível), business e especial.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 
Ferry boat de Montevidéu a Buenos Aires
Francisco | Fonte: ProfesorFavalli, via Wikimedia Commons.

O meu translado não foi no Francisco e aconteceu no período do inverno. Assim, não havia as opções econômico e especial, pois, pelo que entendi, o segundo tipo incluía uma área externa e as condições climáticas não permitiam.

Entre as opções que sobraram, turista e business, preferi a segunda. A diferença entre elas é que a cabine business fica em uma área restrita, mais espaçosa, com poltronas mais confortáveis e pode incluir a oferta de espumante e canapés. Digo que pode incluir porque isso ocorreu apenas no trajeto de ida para a Argentina, com o Atlantic III – a volta foi de Silvia Ana.

O espaço da cabine turista é mais apertado, cheio, um pouco barulhento e movimentado, mas não é ruim. De qualquer forma, recomendo que se pague um pouco mais pelo conforto, a diferença de preço não é tão grande.

 

Os espaços variam de acordo com as embarcações

Como ir do Uruguai para a Argentina de Barco
Silvia Ana | Fonte: Jaan-Cornelius K., via Wikimedia Commons.

A apresentação do ambiente, as comodidades, a velocidade de locomoção e capacidade de transporte variam de acordo com a embarcação. São seis tipos: Francisco Papa, Juan Patricio, Eladia Isabel, Albayzin, Atrantic III e Silvia Ana.

No Atlantic III, a área executiva era composta por grandes poltronas, posicionadas em duplas, em um amplo espaço. Já no Silvia Ana, correspondia a um ambiente igualmente extenso, mas com poltronas diferenciadas, dispostas ao redor de uma mesa. O espaço para o bilhete turista era quase igual nas duas embarcações.

O blog argentino Sir Chandler descreve um passeio de Buenos Aires até Colônia com o Atlantic III. No dia da viagem descrita nele, havia a oferta de primeira classe (especial). Pelas fotos, pude perceber que o espaço nesse caso era muito parecido ao que fiquei no executivo do Silvia Ana.

E o business correspondia de fato ao ambiente que ocupei no mesmo navio, veja aqui. Observe também como é a classe turística. No uy.press, você ainda pode verificar como são as distintas cabines do Francisco.

 

Dicas para uma viagem rápida a Buenos Aires

Travessia do Uruguai para Argentina

Uma viagem curta a Buenos Aires é ideal para quem já conhece a cidade e deseja conhecer alguma nova atração, visitar um amigo ou amiga ou simplesmente matar a saudade da região. Isso porque há muito o que apreciar na capital argentina e até mesmo o principais pontos turísticos dificilmente serão contemplados em uma viagem de um ou dois dias.

Para quem quiser arriscar, é bom pesquisar e planejar bastante. Acesse nosso guia completo com dicas de viagem para Buenos Aires para saber tudo sobre o local.

 

 
Procurando opção de hospedagem mais segura por causa do Coronavírus?

A melhor alternativa é alugar imóveis, para se hospedar com conforto e segurança!

Devido a nossa parceria com a Airbnb, você receberá até R$ 350,00 de desconto na primeira reserva, e o cadastro é sem compromisso. Algumas vantagens do Airbnb:

  • Possibilidade de dividir o imóvel com um grupo de amigos ou família;
  • Tarifas mais baratas que hotéis;
  • Comentários 100% autorais;
  • A comodidade de sertir-se em casa.
 

Velhas e novas atrações que merecem ser visitadas

Quem já foi à capital argentina, dependendo da época, pode estar por fora de algumas novidades. Até locais já visitados podem ser redescobertos e melhor explorados em uma nova viagem. Abaixo listo algumas dessas atrações.

 

Graffitimundo

Organização criada em 2009 que, entre outros projetos, realiza tours pela cidade com a intenção de conhecer e admirar a arte urbana local. Há opções gratuitas e pagas.

 

Centro Cultural Néstor Kirchner (CCK)

Vá a Montevideo e passe por Buenos Aires
Fonte: Casa Rosada, via Wikimedia Commons.

O CCK é um dos mais novos espaços culturais argentinos. Inaugurado oficialmente em maio 2015, ocupa a estrutura da antiga sede dos Correios e é considerado um dos mais importantes da América Latina.

Além do relevante acervo, chama a atenção a estrutura onde fica uma das três salas de concertos conhecida como La Ballena Azul (A Baleia Azul). Sobre ela brilha uma grande iluminação composta por cubos que parecem flutuar chamada La Gran Lámpara.

Vá ao Uruguai e também para a Argentina
Vista exterior de La Ballena Azul e La Gran Lampara | Fonte: Banfield, via Wikimedia Commons.

Sua construção foi marcada por muitas polêmicas. Questiona-se desde os custos despendidos para a execução do projeto, e sua real necessidade, até a legitimidade da homenagem feita ao ex-presidente argentino no nome do local.

Quando visitei o CCK, havia uma exposição da obra de Jorge Luiz Borges. O que me instigou é que tinha uma faixa divulgando a atração bem na entrada do Centro Cultural com a seguinte frase: “La patria es el otro”. Não sei se foi coincidência, mas uma das frases mais usadas por Néstor Kirchner era justamente “La patria somos todos”, ideia oposta à de Borges. Imagino que possa ter sido uma forma sutil do atual governo presidido por Mauricio Macri demonstrar sua oposição ao pensamento Kirchnerista.

 

Puerto Madero

Vá ao Uruguai e passe pela Argentina
Fonte: Luis Argerich, via Wikimedia Commons.

Esse é com certeza um dos lugares imperdíveis em uma viagem a Buenos Aires, ainda que não seja a primeira. Além de ser um lugar bonito às margens do Rio de la Plata, o bairro, que passou por um processo de restauração, possui diversos restaurantes, bares e cafés – os preços é que costumam ser um pouco salgados. É também um bom espaço para uma caminhada.

 

Vale ir do Uruguai para a Argentina de barco?

Eu penso que vale muito a pena dar uma passadinha em Buenos Aires quando se viaja a Montevidéu. O próprio translado de navio/balsa já é uma atração em si. Se você tiver tempo, não deixe esse passeio de fora do seu roteiro! E se, por acaso, decidir ir de carro, faça uma parada no Pueblo Edén no Uruguai, é um charme!

 

ESCRITO POR

Aline Schons

ESCRITO POR

Aline Schons

Gaúcha morando em Brasília. Sou de opinião que é mais interessante explorar primeiro o Brasil e a América Latina para só depois partir para os outros cantos desse mundão. Gosto de conhecer os estereótipos, as imagens que definem os locais, e também aprecio descobrir aquilo que foge dos roteiros turísticos. Sou mestra em Comunicação pela UnB, graduada em administração e em jornalismo. Feminista. Além de viagens, também me interesso por temas como direitos humanos, empreendedorismo, política e pets (tenho dois gatos e um cachorro, todos tirados da rua).

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *