Como ir e voltar de Buenos Aires para Montevidéu de barco

Como ir e voltar de Buenos Aires para Montevidéu de barco

Imagem do Autor por Aline Schons
Atualizado em:

Conhecer um país novo é bom, imagina dois de uma vez só? Quem viaja para o Uruguai e vai para a capital Montevidéu tem a oportunidade de conhecer a Argentina de barco. Mas como ir de Buenos Aires para Montevidéu de barco? Ou vice-versa?

É totalmente viável visitar a capital argentina, por exemplo, estando em terras uruguaias. Neste post conto como ir de Montevidéu a Buenos Aires e dou algumas dicas sobre esse passeio de barco.

A melhor forma de completar esse percurso é via Rio de la Plata. Há diversas opções de horários pela Buquebus, a mais conhecida das empresas que fazem a travessia do Uruguai para a Argentina.

Ela possui embarcações famosas por sua rapidez e conforto. Pela mesma empresa, é viável também partir de Punta del Este, La Paloma e Piriapolis.

Planeje sua viagem  => Onde se hospedar em Buenos Aires

Contratar um seguro viagem 5% de desconto »


Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!


Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.


Garanta até 20% OFF no seguro viagem em Buenos Aires, usando o cupom VIAJARMAIS15.


Argentina de barco: de Montevidéu a Buenos Aires

Conheça o Uruguai e passe pela Argentina
Rio de la Plata visto de Buenos Aires | Fonte: Mel 23, via Wikimedia Commons.

A maioria de suas rotas para a Argentina de barco compreende transporte de ônibus de Montevidéu até Colônia do Sacramento, no Uruguai e, de lá, navio até Buenos Aires, na Argentina.

Porém, com o Francisco (nome dado em homenagem ao Papa), mais nova embarcação da frota, é possível concluir a viagem entre as capitais sem paradas.

As passagens mais baratas (ônibus + navio) custam em torno de 110 reais. Esse é valor do bilhete apenas de ida.

Entre as outras companhias que atuam na área estão a Seacat e a Colonia Express. Elas possuem embarcações menores e menos luxuosas, mas com valor mais em conta.

Custam a partir de 130 reais para o trajeto completo de barco até Buenos Aires, enquanto pela Buquebus, via Francisco, fica em torno de 300 reais.

Passagem por Colônia

Uma rua de paralelepípedos em Colonia del Sacramento, no Uruguai, ladeada por prédios e árvores coloridas e rústicas sob um céu azul, captura o charme deste lugar vibrante. As pessoas vagam pelo caminho, como se estivessem planejando sua próxima viagem de Buneos Aires para Montevidéu de barco.
Calle de los Suspiros, Colonia del Sacramento | Fonte: Flc1980, via Wikimedia Commons.

Como Colônia do Sacramento está situada entre Montevidéu e Buenos Aires, muitas pessoas aproveitam para conhecer a cidadezinha uruguaia quando saem da Argentina de barco.

 
 

Descubra os principais motivos para reservar antecipadamende e com total confiança os passeios da Get Your Guide em Buenos Aires:

  • Inúmeras atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Garantia dos melhores preços – sem cobranças adicionais ou taxas escondidas;
  • Garanta seus ingressos com antecedência e evite filas nas principais atrações, com acesso exclusivo;
  • Flexibilidade com cancelamento gratuito até 48 horas antes da data marcada;
  • Pagamentos e ingressos práticos para celular, facilitando suas reservas de onde estiver;
  • Suporte ao cliente amigável e especializado, disponível 24 horas por dia no seu idioma.
 

Quem pretende passar o dia em Colônia do Sacramento antes de embarcar para Buenos Aires, deve preferir comprar a passagem de ônibus separada. Isso porque o intervalo entre a chegada em Colônia e a saída do navio rumo a Buenos Aires, pela Buquebus, é curto. Pelas outras companhias não existe pacote com integração de ônibus.

Quem preferir parar em Colônia na volta de Buenos Aires pode escolher uma das empresas citadas para ir até Colônia. De lá deverá tomar um ônibus de qualquer forma até Montevidéu.

Saiba mais sobre a cidade em Os encantos de Colônia do Sacramento, no Uruguai.

Tipos de passagens Buquebus

Barco de Montevidéu para Buenos Aires
Terminal da Buquebus em Montevidéu | Fonte: Elemaki, via Wikimedia Commons.

Uma dúvida bastante comum dos viajantes que querem sair da Argentina de barco diz respeito aos diferentes bilhetes vendidos pela Buquebus. Não há uma explicação clara no site.


Chip de celular da America Chip com internet ilimitada em Buenos Aires!


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.


Cheguei a entrar em contato com a empresa para obter informações mais completas, mas infelizmente não obtive resposta.

Por isso, darei uma explicação rápida baseada na minha experiência e no que encontrei pela internet. São disponibilizadas até quatro tipos de bilhetes: econômico (disponível apenas no Francisco), turista (programada ou flexível), business e especial.

Ferry boat de Montevidéu a Buenos Aires
Francisco | Fonte: ProfesorFavalli, via Wikimedia Commons.

O meu translado não foi no Francisco e aconteceu no período do inverno. Assim, não havia as opções econômico e especial, pois, pelo que entendi, o segundo tipo incluía uma área externa e as condições climáticas não permitiam.

Entre as opções que sobraram, turista e business, preferi a segunda. A diferença entre elas é que a cabine business fica em uma área restrita, mais espaçosa, com poltronas mais confortáveis e pode incluir a oferta de espumante e canapés. Digo que pode incluir porque isso ocorreu apenas no trajeto de ida para a Argentina, com o Atlantic III – a volta foi de Silvia Ana.

O espaço da cabine turista é mais apertado, cheio, um pouco barulhento e movimentado, mas não é ruim. De qualquer forma, recomendo que se pague um pouco mais pelo conforto, a diferença de preço não é tão grande.

Os espaços variam de acordo com as embarcações

Como ir do Uruguai para a Argentina de Barco
Silvia Ana | Fonte: Jaan-Cornelius K., via Wikimedia Commons.

A apresentação do ambiente, as comodidades, a velocidade de locomoção e capacidade de transporte variam de acordo com a embarcação. São seis tipos: Francisco Papa, Juan Patricio, Eladia Isabel, Albayzin, Atrantic III e Silvia Ana.

No Atlantic III, a área executiva era composta por grandes poltronas, posicionadas em duplas, em um amplo espaço. Já no Silvia Ana, correspondia a um ambiente igualmente extenso, mas com poltronas diferenciadas, dispostas ao redor de uma mesa. O espaço para o bilhete turista era quase igual nas duas embarcações.

O blog argentino Sir Chandler descreve um passeio de Buenos Aires até Colônia com o Atlantic III. No dia da viagem descrita nele, havia a oferta de primeira classe (especial). Pelas fotos, pude perceber que o espaço nesse caso era muito parecido ao que fiquei no executivo do Silvia Ana.

Dicas para uma viagem rápida a Buenos Aires

Travessia do Uruguai para Argentina

Uma viagem curta a Buenos Aires é ideal para quem já conhece a cidade e deseja conhecer alguma nova atração, visitar um amigo ou amiga ou simplesmente matar a saudade da região. Isso porque há muito o que apreciar na capital argentina e até mesmo o principais pontos turísticos dificilmente serão contemplados em uma viagem de um ou dois dias.

Para quem quiser arriscar, é bom pesquisar e planejar bastante. Acesse nosso guia completo com dicas de viagem para Buenos Aires para saber tudo sobre o local.

Velhas e novas atrações que merecem ser visitadas

Quem já foi à capital argentina, dependendo da época, pode estar por fora de algumas novidades. Até locais já visitados podem ser redescobertos e melhor explorados em uma nova viagem. Abaixo listo algumas dessas atrações.

Graffitimundo

Organização criada em 2009 que, entre outros projetos, realiza tours pela cidade com a intenção de conhecer e admirar a arte urbana local. Há opções gratuitas e pagas.

Centro Cultural Néstor Kirchner (CCK)

Vá a Montevideo e passe por Buenos Aires
Fonte: Casa Rosada, via Wikimedia Commons.

O CCK é um dos mais novos espaços culturais argentinos. Inaugurado oficialmente em maio 2015, ocupa a estrutura da antiga sede dos Correios e é considerado um dos mais importantes da América Latina.

Além do relevante acervo, chama a atenção a estrutura onde fica uma das três salas de concertos conhecida como La Ballena Azul (A Baleia Azul). Sobre ela brilha uma grande iluminação composta por cubos que parecem flutuar chamada La Gran Lámpara.

Vá ao Uruguai e também para a Argentina
Vista exterior de La Ballena Azul e La Gran Lampara | Fonte: Banfield, via Wikimedia Commons.

Sua construção foi marcada por muitas polêmicas. Questiona-se desde os custos despendidos para a execução do projeto, e sua real necessidade, até a legitimidade da homenagem feita ao ex-presidente argentino no nome do local.

Quando visitei o CCK, havia uma exposição da obra de Jorge Luiz Borges. O que me instigou é que tinha uma faixa divulgando a atração bem na entrada do Centro Cultural com a seguinte frase: “La patria es el otro”.

Não sei se foi coincidência, mas uma das frases mais usadas por Néstor Kirchner era justamente “La patria somos todos”, ideia oposta à de Borges. Imagino que possa ter sido uma forma sutil do atual governo presidido por Mauricio Macri demonstrar sua oposição ao pensamento Kirchnerista.

Puerto Madero

Vá ao Uruguai e passe pela Argentina
Fonte: Luis Argerich, via Wikimedia Commons.

Esse é com certeza um dos lugares imperdíveis em uma viagem a Buenos Aires, ainda que não seja a primeira. Além de ser um lugar bonito às margens do Rio de la Plata, o bairro, que passou por um processo de restauração, possui diversos restaurantes, bares e cafés – os preços é que costumam ser um pouco salgados. É também um bom espaço para uma caminhada.

Vale ir do Uruguai para a Argentina de barco?

Eu penso que vale muito a pena dar uma passadinha em Buenos Aires quando se viaja a Montevidéu. O próprio translado de navio/balsa já é uma atração em si. Se você tiver tempo, não deixe esse passeio de fora do seu roteiro! E se, por acaso, decidir ir de carro, faça uma parada no Pueblo Edén no Uruguai, é um charme!

Pretende ir de Buenos Aires para Montevidéu de barco? Tem mais alguma dúvida? Deixe-a abaixo nos comentários!

Dicas para ECONOMIZAR MUITO em Buenos Aires – dez/2024

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para Buenos Aires? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

Visitas guiadas em Buenos Aires

Para aproveitar sua viagem sem arrependimentos, é altamente recomendável reservar antecipadamente os ingressos para as visitas guiadas em Buenos Aires. Reservando ainda em dezembro, você evita filas nas entradas das atrações e garante seu lugar em atividades populares, que podem ficar indisponíveis para compras de última hora.

Sugiro os sites da Civitatis e Get Your Guide, que disponibilizam preços acessíveis, cancelamento gratuito com 48 horas de antecedência e ingressos online para sua conveniência. Além de tudo, o atendimento está disponível 24 horas por dia em português.

Internet ilimitada em Buenos Aires

Durante sua viagem pela Argentina, é indispensável ter um chip de internet em Buenos Aires com dados ilimitados. Assim, você consegue utilizar sem restrição aplicativos essenciais como Waze, Google Tradutor e ainda enviar mensagens, fotos e vídeos.

Depois de tantas viagens pelo mundo, recomendo a America Chip devido à alta velocidade de conexão, estabilidade do sinal e ampla cobertura. Para garantir o melhor preço, use o cupom de desconto QUEROVIAJARMAIS para ativar a promoção de 10% OFF em todas as compras pelo site.

Qual o melhor seguro viagem em Buenos Aires?

Contratar um seguro viagem para Buenos Aires é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Aline Schons

Gaúcha morando em Brasília. Sou de opinião que é mais interessante explorar primeiro o Brasil e a América Latina para só depois partir para os outros cantos desse mundão. Gosto de conhecer os estereótipos, as imagens que definem os locais, e também aprecio descobrir aquilo que foge dos roteiros turísticos. Sou mestra em Comunicação pela UnB, graduada em administração e em jornalismo. Feminista. Além de viagens, também me interesso por temas como direitos humanos, empreendedorismo, política e pets (tenho dois gatos e um cachorro, todos tirados da rua).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais