Pueblo Edén, no Uruguai: o que fazer na região de Maldonado

Pueblo Edén, no Uruguai: o que fazer na região de Maldonado

Não há como negar que das cidades que pertencem ao Departamento de Maldonado, Punta del Este é o mais famoso e concorrido destino. Porém, essa região ao Sul reserva agradáveis surpresas para quem quiser conhecê-la. Uma delas é o Pueblo Edén, no Uruguai. Você quer saber se vale a pena visitar visitá-lo, como chegar e o que fazer? Continue por aqui.

Recentemente descoberto pelos turistas mais ávidos por regionalismo e cultura autêntica, o Pueblo Edén tem se despontado no turismo do Uruguai. O lugar não chega nem a ser uma cidade, mas como o próprio nome já diz é uma pequena vila ou povoado que oferece experiências diferentes dos principais pontos turísticos uruguaios, a exemplo de Montevidéu, Colonia del Sacramento ou Punta del Este.

Estive na região e trago algumas impressões sobre minha visita, além de dicas incríveis do Pueblo Edén, uma jóia do Uruguai.

Planeje sua viagem => Avaliações recentes de hotéis no Uruguai

Melhor seguro viagem para América do Sul »

 

Como chegar no Pueblo Edén, no Uruguai

Pueblo Edén no Uruguai
Pueblo Edén | Foto: Pueblo Edén.

Localizado a 120 km de Montevidéu e 45 km de Punta del Este (no sentido da cidade de Minas), o Pueblo Edén é uma ótima visita para ser feita em um bate-volta a partir de ambas as cidades ou entre o deslocamento do Balneário até a capital do Uruguai.

A região foi colocada no mapa turístico quando um famoso estilista argentino comprou uma propriedade em Pueblo Edén e passou a espalhar a notícia do quão maravilhoso era o lugar. Atualmente, 250 habitantes moram em torno do povoado que conserva seus hábitos campestres.

Prova disso, são as inúmeras casas com amplos quintais, criações de animais e cultivo de plantas e hortaliças. A vizinhança é tranquila e tudo parece cenário de um filme bucólico, com pequenas cercas e varandas convidativas.

Como chegar no Pueblo Edén no Uruguai
Slow Town | Foto: Pueblo Edén.

Chegar no Pueblo Edén no Uruguai não é difícil, porém a região ainda é pouco sinalizada para turistas, principalmente aqueles que não conhecem a estrada. Por isso, a melhor forma de chegar é contratando uma agência que faça o passeio.

A única empresa que faz o trajeto de ônibus a partir de Punta, a Emtur, vive com o site fora do ar, acho pouco confiável.

Se você for dirigindo, o trajeto é simples: siga pelo Ruta 9. Ao chegar na Ruta 12 no km 30 você pega o acesso local, percorre mais alguns quilômetros e estará no Pueblo Edén. Saiba também como viajar de carro para Uruguai e Argentina.

 

O que fazer no Pueblo Edén

Melhores pontos turísticos do Uruguai
Pueblo Edén | Foto: Pueblo Edén.

Por conta do despertar turístico na região, o Pueblo Edén tem cada dia mais se preparado para receber bem as pessoas. Porém, não espere encontrar uma estrutura completa.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Uruguai. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Na verdade, esse é um dos fatores que tornam a região tão charmosa. É experimentar da forma mais genuína a riqueza desse pequeno país chamado Uruguai. Veja alguns atrativos da vila.

 

Capela San Isidro Labrador

O que fazer no Pueblo Edén
Capela | Foto: Pueblo Edén.

Finalizada em 1928 pelo frei Domingo Orsetti de Tacuarembó, o espaço conserva todas as características originais. Simples e rústica, a pequena igrejinha branca mantém uma pintura do santo em uma pedra que fica bem em frente.

 

Granja la Orgânica

Atrativos de Pueblo Edén
Granja la Orgânica | Foto: Pueblo Edén.

Um espaço dedicado à produção orgânica de alimentos, horticultura, plantas aromáticas e frutas. A Granja la Orgânica é uma propriedade familiar com características comerciais.

É possível visita-la e ter acesso ao vasto mundo orgânico. Ela fica no cruzamento das ruas Los Horneros com La Perdiz.

 

Wayra el arte sin tiempo

Onde comprar souvenir no Pueblo Edén
Pueblo Edén | Foto: QVM.

Essa loja comercializa o artesanato da região. Localizada no km 28,5 da Rota 12, você encontrará produtos de beleza livres de petrolatos e sulfatos. Também há roupas e acessórios feitos com fibras naturais e alimentos orgânicos.

   

O diferencial é que tudo é feito por produtores locais. Leia também sobre as curiosidade e cultura do Uruguai.

 

Onde comer em Pueblo Edén

Dicas do Pueblo Edén no Uruguai
Casas do Pueblo Edén | Foto: Pueblo Edén.

A gastronomia é uma das riquezas do Uruguai. No Pueblo Edén, essa experiência é levada ao extremo. As opções são poucas, mas bem recomendadas. Almoço e chá da tarde estão garantidos durante uma visita ao povoado. Leia mais sobre pratos e comidas típicas do Uruguai.

 

La Casita de Chocolate

Onde comer no Pueblo Edén
La Casita de Chocolate | Foto: QVM.

Uma opção incrível para o chá da tarde ou para uma sobremesa depois do almoço é a La Casita de Chocolate. Localizado no cruzamento das ruas El Mirlo com La Calandria, o espaço é encantador.

Feito com sapê, madeira e garrafas de vidro, a decoração rústica da cafeteria e doceria é somente um dos atrativos.

O destaque mesmo fica por conta do menu, composto por chás feitos com iguarias locais, chocolate quente cremoso, bolos com ingredientes artesanais e sobremesas deliciosas.

Tudo isso iluminado por velas que valorizam ainda mais as louças vintages e os objetos retrô. Ela é aberta de quarta a domingo, das 13 às 19h.

 

La Posta de Vaimaca

Onde comer bem no Pueblo Edén
Pueblo Edén |  Foto: Pueblo Edén.

La Posta de Vaimaca é o restaurante rural mais famoso do Pueblo Edén. Fechado somente às segundas, sua cozinha funciona das 12h30 às 16h. Entre as opções do cardápio está a tradicional parrillada uruguaia, com carnes locais, inclusive de cordeiro e coelho.

As massas são caseiras, assim como os molhos. Tudo feito com muito apreço e respeito às raízes do povoado. O ambiente é rústico, com móveis de madeira e uma placa recepciona os visitantes com o seguinte aviso: “Aquí nos tomamos la vida con mucha calma, disfrute del lugar. Slow food”. Fala sério, isso não é tudo que precisamos?

 

Vinã Edén

Lugar que vale a pena visitar no Uruguai
Serras do Pueblo Edén | Foto: Pueblo Edén.

O solo do Pueblo Edén reúne boas condições para o cultivo de uvas e produção de vinhos. A Vinã Edén tem o terroir formado por encostas íngremes, solo pedregoso e pela brisa do Oceano Atlântico.

O restaurante e a bodega são abertos todos os dias das 12 às 18h e a propriedade oferece visitação com e sem almoço em um prédio cujo design homenageia o Cerro Negro.

   
Passeios exclusivos pelo Uruguai
Pueblo Edén | Foto: Pueblo Edén.

O visitante acompanha todo o processo de cultivo das frutas até a maturação das bebidas. A cava fica dentro de uma rocha e toda a energia utilizada é gerada no próprio vinhedo, por meio dos ventos e do sol.

No cardápio, são oferecidos ingredientes frescos cultivados na região com produtos orgânicos. As visitas guiadas podem partir, inclusive, de Punta del Este e Montevidéu.

Leia também => Melhores vinícolas perto de Montevidéu para visitar

 

Dicas para visitar o Pueblo Edén

Onde comer bem em Montevidéu
Gastronomia do Pueblo Edén | Foto: QVM.

O Pueblo Edén é um lugar pitoresco que vale muito a pena ser visitado, principalmente se você aprecia exclusividade e experiências locais. Sugiro que você reserve pelo menos meio dia para conhecer o destino e chegue a tempo do almoço ou chá da tarde.

Se quiser pernoitar na vila existem algumas opções de pousadas, casas e chácaras que oferecem hospedagem. Destaque para a La Holandesa, um B&B bem recomendado com diárias a partir de 226 reais.

O Haras las Tordillas tem uma estrutura maravilhosa por um preço mais alto, 400 reais a noite. O El Hora é uma espécie de cabana que pode ser alugada até mesmo para temporadas, por 417 reais a diária.

Hotel em Pueblo Edén
La Holandesa | Foto: Pueblo Edén.

Se seu roteiro contempla as visitas mais tradicionais, como Punta, Montevidéu e Colonia del Sacramento, não deixe de incluir essa vila entre uma e outra cidade. E deixe-se surpreender por esse lugar cativante que é o Pueblo Edén. Descubra também outras cidades para conhecer no Uruguai.

Deixe nos comentários quais lugares imperdíveis você pretende incluir no seu roteiro pelo Uruguai!

Até + !!!

 

Pollyanna Batista viajou a convite do Ministério do Turismo do Uruguai. A viagem foi patrocinada, mas as opiniões aqui publicadas são de livre expressão do autor.

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Polly Batista

ESCRITO POR

Polly Batista

Penso que todas as coisas são parte de mim. Procuro pelo mundo pedaços da minha alma escondidos em cada novo destino, cada pessoa, cada cultura, cada monumento. Os lugares me revelam o quanto sou pequena, ignorante e humana e, ao mesmo tempo, o quanto somos ricos, parecidos e divinos. Me sinto grata em redescobrir isso em cada viagem.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Paulo Bajko

    vi uma reportagem sobre a Vinícola (vina) Ede em Maldonado, onde o proprietário mencionou sobre uma festa internacional em Pueblo Eden, gostaria de saber quando ocorre este evento para eu poder programar minha viagem.

  2. Guilherme Tetamanti

    Oi Paulo, Encontrei a página de eventos no próprio site de Pueblo Edén. Espero que ajude! Abraços