7 pratos e comidas típicas do Uruguai: o que comer?

por Aline Schons

7 pratos e comidas típicas do Uruguai: o que comer?

Manter a dieta em uma viagem ao Uruguai não é tarefa fácil. As tentações das comidas típicas do Uruguai vão desde os pratos com carnes e lanches fartos até os famosos doces de leite e vinhos. No artigo de hoje mostro alguns dos pratos, bebidas, doces e comidas típicas do Uruguai, aquilo que os uruguaios gostam de comer e são indispensáveis para conhecer a gastronomia local durante sua viagem.

Eu diria que o frio acaba favorecendo a comilança. Em Porto Alegre mesmo, cidade onde nasci, a rotina acaba se definindo em torno das refeições e dos mates (outro ponto em comum), especialmente no inverno. Um amigo carioca que viajou para o Sul uma vez ficou impressionado com a ligação entre comida e vida social. E tem coisa melhor do que comer, beber e estar entre amigas e amigos?

Planeje sua viagem  => Onde se hospedar em Montevidéu

Vantagens de contratar um seguro viagem + 5% de desconto »

A verdade é que, com esforço, você pode até viajar para o Uruguai sem extrapolar, mas vale muito a pena se permitir, nem que seja um pouquinho, desfrutar das delícias e culinária tradicional da região.

 

Comidas típicas do Uruguai

1. Chivito

Comidas típicas do Uruguai
Um chivito dividido por duas pessoas | Foto: Aline Schons.

Se você quer chegar no Uruguai chutando o balde como eu, o Chivito é uma boa opção entre as comidas típicas do Uruguai. Essa foi a primeira refeição que eu fiz em Montevidéu.

O prato típico, como a maioria, não é nada light: filé, queijo, presunto, bacon, ovos e batatas fritas são alguns dos ingredientes. A alface e o tomate ajudam a dar aquela enganada na consciência.

Com pão ou sem, dificilmente você conseguirá comer um inteiro sozinho. Se tiver companhia, peça uma porção para duas pessoas.

 

2. Pancho

Bem menos exagerado que o Chivito, o pancho é uma versão enxuta do nosso cachorro quente. Ele é feito basicamente com pão e salsicha, mas a salsicha é apresentada muitas vezes em formato maior do que pão. Ketchup, mostarda, maionese e queijo podem complementar o sanduíche.

 

3. Assado

O que comer no Uruguai? Asado uruguaio!
Churrasco uruguaio | Fonte: Fernando da Rosa, via Wikimedia Commons.

Famoso por suas carnes de qualidade, o Uruguai também aprecia um bom churrasco, mais conhecido como assado. Se você é amante de carnes, compensa uma visita em uma parrilla, como se chamam as churrascarias por lá, que também é o nome de uma espécie de grelha onde se assam as carnes.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Uruguai. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Todo bom churrasqueiro sabe que a forma de assar o churrasco é fundamental no sabor da carne, mas não é só isso que o distingue. Se no Brasil é comum fazermos churrasco com coração de galinha, no Uruguai é usual assar miúdos de boi como riñones (rins), chinclulines (tripas) e molleja (timo – uma glândula localizada no pescoço). Esteja disponível para experimentar, é bem possível que você goste. Há também os cortes mais tradicionais, para quem não estiver disposto a arriscar na escolha.

É no Mercado del Puerto, na Cidade Velha, que se encontram algumas das mais tradicionais parrilladas. Apesar de ser um local bastante turístico, o passeio é indispensável. Leia mais sobre esse e outros lugares no artigo sobre os principais pontos turísticos em Montevidéu.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

 

4. Mate e vinho de tannat

Gastronomia do Uruguai
Vinícola Bolza | Foto: Aline Schons.

Ainda que você não seja do Sul e não tenha o costume de tomar um mate (mais conhecido no Brasil como chimarrão), acredito que valha a pena experimentar. Apesar de semelhante à bebida tradicional do povo gaúcho, a erva é diferente, mais amarga (igual à da Argentina), assim como a cuia e a bomba costumam ser menores.

Além de ajudar a aquecer, apreciar a bebida é também uma forma de entender um pouco mais da cultura da região. Vale a pena adquirir cuia e bomba, ainda que fique de enfeite na prateleira depois.

Caso você realmente não encare o mate – essa não é uma bebida para qualquer paladar mesmo –, difícil será negar uma taça de vinho (ou algumas). A uva mais famosa na região é a tannat. Tomei vários vinhos bons por lá, mas acabei trazendo para casa apenas alguns especiais da vinícola Bouza. Para saber mais, leia o artigo sobre as vinícolas para visitar perto de Montevidéu.

 

5. Dulce de leche

Doces tradicionais do Uruguai
Tablete de doce de leite da Lapataia | Foto: Aline Schons.

Além do doce de leite propriamente dito, há diversos doces e bebidas feitas com a iguaria. Uma das marcas mais famosas no Uruguai é a Conaprole, outra boa opção é a Lapataia. Escolhi algumas unidades da primeira para trazer comigo na mala. Vale lembrar que desde maio de 2016 está liberada a entrada no país com alimentos processados de origem animal.

O alfajor, doce famoso no Uruguai e na Argentina, também é recheado com doce de leite em sua versão mais tradicional. Os sorvetes de doce de leite das gelaterias Freddo, La Cigale e Arlecchino, em Punta del Este, são ainda bastante elogiados, embora eu, particularmente, não tenha gostado muito da Freddo.

 

6. Té completo

O que os uruguaios gostam de comer?
Chá completo para dois do Marilyn Café | Foto: Aline Schons.

Nada melhor do que tomar um chá completo entre um passeio e outro no fim de uma tarde fria no Uruguai. Entre os inúmeros cafés, escolha pelo menos um para desfrutar desse momento. Os itens servidos variam de acordo com cada estabelecimento.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Experimentei o té completo para dois no Marilyn Café, em Montevidéu (Endereço: Miguel Barreiro, 11300). Ele é super bem servido, podendo fazer as vezes de café-janta. Inclui: suco de laranja, café, waffles, torradas, tortas e outros quitutes. A versão para duas pessoas custou em torno de 60 reais.

Esse estabelecimento especificamente fica junto ao Life Cinemas AlfaBeta, localizado em uma galeria do bairro de Pocitos. Aproveite para assistir a um filme uruguaio depois do café.

Outra opção para tomar o seu chá completo, também localizada em Montevidéu, é o Café Brasileiro, fundado em 1877. Situado na Cidade Velha, o mais antigo café da cidade é um lugarzinho pequeno e muito charmoso. Se estiver pelo centro, aproveite e dê um pulinho lá!

 

7. Medialuna

Comer bem no Uruguai
Fonte: Natalie HG, via Wikimedia Commons.

A medialuna é outro item indispensável nos cafés uruguaios e argentinos. Ela se parece bastante com um croissant francês em sabor e aparência. A diferença é pequena – sinto que as medialunas são um pouco mais suaves e adocicadas, o que contribui com a vontade de comer sempre mais de uma.

Por serem muito consumidas na região, elas também estão sempre fresquinhas. Com certeza, ainda que o sabor não seja tão surpreendente, vale a pena provar. Elas são vendidas com ou sem recheio, se eu tivesse que comer apenas uma escolheria a versão sem, pois permite saborear melhor a massinha.

Você encontrará ainda pizzas em formato retangular, nhoque e outras massas, um bolinho de pêssego e baunilha chamado chajá e um tipo de pãozinho com manteiga chamado scones. Para brindar, uma bebida tradicional que mistura espumante e vinho branco (a Medio y Medio), cervejas bastante conhecidas como a Patrícia, Zillertal e Norteña ou artesanais como a Mastra.

Um bom lugar para experimentar muitos dos itens tradicionais da gastronomia uruguaia, com um preço razoável, é a rede La Pasiva, presente nas principais cidades turísticas do país.

Eu avisei que manter a dieta não seria fácil!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Aline Schons

ESCRITO POR

Aline Schons

Gaúcha morando em Brasília. Sou de opinião que é mais interessante explorar primeiro o Brasil e a América Latina para só depois partir para os outros cantos desse mundão. Gosto de conhecer os estereótipos, as imagens que definem os locais, e também aprecio descobrir aquilo que foge dos roteiros turísticos. Sou mestra em Comunicação pela UnB, graduada em administração e em jornalismo. Feminista. Além de viagens, também me interesso por temas como direitos humanos, empreendedorismo, política e pets (tenho dois gatos e um cachorro, todos tirados da rua).

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Marina

    Nossa, adorei os texto. Li tudo e estou bastante animada para a viagem. Parabéns ! E obrigada por compartilhar !

  2. Guilherme Tetamanti

    Bom saber que o blog ajudou :)

  3. Priscilla

    Ótimas dicas. Na parte de comida tô bem servida. Lá chegando vou observar os hábitos locais e me inspirar pra curtir os dias. Gosto bem mais do que seguir roteiros fixos para turistas. E seu texto foi uma delicia justamente porque não pesou naquele tom “não pode deixar de ir a tal lugar”, “não pode deixar de comer tal coisa”, “ não pode deixar de beber isso ou aquilo”. Adorei!