Melhores vinícolas para ir no Uruguai perto de Montevidéu

por Aline Schons

Melhores vinícolas para ir no Uruguai perto de Montevidéu

A região sul da América Latina foi privilegiada com condições perfeitas para a produção de alguns vinhos. Por isso, prepare-se para conhecer algumas vinícolas para visitar no Uruguai, todas muito bem preparadas para o enoturismo.

As estações do ano bem definidas, com inverno rigoroso e verão intenso propiciaram a instalação de inúmeras bodegas e fincas, pequenas propriedades produtoras de vinhos de altíssimo padrão, que estão entre as melhores vinícolas para visitar no Uruguai. E o melhor, elas ficam perto de Punta del Este, Colonia del Sacramento ou Montevidéu, principais cidades turísticas do país.

Você se encantará pelo terroir uruguaio (conjunto de características que tornam a região especial para produção de vinhos), que já fez o pequeno país desbancar até vinhos Merlot franceses em concursos de nível mundial, além dos conhecidíssimos Tannat. Neste artigo, mostro um mapa geral de algumas regiões produtoras de vinho no Uruguai, para te ajudar na escolha da melhor vinícola para fazer um passeio ou tour.

Planeje sua viagem  => Onde se hospedar em Montevidéu

Vantagens de contratar um seguro viagem »

 

Vinícolas para visitar no Uruguai

Vinícolas do Uruguai

Próximas a Montevidéu, temos algumas vinícolas para visitar no Uruguai a no máximo uma hora de carro de distância, localizadas em Canelones. Elas oferecem pacotes para passar o dia, conhecendo os vinhedos, as etapas de produção e degustando alguns dos melhores vinhos uruguaios.

 

Bodega Bouza

Vinícolas no Uruguai
Foto: Aline Schons.

A Bodega Bouza, localizada a 30 minutos de carro do centro de Montevideo, é classificada como uma boutique de vinhos. Gerenciada como um pequeno negócio pela família, foi a pioneira nos chamados “vinhos finos”.

O visitante, ao chegar, é recepcionado na sede da vinícola, onde funciona também o belíssimo restaurante, uma adega com os melhores vinhos da casa e uma loja de souveniers. Começamos nosso tour pelo museu de carros antigos, uma paixão do proprietário que é compartilhada com os visitantes.

A seguir, o passeio segue pelos vinhedos, todos eles identificados por uva e “parcelas”, já que os melhores deles produzirão os vinhos chamados de “Parcela Única”. Ou seja, quem toma, sabe exatamente de que parreiral saíram as uvas que os produziram.

Vinícolas em Montevidéu
Foto: Aline Schons.

Ao final, visita-se a cava, onde os enólogos escolhem quais uvas serão destinadas a que produção. É lá também que repousam as safras que aguardam ir para a garrafa. Durante todo o caminho, nossa guia – que também é enóloga –, vai explicando o processo de produção e curiosidades da Bodega Bouza.

O passeio, incluindo o táxi para ir e voltar de Montevideo, a degustação de vinhos com tábua de frios no restaurante da casa e um delicioso almoço em quatro tempos (entrada fria, entrada quente, prato principal e sobremesa), custa em torno de R$ 350,00 por pessoa. O valor é um pouco alto, mas garanto que o investimento vale a pena!

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Uruguai. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

As reservas podem ser feitas diretamente no site da Bodega Bouza.

 

Bodegas Carrau

Vinícolas para visitar no Uruguai
Fonte: Divulgação.

Pertinho das terras da família Bouza, encontramos outra tradicional família produtora de vinhos finos, só que com tradição que remonta à Espanha do século 18. Com produção iniciada na região da Catalunha em 1752, nos anos 1930 a família se estabeleceu no Uruguai – e lá continuou a tradição.

A propriedade localizada próxima a Montevideo se chama Bodega Colón – uma das quatro do grupo, que também tem vinhedos no norte do país e até mesmo no Brasil, em Santana do Livramento (RS). A visita, diferentemente da Bouza, não conta com opção de almoço, mas igualmente visita-se os belíssimos vinhedos, ouve-se as histórias de uma vinícola com mais de 200 anos de tradição. O passeio termina com a degustação de vinhos produzidos por eles.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Segundo o site das Bodegas Carrau, o custo da visita é de 30 dólares por pessoa. Reservas podem ser feitas pelo email info@bodegascarrau.com.

 

Perto de Punta del Este

A região do destino turístico preferido dos uruguaios é famosa pelas baladas, praias, cassinos e… por uma belíssima vinícola perto de Punta del Leste fundada há pouco mais de 15 anos, mas que já é sinônimo de vinhos de qualidade.

 

Alto de La Ballena

Vinícola perto de Punta del Este
Fonte: Divulgação

“Punta del Este também tem sua vinícola!”. Assim a vinícola Alto de La Ballena se anuncia ao mundo, de maneira bem simbólica, já que o casal de proprietários, de apenas apreciadores de vinhos, decidiu abrir as portas, em 2001, de uma vinícola de vinhos finos. O local escolhido foi o entorno do balneário mais famoso do Uruguai. Logo foram seguidos por outras bodegas que também instalaram seus vinhedos por lá.

São aproximadamente 30 minutos de carro saindo de Punta del Este, em direção às serras La Ballena, na província de Maldonado. A vista do local é de tirar o fôlego: sobre uma região rochosa, acima dos vinhedos, se instala a sede da bodega. De lá é possível observar os parreirais perfilados e, ao fundo, a bela Laguna del Sauce.

A visita guiada promete caminhadas pelas vinícolas, muita paixão pelo vinho e pela região e histórias contadas pelos proprietários, Paula e Alvaro. Enquanto isso, obviamente se degustam vinhos produzidos no local.

Mais informações e reservas podem ser feitas pelo e-mail visitas@altodelaballena.com.

 

Região de Colonia del Sacramento

Colonia del Sacramento é uma das joias do turismo histórico uruguaio. Como já contamos no artigo sobre o que fazer em Colonia del Sacramento, a cidade é praticamente o berço do país, e parada obrigatória para quem se encanta em conhecer como se vivia há 300 anos. Por lá, encontramos a mais antiga vinícola uruguaia.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

 

   

Los Cerros de San Juan

A história começa em 1854. Entre os leitos dos rios San Juan e de la Plata, a família de imigrantes alemães Lahusen encontra lugares à semelhança da região de Bordeaux. E lá plantam mudas vindas da Europa, na tentativa de estabelecer uma vinícola no Novo Continente.

Alguns anos depois, vindos da Floresta Negra, na Alemanha, e de Nanci, nordeste da França, chegam os barris de carvalho. Eles foram posicionados na bodega de pedras que até hoje abriga as produções da vinícola Los Cerros de San Juan.

Não bastassem mais de 150 anos de história, a vinícola é reconhecida como a primeira a utilizar – no mundo inteiro – um sistema de controle de temperatura da fermentação. Nele, canos de cobre faziam o vinho circular por depósitos de água da chuva, resfriada pelo inverno uruguaio.

Passeios por vinícolas no Uruguai
Colônia do Sacramento | Fonte: Alfredobi, via Wikimedia Commons.

Visitar a vinícola Los Cerros de San Juan, localizada a 30 minutos de Colonia del Sacramento, é também voltar ao passado. A visita inclui um passeio pelas videiras, edifícios históricos, pelas bodegas de elaboração e de maturação. Tudo termina com a degustação de vinhos acompanhada por tábuas de frios ou almoço – churrasco de ovelha, o melhor acompanhamento para o vinho Tannat.

Informações sobre a visita guiada podem ser obtidas em info@loscerrosdesanjuan.com.uy. Para quem estiver em Montevidéu, pode ainda ir até a loja da vinícola, localizada no Mercado del Puerto, um dos principais pontos turísticos de Montevidéu.

Se você aprecia um bom vinho, vale a pena reservar um dia de sua viagem ao Uruguai para visitar uma das tantas vinícolas do país. Além de ser uma passeio romântico, também pode ser uma ótima opção para curtir com a família.

E aí, já sabe qual vinícola pretende visitar no Uruguai?

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Aline Schons

ESCRITO POR

Aline Schons

Gaúcha morando em Brasília. Sou de opinião que é mais interessante explorar primeiro o Brasil e a América Latina para só depois partir para os outros cantos desse mundão. Gosto de conhecer os estereótipos, as imagens que definem os locais, e também aprecio descobrir aquilo que foge dos roteiros turísticos. Sou mestra em Comunicação pela UnB, graduada em administração e em jornalismo. Feminista. Além de viagens, também me interesso por temas como direitos humanos, empreendedorismo, política e pets (tenho dois gatos e um cachorro, todos tirados da rua).

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *