Roteiro de viagem em Montevidéu: 1, 2, 3, 4 ou 5 dias

por Aline Schons

Roteiro de viagem em Montevidéu: 1, 2, 3, 4 ou 5 dias

O Uruguai, pequeno país ao sul do nosso continente, é propício para que seja aproveitado sem pressa. Observe o ritmo como a vida é levada por lá. Entretanto, eu sei, nem sempre é possível fazer uma viagem longa. Por isso apresento opções de roteiro de viagem em Montevidéu para 1, 2, 3, 4, 5 dias ou mais. Para todos os roteiros, considero que você chegará pela manhã e deixará capital uruguaia à noite.

Talvez a análise ajude a entender como um pequeno território, de área quase 100.000 metros quadrados menor que o estado de São Paulo, alcançou o patamar de quarto melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da América. Conseguiu isso com uma economia baseada na criação de gado e exportação de seus produtos.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Montevidéu

Vantagens de contratar um seguro viagem + 5% de desconto »

 

Roteiro de viagem em Montevidéu: 2 dias

Aqueles que ficam de um a dois dias na capital uruguaia, poderão focar-se em conhecer a parte histórica da cidade, experimentar um pouco da deliciosa gastronomia uruguaia e compartír unas copas de vino. O nome oficial do país é República Oriental del Uruguay, pela sua posição em relação ao rio que o nomeia.

 

Dia 1

Roteiro de viagem em Montevidéu
Praça Independência e Monumento de José Artigas | Foto: Aline Schons.

No primeiro dia, você pode começar seu passeio pela Plaza Independencia. Localizada na entrada da Ciudad Vieja, apresenta ao seu redor os principais prédios públicos e monumentos da cidade de Montevidéu.

O centro da cidade é como o de muitas metrópoles que conhecemos. Porém, uma figura onipresente o fará querer saber mais sobre a história do pequeno país latino-americano e sobre como o seu nome se tornou tão relevante. José Gervásio Artigas é o inspirador de praças, avenidas, estátuas e até um mausoléu na capital uruguaia, o Mausoléu de Artigas. Ele é tido como Libertador do Uruguai e grande responsável pelos ideais de republicanismo e democracia.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Montevidéu »

Roteiros em Montevidéu de 2 dias
Palácio Salvo | Fonte: Shirley Olivera, via Wikimedia Commons.

Ainda na Plaza Independencia, é possível visitar o Palácio Salvo, prédio mais alto da América do Sul de 1928 a 1935. Ele foi construído em estilo eclético como um presente dos irmãos Salvo para a cidade que os acolheu. A intenção era a de que fosse um hotel, mas o prédio hoje abriga escritórios e apartamentos residenciais.

Vale a pena fazer a visita guiada, que mostra os principais aspectos arquitetônicos do palácio enquanto se escuta as lendas que cercam o prédio. Se for a Buenos Aires, visite o Palácio Barolo, construção irmã do Palácio Salvo.

Admire ainda a Puerta de la Ciudadela, gigantesco pórtico que, com uma ponte levadiça, afastava invasores da capital uruguaia. A alguns metros dela, está o Teatro Solís, lugar interessante também para uma visita guiada ou para curtir um de seus espetáculos, considerado um dos principais pontos de interesse de Montevidéu.

Roteiro de 1 dias em Montevidéu
Teatro Solís | Fonte: Jimmy Baikovicius, via Wikimedia Commons.

Após algumas fotos na Puerta e uma visita ao Teatro, você pode matar a fome em algum bar de chivitos. Essa é uma das comidas tradicionais do Uruguai, indicado apenas para os mais gulosos e que não se preocupam em furar a dieta. Em seguida desça pela Calle Brecha até a Catedral Anglicana, ou Cathedral of The Most Holy Trinity. O nome da rua lembra que aquele foi o local em que ingleses conseguiram furar a defesa montevideana em 1806. De lá já se avista a Rambla Gran Bretaña.

Sem pressa, como vivem os uruguaios, caminhe pela Rambla em direção a Punta Carretas, ou mesmo uma excursão turística de meio dia. Talvez o ritmo mais tranquilo do povo do Uruguai ajude a explicar os quatro anos a mais de expectativa de vida em relação a nós, brasileiros. Se já estiver no clima uruguaio, não hesite em comprar os apetrechos para tomar um mate enquanto caminha na orla.

Roteiro em Montevidéu, Uruguai
Café do LIFE Cinemas | Foto: Aline Schons.

Quando (e se) cansar desse ritmo, pegue um táxi até um dos inúmeros cinemas de rua, raridades no Brasil e que existem às dezenas por lá. Visitei o LIFE Cinemas AlfaBeta e fiquei impressionada. Além de estar em um bom cinema sem ter que ir ao shopping, há centenas de idosos curtindo a vida, saindo com os amigos, em um programa de fim de tarde. Ah, o café desse cinema, em que são servidos doces, salgados, tortas e tudo o mais que você imaginar, é fantástico!

Hora de descansar! No caminho para o hotel, faça como os uruguaios: pare em um dos mercados de bairro e compre uma garrafa de um bom tannat, vinho clássico do país (não deixe de fazer uma desgustação de vinhos tannat em Canelones). O seu hotel provavelmente terá taças para a bebida e abridor no quarto.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Uruguai. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Leia também => Como é visitar a vinícola Juanicó no Uruguai?

 

Dia 2

No segundo dia, não esqueça que você está no país que sediou a primeira Copa do Mundo, em 1930! Pegue um ônibus até o Estádio Centenário. Ele foi construído para esse campeonato e tem capacidade para 65 mil pessoas. Acredite, o espaço lota em muitas partidas do Nacional, do Peñarol ou da Celeste Olímpica, a Seleção Uruguaia.

Como canta Jaime Roos, “cuando juega Uruguay corren tres millones”! Lá, visite o Museo del Fútbol, o primeiro dessa natureza no mundo, que funciona de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas.

O estádio está localizado no Parque Batlle, onde você também encontrará o monumento de La Carreta.

Roteiros de 2, 3, 4 e 5 dias em Montevideo
Monumento de La Carreta, no Parque Battle | Foto: Aline Schons

Ali pertinho, em uma distância de 15 minutos de caminhada, temos o Estádio Gran Parque Central. Ele é outro símbolo do futebol uruguaio e onde o Nacional, clube mais popular do país ao lado do Peñarol, manda suas partidas. Detalhe: o estádio foi construído em 1900, antes mesmo do futebol chegar ao Brasil.

Lá também foi o local de estreia da Seleção Brasileira em Copas do Mundo. O fato ocorreu no dia 14 de julho de 1930, quando a canarinho foi derrotada pela Iugoslávia por 2 a 1.

   
Dicas de roteiros para Montevidéu
Estádio Gran Parque Central | Fonte: Laln93, via Wikimedia Commons.

Após essa overdose de futebol, que tal uma pausa para o almoço? Voltando ao Centro Histórico, o que pode ser feito em inúmeras linhas de ônibus, é hora de conhecer o famoso Mercado del Puerto. Aproveite para degustar o prato mais conhecido do Uruguai: a parrilla! Já aviso, essa também é uma refeição nada leve.

Saindo do Mercado del Puerto, é hora de uma imersão pela história de Montevidéu e de alguns de seus personagens. Comecemos pela Peatonal Sarandí, a rua que historicamente dava acesso à antiga cidade fortificada de Montevidéu. Hoje é cheia de histórias, galerias e lojas. Ah, importante frisar que na Sarandí, só pedestres podem transitar.

Nesta peatonal podemos encontrar diversos pontos turísticos. Há dois que considero imperdíveis. O primeiro deles é o Museo Torres García, um dos pensadores e artistas mais consagrados da região.

Saiba mais => Curiosidades, cultura e o melhor do Uruguai

2 dias de viagem em Montevidéu
Cabildo de Montevideo | Fonte: Fulviusbsas, via Wikimedia Commons.

Também na Sarandí, temos o Cabildo de Montevideo. Um cabildo era a representação do poder da Coroa Espanhola em suas colônias. Neste, especialmente, foi jurada a primeira Constituição do Estado Oriental del Uruguay, em 1830, com fortes influências do pensamento de José Artigas. Atualmente, o espaço abriga um museu e espaço cultural, onde são realizadas encenações épicas bastante interessantes.

Saindo do Museu, que fecha normalmente às 17h, sugiro seguir para o happy hour. A região do centro histórico oferece várias opções para curtir o que fazer à noite em Montevidéu.

 

Roteiro de 3 dias em Montevidéu

Caso você fique um terceiro dia em Montevidéu, é hora de sair dos roteiros tradicionais dos turistas.

 

Dia 3

Roteiros turísticos em Montevidéu
Parque del Prado | Fonte: GVIGNOLO, via Wikimedia Commons.

Com três dias já é possível começar a curtir a cidade no ritmo dos uruguaios. Sugiro que você visite o Parque del Prado, belíssima área pública em uma região que abriga mansões e pequenas chácaras em meio à cidade.

Outro lugar imperdível é o Palácio Legislativo. Quando se pensa nos políticos uruguaios, impossível não lembrar do mítico Pepe Mujica. Hoje senador, o lugar mais provável que você o encontre – além de sua modesta chácara na zona rural de Montevidéu –, é no Palácio. Há visitas guiadas de segunda a sexta-feira, durante o período da manhã ou da tarde.

Imperdível => Excursão de bike para conhecer Montevidéu em 3 horas

Roteiros para turistas em Montevidéu
Palácio Legislativo de Montevidéu | Fonte: Pedro Felipe, via Wikimedia Commons.

O próximo ponto poderia ser uma parada nas visitas históricas, mas este pequeno país revive seu passado em todos os lugares. Por isso, não deixe de conhecer também o Shopping de Punta Carretas, antigo presídio.

Após passear e fazer algumas compras, que tal tomar uma cerveza artesanal uruguaya? A casa La Chopería oferece as deliciosas cervejas da Mastra em um ambiente SUPER legal!

 

Roteiro em Montevidéu de 4 dias

Chegando ao roteiro de 4 dias em Montevidéu, você pode começar a conhecer a região rural que contorna a cidade. E o melhor é que há um monte de vinícolas perto de Montevidéu para visitar.

 

   

Dia 4

Roteiro de viagem para 4 dias em Montevidéu
Vinícola Bolza | Foto: Aline Schons.

A vinícola que visitei foi a Bodega Bouza e eu achei ótima. No caso dela, saindo cedinho do seu hotel, você pode contratar o pacote completo. Inclui a visita guiada pela vinícola e pela coleção de carros antigos do proprietário. E, o principal, uma degustação harmonizada dos melhores vinhos da casa e um delicioso almoço com pratos regionais com um toque de fusion cuisine (uma mistura de sabores diferentes).

Ao final, é possível comprar algum dos excelentes vinhos da casa. A última garrafa do premiado Bouza Monte Vide Eu 2009 veio comigo para o Brasil. Foi o que disseram pelo menos (rs).

Na região vinícola de Canelones, conheça uma opção de degustação de vinhos com almoço.

 

5 dias de roteiro em Montevidéu – ou mais

Com cinco dias ou mais na cidade uruguaia, você pode começar a explorar algumas regiões próximas fora de Montevidéu. Entre as opções estão Colônia do Sacramento e até mesmo Buenos Aires.

 

Dia 5

Sugestões de roteiros de viagem para Montevidéu
Colônia do Sacramento | Fonte: Flc1980, via Wikimedia Commons.

Para quem tem mais dias para aproveitar, vale a pena conhecer o berço da colonização uruguaia, a bela cidade de Colonia del Sacramento!

Ainda, a pouco mais de uma hora dali, atravessando o mar, está a capital argentina. Você pode tranquilamente aproveitar que está em Colônia e dar um pulinho por lá. Veja minha experiência da travessia do Uruguai a Argentina de barco.

Esses roteiros em Montevidéu contam boa parte do que eu fiz nos nove dias em que fiquei na cidade, incluindo o período de passeio a Colônia e Buenos Aires. Espero que eles lhe ajudem a ter uma boa experiência no Uruguai, assim como eu tive 😉

E, para finalizar, confira esse vídeo feito pelo site oficial de turismo do Uruguai sobre os museus de Montevidéu com muitas opções para o seu roteiro.

Não deixe de participar deixando um comentário abaixo, com suas dúvidas ou dicas sobre o melhor roteiro para explorar a cidade de Montevidéu.

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Aline Schons

ESCRITO POR

Aline Schons

Gaúcha morando em Brasília. Sou de opinião que é mais interessante explorar primeiro o Brasil e a América Latina para só depois partir para os outros cantos desse mundão. Gosto de conhecer os estereótipos, as imagens que definem os locais, e também aprecio descobrir aquilo que foge dos roteiros turísticos. Sou mestra em Comunicação pela UnB, graduada em administração e em jornalismo. Feminista. Além de viagens, também me interesso por temas como direitos humanos, empreendedorismo, política e pets (tenho dois gatos e um cachorro, todos tirados da rua).

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *