Mapa e fotos dos pontos turísticos de Montevidéu, no Uruguai

Mapa e fotos dos pontos turísticos de Montevidéu, no Uruguai

Essa espécie de guia foi feito especialmente para quem já está de viagem marcada para a capital do Uruguai. Conhecer um pouco sobre os principais pontos turísticos de Montevidéu, incluindo fotos e mapa de localização, pode ser bem útil. Aqui detalho fatos e curiosidades sobre diferentes locais da cidade e indico valores e horários para visitação das atrações.

Não deixe de conhecer alguns deles, se possível todos. Com certeza você absorverá muito da história e da cultura do país fazendo estes passeios em Montevidéu, a capital do Uruguai.

Planeje sua viagem  => Onde se hospedar em Montevidéu

Vantagens de contratar um seguro viagem + 5% de desconto »

 

Principais pontos turísticos de Montevidéu

Conheça os melhores pontos de interesse de Montevidéu. A seguir você encontra uma lista com as dez atrações imperdíveis da capital uruguaia:

 

1) Plaza Independencia, Puerta de la Cidadela e Mausoléu de Artigas

Passeios em Montevidéu
Pontos turísticos de Montevidéu: Praça Independência | Fonte: Fulviusbsas, via Wikimedia Commons.

A Puerta de La Ciudadela e o Mausoléu de Artigas estão localizados junto à Plaza Indepedencia, na entrada da Cidade Velha, na capital do Uruguai. Por essa razão, reuni as três referências como um único ponto turístico.

A Praça Independência é destino de muitos uruguaios nos intervalos do trabalho. Outros aproveitam o fim da tarde, para um mate ou apenas para lagartear, ou seja, ficar sem fazer nada ao sol.

Pontos de interesse em Montevidéau, Uruguai
Pontos turísticos de Montevidéu: Mausoléo de Artigas | Fonte: Federico Cetrulo, via Wikimedia Commons.

Bem no meio da praça está o Mausoléu de Artigas, que é guardado por soldados. Em seu centro, iluminada pelos raios do sol, está a urna que guarda os restos mortais do maior herói uruguaio. O mausoléu traz ainda um pouco da história de Artigas e de sua importante atuação para a libertação do Uruguai e constituição de uma república naquele território.

O horário de funcionamento nas segundas-feiras é das 12 às 18 horas. De terça-feira a domingo, fica aberto das 10 às 18 horas. A entrada é gratuita.

Já a Porta da Cidade fica exatamente em frente à Praça. Há uma espécie de canteiro, no meio da rua, onde o pórtico é preservado. Ele representa o que restou da muralha que cercava Montevideo de 1742 a 1829.

 

2) Teatro Solís

Pontos turísticos de Montevidéu
Pontos turísticos de Montevidéu: Teatro Solís | Foto: Jimmy Baikovicius, via Wikimedia Commons.

Bem próximo da praça, está o Teatro Solís, imponente construção inaugurada em 1856. Com capacidade para 1.100 espectadores e programação para todos os gostos o ano inteiro, suas funções normalmente estão lotadas.

Eu assisti a uma comédia da companhia Comedia Nacional, grupo mantido pela Prefeitura de Montevideo – Intendencia, para os uruguaios. Compensa um lugar na primeira fila, além da visita guiada que conta a história do Teatro e sua construção em meio a Guerra Grande (1839-1851).

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Uruguai. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

O custo para a visita guiada é de 60 pesos uruguaios, pouco mais de seis reais. Consulte os dias e horários no site do Teatro Solís, pois variam.

 

3) Mercado del Puerto

O Mercado del Puerto foi uma ideia do comerciante espanhol Pedro Saenz de Zumarán e teve sua inauguração em 1868. Apesar de ter passado por inúmeras reformas, o local é ainda uma grande referência histórica para o povo uruguaio.

É famoso por seus restaurantes de comidas fartas. Um dos pratos mais conhecidos e servidos é a parrilla. Prepare-se para experimentar rins (riñones), glândula timo (mollejas), intestino delgado (chinchulín) e linguiça de sangue de porco (morcilla), e acredite, você provavelmente vai gostar!

Para quem não encarar o prato completo, é possível pedir asado de tira (costelas) ou um bife de chorizo (corte nobre do contrafilé). As carnes uruguaias são deliciosas, e é bom reservar um bom tempo para apreciá-las sendo preparadas na sua frente.

 

4) Museu Torres García

Dicas de pontos turísticos em Montevidéu
Obra América Invertida | Foto: Joaquín Torres García, via Wikimedia Commons.

O Museu Torres García é outra atração turística de Montevidéu, situada na entrada da Cidade Velha. O espaço guarda a obra de um dos mais importantes nomes do Construtivismo, e especialmente do estilo por ele criado: o Universalismo Construtivo.

   

Impossível não se impressionar – e refletir – com a obra América Invertida, que propõe que o “norte” da América Latina é o Sul. Ela nos faz pensar sobre o papel dos brasileiros enquanto latino-americanos.

A atração está aberta de segunda a sábado, das 10 às 18 horas. O ingresso custa 120 pesos.

 

5) Palácio Legislativo

Pontos turísticos mais visitados de Montevidéu
Pontos turísticos de Montevidéu: Palácio Legislativo de Montevidéu | Foto: Pedro Felipe, via Wikimedia Commons.

O Palácio Legislativo de Montevidéu foi inaugurado em 1925 e fica a cerca de dois quilômetros do centro da cidade. A visita guiada ao palácio tem dois horários de segunda a sexta-feira: às 10h30 e às 15h. O valor do ingresso é de três dólares.

Lá, você percorrerá o salão principal, ou Salon de Los Pasos Perdidos, que divide a Câmara dos Deputados e o Senado, e é toda ambientada em pedras de 52 colorações diferentes. Nos murais, a história do país é retratada por pintores locais. E no centro do salão, uma urna guarda a primeira Constituição uruguaia, de 1830, protegida por dois soldados.

Pontos de interesse em Montevidéu, Uruguai
Pontos turísticos de Montevidéu: Palácio Legislativo de Montevidéu | Foto: Aline Schons.

Em seguida, os plenários do Senado e da Câmara são visitados. Neste último, chama a atenção uma frase de José Gervásio Artigas: “Mi autoridad emana de vosotros y ella cesa por vuestra presencia soberana”. A tradução seria: “Minha autoridade emana de vocês, e ela acaba por sua presença soberana”.

Turismo em Montevidéu, Uruguai
Pontos turísticos de Montevidéu: Biblioteca do Palácio Legislativo de Montevidéu | Foto: Aline Schons.

Ao final, visita-se a Biblioteca do Congresso, belíssima, toda em madeira entalhada na Itália. Interessante também são as pinturas nas paredes dos fossos de luz do Palácio, originalmente em cores vivas, retratando as ciências e as artes.

 

6) Rambla de Montevidéu

Montevidéu: principais pontos turísticos
Pontos turísticos de Montevidéu: Rambla de Buceo | Foto: Georgez, via Wikimedia Commons.

Cada trecho da avenida costeira de Montevidéu leva o nome de um país ou personalidade relevante para a história uruguaia: Rambla Armênia, Rambla República do Chile, Rambla Tomás Berreta (político e antigo presidente do país)… Mas todo mundo chama a avenida inteira de rambla, e só.

Na região da Rambla do Perú, no bairro de Pocitos, você encontrará o enorme letreiro com a palavra “Montevideo”. É um famoso ponto de interesse e um bom local para tirar algumas fotos.

 

7) Shopping Punta Carretas

Principais atrações de Montevidéu
Antigo presídio onde hoje está localizado o Shopping de Punta Carretas | Foto: Divulgação.

O Shopping Punta Carretas é um antigo presídio que passou por uma grande transformação nos anos 1990 para se tornar um centro comercial. De lá, fugiu Pepe Mujica com 110 outros tupamaros (grupo guerrilheiro das décadas de 60 e 70), além de cinco presos comuns.

Hoje ainda é possível ver o edifício em que terminava o túnel escavado pelas lideranças tupamaros, localizado na rua Solano García.

 

8) Parque Batlle e monumento La Carreta

Pontos turísticos do Uruguai em Montevidéu
Parque Batlle e Monumento La Carreta | Foto: Aline Schons.

O Parque Batlle é um belíssimo espaço para práticas de atividades esportivas com 52 hectares de área. É neste local que encontramos um dos mais famosos monumentos do Uruguai: o La Carreta. A grande escultura homenageia o meio de transporte que praticamente construiu o interior do país, o carro puxado por juntas de bois.

   

O parque ainda abriga o Estádio Centenário. Para amantes de futebol, saibam que o estádio possui um museu. Ele fica aberto de segunda à sexta-feira, das 10 às 17 horas. O valor do ingresso é de 100 pesos.

 

9) Parque del Prado

Principais pontos turísticos de Montevidéu
Parque Prado: El Rosedal | Foto: Rarrillaga86, via Wikimedia Commons.

O Parque do Prado é um espaço público um pouco mais afastado do eixo turístico da cidade. Nele podemos encontrar o roseiral (ou rosedal), um acervo de mais de 12 mil rosas vindas da França em 1912!

Lá também está uma das residências presidenciais oficiais, a Residencia de Suárez y Reyes, que hoje abriga eventos do governo de Tabaré Vazquez. Não deixe de visitar o Monumento a La Diligencia, obra de mesma temática, e do mesmo artista, do monumento La Carreta, exposto no Parque del Prado.

 

10) Fortaleza General Artigas ou Fortaleza del Cerro

Guia de pontos turísticos de Montevidéu
Fortaleza de General Artigas | Foto: Uruguayo-92, via Wikimedia Commons.

Outra região mais distante do centro abriga o nosso último ponto turístico em Montevidéu que merece destaque, a Fortaleza General Artigas. Popularmente é conhecida como Fortaleza del Cerro por conta da região em que está localizada, que é a mais alta da cidade, a 135 metros acima do nível do mar. Certamente a vista de lá de cima é especial.

A arquitetura foi construída nos primeiros anos de 1800. A intenção era defender o território e proteger o Farol Cerro de Montevidéu, erguido pouco tempo antes.

O local está aberto ao público de quarta a domingo, das 10 às 17 horas. O ingresso custa 40 pesos.

Esses são os dez pontos turísticos de Montevidéu que eu considero imperdíveis no seu roteiro de viagem para Uruguai. Não fique triste caso não consiga conhecer algum deles, há muito mais a ser descoberto! Inclusive, veja o que fazer nos arredores de Montevidéu.

E dá só uma olhada nesse vídeo super curtinho feito pelo site oficial de turismo do Uruguai com 5 razões para você amar Montevidéu! Eu adorei!

 

ESCRITO POR

Aline Schons

ESCRITO POR

Aline Schons

Gaúcha morando em Brasília. Sou de opinião que é mais interessante explorar primeiro o Brasil e a América Latina para só depois partir para os outros cantos desse mundão. Gosto de conhecer os estereótipos, as imagens que definem os locais, e também aprecio descobrir aquilo que foge dos roteiros turísticos. Sou mestra em Comunicação pela UnB, graduada em administração e em jornalismo. Feminista. Além de viagens, também me interesso por temas como direitos humanos, empreendedorismo, política e pets (tenho dois gatos e um cachorro, todos tirados da rua).

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *