O que fazer e conhecer nos arredores de Montevidéu

por Polly Batista

O que fazer e conhecer nos arredores de Montevidéu

Se você já visitou os principais pontos turísticos de Montevidéu, está na hora de descobrir o que fazer nos arredores de Montevidéu, aqueles passeios imperdíveis que todos deveriam conhecer.

O Uruguai foi uma surpresa para mim. O pequeno país concentra riquezas naturais, culturais, arquitetônicas e gastronômicas incríveis.

Durante minha estadia na cidade, devo confessar que esses atrativos próximos a Montevidéu foram as experiências mais inesquecíveis. Longe dos centros turísticos mais procurados, como Punta del Leste, Colonia del Sacramento ou a própria capital, encontrei um Uruguai ainda mais encantador.

Confira minhas duas sugestões de lugares para conhecer perto de Montevidéu.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Montevidéu

Contratar seguro viagem com 5% de desconto »

 

Conheça o Pueblo Edén

Passeios imperdíveis próximos a Montevidéu
Pueblo Edén | Foto: QVM.

Localizado a 120 km da capital, no departamento de Maldonado, o Pueblo Edén é uma ótima opção para quem fará a casadinha Punta del Este + Montevidéu. Escondido entre as serras a 45 km da costa, o povoado tem aproximadamente 80 moradores das mais diversas nacionalidades.

É possível encontrar colombianos, argentinos, franceses, canadenses, suíços e até americanos que se encantaram pelas paisagens bucólicas e hábitos rurais da região, onde resolveram fixar residência.

O despertar turístico da região é recente e ainda não foi capaz de alterar muito a vida da comunidade local. O que deixa tudo ainda mais interessante.

O Pueblo foi descoberto pelo turismo quando um famoso estilista argentino comprou um terreno no lugar e tratou de divulgar aos quatro cantos do mundo como o Edén era maravilhoso.

E ele tem toda razão. A pequena vila é charmosa, bucólica e reserva grandes surpresas aos viajantes. Eu amei!

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Uruguai. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

O que fazer no Pueblo Edén

O que fazer nos arredores de Montevidéu
La Casita de Chocolate | Foto: QVM.

Basicamente, a melhor coisa que tem para fazer no Pueblo Edén é aproveitar o silêncio, a paz e tranquilidade do lugar. Além disso, há alguns restaurantes abertos ao público que são opções maravilhosas para refeições ou lanches.

Dos meus dias no Uruguai, essa parada, entre Punta e Montevidéu, considero como a melhor experiência.

Cheguei no final da tarde no Pueblo Edén e fui direto para La Casita de Chocolate. A ideia era tomar o chá da tarde no local. Como o próprio nome já diz, o chocolate quente do lugar é um maravilhoso carro chefe.

Mas não é só isso: o cardápio inclui bolos, chás e iguarias feitas artesanalmente, com ingredientes típicos do interior do Uruguai. Um luxo!

Lugares imperdíveis no Uruguai
Ambiente rústico | Foto: QVM.

A primeira coisa que chamou minha atenção foi a arquitetura da Casita. Feita com madeira, sapê e janelas cercadas de garrafas de vidro coloridas. O ambiente é completamente rústico. Sobre as mesas, velas iluminam o espaço e prateleiras ostentam louças, livros e acessórios antigos.

   
O que conhecer nos arredores de Montevidéu
Comida deliciosa | Foto: QVM.

À mesa, o cliente tem uma experiência divina com os cheiros e sabores uruguaios. Eu experimentei o bolo com semente de papoula, bolo de laranja, brownie, bolinhos de kinoto, uma espécie de coquinho da palmeira uruguaia e um cheesecake d-i-v-i-n-o!

Culinária típica do Uruguai
Detalhes | Foto: QVM.

Se você adora doces, experimente o alfajor de amido de milho, sem dúvidas, o mais macio que já comi na vida! Os chás também são um espetáculo à parte. Feitos com ervas orgânicas cultivadas pelos próprios moradores, como cardamomo, gengibre, marcela, limão e outras iguarias.

Dicas de passeios perto de Montevidéu
Ambiente da La Casita de Chocolate | Foto: QVM.

A chef e proprietária Romina é uma uruguaia linda e simpática, que deixou a cozinha de outro restaurante tradicional da região para dedicar-se ao seu sonho: cozinhar junto com a sua família os sabores do seu país. E o resultado não poderia ser melhor: ambiente pitoresco, acolhedor e muito agradável.

Lugares aconchegantes em Montevidéu
Luz de velas | Foto: QVM.

Durante o verão, a La Casita de Chocolate, abre das 13:30 até 22h. Já no inverno, das 12:30 às 20h. Chegar lá é fácil: se você estiver vindo de Montevidéu é só pegar a Interbalnearia, a Pan de Azucar e seguir pela ruta 9. No quilômetro 127, pegar a esquerda da ruta 12. Mais 13km à frente, você estará em Pueblo Edén, no km 30.

Como a vila é muito pequena, pergunte como encontrar a La Casita del Chocolate. No artigo Vale a pena visitar o Pueblo Edén?, eu trago mais detalhes sobre essa pequena vila uruguaia nos arredores de Montevidéu.

 

Visite a Vinícola Juanicó

Rota do vinho no Uruguai
Espaço próximo à adega | Foto: QVM.

Outro passeio imperdível nos arredores de Montevidéu, é visitar a vinícola Juanicó. Localizado no departamento de Canelones, essa vinícola fica a apenas 6km de Montevidéu. Para chegar, é só pegar a ruta 5, no km 38, na cidade de Canelones.

Declarada Monumento Histórico Nacional, Juanicó conserva edificações do século 19 encravadas em uma propriedade com 240 hectares de vinhas próprias e 150 hectares de produtores associados.

O estabelecimento é uma das melhores vinícolas do Uruguai responsável por ter colocado o país no mapa da produção de vinhos do mundo, e o melhor: oferece visita guiada com menu degustação.

 

O que fazer em Juanicó

Visita a uma bodega em Montevidéu
Visita guiada | Foto: QVM.

Reserve boa parte do seu dia para conhecer o Establecimiento Juanicó, pois o ambiente é tão gostoso que você nem percebe o tempo passar. Eu cheguei próximo da hora do almoço, a tempo de visitar os vinhedos e percorrer os setores onde são produzidos os rótulos.

   

O ponto alto da visitação para mim, sem dúvidas, é a cava construída em 1830 por Dom Francisco Juanicó. A obra encontra-se praticamente do mesmo jeito, com umidade natural e com pouquíssima luminosidade.

Lugares incríveis no Uruguai
Cava em Juanicó | Foto: QVM.

Há quatro tipos de visitas e os passeios precisam ser agendados com até 24h de antecedência. O meu incluiu a visita guiada e um almoço com a harmonização dos vinhos.

O guia, um enólogo gaúcho que se encantou pelo terroir uruguaio, foi super educado e uma ótima companhia para o almoço tradicionalíssimo: chorizo com vinhos e uma sobremesa deliciosa.

Melhores vinhos do Uruguai
Degustação de vinhos | Foto: QVM.

E se você quer ainda ter mais opções de vinícolas leia sobre as melhores vinícolas perto de Montevidéu.

Bem, esses são meus dois passeios que você precisa fazer nos arredores de Montevidéu. Para ambos é necessário ao menos metade de um dia, e escolha horário próximo às refeições (Pueblo Edén no final da tarde e Juanicó no final da manhã), assim você aproveitará a gastronomia uruguaia que é cativante.

Onde comer churrasco uruguaio
Almoço harmonizado | Foto: QVM.

Se você já conhece boa parte dos atrativos da capital, Punta ou Colonia del Sacramento, vale muito a pena passar um tempo nesses cantinhos interioranos que revelam a grandeza desse pequeno país.

Você já esteve no Uruguai, o que mais lhe impressionou nos arredores de Montevidéu? Deixe nos comentários 🙂

 

 

Pollyana Batista viajou a convite da Ministério do Turismo do Uruguai. A viagem foi patrocinada, mas as opiniões aqui publicadas são de livre expressão do autor.

ESCRITO POR

Polly Batista

ESCRITO POR

Polly Batista

Penso que todas as coisas são parte de mim. Procuro pelo mundo pedaços da minha alma escondidos em cada novo destino, cada pessoa, cada cultura, cada monumento. Os lugares me revelam o quanto sou pequena, ignorante e humana e, ao mesmo tempo, o quanto somos ricos, parecidos e divinos. Me sinto grata em redescobrir isso em cada viagem.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Murilo Pagani

    Adorei as dicas!!! Já estive duas vezes no Uruguai e nas duas ocasiões fiquei apenas em Montevidéu. Acho uma cidade fantástica!! Tenho planos de voltar ao país em breve, com mais tempo e para conhecer outros lugares! A dica desta vinícola super próxima da capital caiu feito uma luva! Abraço!