Como é visitar a vinícola Juanicó no Uruguai?

por Polly Batista

Como é visitar a vinícola Juanicó no Uruguai?

Embora menos popular que o Chile ou Argentina, o Uruguai tem despontado como um grande produtor de vinhos da América do Sul. Neste artigo destacarei a vinícola Juanicó.

E o enoturismo também conquistou o seu espaço. Somente próximo a Montevidéu, existe uma dezena de bodegas abertas a visitação. Você quer saber como é visitar a vinícola Juanicó no Uruguai? Descubra agora.

O fenômeno da produção de vinhos teve início logo quando a uva Tannat começou a ser cultivada em larga escala. É ela a espécie que se destaca e dá corpo à maioria dos rótulos. Estive no Establecimiento Juanicó e contarei agora a minha experiência.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Montevidéu

Vantagens de contratar um seguro viagem + 5% de desconto »

 

Como visitar a vinícola Juanicó?

Melhores vinhos do Uruguai
Bodega Juanicó | Foto: QVM.

Juanicó está localizada no Departamento de Canelones, no Uruguai, sendo uma das atrações que indico no artigo sobre o que conhecer nos arredores de Montevidéu.

Para chegar na vinícola Juanicó é só seguir na Ruta 5, a 38 km de Montevidéu e apenas 6 km da cidade de Canelones.

A melhor forma de chegar em Juanicó é de transfer, táxi ou carro. Existe uma linha de ônibus da empresa Cita que sai de Montevidéu com destino a Canelones.

Ele passa a 500 metros da porta da bodega, porém depois que entrar, você ainda terá que andar mais 1.800 metros dentro da propriedade para chegar no restaurante. E dependendo do clima e temperatura, isso pode ser complicado.

Visitar vinícola Juanicó
Juanicó | Foto: QVM.

Por isso, minha dica é esquecer o transporte público e apostar em outras formas de chegar na vinícola Juanicó. Lembrando que as visitas devem ser agendadas previamente no site da bodega ou pelo email visit@juanico.com.

As opções incluem visita guiada, degustação e/ou almoço harmonizado com os melhores vinhos da casa, com preços a partir de 40 dólares. Reserve boa parte do dia para a experiência, pois ela merece.

 

Conheça as construções históricas

Qual é a melhor vinícola próxima a Montevidéu
Prédio histórico | Foto: QVM.

O Establecimiento Juanicó tornou-se uma das principais referências quando o assunto é vinho uruguaio. De 4 vinhos vendidos no país, 1 é produzido no local.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Uruguai. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

O Dom Pascual, por exemplo, é o rótulo mais consumido no Uruguai e, apesar de popular, tem uma qualidade louvável.

A história da vinícola Juanicó começou em 1830 quando Don Francisco Juanicó resolveu transformar a propriedade antes dedicada à pecuária, em produtora de vinho.

O primeiro passo foi a construção de uma cava subterrânea, que é utilizada até hoje e é uma das paradas imperdíveis da visita guiada.

Vinícola Juanicó no Uruguai
Cava de 1830 | Foto: QVM.

Além da cava, outros edifícios conservam os principais traços da época de sua construção. São considerados Patrimônios Históricos do Uruguai e dão um charme peculiar ao estabelecimento, que hoje funciona como uma estatal.

A escala de produção seguiu mínima e artesanal até o século 20, quando a propriedade foi adquiria por Juan Carlos Deicas, que decidiu investir em vinhos finos a partir de 1979. Era o início da história da Família Deicas com a vitivinícola.

Dicas de vinícolas em Montevidéu
Barris na cava | Foto: QVM.

A partir desse período, foram anos de aperfeiçoamento e adaptação das uvas francesas para o terroir uruguaio. Inicialmente, o foco foi no champagne, mas logo os vinhos conquistaram o seu espaço.

   

Em 1992, veio o primeiro rótulo da casa, o Prelúdio, mas seria com o Dom Pascoal que Juanicó levaria o sabor do Uruguai para o mundo. Quando em 1996, conquistou a ‘Gran Medalla de Oro’ no prestigiado concurso Bacchus na Espanha.

Nesse mesmo ano, a bodega teve o seu primeiro contêiner exportado para a Europa, uma ousadia para um país sem tradição na vitivinicultura.

 

Como funciona a visita a Juanicó?

Melhores bodegas perto de Montevidéu
Juanicó | Foto: QVM.

A minha experiência no Establecimiento Juanicó foi incrível. Cheguei próximo ao horário do almoço e parti com um grupo para uma visita guiada.

O enólogo brasileiro Pedro nos acompanhou e contou toda a história do estabelecimento, bem como as etapas da produção.

Depois de visitarmos o vinhedo, passamos pelo maquinário responsável pela prensagem, fermentação e trasfega (em grandes tanques de inox) e amadurecimento (ora em barril de carvalho francês ora americano).

Bodega Juanicó
Adega | Foto: QVM.

O ponto alto da visitação é entrar na cava história de 1830, com pouquíssima luz e umidade natural. O ambiente é lindo, rústico e possui cerca de 300 barris que podem ficar de 3 meses a três anos no local.

Outro destaque é a visita à adega subterrânea acompanhada de um espumante branco divino.

Rota do vinho no Uruguai
Luz e umidade natural | Foto: QVM.

Para finalizar a experiência, a bodega oferece um almoço com harmonização dos vinhos da casa. E como não poderia ser diferente, uma mesa de frios abriu a degustação e o prato principal foi o tradicional chorizo uruguaio, seguido de uma deliciosa sobremesa. No menu, harmonizamos os seguintes rótulos:

 

Sauvignon Blanc Atlantico Sur

Qual é o melhor vinho uruguaio
Harmonização | Foto: Ministério do Turismo do Uruguai.

Esse vinho abriu a harmonização do almoço e tem a toronja como coadjuvante na aromatização. O resultado é uma elegância e frescor mineral. Ele foi servidor com pães e uns molhos especiais.

 

Prelúdio 2010

Onde comer churrasco uruguaio
Churrasco | Foto: QVM.

Esse é a ‘menina dos olhos’ da Família Deicas de Juanicó. Foi ele que elevou o patamar da produção local a níveis internacionais. Os cachos mais concentrados são destinados para esse rótulo, que é embalado sem filtrar em garrafas escuras com rolhas naturais.

Isso garante que ele continue amadurecendo mesmo ainda na cave subterrânea. Cinco uvas compõem a bebida: tannat, cabernet sauvignon, cabernet franc, merlot e petit verdot. Experimentamos com queijos e embutidos.

   

 

Massimo Deicas 2010

Onde beber vinho em Montevidéu
Massimo | Foto: QVM.

Esse vinho é um Tannat de grande guarda. É um dos rótulos produzidos no Establecimiento Juanicó mais procurados. Segundo o produtor, ele é feito aos moldes do ‘cru garage de Bordeaux’, o mesmo protocolo dos vinhos de garagem da França com notas de frutas escuras, como ameixa e tâmara. Saboreamos junto ao prato principal: churrasco uruguaio.

 

Vinho Branco de Sobremesa Família Deicas

Onde comer bem nos arredores de Montevidéu
Sobremesa | Foto: QVM.

A última experiência foi harmonizada de vinho branco com uma torta de pêssego com chantily. Foi a primeira vez que experimentei um vinho de sobremesa e me surpreendi com o resultado: a bebida é adoçada com o açúcar da própria uva que realça o doce do ‘postre’ sem interferir no sabor. Um complemento perfeito. Amei.

Vinícola mais bonita de Montevidéu
Fachada do restaurante | Foto: QVM.

O almoço com harmonização se estendeu por algumas horas. Isso se deveu em grande parte pelo ambiente aconchegante com lareira, mas também pela qualidade das comidas, bebidas e dos serviços em geral.

O enólogo Pedro é uma simpatia e faz muito bem a apresentação dos produtos da bodega. O espaço interno tem grandes janelas de vidros que dão vista para o campo verde, parreirais e prédios históricos da propriedade.

Depois de uma caminhada curta, você pode visitar a boutique da bodega e comprar vinhos a partir de 15 reais. Uma boa oportunidade de trazer o sabor marcante desse pequeno país fascinante que é o Uruguai.

Animou? Se você quiser ver outras opções, leia também sobre as melhores vinícolas perto de Montevidéu.

 

 

Pollyana Batista viajou a convite da Ministério do Turismo do Uruguai. A viagem foi patrocinada, mas as opiniões aqui publicadas são de livre expressão do autor.

ESCRITO POR

Polly Batista

ESCRITO POR

Polly Batista

Penso que todas as coisas são parte de mim. Procuro pelo mundo pedaços da minha alma escondidos em cada novo destino, cada pessoa, cada cultura, cada monumento. Os lugares me revelam o quanto sou pequena, ignorante e humana e, ao mesmo tempo, o quanto somos ricos, parecidos e divinos. Me sinto grata em redescobrir isso em cada viagem.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *