O que fazer em Colonia del Sacramento, no Uruguai

por Aline Schons

O que fazer em Colonia del Sacramento, no Uruguai

Colonia del Sacramento foi fundada em 22 de janeiro de 1680 por portugueses, e fica pertinho de Montevidéu. Ela parece que realmente parou no tempo.

Você terá a oportunidade de ver como era viver em uma cidade fortificada do século XVII. Colônia, como é mais conhecida, está em excelente estado de preservação e tudo por lá colabora com o clima de nostalgia.

Neste post, conto um pouco sobre a história da cidadezinha uruguaia, explico como ir até lá partindo de Montevidéu e dou dicas sobre os pontos turísticos e o que fazer em Colonia del Sacramento.

Recomendo que o seu roteiro de viagem ao Uruguai inclua esse destino. Como a cidade é pequena, mesmo sem muito tempo, você consegue conhecer bastante da história e principais pontos de interesse de Colônia do Sacramento.

Planeje sua viagem  => Moeda e dicas de câmbio para o Uruguai

Contratar um seguro viagem 5% de desconto »

 

Como ir de Montevidéu a Colonia del Sacramento

Há basicamente duas opções para ir da capital do Uruguai, Montevidéu, para Colônia… de carro ou de ônibus.

São 181 quilômetros entre um ponto e outro. O tempo aproximado da viagem de carro é de 2 horas e 10 minutos. Já de ônibus, o trajeto é percorrido em pelo menos 2 horas e 40 minutos. O valor da passagem é de pouco mais de 35 reais.

A Tres Cruces, mistura de rodoviária e shopping, é possível visualizar todas as empresas que fazem a rota, assim como os horários. A compra antecipada pode ser efetuada na página online de cada uma delas. O meu bilhete eu comprei na hora mesmo.

Você consegue conhecer a parte turística de Colônia a pé sem dificuldade. Há também a opção de alugar uma bicicleta ou um carro de golf para facilitar os passeios, ideal ainda para quem não dispõe de muito tempo na cidade. Foi o que eu fiz!

Como passei apenas um dia em Colônia, optei por alugar um desses carrinhos. Ressalto que eles são bem barulhentos. Confira abaixo um vídeo que eu fiz de parte do trajeto.

CLIQUE AQUI para alugar um carro mais barato em Montevidéu »

 

Como ir de Buenos Aires a Colonia del Sacramento

Caso você pretenda partir para Buenos Aires, Argentina, depois de conhecer a cidadezinha, a opção de alugar um carro começa a ficar interessante.

O trajeto de Colônia para a capital dos hermanos é feito com muito mais facilidade via Río de la Plata e é concluído em pouco mais de uma hora. As embarcações da Buquebus são bem conhecidas por lá e também fazem o transporte de veículos.

 

Viagem no inverno e no verão

O que fazer em Colonia del Sacramento
Calle de San Pedro | Foto: Aline Schons.

Com certeza a imagem da cidade e o que você fará por lá vai variar dependendo da época do ano de sua viagem. Se estiver calor, talvez você queira caminhar mais ao ar livre, aproveitar a orla e as praias de Colônia. Caso contrário, o programas em ambientes fechados podem ser mais interessantes.

Eu fui no inverno e estava MUITO frio. Foi o dia mais frio que eu peguei no Uruguai. Simplesmente não consegui andar muito tempo pelas ruas da cidade sem providenciar um par de luvas e uma touquinha, e olha que eu sou gaúcha.

A temperatura média mínima em junho/julho fica em torno de 8˚C. Não lembro exatamente qual era a temperatura na ocasião, mas a sensação térmica era de menos que isso.

Por sorte, existe uma feirinha que vende esses itens e outros artesanatos com preços muito bons. O nome é Feria Artesanal, e fica na rua Dr. Daniel Fosalba, ao lado do estádio Alberto Suppici.

Paguei cerca de 30 reais por uma luva feita com lã de ovelha e 20 pela touca. Foi o que ajudou a me proteger do frio e especialmente do vento forte que batia.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Uruguai. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

O que fazer em Colonia del Sacramento

Colonia del Sacramento

Para quem vai alugar uma bicicleta, um carro ou um carro de golf para visitar os atrativos, há algumas opções de empresas bem próximas da rodoviária.

O aluguel do último, com espaço para até quatro pessoas, não é barato – ficou em torno de 55 dólares para o dia turístico (até 18 horas). Algumas opções possuem uma proteção para o vento nas laterais, o que pode ser importante no inverno.

A maior parte das atrações de Colônia de Sacramento estão no Centro Histórico da cidade, considerado Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO desde 1995. Estão entre as principais pontos de interesse:

 

Puerta de la Ciudadela

Principais pontos turísticos de Colonia del Sacramento
Foto: Aline Schons.

A Puerta de la Ciudadela, também conhecida como Portón de Campo, foi construída em 1745 e era parte da estratégia de proteção de Colônia.

   

Seguido por muros, o portão, que ostenta também uma ponte levadiça, era o único ponto de acesso para cidade. Assim como outros monumentos, a construção passou por restaurações, mas preserva ainda seu caráter original.

  • Endereço: Rua de San Antonio com a Manuel Lobo.

 

Bastión de San Miguel

O que visitar em Colônia do Sacramento
Foto: Rafael Chervenski.

O Bastión de San Miguel ou Baluarte de São Miguel faz parte das muralhas que seguem a Porta da Cidade. Ele vai até a beira do rio, onde existem alguns bancos para que se possa descansar, apreciar a paisagem e o pôr do sol.

É uma espécie de mirante. Ostenta ainda um canhão que relembra os velhos tempos de disputas entre portugueses e espanhóis pelas terras de Colônia.

  • Endereço: Rua de San Antonio.

 

Faro e ruínas do Convento de San Francisco Javier

História de Colônia do Sacramento
Foto: Aline Schons.

O Farol de Colônia do Sacramento foi construído sobre uma das torres do antigo Convento de San Francisco Javier, erguido em 1694 e devastado por um incêndio em 1704, parte da história de Colonia del Sacramento.

A obra do Farol demorou mais de 10 anos para ser concluída. Foi finalizada em 1857, possui 26 metros e tinha a intenção de iluminar as noites da região. Hoje ainda é possível conhecer as ruínas do Convento e até mesmo subir no Farol para apreciar a vista.

  • Endereço: Rua de San Francisco;
  • Valor: São cobrados 25 pesos uruguaios para subir na torre.

 

Calle de los Suspiros

Turismo em Colonia del Sacramento, no Uruguai
Foto: Aline Schons.

A Calle de los Suspiros é uma das ruas mais famosas e charmosas de Colônia do Sacramento, parada obrigatória para um retrato. A pavimentação da Rua dos Suspiros é feita de pedras e as casinhas que a cercam fazem com que fiquemos imaginando como era vida das pessoas que ali habitavam nos séculos passados.

O nome que possui dá uma forcinha para a imaginação e é cercado de lendas. Há quem diga que remete às prostitutas que moravam naquele espaço. Outros defendem que era o local em que condenados à morte tinham suas vidas ceifadas.

Aproveite para visitar a Galeria de los Suspiros, que fica na mesma rua. É uma mistura de galeria de arte com antiquário, tudo a ver com o local.

Ah, a cachorrinha linda da foto aparentemente é um dos bichinhos de rua da cidade. Ela era tão mimosa que acabou pousando para a foto conosco.

 

Museo Portugués

O Museu Português é um dos mais visitados de Colônia. Trata-se de uma construção portuguesa do século XVIII, com fachada de pedras. Do lado de dentro se tem acesso a peças do mobiliário português, armas, fardas de exército, artesanatos, cerâmicas, mapas e outros objetos.

  • Endereço: Rua Enríquez de la Peña, 180-184;
  • Valor: 50 pesos.

Há ainda outros museus, como o municipal, de azulejos e de trens… O Centro Cultural Bastion del Carmen, a Igreja Matriz e a Basílica del Santíssimo Sacramento. As próprias ruas e as margens do Río de la Plata compõem as atrações da cidade.

 

   

Restaurantes em Colonia del Sacramento

Colônia do Sacramento possui inúmeras opções de restaurantes e cafés que vão dos mais simples aos mais sofisticados.

Em grande maioria, são muito charmosos e aconchegantes, assim como o restante da cidade. Abaixo listo apenas algumas alternativas do que pode ser encontrado por aqui, veja onde comer em Colonia del Sacramento.

 

Restaurante Gibellini

Restaurantes em Colonia del Sacramento
Restaurante Gibellini | Foto: Aline Schons.

Apesar de não fazer o tipo sofisticado, o pequeno restaurante Gibellini é simplesmente encantador. A rua em que está localizado é linda, a comida é ótima, o atendimento cordial e o preço é justo.

Ah, a decoração é uma atração a parte. Retratos, bibelôs e objetos antigos fazem com que o espaço lembre a sala da casa de uma pessoa idosa com muita história para contar. Bastante adequado para uma cidade como Colônia.

O cardápio não é muito extenso, mas as opções são diversificadas: massas, pizzas, carnes e frutos do mar. Recomendo o prato de nhoque, um vinho e o tiramisu de sobremesa.

  • Endereço: Rua Ituzaingó, esquina Rivadavia.

 

La Taza de Té

Dicas para comer bem em Colônia do Sacramento
Fonte: Divulgação.

Esse é outro espaço que vai fazer com que você se sinta em casa. O ambiente é grande e é menos antiquado que o primeiro, tudo parece ser pensado e feito com carinho. O que chama a atenção são os inúmeros livros, sofás e obras de arte que compõem o lugar.

É uma boa escolha para o café da manhã ou da tarde, apesar de também servir almoço.

  • Endereço: Rua Lavalleja, 169.

 

Pizzéria Don Joaquin

Colônia do Sacramento: dicas de restaurantes
Fonte: Divulgação.

Massa artesanal e ingredientes frescos você encontra na Don Joaquin. As pizzas são individuais, com boa aparência e bem servidas, para até duas pessoas dependendo da fome. O melhor de tudo é que o tempo de espera é mínimo e o preço é bom, cerca de 20 reais por pizza.

  • Endereço: Rua 18 de Julio, 267.

Esse foi apenas um resumo do que pode ser visto em Colônia do Sacramento. Caso você decida dormir na cidade para admirar sua beleza à noite, dê uma olhada no post sobre com dicas de viagem para Colônia do Sacramento para ver algumas opções de hospedagens.

 

ESCRITO POR

Aline Schons

ESCRITO POR

Aline Schons

Gaúcha morando em Brasília. Sou de opinião que é mais interessante explorar primeiro o Brasil e a América Latina para só depois partir para os outros cantos desse mundão. Gosto de conhecer os estereótipos, as imagens que definem os locais, e também aprecio descobrir aquilo que foge dos roteiros turísticos. Sou mestra em Comunicação pela UnB, graduada em administração e em jornalismo. Feminista. Além de viagens, também me interesso por temas como direitos humanos, empreendedorismo, política e pets (tenho dois gatos e um cachorro, todos tirados da rua).

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Sylvia Yano

    Que cidadezinha encantadora! Adorei as dicas e vou conhecer em breve. Tudo anotado!!! Muito obrigada.

  2. Marcos Valerio

    Pra se viver em Montevideu vou precisar exatamente de quanto por mes pra me manter? Sou funcionário publico aposentado.

  3. Polly Batista

    Olá Marcos, tudo bem? Infelizmente não poderei te informar um valor exato, pois isso dependerá muito do seu estilo de vida, quanto de aluguel está disposto a pagar, se usará carro ou transporte público, se sua alimentação será somente feita em casa, etc. Dá uma olhada no post sobre custo de vida no Uruguai. Acho que pode te ajudar. Obg pelo comentário.