Buquebus: preços de ida e volta de Montevideo a Buenos Aires

Buquebus: preços de ida e volta de Montevideo a Buenos Aires

O Buquebus é a forma mais rápida e bonita de fazer a travessia do Uruguai para a Argentina ou da Argentina para o Uruguai.

Eu fiz essa travessia na minha ultima visita ao Uruguai – em janeiro de 2020 – e posso garantir que é um passeio muito legal; o Buquebus é super bem equipado, sendo um meio de transporte de primeiro mundo na América do Sul.

Eu fiz a travessia partindo de Montevidéu com chegada a Buenos Aires; minha viagem foi a bordo novo barco Francisco Papa e garanto: foi muito legal!

Para quem está  no Uruguai é muito fácil e rápido chegar a Buenos Aires com o Buquebus, partindo de Montevidéu  o trajeto, que é feito  pelo Rio de la Plata tem duração de 2 horas.

No Buquebus Francisco Papa, se o passageiro não quer ficar sentado admirando a bela paisagem, ele pode circular pela área comum, tomar um café ou se sentar nas mesinhas com vista panorâmica; se quiser fazer umas comprinhas pode ir no freeshop do barco, super completo!

Nesse artigo, irei contar um pouco sobre a minha experiência no Buquebus e dar algumas dicas para facilitar sua busca nas informações dessa travessia que é muito rápida e bonita. Imagina só, em 2 horas, você sai do Uruguai e desembarca na Argentina, ou ao contrário.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Montevidéu

Seguro viagem América do Sul »

 

Buquebus: o que é ?

buquebus
Buquebus proporciona muito mais que uma travessia | Foto: Liam Quinn, via Wikimedia Commons.

O Buquebus, propriamente dito, é uma empresa hidroviária argentina e uruguaia, que faz a travessia  do Uruguai para Argentina e vice-versa.

Respondendo claramente, o Buquebus é um Ferryboat; aliás, se  você pensa que trata-se de uma simples balsa que faz a travessia, meu amigo, você está equivocado. Saiba como montar um roteiro em Montevidéu.

O barco Francisco Papa, que faz a travessia de Montevidéu para Buenos Aires é um luxo só: um barco super equipado e moderno, que oferece total conforto e segurança para os seus passageiros que desejam explorar esses dois destinos da América do Sul.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Montevidéu »

 

Como funciona o Buquebus?

buquebus tarifas
Terminal do Buquebus em Montevidéu | Foto: Elemaki, via Wikimedia Commons.

Resumidamente, basta escolher um dos locais de partida mencionados acima e comprar o ticket, que pode ser para as classes: turista econômica, turista flexível e business (primeira classe).

É possível comprar pela internet ou presencialmente.Para embarcar, é preciso chegar com antecedência no local do embarque, pelo menos 1 hora e meia antes.

Tanto no site como pessoalmente, o cliente pode pagar no cartão de crédito em 1x ou no débito.

Descubra => Qual moeda levar para o Uruguai

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Argentina. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

Destinos do Buquebus

buquebus colonia buenos aires
Buquebus em Colonia del Sacramento | Foto: Roxyuru, via Wikimedia Commons.

Os destinos do Buquebus no Uruguai são: Montevidéu, Punta del Este, Piriapólis e Colonia del Sacramento, aliás, quem quiser dar uma chegadinha no distrito de Carmelo que faz parte de Colônia também pode pegar o Buquebus.

Na Argentina o destino do Buquebus sai do terminal no Puerto Madero, na capital do país. Saiba montar um roteiro em Buenos Aires.

Quando utilizei o Buquebus na minha viagem, eu fiz a travessia partindo de Montevidéu e desembarquei em Buenos Aires.

Tempo das viagens:

  • Buenos Aires-Montevidéu: 4 horas e 27 minutos
  • Buenos Aires-Colonia del Sacramento: 1 horas e 15 minutos.
  • Buenos Aires Punta del Este: 5 horas.
  • Montevidéu-Buenos Aires: 2 horas e 15 minutos
  • Colonia del Sacramento-Buenos Aires: 1 hora e 15 minutos.
  • Punta del Este-Buenos Aires: 5 horas e 30 minutos.

Imperdível => Excursão em Colônia do Sacramento de Montevidéu

 

Buquebus: preços

buquebus francisco
Barco Francisco Papa é mais famoso | Foto: Buquebus.

Se a compra do ticket for realizada diretamente no local de embarque, é preciso chegar com antecedência de pelo menos 2 horas.

   

Isso é primordial porque no terminal é realizado o check in, despacho de malas, imigração e, se houver carro para ser embarcado, o motorista precisa fazer todos os procedimentos  dentro do terminal e depois retornar para  estacionar o veiculo no barco. Saiba como alugar carro no Uruguai.

Contudo, há quem deixe para comprar passagens na hora da travessia no terminal fluvial, coisa que eu fiz e não sugiro, porque fica bem mais caro; além de ser mais demorado, pois depois da compra você irá precisar despachar bagagem e passar pela imigração.

Várias pessoas me perguntam se viajar no Buquebus é caro e eu respondo sempre que depende. Os critérios para compra da passagem do barco são parecidos com uma viagem de avião; ou seja, se você deixar para comprar em cima da hora ou no dia, vai custar mais caro do que se a compra for realizada de forma antecipada.

buquebus montevideo buenos aires preço
Barco Atlantic III | Foto: Buquebus.

No meu caso, acabei comprando a passagem na hora da viagem, no terminal de Montevidéu com destino a Buenos Aires; o valor pago para viajar no barco mais novo e moderno – que é o Francisco – foi de aproximadamente 1.500 reais ida e volta para dois adultos e um bebê, sem o veículo, na classe turista flexível.

Contudo, saindo de Colônia del Sacramento com destino a Buenos Aires, somente ida  os  preços serão diferentes: na classe turista econômica o valor será de 350 reais por pessoa e sem veículo, na classe turista flexível (classe econômica) 390 reais e na classe business 450 reais. Descubra como viajar barato no Uruguai.

A empresa Buquebus trabalha com vários pacotes. Para quem já sabe certinho a programação e quer ter um controle maior de quanto irá gastar pode ser uma boa alternativa.

buquebus preço
Buquebus é mais barato em Colonia del Sacramento | Foto: Liam Quinn, via Wikimedia Commons.

Um pacote para passar o dia e conhecer os pontos turísticos de Colonia del Sacramento, partindo de Buenos Aires, custa a partir de 370 reais a ida.

Se a  travessia  for realizada partindo de Punta del Este no Uruguai  o viajante ira gastar aproximadamente  400 reais por pessoa, somente ida,  sem veículo, com destino final no Puerto Madero  em Buenos Aires. Confira as melhores praias de Punta del Este.

A Buquebus possui uma boa frota de barcos que fazem a travessia Buenos Aires – Uruguai ou vice versa, os valores que eu mencionei na minha experiência acima são para o barco Francisco, atualmente o mais usado e com a maior flexibilidade de horários  nas viagens.

Já os  outros valores são para o barco Atlantic III que é o que faz a rota Colônia del Sacramento , Punta del Este – Buenos  Aires e vice-versa.

Quem leva veículo precisa preparar o bolso, pois o preço cobrado é de acordo com o tamanho e tipo de veículo, que pode variar de 500 reais a 1000 reais.

Horários do Buquebus:

  • Buenos Aires: todos os dias às 7 horas e  às 21 horas, do terminal Puerto Madero.
  • Montevidéu: todos os dias às 11 horas e às 19 horas e 30 minutos.
  • Colònia del Sacramento: todos os dias às 10 horas, às 17 horas e às 20 horas e 45 minutos.
  • Punta del Este: o Atlantic III sai de sexta e domingo às 15 horas e 15 minutos; já o Francisco Papa sai de segunda a sábado as 16 horas e 45 minutos.

Adquira => Excursão para Punta del Este de Montevidéu

 

Dicas para Utilizar o Buquebus

colonia express ou buquebus
Chegue com antecedência no terminal | Foto: Aleksandrs Timofejev, via Wikimedia Commons.

A primeira dica que eu dou para utilizar o Buquebus é planejamento. Isso mesmo, planeje-se nos horários e na documentação, para assim evitar os imprevistos na sua travessia.

   

Quando eu falo em planejamento de horário, quero dizer para chegar cedo, porque do contrário você não embarca. Confira outras dicas práticas do uruguai.

Digo isso porque não é simplesmente chegar no terminal e entrar no barco, antes disso é preciso fazer alguns trâmites, como numa viagem de avião.

O passageiro precisa fazer o check in; na hora de apresentar o boleto da viagem, é preciso mostrar alguns documentos como: identificação, carta verde e documento do carro, caso faça a travessia com um veículo no barco.

Após a apresentação dos documentos no guichê de embarque, é preciso se dirigir até a imigração para dar a saída do Uruguai e a  entrada na Argentina, ou vice-versa.

Embora esses procedimentos pareçam simples, eles pode demandar tempo e imprevistos,  como falta de documentação , documentação incorreta e filas na imigração; podem acabar atrasando seu embarque no Buquebus, por isso, fique atento. Saiba como agir em caso de passaporte perdido.

Incrível => Show de tango com jantar em Buenos Aires

 

Buquebus e procedimentos migratórios

documentos para entrar no uruguai
Apresente o mesmo documento na ida e na volta na imigração.
  • Para fazer a travessia de um país para o outro, todos precisam passar pelos trâmites migratórios. A grande vantagem nessa viagem é que esses procedimentos são realizados juntos no mesmo terminal.
  • Quando da realização do check in, é fornecido ao viajante um ticket, que deve ser apresentado na imigração juntamente com o documento de identificação. Para brasileiros, esse documento não precisa ser necessariamente o passaporte, pode ser a  carteira de identidade.
  • Fique atento, se você apresentou a carteira de identidade para a viagem de ida, na volta apresente o mesmo documento, pois se apresentar a carteira de identidade na ida e passaporte na volta  o atendente pode complicar e não deixar o passageiro embarcar.
  • Para embarcar no Buquebus você faz a imigração de saída do Uruguai e logo ali, na outra fila, faz a imigração para entrar na Argentina. Na volta, é o mesmo procedimento, bem simples.

Tudo sobre => Visto para Argentina

 

Saiba tudo sobre o Buquebus

Se você está na dúvida entre Colonia Express ou Buquebus, digo pela experiência que tive que o segundo te proporciona uma experiência incrível.

O Buquebus possui horários flexíveis e pontos de chegada e saída bem acessíveis para os viajantes; sem dúvida ele facilita e muito a vida de quem quer  atravessar rapidamente, seja do Uruguai para a Argentina ou da Argentina para o Uruguai.

Vale muito a pena embarcar a bordo dessa aventura.

Para finalizar, recomendo também o artigo viagem de carro para Uruguai e Argentina, com todas as dicas para fazer este trajeto com o seu carro próprio ou alugado.

E você, tem mais alguma dúvida sobre o Buquebus? Já esteve no Uruguai ou na Argentina e tem alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

 

ESCRITO POR

Andréia Teixeira

ESCRITO POR

Andréia Teixeira

Andréia Teixeira, advogada, redatora e pós graduanda em Direito do Trabalho e Previdenciário. Apaixonada por leitura, viagens e desafios. Atualmente morando no norte do México e totalmente encantada com a cultura local. Saludos!

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Celina

    Fizemos a travessia na Buquebus com o nosso carro, partindo de Colônia para Buenos Aires. Foi uma ótima escolha e valeu a pena pela praticidade e rapidez. Compramos o bilhete com um dia de antecedência e para a travessia com carro, isso foi fundamental.

  2. Polly Batista

    Que ótimo, Celina. Agradeço por compartilhar sua experiência!