Custo de vida no Uruguai: preço do aluguel, comida, salário etc

por Mylenna Soares

Custo de vida no Uruguai: preço do aluguel, comida, salário etc

Se você está pensando em mudar do Brasil e não sabe muito bem o custo de vida no Uruguai, neste artigo vou falar detalhadamente do quanto precisa para viver, com o que se gasta mais, formas de economizar e algumas dicas valiosas sobre este país maravilhoso sobre aluguel, salário mínimo, empregos e onde morar.

A moeda oficial do país é o peso uruguaio e também há uma moeda secundária, o dólar americano. É muito comum ver preços em dólar, nos seguintes itens: imóveis, carros, eletrônicos, eletrodomésticos, celulares, etc. Muitas empresas pagam o salário dos funcionários em dólar. A conta bancária pode ser nas duas moedas, peso e dólar.

O salário mínimo nacional de 2018 equivale a 13.430 mil pesos (nominal, que seria, o bruto). A média salarial alcançada pela maioria dos trabalhadores é de 16.000 mil pesos. Empregos que, além dos salários bonificam com as comissões, como na área de vendas, podem chegar até a 25.000 mil pesos. Além de outros benefícios, como ticket alimentação e transporte.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis do Uruguai

Melhor seguro viagem para a América do Sul »

 

Quanto custa viver no Uruguai?

Custo de vida no Uruguai
Custo de vida no Uruguai: Bairro Punta Carretas em Montevidéu | Foto: Felipe Restrepo Acosta, via Wikimedia Commons.

Itens como aluguel, alimentação, saúde, vestuário, transporte são os mais considerados para se calcular o custo de vida de um país.

O Uruguai é um país de custo de vida alto, mesmo uma vida simples e sem muito consumismo. Devido à importação da maioria dos itens de consumo, paga-se muito pelos impostos embutidos nos produtos.

Escolha => Melhores cidades para morar no Uruguai

Vale a pena morar no Uruguai
Custo de vida no Uruguai: Mercado agrícola de Montevideo | Foto: Fedaro, via Wikimedia Commons.

Logo, é necessária uma boa organização financeira antes de qualquer coisa. As informações desse artigo são referentes a cidade onde moro, a capital Montevidéu.

Porém, você poderá se basear nas demais cidades do país, tendo em vista que os preços da capital são os mais altos. Ou seja, você poderá economizar um pouco dependendo da região em que escolher viver.

CLIQUE AQUI para fazer remessa online de dinheiro para exterior »

 

Quanto custa o aluguel no Uruguai?

Quanto custa o aluguel no Uruguai?
Custo de vida no Uruguai | Foto: Tano4595, via Wikimedia Commons.

Há várias opções de moradia e com preços variados. O tipo e estado do imóvel, o valor do aluguel, as facilidades ou não para alugar, irão depender bastante do bairro que você escolher morar e da época do ano que pretende chegar.

Alugar um imóvel não é algo simples, as imobiliárias e os donos de apartamentos exigem que você cumpra vários requisitos, dentre eles, já ter um trabalho para comprovar sua renda mensal.

Bairros mais baratos para morar em Montevidéu
Custo de vida no Uruguai: Edifícios da Praça da Independência | Foto: Felipe Restrepo Acosta, via Wikimedia Commons.

Porém, há lugares com menos exigências para alugar como hostel, pensão e residências estudantis.

Para um estudante ou alguém sozinho, por exemplo, poderá alugar um quarto individual, na média de 6.000 a 8.000 mil pesos, com todas as contas incluídas (energia, água, internet).

Esse quarto pode ser dividido com outras pessoas, ficando em um valor um pouco menor, em torno de 4.000 a 6.000 mil pesos.

Bairros mais caros de Montevidéu
Custo de vida no Uruguai: Ciudad Vieja | Foto: Felipe Restrepo Acosta, via Wikimedia Commons.

Os imóveis que você poderá alugar para morar são: o chamado monoambiente (uma espécie de kitnet, de apenas um cômodo com cozinha e banheiro), apartamentos e casas.

Um monoambiente, em um bairro como o Parque Rodó, bem localizado e próximo à rambla, fica por 13.000 mil pesos. Já, um apartamento de 1 quarto, por volta de 16.000 mil pesos chegando até a 25.000 mil pesos.

Tem tamanho e preço para todo gosto e bolso!

Apartamentos de 2 ou 3 quartos variam de 18.000 a 25.000 pesos, dependendo do bairro. As casas não são muito comuns de serem colocadas para alugar, mas as que tem também são nessa mesma média de valores.

Média dos preços dos alugueis no Uruguai
Custo de vida no Uruguai | Foto: Leandro Neumann Ciuffo, via Wikimedia Commons.

Para se alugar um imóvel, há também que arcar com outros gastos como a taxa do condomínio (geralmente já está incluído a água e/ou gás) e tributos domiciliários (a fatura de consumo chega de dois em dois meses). Serviços de internet e telefone, tv a cabo e a energia devem ser somados ao custo mensal.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Uruguai. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Para você ter uma ideia, um plano de internet básico da Antel (uma das empresas mais conhecidas) sai por 1.000 pesos. Já a taxa de condomínio que seriam os gastos comunes, depende bastante do edifício, não são em todos que é cobrado. Mas seria na média de 1.500 e 2.800 pesos para monoambientes e apartamentos de 2 ou 3 quartos.

Bairros como Pocitos, Punta Carretas, Parque Rodó e Carrasco, tendem a ter valores mais altos de aluguéis. Bairros mais centrais, como Ciudad Vieja, Centro, Córdon e Palermo, pode-se encontrar imóveis em valores menores.

Nesses endereços mais econômicos, pode-se encontrar monoambientes na média de 8.000 a 11.000 pesos e apartamentos de 1 ou 2 quartos de 12.000 a 14.000 mil pesos.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Cambio »

 

Quanto custa o transporte no Uruguai?

Quanto custa o transporte no Uruguai?
Foto: Leandro Neumann Ciuffo, via Wikimedia Commons.

Montevidéu tem uma mobilidade urbana maravilhosa. Raramente se vê engarrafamento, o trânsito flui numa beleza. O transporte público é bem conservado, há várias linhas de ônibus. É muito fácil de se locomover nesta cidade.

O bilhete comum do ônibus custa 36 pesos e as linhas metropolitanas custam em torno de 50 pesos.

Não há ciclofaixas/ciclovias na cidade, mas é muito comum as pessoas se locomoverem de bicicleta para ir ao trabalho e para faculdade.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Em geral, os transportes maiores (ônibus, caminhão, carro) respeitam o ciclista.  Você poderá comprar uma bicicleta pagando uma média de 2.500 a 6.000 mil pesos.

Quanto custa o táxi no Uruguai?
Foto: Tano, via Wikimedia Commons.

Tem o serviço de Uber, que por sinal, vale bastante a pena, as taxas são bem baratas. O táxi também é uma ótima opção de locomoção, com taxas justas. O preço da bandeira de táxi custa 41,08 pesos. Em geral, não existe uma diferença grande na corrida de táxi e Uber.

Por exemplo: uma corrida da Plaza Independencia ao Parque Rodó, de táxi sai na média de 140 pesos, já com um Uber na média de 120 pesos. O ponto positivo do Uber é que pode utilizar cupons de desconto que o app disponibiliza, ai acaba valendo mais a pena.

Com relação aos automóveis, você irá observar que há muitos carros bem velhos, de modelos antigos. Não é muito comum as pessoas terem carro, pois os preços são elevados. O preço médio de um carro popular é cerca de 10 mil dólares americanos. Já o preço do litro gasolina, por volta de 54,9 pesos.

Leia também => Visto permanente para viver no Uruguai

 

Quanto custa a alimentação no Uruguai?

Quanto custa a alimentação no Uruguai?
Foto: Beatrizackermann, via Wikimedia Commons.

A alimentação talvez seja o item mais caro em Montevidéu. Saiba quais são as comidas típicas do Uruguai.

As opções de compras são em supermercados, mercados pequenos e feiras semanais nos bairros. Há promoções de vez em quando nos supermercados, como por exemplo, durante 15 dias poderá comprar vários produtos a $18 pesitos, incluindo comida, itens de limpeza, cozinha e por aí vai.

Mais dicas => Vantagens de morar no Uruguai

Quanto custa a cesta básica no Uruguai
Foto: Xocotl06, via Wikimedia Commons.

Tem os supermercados mais caros e os menos caros. Facilmente andando pelas ruas de Montevidéu, é possível encontrar mini-mercados, onde vende-se de tudo e alguns itens podem ser um pouco mais barato que em um supermercado.

Uma opção super econômica é comprar frutas, legumes e verduras nas feiras que ocorrem semanalmente nos bairros.

A diferença entre um kg de banana vendida em um supermercado e a vendida na feira, é enorme! Enquanto no supermercado o kg é 70 pesos, na feira encontra-se de 30 pesos, a mesma banana.

O ovo é outro item mais barato na feira, pode-se comprar a dúzia de ovos por 65 pesos e no supermercado a 100 pesos.

Dicas práticas => Se mudar para o Uruguai

Quanto custa morar no Uruguai
Foto: Jimmy Baikovicius, via Wikimedia Commons.

Acredito que a alimentação seja um dos itens que as pessoas têm mais curiosidade em saber quanto custa. Outro ponto, é a variedade de alimentos. Estamos acostumados com variedade em frutas, em chocolates, em pães, etc…

As frutas tropicais, como abacaxi, manga, maracujá, até podem ser encontradas, mas paga-se bem caro, na média de 150 pesos (média de 20 reais) o kg.

Em contrapartida, esse país tem muitas delícias e certamente você cairá de amores pelo doce de leite e pela carne bovina super macia. Frutas como morango e uva, são bem mais baratas, nas épocas de safra. Sendo duas frutas consideradas com preços caros no Brasil.

Leite condensado não é um produto fácil de encontrar, porém poderá encontrá-lo nas prateleiras dos supermercados por 135 pesos ou nas feiras por 90 pesos.

Se a intenção é comer fora, um almoço ou jantar para 1 pessoa custa em média de 500 a 700 pesos. Uma cervejinha gelada sai entre 100 e 150 pesos.

Salários => Como trabalhar no Uruguai

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

 

Quanto custa a educação no Uruguai?

Quanto custa a educação no Uruguai?
Faculdade de Engenharia do Uruguai | Foto: Rafael.sisto, via Wikimedia Commons.

O ensino público e o privado estão acessíveis para quem deseja estudar no Uruguai. Há quem diga que as escolas públicas são boas, mas não são todas, vai depender muito da escola, da cidade, dentre outros pontos que você considere importante. As escolas particulares são consideradas muito boas e os valores das mensalidades não são tão baixos.

As escolas particulares cobram em média 8.000 mil pesos na mensalidade de uma criança de 4 anos, nas séries primárias. Há escolas de excelente qualidade, a maioria são bilingues oferecendo aulas nos idiomas espanhol (nativo do país) e inglês/português/francês, dentre outros.

Poucas pessoas sabem disso, mas é possível cursar uma faculdade pública aqui no Uruguai. A Udelar (Universidad de la República) possui sedes espalhadas por várias áreas do país. Onde você poderá escolher um curso e se matricular, sem necessidade de fazer prova alguma.

Porém, é necessário cumprir alguns requisitos para obter o direito da vaga, como morar no mínimo por 3 anos no país. É possível estudar em faculdades particulares, cursos técnicos e profissionalizantes.

A educação é levada muito a sério no Uruguai. Todos tem direito à educação, mesmo os que não tem condição de pagar, tem acesso à uma educação de qualidade.

Prefere Europa? => Custo de vida em Portugal

 

É possível economizar morando no Uruguai?

É possível economizar no Uruguai?

Para viver no Uruguai, especificamente em Montevidéu, deve-se considerar um custo alto. Uma vida simples não necessariamente é uma vida barata. Mas os benefícios compensam os altos preços.

Naturalmente, nós brasileiros, sempre estamos fazendo comparações de preços com conversões das moedas. Mas, deve-se levar em conta, que o salário mínimo no Uruguai é maior quando comparado ao do Brasil. Descubra mais detalhes sobre quanto é o salário mínimo no Uruguai e como trabalhar no país.

Há quem opte morar nas cidades menores ou interiores, onde é possível pagar menos pelos serviços e contas em geral. Porém, por ser menores, a oferta de emprego também pode ser diretamente proporcional. Cidades como Atlântida, Piriápolis, Colonia del Sacramento, são exemplos de cidades menores e ainda próximas a capital Montevidéu.

As vantagens de se viver aqui é de ser possível ter uma rotina tranquila e viver de forma econômica. Caminhar pelas ruas da cidade, apreciar um pôr do sol na rambla no fim de tarde, é sem dúvidas, recompensador. Leia mais sobre as vantagens de morar no Uruguai.

A desvantagem número 1, seria o elevado custo de vida. O Uruguai foi eleito um dos países de maior custo de vida do mundo, porém um dos que ainda são considerados seguros ou com pouca violência.

O que se deve levar em consideração para fazer o cálculo do custo de vida de um país? Quanto preciso para viver no Uruguai? E se for morar em uma cidade menor, que não seja a capital Montevidéu, consigo viver com menos?

Muitas dúvidas surgem no momento que você começa a pensar o quanto precisa ganhar para pagar suas contas e viver de forma tranquila. Você deve avaliar as vantagens e desvantagens, e como tudo isso se adequa às suas necessidades. E para te ajudar mais na sua pesquisa, você já pensou em morar em outro país da América do Sul? Leia sobre o custo de vida no Chile.

Você ainda tem dúvidas sobre o custo de vida no Uruguai? Deixe nos comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Mylenna Soares

ESCRITO POR

Mylenna Soares

Mylenna Soares, 27 anos, mãe e engenheira de alimentos atualmente trabalha com redação de artigos e tradução de textos. Mora no Uruguai há 2 anos e é encantada com o país. Ama viajar, aprender novos idiomas e estar com a família.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. JOSE LOPO DE FIGUEIREDO FILHO

    Pra um casal de aposentados, com renda líquida próximo a R$ 20.000,00, e possível viver bem em Motevideo. Vou levar meu carro do Brasil.

  2. Marcelo Lopes

    Olá, tenho uma renda de R$ 10.000,00 por mês de aluguéis, sou corretor de imóveis, com esse valor eu minha esposa conseguimos viver no Uruguai próximo de uma cidade de praia ? pretendo trabalhar e possivelmente construir para vender. Obrigado

  3. Pedro

    Boa noite ! Gostaria de saber o valor de um salário uruguaio de alto padrão (Em pesos)

  4. Paulo

    Bom dia , qual o valor em média de uma casa no Uruguai em moeda brasileira ?

  5. Vivian

    Olá, boa tarde! Poderia, por gentileza, me explicar como funciona o aluguel de um imóvel. Eu e meu filho fizemos uma poupança para a mudança, mas tenho uma dívida: no seu posto fala que alguns lugares exigem que a pessoa já esteja trabalhando para comprovar renda e conseguir alugar o imóvel. Como é possível alugar? Pretendemos ficar em uma quitinete de início. Mto obrigada! :)

  6. Pedro Ivo

    Para um aposentado viver/morar em Punta del este , qual seria o valor em reais , contando com despesas de aluguel , transporte ônibus , saúde , alimentação , água , luz , gás , tv a cabo.

  7. Guilherme Tetamanti

    Oi Pedro, Veja todos os custos no Numbeo. Abraços

  8. Thirsá Tirapelle

    Polly, primeiro, me desculpe. Eu nao consigo colocar os acentos da lingua portuguesa em meu computador, porque o comprei emquanto vivi na Italia. Achei muito boa as suas explicaÇoes sobre Montevideo e os custos. Mas, faltou daruma estimativa de preÇos em reais> os valores esta na moeda do pais, o que dificulta compreender *em reais* o valor mediano para um classe media viver no Uruguai. Se entende bem que o custo de alugueis e comida, sao salgados, mas nao se consegue fazer a somatoria de um mes! De qualquer jeto, se por acaso voce pudesse colocar assim: alugueis..... R$...... supermercado R$...... despesas condominio R$........ (logicamente uma estimativa), ficaria òtimo. Muito obrigada por estar colaborando com os brasileiros que estao pensando em sair desta violencia! AbraÇos, Thirsà

  9. SIRLEY RODRIGUES DE PAULA

    Olá Polly, existe o Consulado Uruguaio no Rio. Seria melhor dar entrada no pedido de residência permanente por aqui, ou ir a MVD? Indo a MVD que documentos já devo ter em mãos para agilizar todos os trâmites, até à retirada da ID definitiva? Desde já agradeço.

  10. Maria Luiza

    Meu marido recebeu uma proposta em MDV numa multinacional de TI para ganhar 3,500 dólares por mês. Da para vivermos bem aí? ( só eu e meu marido, não temos filhos) não quero cair muito meu padrão. Vivo em Curitiba mas ouvi falar que MDV é mais cara que São Paulo...

  11. Polly Batista

    Olá, Maria Luiza! Tudo bem?! Realmente, Montevidéu é uma cidade com alto custo de vida. Mas acredito que $3.500 dólares seja suficiente para um casal. Porém, depende muito desse "padrão" que você fala, que pode variar muito para cada pessoa. Dá uma lida também na nossa FAQ sobre Uruguai. Boa Sorte!

  12. Ana Carolina

    Olá! Estou avaliando a possibilidade de passar dois anos em Montevideú. Somos eu, meu marido e dois filhos (06 e 09 anos). De início, teríamos o valor de dois mil dólares para nos manter. Você acha que daria minimamente?

  13. Damião Marques de Sousa

    Olá. boa tarde. Tenho 70 anos. Com um processo de divorcio em conclusão, o que me confere a ideia de morar sozinho. Tenho uma renda oriunda de locação de imoveis proprios de R$ 4.100,00 liquidos. Estou analisando a possibilidade de morar no Uruguai e exercer uma atividade ligada a algum produto de exportação do Brasil para o Uruguai. Gostaria de saber sua opinião sobre as possibilidades. Att.: Marques.

  14. Polly Batista

    Olá, Ana Carolina! Tudo bem? Dá uma olhada neste post sobre dúvidas sobre o Uruguai. Nele, falamos de valores. Boa sorte!

  15. Elisabeth Gaddini

    Gostaria de saber se ao mudar para o Uruguai eu perco a aposentadoria do Brasil.

  16. Polly Batista

    Olá, Elisabeth. Tudo bem?! Se você já está aposentada, ela continua normalmente onde quer que você resida. Obrigada pelo contato!

  17. Jessé Saturnino Junior

    Tenho uma aposentadoria de 3.500,00. Na conversão para o peso, daria pra viver razoavelmente?

  18. Polly Batista

    Olá Jessé. Na conversão de hoje (compra real a 7.85), o valor de R$3500,00 seria equivalente a $27475 pesos uruguaios. Para avaliar se é um valor razoável para viver, é necessário saber como seria o seu estilo de vida no país, levando em conta que o aluguel e a alimentação, possuem custos bem altos. Você poderá fazer um comparativo de seus possíveis custos, se baseando neste artigo sobre o custo de vida no Uruguay: custo de vida no Uruguai. Muito obg pelo comentário!

  19. Katharina

    Eu e meu marido estamos pensando seriamente em morar no Uruguai. Não falamos espanhol. O meu marido lê e escreve em inglês, mas não é fluente. Eu sou corretora de imóveis e ele é marítimo. Pretendemos ir para o Uruguai com uma poupança de 20 mil reais. E tenho duas perguntas. Há trabalho para marinheiros/marítimo? E por quanto tempo conseguimos nos sustentar com 20 mil reais?

  20. Polly Batista

    Olá, Katharina. Como vai? Especificamente sobre o mercado marítimo, não saberia te informar. Quanto à quantia de 20 mil reais, acredito que seja um ótimo valor para chegar no Uruguai e se estabilizar até conseguir um trabalho. Com relação ao tempo, dependerá muito do estilo de vida de vocês, se gostam de sair e comer fora, seguramente sairá mais caro. Mas se preferem comprar alimentos e cozinhar em casa, dá pra economizar um pouco. Te desejo boa sorte! E obg pelo comentário!

  21. Lara

    Olá Polly! Uma aposentadoria de R$ 4.200 seria suficiente para viver no Uruguai? E quanto ao plano de saúde, nesse caso. É muito caro contratar sem vínculo empregatício? Obrigada!

  22. Polly Batista

    Olá, Lara. Para avaliar se R$4200 é um valor razoável para viver, é necessário saber como seria o seu estilo de vida no país, levando em conta que o aluguel e a alimentação, possuem custos bem altos. Você poderá fazer um comparativo de seus possíveis custos, se baseando neste artigo sobre o custo de vida no Uruguay No caso de se associar a uma mutualista (plano de saúde), o valor mensal poderá ficar na média de $2000-3000 pesos uruguaios, mas isto dependerá bastante das suas necessidades. É preciso avaliar bem os pontos positivos e negativos da mutualista que você irá escolher. Boa sorte e obg pelo comentário.

  23. Bernadete paula

    Somos micro empresários no ramo de móveis e difícil abrir empresa?

  24. Polly Batista

    Olá Bernardete. Para saber como abrir uma empresa no Uruguay, te recomendo dar uma olhada no site Uruguay Empreendedor.

  25. Viviane

    Tem emprego para motorista de caminhão ou ajudante de confeiteiro em padaria voltada a culinária brasileira? Compensa comprar uma casa ou terreno e construir ao inves de pagar aluguel? Estava pensando em ir com grande parte da minha familia e como somos umas 5 famílias com algumas delas já aposentados, seria conveniente comprar um terreno grande e construir ao inves de pagar locação de várias residências? O setor de festas, buffet é parecido com o do Brasil?

  26. Polly Batista

    Olá, Viviane. Como vai? Bom, te recomendo ir acompanhando as oportunidades publicadas nos sites de vagas de emprego como Buscojobs e Computrabajo, para ter conhecimento da quantidade de ofertas, dos requisitos necessários que as empresas estão solicitando dos candidatos, etc. Quanto ao ramo de compra de terrenos e construção de imóveis, não saberia te informar como funciona. De qualquer forma, no site Mercado Libre, você poderá pesquisar e ter uma noção dos valores de terrenos em diversas áreas do Uruguai. Boa sorte e obg pelo comentário.

  27. Juliano

    Existe alguma restrição se a pessoa deseja adquirir uma pequena area de terra, para fazer criação de animais e cultivo para próprio consumo? pois acredito q uma solução dessas, para quem gosta, e não quer viver tão perto da metrópole, poderia ser uma mão na roda para baixar os custos com alimentação, q são bem mais altos se comparados ao brasil.

  28. Polly Batista

    Olá Juliano, tudo bem? Quanto ao ramo de compra de terrenos e criação de animais para consumo próprio, não saberia te informar como funciona. De qualquer forma, no site Mercado Libre você poderá pesquisar e ter uma noção dos valores de terrenos em diversas áreas do Uruguai. Boa sorte e obg pelo comentário.

  29. Milton Pereira

    Olá! Me aposentei com salario de 5 mil reais. Eu minha esposa e um filho de 16 anos. Consigo viver melhor numa cidade como Colônia de sacramento? Nem que seja numa área rural? Uma chácara? Desde já agradeço!

  30. Polly Batista

    Olá Milton. Para avaliar se 5 mil reais é um valor razoável para viver, é necessário saber como seria o seu estilo de vida no país, levando em conta que o aluguel e a alimentação, possuem custos bem altos. Tratando-se de Colonia del Sacramento e levando em conta morar numa área rural ou chácara, acredito que seja um bom valor para viver. Boa sorte e obg pelo comentário.

  31. Cyn

    É sobre a oferta de saúde no uruguai?

  32. Polly Batista

    Oi, Cyn. Tudo bem?! A saúde de uma forma geral, é boa. Ao ser contratado por uma empresa uruguaia, você automaticamente estará contribuindo para uma mutualista (plano de saúde), dando assistência também para seus dependentes. Ou poderá optar por um plano privado. Espero ter ajudado e obg pelo comentário!