Mapa e roteiro das 10 melhores praias turísticas do Uruguai

Mapa e roteiro das 10 melhores praias turísticas do Uruguai

Se você é brasileira ou brasileiro e pretende conhecer algumas das melhores praias do Uruguai, abra sua mente para a ideia que já tem sobre praias. A região costeira do Uruguai é extensa e diversificada, e, em geral, tem paisagens menos impressionantes que as do Brasil, há mais vento e as águas costumam ser frias.

Por isso, dificilmente alguém vai ao país apenas para visitar alguma praia, a não ser que já more no Sul – a gauchada costuma ir bastante. Porém, incluir alguma praia no seu roteiro de viagem ao país, caso você disponha de tempo, pode ser interessante.

Há dezenas de balneários entre a costa do Río de la Plata e a do Oceano Atlântico, ou entre Costa Leste e a Oeste. Há opções com águas doces ou salgadas, mares tranquilos ou agitados, praias movimentadas e super urbanizadas ou algumas que parecem esquecidas. A ideia deste post é mostrar um pouco dessa diversidade a partir do mapa das 10 praias uruguaias que valem a visita.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Montevidéu: bairro a bairro

Vantagens de contratar um seguro viagem + 5% de desconto »

 

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

 

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Uruguai. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.

 

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.

 

 

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉

 

1) Punta del Diablo (Rocha)

Melhores praias do Uruguai
Fonte: Rabble, via Wikimedia Commons.

Punta del Diablo, no Uruguai, é um lugarzinho simples que engloba quatro praias: Playa de los Pescadores, Playa de la Viuda, Playa de Rivero e Playa Grande. É a praia mais próxima do Brasil, fica a apenas 43 quilômetros do Chuí, cidade fronteiriça. Sua população estimada é de 900 habitantes.

A região vive basicamente da pesca, do artesanato (visite a Feira de Artesanatos) e de pequenos empreendimentos voltados aos turistas, como restaurantes e hospedagens. As casas irregulares e com diferentes cores se misturam de forma muito natural à paisagem. Não há calçadas ou pavimentação nas ruas. Encontrar luz elétrica também é raro.

As praias em si possuem faixas de areia consideráveis, mescladas com um pouco de verde e rochas. É uma das praias de surf do Uruguai.

 

2) Barra de Valizas (Rocha)

Destinos de praia no Uruguai
Fonte: Femenias, via Wikimedia Commons.

Descendo mais um pouco, encontra-se Valizas, famosa por suas dunas de areia. Nelas, as caminhadas e cavalgadas são bastantes comuns e costumam agradar quem visita a região.

É um bom lugar para curtir a natureza e descansar, assim como muitas praias uruguaias. A população é de cerca de 350 habitantes.

 

3) Cabo Polonio (Rocha)

Praias do Uruguai
Fonte: Georgez, via Wikimedia Commons.

Cabo Polonio é o balneário vizinho de Barra de Valizas. Ele faz parte do Parque Nacional Cabo Polonio, área uruguaia protegida, e possui três pequenas ilhas. Isla Rasa, Encantada e Islote formam o Arquipélago de Torres.

Entre os atrativos da região estão os lobos marinhos e um farol construído em 1881, hoje Monumento Histórico Nacional. Por seu status de reserva, a população é limitada, estimada em aproximadamente 100 habitantes.

 

4) La Pedrera (Rocha)

Praias mais interessantes do Uruguai
Fonte: TitiNicola, via Wikimedia Commons.

Mais adiante, avista-se as duas praias de La Pedrera: El Desplayado e La Playa del Barco, a primeira com ondas mais tranquilas e a segunda mais agitadas, ideal para surfistas. Aqui o destaque fica por conta das formações rochosas.

A região é pacata. Conta com pouco mais de 200 habitantes. E também costuma atrair surfistas.

Embora esse seja o último balneário do departamento do Rocha que listo aqui, La Paloma também está entre os mais conhecidos e pode ser uma opção de destino em sua viagem ao Uruguay.

 

5) Punta del Este (Maldonado)

10 praias imperdíveis no Urruguai
Monumento de Los Dedos, parada 1 da praia Brava | Fonte: María Piderit B., via Wikimedia Commons.

Punta del Este é um dos destinos mais lembrados do Uruguai e provavelmente o balneário mais conhecido. A região possui sete praias: Bikini, Brava, Chiringo e Las Grutas, Ingleses, El Emir, Mansa e Montoya, mas as principais são Brava e Mansa.

O estilo de Punta difere totalmente dos quatro balneários citados anteriormente. É bastante urbanizada, possui altos prédios e espaços de conforto e luxo voltados a um público mais sofisticado. A população fixa é de mais de 12 mil habitantes.

O Monumento de los Dedos, da praia Brava, os cassinos, as baladas e as Ilhas Gorriti e de Lobos são os principais destaques do balneário.

 

6) Punta Ballena (Maldonado)

10 dicas de praias no Uruguai
Casapueblo | Fonte: Talkingheads, via Wikimedia Commons.

A península de Punta Ballena possui duas praias, Portezuelo e Solanas, e fica ao lado de Punta del Este. Porém, esta é bem menor que a anterior – possui aproximadamente 750 habitantes.

A principal atração do balneário é com certeza a Casapueblo, uma mistura de museu e hotel de luxo com arquitetura impressionante.

É impossível não avistar de longe a imponente escultura branca desenhada pelo arquiteto uruguaio Carlos Paéz Vilaró, seu antigo morador. Saiba mais no artigo sobre o melhor da cultura uruguaia.

 

7) Chihuahua (Maldonado)

Se de um lado de Punta Ballena fica a movimentada Punta del Este, do outra está Chihuahua. E o que ela tem de interessante? Pois ela é justamente uma das duas praias do Uruguai em que a prática de nudismo é autorizada – a outra, menos popular, é La Sirena, que faz parte do departamento de Rocha.

Na região existem várias opções de hotéis. Entre eles, destacam-se o Chihuahua Resort, por ser um espaço que também permite a prática de nudismo e que é aberto a casais praticantes de swing (troca de casais). Embora tenha uma proposta diferente e boas instalações, o resort costuma receber muitas críticas de seus visitantes, especialmente em relação ao custo-benefício e ao atendimento.

O outro é o Undarius, um hotel nudista gay. Esse geralmente muito bem avaliado pelos visitantes.

Apesar disso, não se deixe levar por pré-conceitos. Praias de nudismo, em geral, são procuradas por pessoas que buscam uma integração maior com a natureza, sendo ainda um ambiente bastante familiar e procurado pelos mais velhos.

 

8) Playa de los Pocitos (Montevidéu)

10 praias para visitar no Uruguai
Fonte: Gusuval, via Wikimedia Commons.

A capital Montevidéu possui uma diversidade grande praias, a maioria balneáveis em grande parte do tempo. Essa questão acaba variando com certa frequência. Ramírez, Buceo, Malvín, Carrasco e Pocitos são algumas delas.

Quem viaja a Montevidéu terá a oportunidade de conhecer várias praias do Uruguai. No entanto, caso você disponha de pouco tempo, por uma questão de afinidade com o bairro, recomento a Playa de los Pocitos.

Ela possui uma grande extensão de faixa de areia onde se pode praticar esportes e tomar sol. É também na orla de Pocitos que fica o grande letreiro com a palavra Montevideo.

 

9) Carmelo (Colonia)

praias uruguaias imperdíveis
Fonte: Julieta Mancuso Villar Shulietm, via Wikimedia Commons.

Ainda menos conhecida que Punta del Este, a região de Carmelo aparece como uma opção para quem procura por mais sofisticação nas praias do Uruguai.

O conceito é certamente outro. Carmelo não possui altos prédios nem é muito urbanizada. É um lugarzinho mais rústico e bucólico, onde o luxo e a simplicidade se misturam.

Lá você encontrará bons hotéis, vinícolas sofisticadas e muitas pessoas circulando em seus iates e lanchas. Vivem em Carmelo cerca de 18 mil habitantes.

É claro, Carmelo também possui a Playa Sere. Sua água é tranquila (sem ondas), doce e não é tão gelada.

 

10) Las Cañas (Río Negro)

O balneário de Las Cañas chama a atenção pela proximidade entre o rio e o verde. Há muitas árvores próximas à orla. Playa Grande, El Naranjo, Caracoles e El Paraíso são as principais.

Todas, obviamente, de água doce e tranquila. Apesar de ter menos de 200 habitantes, a região dispõe de um bom aparato turístico.

Essas são algumas das praias do Uruguai que valem a visita. Atente que o movimento em cada um desses balneários pode variar muito em épocas de alta e baixa temporada.

Ainda assim, a maior parte das praias uruguaias são sossegadas, preservadas e ideais para famílias. O diferencial, além da paisagem, acaba ficando por conta da infraestrutura mesmo.

E você, já conhece as praias do Uruguai? Qual sua favorita? Deixe sua opinião e dicas nos comentários abaixo.

 

Dicas para ECONOMIZAR MUITO no Uruguai

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para o Uruguai? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis no Uruguai para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos no Uruguai. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para o Uruguai, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel no Uruguai. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil para planejar os trajetos no Uruguai, e por toda a América do Sul, pois mostra as rotas mais populares entre dois destinos e compara os preços. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de transporte.

Melhores passeios no Uruguai

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios no Uruguai, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet no Uruguai

Ter um chip de celular no Uruguai com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem no Uruguai.

Seguro viagem no Uruguai

Contratar um seguro viagem para o Uruguai é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Aline Schons

Gaúcha morando em Brasília. Sou de opinião que é mais interessante explorar primeiro o Brasil e a América Latina para só depois partir para os outros cantos desse mundão. Gosto de conhecer os estereótipos, as imagens que definem os locais, e também aprecio descobrir aquilo que foge dos roteiros turísticos. Sou mestra em Comunicação pela UnB, graduada em administração e em jornalismo. Feminista. Além de viagens, também me interesso por temas como direitos humanos, empreendedorismo, política e pets (tenho dois gatos e um cachorro, todos tirados da rua).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais