Curiosidades e cultura do Uruguai: um resumo com o melhor
Pequeno no tamanho, o Uruguai é forte ao defender suas tradições e culturas. De influência europeia, indígena e negra, a cultura uruguaia é bastante próxima dos demais países do Pampa (região da qual também fazem parte Argentina e o estado brasileiro do Rio Grande do Sul). Neste artigo contarei algumas curiosidades sobre a cultura do Uruguai.
Dos antepassados ficou o mate, infusão de erva-mate e água quente, a parrilla e outras comidas típicas do Uruguai. Na música, o candombe, o tango e a milonga carregam os traços de negros e europeus que colonizaram o país, especialmente nas vozes de Jaime Roos, Alfredo Zitarrosa e Carlos Gardel e, mais atualmente, dos irmãos Daniel e Jorge Drexler.
Na literatura, Eduardo Galeano e Mario Benedetti levaram para o mundo a visão dos latino-americanos sobre a vida e problemas cotidianos. Nas artes visuais, Vilaró e Torres García surpreenderam com cores e formas que muito dizem sobre o Uruguai.
Independente da forma de manifestação cultural, um ponto é comum à cultura uruguaia: ela é autêntica, se diferenciando de qualquer outra que conhecemos.
Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Montevidéu
Conheça as principais vantagens:
- Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
- Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
- É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
- Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
- Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
- Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
- Atendimento ao cliente 24hs em português.
Vantagens de contratar um seguro viagem + 5% de desconto »
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Uruguai. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Neste artigo você vai ver:
Cultura do Uruguai: música uruguaia
Jaime Roos, por exemplo, popularizou o gênero musical candombe, levando-o às ruas e rádios uruguaias. Até mesmo os teatros uruguaios são palco de shows do gênero. Melhor ouvir para entender…
Já nos anos 2000, a música do Uruguai voltou aos holofotes com o Oscar de Melhor Música Original conquistado por Jorge Drexler em 2004, com Al otro lado del río, música-tema do filme Diários de Motocicleta. Sutilmente, o autor e cantor parece falar sobre um jovem montevideano que observa o Rio da Prata.
Cultura do Uruguai: literatura
É impossível fazer uma lista dos 10 livros mais importantes da História sem que nela esteja As Veias Abertas da América Latina, obra de Eduardo Galeano publicada em 1971. Ela aborda a história de exploração do nosso continente, primeiro pelos colonizadores europeus e mais recentemente pelas superpotências econômicas como os Estados Unidos.
Autor de mais de 40 livros, Galeano viu sua obra-prima ser proibida em diversos países da América Latina, inclusive no Brasil, por desagradar os regimes militares então vigentes no continente. Em 2009, durante a realização da 5ª Cúpula das Américas, o então presidente venezuelano Hugo Chávez presenteou o mandatário americano, Barack Obama, com um exemplar da obra. Imediatamente, a obra uruguaia chegou ao top 10 de livros vendidos da Amazon.
Como exemplo das constatações e críticas de Galeano à forma como a América Latina é tratada, não deixe de ler o que ele diz sobre a projeção de Mercator do mapa-múndi no livro Patas Arriba:
“O mapa-múndi que nos ensinaram outorga dois terços ao norte e um terço ao sul. Europa no mapa é mais extensa que a América Latina, quando na verdade a América Latina tem o dobro de superfície da Europa. A Índia parece menor que a Escandinávia, ainda que seja três vezes maior. Estados Unidos e Canadá ocupam no mapa mais espaço que a África, quando na realidade apenas chegam a dois terços do território africano. O mapa mente. A geografia tradicional rouba o espaço, como a economia imperial rouba a riqueza, a história oficial rouba a memória e a cultura formal rouba a palavra”.
- Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
- A configuração do chip é extremamente fácil;
- Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
- Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
- O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
- É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
- Já falei internet ilimitada? 😉
Outro grande nome das literatura do Uruguai é o poeta Mario Benedetti, nascido em 14 de setembro de 1920, em Paso de los Toros. De escrita sensível, soube abordar os problemas cotidianos que o assolavam com a mesma maestria que abordava os crimes cometidos pela ditadura em seu país.
Por isso, e por sua militância no Movimento Independentes 26 de Março, que daria origem ao partido de esquerda Frente Ampla, é perseguido pela ditadura e se exila por 10 anos na Espanha. Benedetti escreveu inúmeros poemas, crônicas e contos, falecendo em 2009, aos 88 anos.
Como demonstrativo da representatividade do Uruguai em sua obra, e a sutileza com que expõe sua acidez, deixo um trecho de “El sur también existe”:
[…]
con su corno francés
y su academia sueca
su salsa americana
y sus llaves inglesas
con todos su misiles
y sus enciclopedias
su guerra de galaxias
y su saña opulenta
con todos sus laureles
el norte es el que ordena
pero aquí abajo abajo
cerca de las raíces
es donde la memoria
ningún recuerdo omite
y hay quienes se desmueren
y hay quienes se desviven
y así entre todos logran
lo que era un imposible
que todo el mundo sepa
que el Sur también existe.
Cultura do Uruguai: artes plásticas
Chegando às artes visuais, encontramos uma das áreas mais inovativas e menos conhecidas da cultura uruguaia. O pequeno país é terra de Carlos Paez Vilaró, um dos mais produtivos artistas do século XX. Entre suas obras mais famosas, está a Casapueblo, em Punta del Este, sua residência, atelier, museu e, mais recentemente, hotel aberto a turistas.
A Casapueblo foi sendo construída sem planta: como uma escultura, a cada necessidade do artista era construído um novo quarto ou terraço. Visitada por Vinicius de Moraes, grande amigo de Vilaró, a casa rendeu música, e todo brasileiro conhece: “Era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada”.
Mas Vilaró vai além da construção de um dos principais pontos turísticos da região de Punta del Este. O artista é responsável ainda por inúmeras pinturas e esculturas, que representam a influência negra no nosso continente, as belezas do Uruguai e cenas cotidianas – normalmente habitadas também por gatos, uma paixão do artista.
Onde estão as mulheres?
Quase finalizando este post, percebo que não citei o nome de personalidades mulheres. Ainda que menos conhecidas fora do Uruguai, existem, é claro, muitas mulheres que fazem parte do cenário cultural uruguaio.
Entre as cantoras que fazem parte da cultura do Uruguai, podemos citar a falecida Lágrima Ríos, mulher negra, destaque no tango e no candombe, e Malena Muyala.
Em literatura, destaca-se a escritora Cristina Peri Rossi, que atualmente vive na Espanha, local onde também buscou exílio e mora desde então. Entre suas obras, poesias, contos e romances, muitos deles premiados. Uma de suas obras mais recentes, Las replicantes, apresenta poesias de amor.
Para você explorar a cultura do Uruguai
Para facilitar sua incursão cultural do Uruguai, deixaremos aqui alguns pontos imperdíveis para quem ama artes cênicas, pinturas e música, e quer explorar essa faceta maravilhosa do nosso pequeno vizinho!
- Museu Joaquin Torres-García
Em Montevidéu, reúne obras do principal expoente do Construtivismo Universal.
Peatonal Sarandí, 683 – Montevideo - Sala Alfredo Zitarrosa
Em Montevideo, principal espaço de shows do Uruguai, sempre com programação de artistas locais.
Av. 18 de Julio, 1012 - Teatro Solís
Principal sala de espetáculos da capital uruguaia, recebe desde óperas a obras de comédia como as da companhia Comédia Nacional.
Plaza de la Independencia – Montevideo - Casapueblo
Em Punta Ballena, perto de Punta del Este, museu, atelier, café e hotel criado pelo artista Carlos Vilaró.
Punta Ballena, 13km de Punta del Este. - Fiesta de La Pátria Gaucha
Maior evento de tradição e folclore do país, ocorre em Tacuarembó nas primeiras semanas de março. Em 2018, ocorrerá do dia 7 ao dia 11 de março. - Museo del Gaucho / Palácio Heber Jackson
Localizado no Banco de la República, reúne acervos de indumentária e prataria criolla, um artesanato tradicional uruguaio.
Av. 18 de Julio, 998 – Montevideo
O que mais te encantou sobre a cultura uruguaia? Deixe sua dica ou opinião nos comentários!
Até + !!!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *