Curiosidades e cultura do Uruguai: um resumo com o melhor

Curiosidades e cultura do Uruguai: um resumo com o melhor

Imagem do Autor por Aline Schons
3.2/5 - (12 votos)
COMPARTILHE

Curiosidades e cultura do Uruguai: um resumo com o melhor

Pequeno no tamanho, o Uruguai é forte ao defender suas tradições e culturas. De influência europeia, indígena e negra, a cultura uruguaia é bastante próxima dos demais países do Pampa (região da qual também fazem parte Argentina e o estado brasileiro do Rio Grande do Sul). Neste artigo contarei algumas curiosidades sobre a cultura do Uruguai.

Dos antepassados ficou o mate, infusão de erva-mate e água quente, a parrilla e outras comidas típicas do Uruguai. Na música, o candombe, o tango e a milonga carregam os traços de negros e europeus que colonizaram o país, especialmente nas vozes de Jaime Roos, Alfredo Zitarrosa e Carlos Gardel e, mais atualmente, dos irmãos Daniel e Jorge Drexler.

Na literatura, Eduardo Galeano e Mario Benedetti levaram para o mundo a visão dos latino-americanos sobre a vida e problemas cotidianos. Nas artes visuais, Vilaró e Torres García surpreenderam com cores e formas que muito dizem sobre o Uruguai.

Independente da forma de manifestação cultural, um ponto é comum à cultura uruguaia: ela é autêntica, se diferenciando de qualquer outra que conhecemos.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Montevidéu

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Vantagens de contratar um seguro viagem + 5% de desconto »

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Uruguai. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Cultura do Uruguai: música uruguaia

Jaime Roos, por exemplo, popularizou o gênero musical candombe, levando-o às ruas e rádios uruguaias. Até mesmo os teatros uruguaios são palco de shows do gênero. Melhor ouvir para entender…

Já nos anos 2000, a música do Uruguai voltou aos holofotes com o Oscar de Melhor Música Original conquistado por Jorge Drexler em 2004, com Al otro lado del río, música-tema do filme Diários de Motocicleta. Sutilmente, o autor e cantor parece falar sobre um jovem montevideano que observa o Rio da Prata.

Cultura do Uruguai: literatura

É impossível fazer uma lista dos 10 livros mais importantes da História sem que nela esteja As Veias Abertas da América Latina, obra de Eduardo Galeano publicada em 1971. Ela aborda a história de exploração do nosso continente, primeiro pelos colonizadores europeus e mais recentemente pelas superpotências econômicas como os Estados Unidos.

Cultura do Uruguai
Eduardo Galeano | Fonte: Fábio Rodrigues Pozzebom, via Wikimedia Commons.

Autor de mais de 40 livros, Galeano viu sua obra-prima ser proibida em diversos países da América Latina, inclusive no Brasil, por desagradar os regimes militares então vigentes no continente. Em 2009, durante a realização da 5ª Cúpula das Américas, o então presidente venezuelano Hugo Chávez presenteou o mandatário americano, Barack Obama, com um exemplar da obra. Imediatamente, a obra uruguaia chegou ao top 10 de livros vendidos da Amazon.

Como exemplo das constatações e críticas de Galeano à forma como a América Latina é tratada, não deixe de ler o que ele diz sobre a projeção de Mercator do mapa-múndi no livro Patas Arriba:

“O mapa-múndi que nos ensinaram outorga dois terços ao norte e um terço ao sul. Europa no mapa é mais extensa que a América Latina, quando na verdade a América Latina tem o dobro de superfície da Europa. A Índia parece menor que a Escandinávia, ainda que seja três vezes maior. Estados Unidos e Canadá ocupam no mapa mais espaço que a África, quando na realidade apenas chegam a dois terços do território africano. O mapa mente. A geografia tradicional rouba o espaço, como a economia imperial rouba a riqueza, a história oficial rouba a memória e a cultura formal rouba a palavra”.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉
 

Outro grande nome das literatura do Uruguai é o poeta Mario Benedetti, nascido em 14 de setembro de 1920, em Paso de los Toros. De escrita sensível, soube abordar os problemas cotidianos que o assolavam com a mesma maestria que abordava os crimes cometidos pela ditadura em seu país.

Uruguai e sua literatura
Mario Benedetti | Fonte: Elisa Cabot, via Wikimedia Commons.

Por isso, e por sua militância no Movimento Independentes 26 de Março, que daria origem ao partido de esquerda Frente Ampla, é perseguido pela ditadura e se exila por 10 anos na Espanha. Benedetti escreveu inúmeros poemas, crônicas e contos, falecendo em 2009, aos 88 anos.

Como demonstrativo da representatividade do Uruguai em sua obra, e a sutileza com que expõe sua acidez, deixo um trecho de “El sur también existe”:

[…]

con su corno francés
y su academia sueca
su salsa americana
y sus llaves inglesas
con todos su misiles
y sus enciclopedias
su guerra de galaxias
y su saña opulenta
con todos sus laureles
el norte es el que ordena

pero aquí abajo abajo
cerca de las raíces
es donde la memoria
ningún recuerdo omite
y hay quienes se desmueren
y hay quienes se desviven
y así entre todos logran
lo que era un imposible
que todo el mundo sepa
que el Sur también existe.

Cultura do Uruguai: artes plásticas

A cultura é o melhor do Uruguai
Casapueblo | Fonte: Wagner T. Cassimiro, via Wikimedia Commons.

Chegando às artes visuais, encontramos uma das áreas mais inovativas e menos conhecidas da cultura uruguaia. O pequeno país é terra de Carlos Paez Vilaró, um dos mais produtivos artistas do século XX. Entre suas obras mais famosas, está a Casapueblo, em Punta del Este, sua residência, atelier, museu e, mais recentemente, hotel aberto a turistas.

A Casapueblo foi sendo construída sem planta: como uma escultura, a cada necessidade do artista era construído um novo quarto ou terraço. Visitada por Vinicius de Moraes, grande amigo de Vilaró, a casa rendeu música, e todo brasileiro conhece: “Era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada”.

Mas Vilaró vai além da construção de um dos principais pontos turísticos da região de Punta del Este. O artista é responsável ainda por inúmeras pinturas e esculturas, que representam a influência negra no nosso continente, as belezas do Uruguai e cenas cotidianas – normalmente habitadas também por gatos, uma paixão do artista.

Onde estão as mulheres?

Quase finalizando este post, percebo que não citei o nome de personalidades mulheres. Ainda que menos conhecidas fora do Uruguai, existem, é claro, muitas mulheres que fazem parte do cenário cultural uruguaio.

Entre as cantoras que fazem parte da cultura do Uruguai, podemos citar a falecida Lágrima Ríos, mulher negra, destaque no tango e no candombe, e Malena Muyala.

Em literatura, destaca-se a escritora Cristina Peri Rossi, que atualmente vive na Espanha, local onde também buscou exílio e mora desde então. Entre suas obras, poesias, contos e romances, muitos deles premiados. Uma de suas obras mais recentes, Las replicantes, apresenta poesias de amor.

Para você explorar a cultura do Uruguai

Para facilitar sua incursão cultural do Uruguai, deixaremos aqui alguns pontos imperdíveis para quem ama artes cênicas, pinturas e música, e quer explorar essa faceta maravilhosa do nosso pequeno vizinho!

  • Museu Joaquin Torres-García
    Em Montevidéu, reúne obras do principal expoente do Construtivismo Universal.
    Peatonal Sarandí, 683 – Montevideo
  • Sala Alfredo Zitarrosa
    Em Montevideo, principal espaço de shows do Uruguai, sempre com programação de artistas locais.
    Av. 18 de Julio, 1012
  • Teatro Solís
    Principal sala de espetáculos da capital uruguaia, recebe desde óperas a obras de comédia como as da companhia Comédia Nacional.
    Plaza de la Independencia – Montevideo
  • Casapueblo
    Em Punta Ballena, perto de Punta del Este, museu, atelier, café e hotel criado pelo artista Carlos Vilaró.
    Punta Ballena, 13km de Punta del Este.
  • Fiesta de La Pátria Gaucha
    Maior evento de tradição e folclore do país, ocorre em Tacuarembó nas primeiras semanas de março. Em 2018, ocorrerá do dia 7 ao dia 11 de março.
  • Museo del Gaucho / Palácio Heber Jackson
    Localizado no Banco de la República, reúne acervos de indumentária e prataria criolla, um artesanato tradicional uruguaio.
    Av. 18 de Julio, 998 – Montevideo

O que mais te encantou sobre a cultura uruguaia? Deixe sua dica ou opinião nos comentários!

Até + !!!

Dicas para ECONOMIZAR MUITO no Uruguai

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para o Uruguai? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis no Uruguai para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos no Uruguai. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para o Uruguai, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel no Uruguai. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil para planejar os trajetos no Uruguai, e por toda a América do Sul, pois mostra as rotas mais populares entre dois destinos e compara os preços. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de transporte.

Melhores passeios no Uruguai

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios no Uruguai, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet no Uruguai

Ter um chip de celular no Uruguai com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem no Uruguai.

Seguro viagem no Uruguai

Contratar um seguro viagem para o Uruguai é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Aline Schons

Gaúcha morando em Brasília. Sou de opinião que é mais interessante explorar primeiro o Brasil e a América Latina para só depois partir para os outros cantos desse mundão. Gosto de conhecer os estereótipos, as imagens que definem os locais, e também aprecio descobrir aquilo que foge dos roteiros turísticos. Sou mestra em Comunicação pela UnB, graduada em administração e em jornalismo. Feminista. Além de viagens, também me interesso por temas como direitos humanos, empreendedorismo, política e pets (tenho dois gatos e um cachorro, todos tirados da rua).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. Rinaldo fina
    Bom dia estou indo para Uruguai. Montar Uma empresa de hortfrut o que você acha
  2. João Paulo de Souza Alves
    Oi Rinaldo, tudo bem. Não sei se colocou em pratica a ideia. mas caso precise de mão de obra. Pretendo me mudar em breve e seria um prazer poder trabalhar pra você.
  3. Marianne
    adorei o texto e as informações contidas! :D obrigada!
  4. Polly Batista
    Ah, que bom, Marianne! Obg pelo comentário!
Quero Viajar Mais