Curiosidades e cultura do Uruguai: um resumo com o melhor

Curiosidades e cultura do Uruguai: um resumo com o melhor

Pequeno no tamanho, o Uruguai é forte ao defender suas tradições e culturas. De influência europeia, indígena e negra, a cultura uruguaia é bastante próxima dos demais países do Pampa (região da qual também fazem parte Argentina e o estado brasileiro do Rio Grande do Sul). Neste artigo contarei algumas curiosidades sobre a cultura do Uruguai.

Dos antepassados ficou o mate, infusão de erva-mate e água quente, a parrilla e outras comidas típicas do Uruguai. Na música, o candombe, o tango e a milonga carregam os traços de negros e europeus que colonizaram o país, especialmente nas vozes de Jaime Roos, Alfredo Zitarrosa e Carlos Gardel e, mais atualmente, dos irmãos Daniel e Jorge Drexler.

Na literatura, Eduardo Galeano e Mario Benedetti levaram para o mundo a visão dos latino-americanos sobre a vida e problemas cotidianos. Nas artes visuais, Vilaró e Torres García surpreenderam com cores e formas que muito dizem sobre o Uruguai.

Independente da forma de manifestação cultural, um ponto é comum à cultura uruguaia: ela é autêntica, se diferenciando de qualquer outra que conhecemos.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Montevidéu

Vantagens de contratar um seguro viagem + 5% de desconto »

 

Cultura do Uruguai: música uruguaia

Jaime Roos, por exemplo, popularizou o gênero musical candombe, levando-o às ruas e rádios uruguaias. Até mesmo os teatros uruguaios são palco de shows do gênero. Melhor ouvir para entender…

Já nos anos 2000, a música do Uruguai voltou aos holofotes com o Oscar de Melhor Música Original conquistado por Jorge Drexler em 2004, com Al otro lado del río, música-tema do filme Diários de Motocicleta. Sutilmente, o autor e cantor parece falar sobre um jovem montevideano que observa o Rio da Prata.

 

Cultura do Uruguai: literatura

É impossível fazer uma lista dos 10 livros mais importantes da História sem que nela esteja As Veias Abertas da América Latina, obra de Eduardo Galeano publicada em 1971. Ela aborda a história de exploração do nosso continente, primeiro pelos colonizadores europeus e mais recentemente pelas superpotências econômicas como os Estados Unidos.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Uruguai. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 
Cultura do Uruguai
Eduardo Galeano | Fonte: Fábio Rodrigues Pozzebom, via Wikimedia Commons.

Autor de mais de 40 livros, Galeano viu sua obra-prima ser proibida em diversos países da América Latina, inclusive no Brasil, por desagradar os regimes militares então vigentes no continente. Em 2009, durante a realização da 5ª Cúpula das Américas, o então presidente venezuelano Hugo Chávez presenteou o mandatário americano, Barack Obama, com um exemplar da obra. Imediatamente, a obra uruguaia chegou ao top 10 de livros vendidos da Amazon.

Como exemplo das constatações e críticas de Galeano à forma como a América Latina é tratada, não deixe de ler o que ele diz sobre a projeção de Mercator do mapa-múndi no livro Patas Arriba:

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VERAO, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 
Curiosidades do Uruguai
Fonte: Strebe, via Wikimedia Commons.

“O mapa-múndi que nos ensinaram outorga dois terços ao norte e um terço ao sul. Europa no mapa é mais extensa que a América Latina, quando na verdade a América Latina tem o dobro de superfície da Europa. A Índia parece menor que a Escandinávia, ainda que seja três vezes maior. Estados Unidos e Canadá ocupam no mapa mais espaço que a África, quando na realidade apenas chegam a dois terços do território africano. O mapa mente. A geografia tradicional rouba o espaço, como a economia imperial rouba a riqueza, a história oficial rouba a memória e a cultura formal rouba a palavra”.

Outro grande nome das literatura do Uruguai é o poeta Mario Benedetti, nascido em 14 de setembro de 1920, em Paso de los Toros. De escrita sensível, soube abordar os problemas cotidianos que o assolavam com a mesma maestria que abordava os crimes cometidos pela ditadura em seu país.

Uruguai e sua literatura
Mario Benedetti | Fonte: Elisa Cabot, via Wikimedia Commons.

Por isso, e por sua militância no Movimento Independentes 26 de Março, que daria origem ao partido de esquerda Frente Ampla, é perseguido pela ditadura e se exila por 10 anos na Espanha. Benedetti escreveu inúmeros poemas, crônicas e contos, falecendo em 2009, aos 88 anos.

Como demonstrativo da representatividade do Uruguai em sua obra, e a sutileza com que expõe sua acidez, deixo um trecho de “El sur también existe”:

[…]

con su corno francés
y su academia sueca
su salsa americana
y sus llaves inglesas
con todos su misiles
y sus enciclopedias
su guerra de galaxias
y su saña opulenta
con todos sus laureles
el norte es el que ordena

pero aquí abajo abajo
cerca de las raíces
es donde la memoria
ningún recuerdo omite
y hay quienes se desmueren
y hay quienes se desviven
y así entre todos logran
lo que era un imposible
que todo el mundo sepa
que el Sur también existe.

 

Cultura do Uruguai: artes plásticas

Artes plásticas do Uruguai
Obra Mercado agrícola, de Vilaró | Fonte: Natalia Cuitiño, via Wikimedia Commons.

Chegando às artes visuais, encontramos uma das áreas mais inovativas e menos conhecidas da cultura uruguaia. O pequeno país é terra de Carlos Paez Vilaró, um dos mais produtivos artistas do século XX. Entre suas obras mais famosas, está a Casapueblo, em Punta del Este, sua residência, atelier, museu e, mais recentemente, hotel aberto a turistas.

A Casapueblo foi sendo construída sem planta: como uma escultura, a cada necessidade do artista era construído um novo quarto ou terraço. Visitada por Vinicius de Moraes, grande amigo de Vilaró, a casa rendeu música, e todo brasileiro conhece: “Era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada”.

A cultura é o melhor do Uruguai
Casapueblo | Fonte: Wagner T. Cassimiro, via Wikimedia Commons.

Mas Vilaró vai além da construção de um dos principais pontos turísticos da região de Punta del Este. O artista é responsável ainda por inúmeras pinturas e esculturas, que representam a influência negra no nosso continente, as belezas do Uruguai e cenas cotidianas – normalmente habitadas também por gatos, uma paixão do artista.

 

 
Procurando opção de hospedagem mais segura por causa do Coronavírus?

A melhor alternativa é alugar imóveis, para se hospedar com conforto e segurança!

Devido a nossa parceria com a Airbnb, você receberá até R$ 350,00 de desconto na primeira reserva, e o cadastro é sem compromisso. Algumas vantagens do Airbnb:

  • Possibilidade de dividir o imóvel com um grupo de amigos ou família;
  • Tarifas mais baratas que hotéis;
  • Comentários 100% autorais;
  • A comodidade de sertir-se em casa.
 

Onde estão as mulheres?

Quase finalizando este post, percebo que não citei o nome de personalidades mulheres. Ainda que menos conhecidas fora do Uruguai, existem, é claro, muitas mulheres que fazem parte do cenário cultural uruguaio.

Entre as cantoras que fazem parte da cultura do Uruguai, podemos citar a falecida Lágrima Ríos, mulher negra, destaque no tango e no candombe, e Malena Muyala.

Em literatura, destaca-se a escritora Cristina Peri Rossi, que atualmente vive na Espanha, local onde também buscou exílio e mora desde então. Entre suas obras, poesias, contos e romances, muitos deles premiados. Uma de suas obras mais recentes, Las replicantes, apresenta poesias de amor.

 

Para você explorar a cultura do Uruguai

Para facilitar sua incursão cultural do Uruguai, deixaremos aqui alguns pontos imperdíveis para quem ama artes cênicas, pinturas e música, e quer explorar essa faceta maravilhosa do nosso pequeno vizinho!

  • Museu Joaquin Torres-García
    Em Montevidéu, reúne obras do principal expoente do Construtivismo Universal.
    Peatonal Sarandí, 683 – Montevideo
  • Sala Alfredo Zitarrosa
    Em Montevideo, principal espaço de shows do Uruguai, sempre com programação de artistas locais.
    Av. 18 de Julio, 1012
  • Teatro Solís
    Principal sala de espetáculos da capital uruguaia, recebe desde óperas a obras de comédia como as da companhia Comédia Nacional.
    Plaza de la Independencia – Montevideo
  • Casapueblo
    Em Punta Ballena, perto de Punta del Este, museu, atelier, café e hotel criado pelo artista Carlos Vilaró.
    Punta Ballena, 13km de Punta del Este.
  • Fiesta de La Pátria Gaucha
    Maior evento de tradição e folclore do país, ocorre em Tacuarembó nas primeiras semanas de março. Em 2018, ocorrerá do dia 7 ao dia 11 de março.
  • Museo del Gaucho / Palácio Heber Jackson
    Localizado no Banco de la República, reúne acervos de indumentária e prataria criolla, um artesanato tradicional uruguaio.
    Av. 18 de Julio, 998 – Montevideo

O que mais te encantou sobre a cultura uruguaia? Deixe sua dica ou opinião nos comentários!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Aline Schons

ESCRITO POR

Aline Schons

Gaúcha morando em Brasília. Sou de opinião que é mais interessante explorar primeiro o Brasil e a América Latina para só depois partir para os outros cantos desse mundão. Gosto de conhecer os estereótipos, as imagens que definem os locais, e também aprecio descobrir aquilo que foge dos roteiros turísticos. Sou mestra em Comunicação pela UnB, graduada em administração e em jornalismo. Feminista. Além de viagens, também me interesso por temas como direitos humanos, empreendedorismo, política e pets (tenho dois gatos e um cachorro, todos tirados da rua).

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Rinaldo fina

    Bom dia estou indo para Uruguai. Montar Uma empresa de hortfrut o que você acha

  2. João Paulo de Souza Alves

    Oi Rinaldo, tudo bem. Não sei se colocou em pratica a ideia. mas caso precise de mão de obra. Pretendo me mudar em breve e seria um prazer poder trabalhar pra você.

  3. Marianne

    adorei o texto e as informações contidas! :D obrigada!

  4. Polly Batista

    Ah, que bom, Marianne! Obg pelo comentário!