Visto americano no Uruguai: documentos, preços e prazos

por Mylenna Soares

Visto americano no Uruguai: documentos, preços e prazos

Muitas pessoas não sabem, mas tirar o visto americano no Uruguai é uma ótima opção para quem deseja praticidade e rapidez. Além da oportunidade de passear alguns dias pelo país, você pode agilizar os trâmites para solicitar o visto americano e, assim, dar início a preparação para a chegada na terra do Tio Sam. Neste artigo, compartilho dicas, as vantagens e desvantagens em tirar seu visto americano na capital Montevidéu.

Quando você decide viajar para os Estados Unidos, a primeira informação que precisa saber é que, para entrar no país, será necessário solicitar o visto previamente à chegada, diferentemente dos países da Europa, onde o visto é concedido no momento da entrada no país.

O tipo de visto que você irá solicitar, deve ser conforme as características e os motivos da sua viagem. Se for somente a turismo, o visto será o tipo B2, destinado para quem deseja viajar a turismo ou tratamento médico. Há muitos outros tipos de vistos, como por exemplo, o B1, que é para quem realizará uma viagem de negócios. Já o tipo F1, é o visto adequado para quem pretende estudar.

Planeje sua viagem => Dicas de hotéis no Uruguai

Melhor seguro viagem para América do Sul »

 

Como tirar o visto americano no Uruguai?

Visto americano no Uruguai
No Uruguai, você faz todo o processo em apenas um dia.

Você deve preencher o formulário DS-160, pagar a taxa e agendar a entrevista. A principal diferença é que no Brasil você precisa comparecer dois dias seguidos no Consulado Americano, um para a coleta de digitais e foto, e outro para entrevista. No Uruguai, todo o processo de visto para os Estados Unidos é feito no mesmo dia.

 

Passo a passo para tirar o visto americano no Uruguai

Brasileiro pode tirar o visto americano no Uruguai
Pedido começa com o preenchimento do formulário DS-160.

 

1) Preenchimento do formulário DS-160

Primeiramente, você deve entrar no site do Departamento Americano (www.ceac.state.gov/genniv). O início é para selecionar o local (cidade e país) onde você fará a aplicação do visto americano no Uruguai. No lado superior direito, é possível selecionar o idioma que for mais cômodo para você, já que todo o site está em inglês.

Ao selecionar a opção “Uruguay, Montevideo”, aparecerá uma área logo abaixo informando que para esta solicitação será necessário anexar uma fotografia digitalizada, que deve ser de ótima resolução, caso contrário, a sua aplicação não passará para a próxima etapa do preenchimento. Esse procedimento não é necessário ao selecionar alguma das opções de cidade do Brasil.

Iniciando a aplicação, automaticamente será gerado um código ID, no qual você deve anotar e guardar, pois é com este ID que você irá acessar o formulário, caso ocorra alguma falha de conexão de internet ou você decida finalizar a solicitação em outro momento, por exemplo. Nessa mesma página, há um texto com várias instruções a respeito de sua aplicação, que você precisar ler e estar atento.

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Uruguai. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

2) Pagamento da taxa

Como tirar o visto americano em outro país
Valor da taxa é de U$160, no próprio site você seleciona a forma de pagamento e onde deseja pagar.

Ao finalizar o formulário DS-160, você precisará acessar o outro site (www.ais.usvisa-info.com/es-uy/niv) e deverá criar uma conta de acesso conforme os dados utilizados no formulário, onde haverá uma área para o acompanhamento do progresso de sua solicitação. O valor da taxa é de U$160, no próprio site você seleciona a forma de pagamento e onde deseja pagar.

 

3) Agendar dia e hora para entrevista presencial

Ao realizar o pagamento da taxa, que poderá levar alguns dias para ser lançado no sistema, será liberado a área para o agendamento de sua entrevista. Você deve selecionar o dia e a hora para comparecer a Embaixada Americana de Montevidéu, que está localizada na rua Dr. Lauro Muller 1776, no bairro Parque Rodó.

Após selecionar o dia e o horário de sua entrevista, você terá que escolher uma sede da DHL em Montevideo para retirar seu passaporte, caso o visto americano no Uruguai seja aprovado. Saiba também quais são os tipos de visto americano.

Em um prazo médio de uma semana, a Embaixada Americana encaminha seu passaporte já com o visto impresso e é enviado um e-mail avisando quando você poderá passar para receber o passaporte.

 

4) Documentos necessários/Foto 5×5

Documentos para tirar visto americano no Uruguai
Leve os mesmos documentos que você utilizou para preencher o formulário.

Os documentos que você utilizou para preencher o formulário DS-160 são os mesmos que você levará no dia da sua entrevista. Além deles, alguns documentos adicionais são recomendados, inclusive pelo próprio site do governo americano, que poderão ser solicitados pelo cônsul no momento da entrevista.

   

Documentos esses que comprovem vínculos com o Brasil, como extratos bancários e demais comprovantes de renda, contrato de trabalho, bens materiais que você possui em seu nome (apartamento ou casa, carro, etc), comprovante de residência etc.

Caso você possua algum passaporte vencido, com carimbos de entrada e/ou conexões de viagens de tenha feito, deve levar também. Uma das informações solicitadas no preenchimento do DS-160 é se você já visitou outros países anteriormente, caso seja preciso comprovar, será com este passaporte.

É necessário levar também uma foto 5×5, que será entregue ao cônsul junto ao seu passaporte, caso seu visto americano no Uruguai seja aprovado. Porém, a foto é devolvida quando você receber o passaporte. Muita atenção para seguir as instruções adequadas a respeito de sua foto, para que esteja conforme as exigências da Embaixada Americana.

 

5) Coleta de digitais/foto e Entrevista presencial

Visto americano no uruguai para brasileiros
Haverá um agente na entrada da embaixada para conferir a documentação principal.

No dia da entrevista, compareça à Embaixada Americana em Montevidéu com alguns minutos de antecedência, de 15-20 minutos. Haverá um agente na entrada da embaixada para conferir a documentação principal: documento de identidade, comprovante de pagamento do visto americano no Uruguai e a página de confirmação do formulário DS-160 com o código de barras.

Portanto, organize-os numa pasta para que fique fácil de localizá-los e apresentar ao agente. Os demais documentos mencionados no tópico acima serão solicitados apenas no momento da entrevista, caso o cônsul julgue necessário. A embaixada informa que o tempo médio de espera até a finalização da entrevista é de 1 hora.

A coleta de digitais é feita antes da entrevista, nos guichês ao lado. Você é chamado pelo sobrenome, o agente recebe seu passaporte, tira uma foto do seu rosto e coleta as digitais de todos os dedos das mãos.

Em seguida, você aguarda ser chamado para a entrevista. E então, o cônsul te chama pelo o sobrenome e você vai até o guichê.

As perguntas básicas são:

  • Porque você está indo para os Estados Unidos?
  • Para onde você vai?
  • Quantos dias vai ficar?
  • Qual sua profissão e onde trabalha?

Dependendo do grau de confiança que você passar dando essas respostas, o cônsul já pode aprovar seu visto. Ou então, te fará mais algumas perguntas específicas.

 

Casos específicos para visto americano

Condições especiais para visto americano no Uruguai
Idosos com 80 anos ou mais não precisam comparecer a entrevista.

Existem casos específicos onde não se faz necessário a entrevista presencial, dependendo da idade do solicitante. Idosos com 80 anos ou mais e crianças com idade inferior a 14 anos não precisam comparecer a entrevista, podem submeter sua documentação através de um representante maior de idade.

Se você deseja viajar para os Estados Unidos com sua família ou amigos, é possível realizar a solicitação do visto americano por grupos. Cada membro deverá preencher um formulário DS-160, bem como realizar também o pagamento da taxa, porém, no momento da entrevista será feita com todos os membros juntos.

   

 

Visto americano de graça

Como retirar visto fora do Brasil
Cidadãos de alguns países podem viajar aos Estados Unidos sem visto.

O Programa de Isenção de Vistos permite que os cidadãos de alguns países possam viajar aos Estados Unidos sem visto, seja a turismo, negócios ou tratamento médico. Porém, a permanência no país deve ser igual ou inferior a 90 dias. É necessário que o solicitante realize o preenchimento da Autorização eletrônica de viagem (ESTA).

Os países que são elegíveis para o programa de isenção de vistos são: Portugal, Andorra, Austrália, Áustria, Bélgica, Brunei, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Japão, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Mônaco, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, San Marino, Singapura, Eslováquia, Eslovênia, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Formosa e Reino Unido.

 

Vale a pena tirar visto americano no Uruguai?

Se você está precisando de agilidade e rapidez para receber seu visto americano e, junto disso, ainda ter a oportunidade de conhecer Montevidéu e outras cidades do Uruguai, certamente essa será uma ótima escolha!

Acredito que uma das principais vantagens é o fato de poder realizar todo o trâmite em um único dia. Você pode se programar para permanecer no país uma média de 10 a 12 dias, contando a partir da data da sua entrevista.

Lembrando que a entrevista será feita em espanhol, caso você não fale ou não se sinta a vontade para passar por este processo em outra língua, acredito que essa seja a única desvantagem.

Minha dica é que você preencha o seu DS-160 somente com o que considera verdade e fale exatamente o que colocou no formulário, tenha comprovantes, caso o cônsul solicite. Enfim, siga as instruções que estão na página da Embaixada Americana e existe uma chance muito grande que seu visto será aprovado.

Ficou com alguma dúvida sobre o visto americano no Uruguai? Deixe seu comentário!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Mylenna Soares

ESCRITO POR

Mylenna Soares

Mylenna Soares, 27 anos, mãe e engenheira de alimentos atualmente trabalha com redação de artigos e tradução de textos. Mora no Uruguai há 2 anos e é encantada com o país. Ama viajar, aprender novos idiomas e estar com a família.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Principais Praias

Descubra quais são as praias mais incríveis para curtir o dia

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Adriana

    Meu nome é Adriana, tenho dois filhos um de 18 é outro de 11 anos, preciso do visto K1, atualmente meu noivo está no Brasil, ele é brasileiro é cidadão americano, eu consigo este visto no Uruguai?

  2. Fabiana

    Prezados, boa tarde!!! Teria atualmente como eu tirar o visto de turista de minha filha de 2 anos no Consulado Americano no Uruguai? Como devo proceder? Obrigada

  3. Polly Batista

    Oi, Fabiana. O processo é o mesmo, o que muda é que não haverá entrevista, mas um adulto responsável deve levar a documentação no dia marcado. Atenção à foto do bebê que deve seguir à risca as orientações: bebê olhando para câmera, sem adereços no cabelos, fundo branco, roupa de outra cor, sem bordas, datas e que a foto seja recente e diferente a do passaporte. Boa sorte!

  4. Targino

    Oi, bom dia. Primeiramente muito obrigado pelas dicas!! Não tenho viagem programada, más quería tirar o visto para facilidade, atualmente moro no Uruguay, o fato de não ter viagem programada impede de tiraron visto?