Melhores cervejas uruguaias: pilsen, artesanais, preços e bares

por Carolina Arbache

Melhores cervejas uruguaias: pilsen, artesanais, preços e bares

Recentemente fiz uma viagem ao Uruguai e passei por diversas cidades, cada uma com sua característica e uma coisa em comum: a paixão pela cerveja. Muitas pessoas que viajam gostam de tomar uma cervejinha, para dar aquela relaxada. Por isso, resolvi trazer dicas de marcas e nomes das melhores cervejas uruguaias.

Abaixo dou algumas indicações de lugares para beber cerveja em sua viagem, como a choperia Mastra. Claro, falo também das cervejas artesanais do Uruguai, mercado que tem crescido acompanhando as tendências mundiais. Acredite, a cerveja uruguaia Norteña, a mais apreciada no Brasil, é apenas uma pilsen comum.

Planeje sua viagem => Onde é melhor se hospedar em Montevidéu

Melhor seguro viagem para América do Sul »

 

A cerveja pilsen no Uruguai

Cerveja pilsen no Uruguai

As cervejas pilsen são aquelas mais tradicionais, que encontramos nos bares, mercados e padarias. Algo como nossa Brahma e Skol. No Uruguai são elas: Norteña, Patrícia e Zilertal. Experimente as três, você não vai se arrepender!

São pouca coisa mais caras que as nossas equivalentes, mas de qualidade muito melhor. Só lembrar que lá não usam milho para fazer a cerveja.

Há também uma cerveja bastante popular chamada Pilsen. Experimentei, mas achei bem inferior em relação às citadas acima. 

 

Cerveja uruguaia Norteña

Minha favorita entre as mais comuns, a Norteña, que também é fácil de achar no Brasil, é bem encorpada. Uma ótima opção para quem gosta de cerveja mais forte a um preço bem acessível. Se quiser algo mais suave, mais ainda assim bem gostoso, opte pela Zilertal. A Patrícia é um bom meio termo entre as duas opções citadas anteriormente, com um sabor só dela.

Depois de falar um pouco da minha impressão das cervejas mais populares do país, vamos ao que interessa: cerveja artesanal do Uruguai.

 

A cerveja artesanal no Uruguai

Marcas de cerveja do Uruguai

É mais comum do que você imagina as cervejas artesanais no Uruguai. São diversos rótulos, conhecidos ou não, além de diversos bons lugares para você degustar e dar bons goles. Vale dizer que em quase todas as cidades que visitei, tinha pelo menos um lugar que produzia sua própria cerveja. Então, aventure-se!

As minhas dicas de cervejas artesanais no Uruguai ficam por conta de:

 

Birra Bizarra

O rótulo descolado faz com que você queira provar a Birra Bizarra. Trata-se de uma blond ale, bem gostosa e leve. Ela é bastante consumida no Uruguai, principalmente em Montevidéu.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Uruguai. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

Cerveceria Volcânica

Uma das melhores cervejas artesanais do Uruguai! Nasceu na pequena cidade de Canelones e oferece 4 rótulos em sua carta. São elas: loira, ruiva, índia e preta. Não é difícil a marca lançar edições especiais e limitadas. Fique atento! Todos os tipos são inspirados e feitos como cervejas belgas.

Se você gosta de cerveja mais clara, e não tão forte, recomendo a Belgian Blonde Ale. Se gosta de mais escura e encorpada, veja os outros tipos. Certamente achará uma cerveja artesanal uruguaia da Cerveceria Volcânica, que vai adorar.

 

Cabesas Bier

A caçula entre as grandes cervejarias artesanais do Uruguai, a Cabesas Bier nasceu em 2008, em Tacuarembó. De lá para cá já ganhou alguns prêmios no próprio país, na Argentina e até aqui no Brasil. Oferece diversos tipos de cerveja artesanal, cada uma inspirada em um lugar.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Tem a Ipa, a Blond, a Scottish e a Brown. Os rótulos também são lindos, dá vontade de colecionar todos! Minha indicação fica para a Ipa, que é bem gostosa e tem um sabor próprio forte e bem peculiar.

 

Outras cervejas uruguaias artesanais

Melhores cervejas uruguaias

Outras cervejas uruguaias que são bem gostosas e você deve provar:

  • Davok
  • Mastra
  • Brewery San José
  • O’Neill Cerveza Artesanal
  • Barbot

Lembre-se, esse é meu gosto e minhas indicações! Não deixe de experimentar outros tipos e fazer a sua lista de preferidas. Depois me conta o que achou das cervejas uruguaias que indiquei e quais foram suas preferidas.

 

Onde beber cerveja no Uruguai?

Parte importante da experiência de tomar cerveja é o local onde beber. E uma coisa você pode ter certeza, o que não faltam são boas opções de bares e cervejarias no Uruguai. Mesmo nas cidades pequenas você pode encontrar armazéns, bares e pubs legais para degustar essa iguaria. E claro, uma Choperia Mastra, a qual conto mais um pouco a seguir.

 

Choperia Mastra

Cerveceria Mastra, choperia uruguaia

Presente na maior parte das cidades que estive no Uruguai, a cervejaria Mastra é um reduto boêmio. É, um bar de cervejaria artesanal muito tradicional no país. Quem me indicou foi um próprio uruguaio em Salto, e depois, vi em Colonia del Sacramento, Montevidéu e Punta del Este.

Além de sua própria cerveja, eles oferecem rótulos de diversos lugares do mundo. Também possuem algumas opções para você degustar goles menores de diversos tipos. Para acompanhar, porções de amendoim ou azeitona. O pessoal que trabalha lá costuma ser muito atencioso e pronto para ajudar a escolher uma boa cerveja.

Visitei a unidade presente no Mercado Agrícola de Montevidéu. Além de ser uma graça, o lugar oferece boa variedade a bons preços. E o lugar é um dos meus pontos turísticos favoritos de Montevidéu

 

+ Dicas de onde beber cerveja no Uruguai

Uma boa dica pode ser ir a bares das próprias cervejarias, outra é parar em um lugar que ofereça diversos tipos de paint, ou pinta como chamam por lá. É muito comum haverem bares típicos de cerveja, com grandes barris e torneiras prontas para te servir uma infinidade de variações.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Só fique atento que em alguns desses lugares você só pode levar seu reservatório, abastecer e levar para casa. Não é possível beber no local! Por isso, a dica para procurar lugares que sirvam as pintas.

Só para lembrar que os rótulos mais tradicionais, das cervejas artesanais do Uruguai, são facilmente encontrados em bares e baladas. Além disso, você pode comprar em mercados e comércios menores. 

Outra boa dica é usar o site Donde Pinta, que mostra lugares para beber cerveja artesanal no Uruguai.

 

Quanto custa uma cerveja no Uruguai?

Cervejas artesanais do Uruguai

Sem dúvida um dos fatores mais importantes é o preço. E afinal, quanto custa uma cerveja no Uruguai? As mais populares, já mencionadas acima, Norteña, Patricia, Zilertal, variam de 9 a 18 reais, tendo um preço médio de 14/15 reais. Depende de onde você quer beber. Nos mercados e quiosques são mais baratas do que nos bares, que você senta para beber. Nada diferente do Brasil.

Não se assuste com o preço, pois as cervejas uruguaias são de litrão (1L). Também valem o custo benefício, pois são de melhor qualidade que as nossas equivalentes. Pode ficar tranquilo que valerá a pena!

Pelo lado das cervejas artesanais do Uruguai, fica mais difícil dar um preço. Mas fique calmo. Não são caras, pelo contrário, são baratas se comparadas a outros rótulos artesanais. Existe uma imensa variedade de tamanhos, qualidade e tipos. À partir de 10, 12 reais você já encontra excelentes opções para provar.

A média de preço gira em torno de uns 20 reais por embalagens menores de 300 e 600 ml. Com 30 e 40 reais você compra as mais famosas e renomadas. Com essa quantia, também é possível degustar uma seleção com vários tipos em lugares especializados.

Resumidamente, as cervejas uruguaias não são caras. Quase o mesmo preço, se comparadas a cervejas da mesma qualidade no Brasil. Tudo depende do que você procura. 

Lembrando que essas foram apenas as minhas dicas. Experimente outras e depois me conta as suas preferidas. De uma coisa você pode ter certeza, o que não falta são boas marcas de cervejas uruguaias e bons lugares para apreciá-las.

Saúde! Um brinde às viagens e lugares!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Carolina Arbache

ESCRITO POR

Carolina Arbache

Paulistana, 27 anos, herdei a paixão por viagens dos meus pais. Faço loucuras para sair, nem que seja por poucos dias, de São Paulo. Sempre em busca de viajar mais e mais, meus destinos preferidos são aqueles que posso ficar em contato com a natureza. Não ligo para lugares da moda. Gosto mesmo é de explorar a cultura do lugar, conversando com moradores, apreciando a gastronomia e descobrindo pérolas escondidas. Sou formada em nutrição, adoro escrever e trabalho com produção de conteúdo desde 2012.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Eduardo Long

    Muito boas dicas sobre as cervejas do Uruguai. O melhor é que elas são malte puro. Devem ser "loiras" e "morenas", deliciosas. Obrigado.