Roteiro em El Calafate: dicas para viagem de 1, 2 ou 3 dias

por Polly Batista

Roteiro em El Calafate: dicas para viagem de 1, 2 ou 3 dias

Neste artigo, você verá dicas de roteiro em El Calafate para 1, 2 ou 3 dias de viagem. El Calafate é uma cidadezinha que fica na Patagônia Argentina, o ponto de partida para quem quer curtir as belezas do Parque Nacional los Glaciares, localizado a 80 km do município. Ela oferece uma ótima infraestrutura para os visitantes com inúmeras ofertas de restaurantes, hotéis e excursões. Pois se você está de viagem marcada para esse pedacinho fascinante da Patagônia ou está planejando visitar, saiba que existem muitas atividades a serem feitas e bastante lugares para conhecer.

A cidade em si não é a principal atração (apesar de ter o seu charme), mas por outro lado ela é cercada de uma beleza impressionante. Veja agora o que fazer em um roteiro de 1, 2 ou 3 dias em El Calafate.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em El Calafate

Seguro viagem de esporte, neve e aventura »

 

Roteiro em El Calafate: dia 1

Dicas de roteiro em El Calafate para 3 dias
Vá ao Parque Nacional los Glaciares | Foto: El Calafate.

Parece loucura deixar um lugar tão especial como El Calafate, na Argentina, para se conhecer em um dia! Mas isso é bem comum, principalmente para os viajantes que fazem um bate volta a partir de El Chaltén.

Se for o seu caso, não titubeie: deixe o centro da cidade para conhecer em outra oportunidade e vá direto ao principal ponto turístico da região: o Parque Nacional los Glaciares.

A maior parte das excursões para esse parque levam o dia inteiro. Diversas agências oferecem o translado a partir do centro de El Calafate até o local. Agende uma excursão para o Perito Moreno.

Geralmente, os pacotes incluem o transfer e alguma atividade, como um safári náutico pelo Lago Rico, que chega bem próximo aos paredões da geleira (média de R$80) ou caminhadas exploratórias em cima do glaciar, como o mini trekking no Perito Moreno  ou Big Ice no Perito Moreno.

Essas últimas se diferenciam entre si no tamanho da distância percorrida e, consequentemente, no tempo. O ingresso ao parque é cobrado à parte e custa R$ 100. Leia o artigo com todas as informações sobre como como ir ao Perito Moreno.

Portanto, se você tem somente um dia para El Calafate faça as seguintes opções: primeiro vá ao Parque Nacional, faça um safári náutico em El Calafate, seguido de uma caminhada por cima da geleira (minitrekking ou big ice) e, por fim, aproveite a vista deslumbrante do glaciar a partir da passeio pelas passarelas do Perito Moreno.

Caso você ainda permaneça à noite na cidade, aproveite para caminhar pela Av. Libertador (a principal) e conheça algum restaurante ou bar. Não sabe para onde ir? Leia as dicas de bares e restaurantes em El Calafate.

Agende => Passeios de verão em El Calafate

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Argentina. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Roteiro de 2 dias em El Calafate

Roteiro de 2 dias em El Calafate
Glaciarium fica no 2º dia por El Calafate | Foto: El Calafate.

Se você ainda tem mais um dia na terra do gelo eterno, aproveite para conhecer o Glaciarium na parte da manhã, e o centro da cidade durante à tarde.

Para chegar ao primeiro, que é o Centro de Interpretação dos Glaciares, a Secretaria de Turismo de El Calafate disponibiliza uma van gratuita que parte todos os dias de frente à sede, a cada hora, a partir das 9h.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

No Glaciarium há duas atividades a serem feitas: visita ao museu, que explica quem foi Perito Moreno e como se forma um glaciar, e a entrada no bar de gelo (são ingressos separados). Isso tomará toda a sua manhã.

No almoço, vá a um restaurante de comida típica (cordeiro patagônico) e siga pelo centro da cidade que dá para ser percorrido todo a pé.

Aproveite o momento de despedida para experimentar o sorvete de El Calafate (a fruta que dá nome à cidade) e comprar algumas lembranças da região. Saiba como se locomover em El Calafate.

Aventura => Passeio 4×4 em El Calafate

 

Roteiro de 3 dias em El Calafate

Roteiro de 3 dias por El Calafate
No 3º dia conheça outros glaciares | Foto: El Calafate.

Passar três dias em El Calafate é o suficiente para conhecer bem a região, por isso este artigo contempla as dicas de roteiro em El Calafate para esse tempo.

Depois de visitar o Perito Moreno no primeiro dia, conhecer o Glaciarium e o bar de gelo no segundo, está na hora de voltar ao gelo para ver de perto mais duas das 356 geleiras do Parque Nacional los Glaciares: a Upsala e a Spegazzini.

Ambas podem ser conhecidas em uma única excursão e admiradas bem de perto por meio de um barco coberto de vidro, que oferece vistas panorâmicas.

Essa dupla de glaciar, não conta com uma estrutura de plataformas como o Perito Moreno, mas são muito interessantes.

O Upsala é bem maior que o Perito Moreno e o Spegazzini, bem menor. O espetáculo do passeio já se apresenta durante o caminho, pois dezenas de icebergs ficam boiando nas águas geladas.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Prepare sua câmera, pois tudo é muito fotogênico. São pedaços de gelo cujo azul turquesa é de encher os olhos e o seu cartão de memória!

Praticamente todas as agências oferecem essa navegação que é chamada de diversas maneiras por diferentes empresas de turismo, pode ser ‘Todos los Glaciares’, ‘Rios de Gelo’ ou algo semelhante. Conheça uma excursão pelo glaciares de El Calafate.

Dessa forma, você terá fechado com chave de ouro os seus 3 dias em El Calafate. Para outras opções leia também sobre os principais pontos turísticos de El Calafate.

Incrível => Navegação até os paredões de gelo em El Calafate

 

Dicas práticas: passeios em El Calafate

Roteiro de 3 dias em El Calafate
El Calafate oferece passeios imperdíveis | Foto: El Calafate.
  • Não esqueça que você está em uma região austral. O que isso significa? Em poucas palavras: frio! Por isso, mesmo no verão, o vento pode ser cortante. Proteja-se;
  • Se você não estiver devidamente preparado (a), aproveite para circular no centro da cidade e comprar alguns acessórios como: gorros e luvas;
  • Não feche seus passeios na primeira agência que entrar. Elas são muitas. Pesquise preço, pechinche e tenha sempre dinheiro vivo em mãos, pois a possibilidade de conseguir um desconto é maior. Confira as preços dos tours guiados em El Calafate no ano inteiro.
  • Não durma durante os deslocamentos dos ônibus das excursões, pois a paisagem da região é belíssima. De El Calafate para o Parque Nacional los Glaciares são, aproximadamente, 40 minutos. E eu te garanto: você não vai querer nem piscar!
  • Leve lanches para os seus passeios, pois a maioria dura o dia inteiro;
  • Durante o Big Ice, os caminhantes experimentam uma bebida destilada que fica guardada dentro da geleira. Observe as restrições de idade e condições para participar dos trekkings;
  • Durante as caminhadas, as agências oferecem os grampones, que são espécies de solados com garras de ferro que ajudam a fixar os seus passos em cima do gelo. No começo, a pisada fica estranha, mas depois você acostuma e é muito útil;
  • Quando for ao Glaciarium, conheça primeiro o museu e só depois vá ao Bar de Gelo, para aproveitar bem o open bar (são só 45 minutos!);
  • Ainda no Glaciarium, desfrute da paisagem ao redor dele. É desértica e cercada pelo Lago Argentino, cujas águas são bem azuis;
  • Se por ventura, você ainda tiver um quarto dia em El Calafate, faça um bate volta em Torres del Paine (caso você não tenha incluído uns dias em El Chaltén). Confira uma excursão para Torres del Paine saindo de El Calafate.

Para finalizar, fique com esse vídeo lindo em timelapse feito site oficial de turismo de El Calafate:

Está de viagem marcada para El Calafate? Quantos dias vai ficar na região e o que pretende fazer? Compartilhe o seu roteiro conosco!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Polly Batista

ESCRITO POR

Polly Batista

Penso que todas as coisas são parte de mim. Procuro pelo mundo pedaços da minha alma escondidos em cada novo destino, cada pessoa, cada cultura, cada monumento. Os lugares me revelam o quanto sou pequena, ignorante e humana e, ao mesmo tempo, o quanto somos ricos, parecidos e divinos. Me sinto grata em redescobrir isso em cada viagem.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Carol

    Olá, Adorei as dicas! Estou pesquisando os preços em algumas agencias pela internet e está tudo carissimo! Tem alguma agencia com preço bom para indicar? Obrigadaaa

  2. Polly Batista

    Olá, Carol! Tudo bem?! Dá uma olhada nesse site de passeios para El Calafate, quem sabe você não encontra preços mais atrativos! Boa sorte!