El Calafate

A Argentina reserva muitos cenários surpreendentes em suas cidades e, porque não dizer, surreais para seus visitantes. Um desses locais é El Calafate, a cidade dos glaciares. Ela fica no lado argentino da maravilhosa Patagônia, bem ao sul do país.

Por isso, se alguém te disser que o turismo por em El Calafate é de tirar o fôlego, acredite. E, se possível, organize logo a sua viagem para “comprovar” essa opinião (e depois sair dizendo a mesma coisa para que outras pessoas também fiquem com vontade de conhecer a cidade).

Na cidade está o Parque Nacional Los Glaciares, onde fica o famoso glaciar Perito Moreno e outras mais de 350 geleiras. A tranquila cidade argentina ainda é “palco” de outros glaciares, lagos, montanhas onde é possível fazer os mais diferentes tipos de passeios, desde os mais aventureiros até os apenas para contemplação.

Quer saber mais sobre o turismo em El Calafate? Veja neste artigo links para todos os posts sobre El Calafate, com seus pontos turísticos da cidade, clima, onde se hospedar na cidade e tudo para montar seu roteiro por está gelada cidade lá no fim da América do Sul.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em El Calafate

Seguro viagem América do Sul »

 

Turismo em El Calafate: mapa da cidade

  • País: Argentina
  • Área total 22,9 km²
  • População total (2013) 21 132 hab.
  • Clima: Frio

*Fonte: Wikipédia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em El Calafate »

 

Tudo sobre El Calafate

turismo em el calafate
Cidade pertence a província de Santa Cruz.

É uma cidade da província argentina de Santa Cruz e está localizada bem ao sul do país, dentro da Patagônia Argentina e próxima da fronteira com o Chile. Está distante a apenas 270 quilômetros da capital da província de Santa Cruz, que é Río Gallegos, mas fica a mais de 2,8 mil quilômetros a capital do país, a cidade de Buenos Aires.

Tem pouco mais de 21 mil habitantes, mas fica lotada de visitantes, sobretudo nos meses de verão quando a temperatura não é tão fria. Embora no outono de 2015, em maio, mais de 17 mil pessoas tenham visitado o Parque Nacional Los Glaciares.

Falando no parque, que foi fundado em 1937, ele está na lista de Patrimônio da Humanidade da Unesco desde 1981. Inclusive, El Calafate é a cidade mais próxima do parque e, por isso, o ponto de partida tradicional para conhecer as geleiras do local.

O nome da cidade é derivado de um arbusto muito comum por lá, o Calafate-da-Patagônia, que tecnicamente é chamado Berberis microphylla, que produz uma fruta (da família das frutas vermelhas) utilizada na fabricação de licores, geleias e muitos doces.

 

Mais sobre a história de El Calafate

viagem a el calafate
Ela é a cidade mais próxima do Parque Nacional Los Glaciares.

A região foi habitada durante milhares de anos por tribos indígenas americanas. No caso, o grupo que dominava a área eram os índios da etnia aonikenk, também chamados de tehuelches. Inclusive, à época, a região era batizada de Kehek Aike que quer dizer algo como “paradeiro que é depósito de artefatos e bens humanos”.

Por conta do clima muito frio, assim como em outras cidades da Patagônia Argentina e também chilena, se desenvolveu mais lentamente, quando comparado ao resto do país. As primeiras expedições do exército argentino chegaram por lá somente em 1867, quando buscavam chegar a nascente do Rio Santa Cruz.

A partir daí, outras expedições por mar e por terra, inclusive trazendo estudiosos chegaram a cidade, que foi fundada oficialmente em 7 de dezembro de 1927. Hoje, a principal atividade econômica da cidade é o turismo, com boa estrutura hoteleira, um aeroporto moderno, boas estradas e ótimo atendimento turístico.

 

Qual melhor época para viajar para El Calafate?

passeios em el calafate
Dá para fazer passeio sobre o Glaciar Perito Moreno.

O clima na cidade, como é de se esperar, é frio. A temperatura média anual é 7,2ºC. Em julho, cai para 1,8ºC e em janeiro é de 18,6ºC. O clima é predominantemente seco e os ventos são uma marca da região, com destaque para os ventos de verão.

Sugiro a visita no outono ou primavera, que compreende os meses de abril, maio, setembro e outubro. Mais informações estão no artigo sobre quando é melhor ir para El Calafate.

Vale lembrar que as estações do ano acontecem na mesma época do Brasil. Por outro lado, os horários para amanhecer e escurecer são bem diferentes. Em algumas épocas do ano, pode estar escuro até por volta de 8 ou 9 horas da manhã. Mesmo que a cidade, assim como toda a Argentina, estejam no mesmo fuso horário de Brasília.

Para fazer ligações, você deve usar o código telefônico 54 referente a Argentina e ainda o código 2902, que é o da cidade. Lembrando que brasileiros não precisam de visto ou passaporte para entrar na Argentina, apenas o documento de identidade conservado e com menos de 10 anos.

 

O que fazer na cidade de El Calafate?

El Calafate faz parte de um das regiões mais exuberantes da América do Sul: a Patagônia!

É chamada de Capital Nacional do Gelo Eterno, graças às centenas de glaciares que ficam ao redor do destino. Os cenários são deslumbrantes e únicos, uma vez que esse tipo de formação só ocorre bem próximo aos polos Sul ou Norte. Além disso, a ameaça de aquecimento global torna essas paisagens mais raras e vulneráveis.

Confira esse vídeo incrível sobre a cidade, produzido pelo site oficial de turismo da cidade:

 

Pontos turísticos e passeios

atrações el calafate
Glaciar Perito Moreno tem 250 km² de extensão.

Provavelmente irei me repetir, mas El Calafate é um lugar fantástico e com um cenário único. A maior atração da cidade é o Parque Nacional Los Glaciares, onde estão localizadas a geleira Perito Moreno (que tem 250 km² de extensão, mais que Buenos Aires) e as montanhas de El Chaltén, além de outras mais de 360 geleiras.

As atrações imperdíveis da cidade estão na lista dos pontos de interesse de El Calafate, como Parque Nacional Los Glaciares e o famoso e maravilhoso glaciar Perito Moreno , que inclusive tem um post explicando como ir ao Perito Moreno, com detalhes sobre o passeios, preços e o que levar.

Ela fica apenas 80km do parque que sedia a geleira. A forma mais barata de chegar ao glaciar é por meio de agências. O preço do transporte para o Perito Moreno a partir de El Calafate, varia de acordo com as atividades que você contratar.

Além dele, estão o Glaciarium, um bar e museu, entre outras geleiras como a Upsala e a Spegazzini e mais atrações. Para te ajudar a conhecer melhor e selecionar os locais, temos o artigo com sugestões de passeios em El Calafate.

Como o verão é a alta temporada local por não ser tão “congelante” é possível fazer mini trekking no glaciar Perito Moreno, cruzeiro Glaciares Gourmet, passeios em El calafate no 4×4, tirolesa e até conhecer uma estância criadora de animais.

 

Quantos dias são necessários para conhecer El Calafate?

passeios em el calafate

Minha dica é que você reserve 3 dias para El Calafate. A cidade é pequena e é o suficiente para você destinar um dia para o Perito Moreno, outro para os pontos turísticos dentro da cidade e um último para uma atividade extra nos arredores.

Descubra neste artigo como ir para El Calafate, com detalhes das opções aéreas e terrestres, e ainda como ir do aeroporto ao Centro e ainda como se locomover na cidade argentina.

El Calafate fica a 2.896km da capital, Buenos Aires. E avião é a forma mais rápida de chegar até ela. São, aproximadamente, 3h30min de voo.

Além disso, veja o artigo sobre onde se hospedar em El Calafate uma vez que ele contém dicas de hostels, apartamento e hotéis, e ainda este outro post com uma lista dos bares e restaurantes em El Calafate. Se você agora está pensando em quanto gastaria na viagem, veja no artigo todos os preços de El Calafate com valores de hotel, comida e passeios.

E, se depois de ler sobre os diversos atrativos e passeios disponíveis você ficou em dúvidas em qual escolher na hora de organizar o roteiro e ainda quanto tempo reservar para cada atração, veja a sugestão de roteiro em El Calafate. No artigo há dicas de passeios para você fazer se ficar apenas 1 dia na cidade, 2 dias ou mesmo se tiver 3 dias para explorar a região.

 

Dicas de turismo em El Calafate

El Calafate é um destino bem diferente de muitos outros da América do Sul, como as praias brasileiras ou mesmo as ruínas de civilizações pré-colombiana, inclusive de outras da própria Argentina e, só por isso já tem o seu charme. Mas, quando se pesquisa sobre a cidade e se depara com as paisagens surreais, você descobre que o lugar é mais que diferente, é quase mágico.

Não é à toa que cada vez mais viajantes tem procurado conhecer os glaciares da Patagônia Argentina. E que, além de conhecer e se admirar com a beleza local, muitas vezes percebem a importância da preservação do meio ambiente, garantindo que as próximas gerações também tenham oportunidade de conhecer os paredões de gelo.

Antes de ir, cheque a previsão do tempo e leve roupas e acessórios adequados para a temperatura e também confirme se atrações e passeios estarão disponíveis naquela época do ano, assim evita qualquer frustração na viagem. Para outras informações sobre El Calafate, visite o site da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV) e procure o post índice da Argentina.

Já conhece El Calafate ou a cidade ainda está na sua lista de destinos? Conte nos comentários o que mais te interessa por lá.

Até + !!!

 

Background Tickets
El Calafate

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
El Calafate

Lazer e Diversão

Background Acomodação
El Calafate

Ofertas de Hotéis

Preços mais baixos encontrados por usuários reais.
Os valores podem variar conforme disponibilidade, datas e taxas.

Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados