Pontos turísticos da Argentina: 13 monumentos e paisagens imperdíveis

por Franco Chirizzi

Pontos turísticos da Argentina: 13 monumentos e paisagens imperdíveis

Ao visitar os pontos turísticos da Argentina, você estará diante de muitas passagens e monumentos incríveis no país do tango e do churrasco. Recomendo desde já que planeje sua viagem de tal forma que seja possível conhecer todos eles.

Esses pontos turísticos portenhos destacam-se pela biodiversidade climática, monumentos históricos da época da colônia ou épocas douradas e são visitados diariamente por centenas de pessoas do mundo todo, que optam por fazer turismo na Argentina, em seu roteiro pela América do Sul.

Neste artigo apresento uma lista dos mais queridos e visitados atrativos turísticos da Argentina para você incluir na sua visita pelo país, com informações sobre cada um deles e dicas para aproveitá-los da melhor maneira possível.

Planeje sua viagem => Hotéis em Buenos Aires

Seguro viagem América do Sul »

 

Pontos turísticos da Argentina imperdíveis

  1. Plaza de Mayo, Buenos Aires
  2. Serras de Córdoba, Córdoba
  3. Glaciar Perito Moreno, El Calafate
  4. Aconcágua, Mendoza
  5. Cataratas do Iguaçu, Misiones
  6. Pucará de Tilcara, Jujuy
  7. Puerto Madryn
  8. Aurora Austral,Ushuaia
  9. Catedral dos Capuchino, Córdoba
  10. Puerto de Mar del Plata
  11. Museu de arqueologia de Salta
  12. Monumento à bandeira, Rosário
  13. Nahuel Huapi, Bariloche

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Argentina »

 

Plaza de Mayo

Pontos turísticos de Buenos Aires
Turistas e locais relaxam em frente a Casa Rosada na Plaza de Mayo.

Começo a lista com um dos principais pontos turísticos de Buenos Aires, que se encontra no centro da capital do país e que é visitado por centenas de turistas todos os dias; sem contar o fato que concentra grande parte da história do país e das manifestações políticas.

A enorme Plaza de Mayo encontra-se rodeada de importantes edifícios, considerados patrimônios históricos da Argentina, como o Cabildo (onde se declarou o primeiro governo argentino), a Casa Rosada, desde onde governa o presidente e a Catedral de Buenos Aires, onde descansam os restos do pai da Pátria, o San Martin e também é o lugar que o atual Papa Francisco celebrava a missa como cardeal de Buenos Aires.

A praça passou por várias reformas estruturais nos últimos anos, mas ainda é ponto de concentração de manifestações políticas, pelo qual é provável que se você for visitar se encontre com muita gente.

Conheça => Excursão a pé em Buenos Aires

 

Sierras de Córdoba

Lugares para conhecer na Argentina
Milhões de turistas visitam as serras anualmente | Foto: Trinidad Fernandéz, via Wikimedia Commons.

A Província de Córdoba se encontra a pouco mais de 500 km da capital e é a segunda mais povoada da Argentina. Entre suas principais belezas, se destacam as serras, pelo clima maravilhoso que oferecem o ano todo.

Durante décadas foi muito comum a indicação por parte dos médicos – para pessoas que tinham problemas asmáticos – morar nas sierras de córdoba, pelo excelente clima que apresentam praticamente o ano todo. Em dúvida sobre em qual época do ano viajar? Confira quando ir para a Argentina.

Esportes de aventura são muito comuns no local, assim como os vários acampamentos, onde as pessoas mais jovens costumam passar dias seguidos em contato com a natureza.

Natureza => Excursão para o Vale de Calamuchita em Córdoba

 

Glaciar Perito Moreno

Fenômeno Natural na Argentina
Glaciar Perito Moreno | Foto: QVM.

Já entrando no território da Patagônia Argentina, praticamente no extremo sul do continente, o glaciar Perito Moreno é conhecido no mundo todo por ser a maior reserva de água doce superficial do mundo, possuindo mais de 4 quilômetros de largura e 60 metros de altura.

Principal entre os passeios de verão em El Calafate, é comum o local receber centenas de turistas que vão presenciar o processo de degelo, onde enormes partes da maravilha começam a desabar, criando um espetáculo único no mundo pelo enorme barulho que faz o rompimento do mar por causa do gelo.

Se você for com a vestimenta adequada (botas de trekking, luvas, touca e roupas impermeáveis), poderá também caminhar sobre a geleira.

Conforto => Transporte de ida e volta ao Glaciar Perito Moreno

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Argentina. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Aconcágua

Roteiro pela Argentina
Aconcágua ao fundo com pico nevado | Foto: QVM.

Se falamos de pontos turísticos da Argentina, não podemos esquecer da maior montanha de todo Ocidente: Aconcágua, localizada na Província de Mendoza, a 1000 km de Buenos Aires e perto da fronteira com o Chile.

A montanha tem uma altura de 6.962 metros sobre o nível do mar e é visitada durante os meses de outubro até março por andinistas, como são chamados os esportistas que tentam chegar na cima, de todas partes do mundo. Se interessa por esportes na neve? Então, descubra onde esquiar na Argentina.

Para chegar até o topo é necessário um bom condicionamento físico, além de adquirir roupas e equipamentos especiais, como também pagar várias taxas e seguros. Mesmo assim, tem uma parte da montanha que está disponível para ser visitada por qualquer turista, a aproximadamente 3.000 metros, onde poderá fazer passeios e tirar fotos panorâmicas incríveis da montanha coberta de neve.

Imperdível => Excursão a Cordilheira dos Andes Aconcágua

 

Cataratas do Iguaçu

Cataratas do Iguaçu lado argentino
Cataratas podem ser vistas dentro do Parque Nacional do Iguaçu.

As cataratas, que são compartilhadas com o Brasil, foram consideradas sempre um ponto turístico muito lindo e visitado na Argentina, mas desde quando foram escolhidas uma das novas 7 maravilhas naturais do mundo, a busca pelas mesmas aumentou consideravelmente.

E, por ser na fronteira com o território brasileiro, é um excelente ponto de partida para sua viagem pelo país vizinho, principalmente para quem mora no estado do Paraná.

Com 275 quedas d’água, algumas chegando até 82 metros de altura, a visão desde Argentina é diferente a que se encontra no Brasil; a mais famosa é a garganta do diabo. O Parque Nacional do Iguaçu, onde se encontram as cataratas, possuí uma infraestrutura muito boa, com até um trem e muitas trilhas.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

É difícil dizer qual o lado mais bonito das Cataratas do Iguaçu, mas na parte argentina ficam quase 2 terços das quedas d’água, ainda que a maioria dos pacotes sejam vendidos para o setor brasileiro.

Agende => Excursão de 1 dia as cataratas argentinas

 

Pucará de Tilcara

Construção milenar impressiona turistas| Foto: Niels Elgaard Larsen, via Wikimedia Commons.

Trata-se de uma construção no norte da Argentina, na província de Jujuy, perto da fronteira com a Bolívia e que tem quase 1000 anos. Foi incluída até nas moedas comemorativas de 1 peso do bicentenário argentino pela importância arquitetônica e histórica das mesmas. Falando em dinheiro, descubra qual moeda levar para a Argentina.

O local serviu como um forte de defesa de diferentes povos indígenas, como também para cultivos dos campesinos que moravam na região; é comum achar vários rituais e oferendas também. É certamente um dos pontos turísticos da Argentina mais interessantes. Por falar nisso, veja mais curiosidades da Argentina.

Dúvida => Aerolíneas Argentinas é boa?

 

Puerto Madryn

Onde ver animais marinhos na Argentina.
Veja de perto diversas espécies marinhas na Península Valdés.

Na província de Chubut, na Patagônia Argentina, com quase 15hs de estrada de Buenos Aires, encontra-se a pequena cidade balneária de Puerto Madryn; ela é famosa no mundo todo pela possibilidade de avistar baleias francas durante a época de reprodução.

Para quem gosta de contato com os animais, e desfrutar da natureza no seu esplendor, é recomendado visitar essa cidade a partir de maio até o fim do ano, principalmente na Península de Valdés, que foi tombada patrimônio da humanidade pela Unesco e é onde além das baleias é possível avistar pinguins de Magalhães, leões marinhos, golfinhos e diferentes espécies de aves, como flamingos.

Incrível => Observação de baleias na península Valdés

 

Canal Beagle em Ushuaia

O que fazer em Ushuaia
Farol Les Eclaireurs é o cartão-postal de Ushuaia.

A cidade mais austral do mundo é muito conhecida pelos brasileiros e considerada por muitos como um destino exótico, e não é pouca coisa mesmo. Principalmente dentre os passeios de inverno em Ushuaia, destaca-se o Canal Beagle, estreito próximo ao Chile que compõe, ao longo dos seus 240 km, o caminho para todas as belezas naturais do lugar; dentre elas o Farol Les Eclaireurs, cartão-postal de Ushuaia.

Um clima frio intenso é presenciado para quem faz passeios o ano todo em Ushuaia, com fortes ventos gelados que vem da Antártica; mas ainda assim é uma experiência incrível de ser vivenciada, pois a infraestrutura turística é muito boa.

Um dos destaques nessa cidade, é a aurora austral, semelhante a Aurora Boreal do hemisfério norte e com uma beleza deslumbrante; porém é muito rara de ser vista, considere-se com sorte se vê-la, mas não vá para Ushuaia com essa expectativa.

Aproveite => Cruzeiro pelo Estreito de Beagle e Farol Les Eclaireurs

 

Porto de Mar del Plata

Cidades para conhecer na Argentina
Além das embarcações, o porto de Mar del Plata oferece boa infraestrutura turística.

Apesar do fato que o país possuí uma enorme fronteira marítima com o Atlântico, os argentinos não costumam ir tanto para praia que nem no Brasil; exceto na cidade de Mar del Plata, uma das principais cidades da Argentina, além de ser um grande destino de veraneio e que tem um enorme porto.

A cerca de 400 km de Buenos Aires, é possível visitar essa cidade – moderna e uma das maiores da Argentina – por conta das muitas conexões de avião, ônibus e até trem. No porto de Mar del Plata é possível comer diferentes frutos do mar como em nenhum outro lugar da Argentina e curtir tangos com bons vinhos também.

Compare => Aluguel de carros na Argentina

 

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Museu de Arqueologia de Salta

Melhores museus da Argentina
Local abriga peças importantes da história do país| Foto: Museo de Arqueologia de Alta Montaña.

A cidade de Salta, no norte da Argentina, já é um dos principais distintos a ser visitados no país pela beleza e tranquilidade, somadas  a bela vista das montanhas; mas ao mesmo tempo é possível fazer um passeio histórico pelo Museu de Arqueologia de Alta Montanha (como é denominado), que se encontra em um edifício de metade do século XIX no centro da cidade.

No museu é possível visitar as múmias de duas crianças e uma adolescente em perfeito estado de conservação pela altura do lugar onde foi encontrado o corpo, a mais de 6700 metros sobre o nível do mar; o que fez que os corpos ficassem congelados e quando foram encontrados parecia que estavam “dormindo”.

Os Niños del Llullaillaco, foram declarados bens históricos do país pela importância arqueológica que representam.

Passeio => Excursão em Humahuaca saindo de Salta

 

Monumento à bandeira em Rosário

O que fazer em Rosário
Monumento é uma atração em Rosário | Foto: Monumento a la Bandera.

A segunda cidade em importância da Argentina, muito perto de Buenos Aires e que é parte imprescindível do fluxo econômico do país, pela economia da criação de gado. Apesar de Rosário ser mais comercial e não um ponto turístico em si, a beleza do monumento à bandeira atrai a centenas de visitantes diariamente.

Durante a época da Independência da Argentina. foi criada a bandeira que é utilizada até hoje e foi içada pela primeira vez nessa cidade; por isso o imponente monumento em sua homenagem junta milhares de pessoas todo 20 de junho, aniversário da inauguração.

Veja também => Cidades perto de Buenos Aires

 

Lago Nahuel Huapi

Pontos turísticos da Argentina
Lago Nahuel Huapi e montanhas geladas | Foto: QVM.

Voltando para a Patagônia, encontramos na famosa Bariloche o Lago Nahuel Huapi, considerado um dos mais belos pontos a ser visitados na cidade austral. Aproveite e confira onde ficar em Bariloche.

Rodeado de enormes árvores e ao fundo com montanhas congeladas, além do charme das belas construções ao redor, o lago tem muitas lendas sobre um monstro que morava nele e até hoje atrai muitos turistas. A temperatura do lago costuma ser muito baixa, mas é ótimo para quem quer ficar por perto e tomar um chocolate quente e curtir uma vista maravilhosa.

Desfrute => Excursão ao Circuito Chico saindo de Bariloche

 

Conheça os pontos turísticos da Argentina

A beleza marcada pela diferença de climas e as diferentes influências de pessoas de diferentes lugares do mundo, faz com que seja bem difícil escolher qual região visitar com seus pontos turísticos. Recomendo que leia o post roteiro na Argentina, com dicas valiosas sobre a sequência de cidades para visitar em até 30 dias no país.

Independentemente da sua escolha, os pontos turísticos da Argentina tem a vantagem que, em maioria, podem ser visitados em quase qualquer época do ano, podendo desfrutar de belezas arquitetônicas e de natureza majestosa.

E, para finalizar, fique com o vídeo incrível publicado pelo site oficial de turismo da Argentina, com imagens lindas dos glaciares em El Calafate, pontos turísticos imperdíveis da Argentina!

E você, já planejou quais destes pontos turísticos da Argentina irá conhecer? Deixe sua resposta comentários!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Franco Chirizzi

ESCRITO POR

Franco Chirizzi

Franco Chirizzi, 26 anos, argentino, professor de português e escritor freelancer. Mora no Brasil há mais de 3 anos, primeiro em Porto Alegre e, logo, apaixonado por praia, se mudou para Floripa. Gosta de Marketing Digital e de encontrar novas experiências ao redor do mundo.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *