Mapa da Argentina: 5 regiões turísticas do país

por Franco Chirizzi

Mapa da Argentina: 5 regiões turísticas do país

Questões histórico-políticas, mas principalmente climáticas, fazem com que o mapa da Argentina seja dividido em 5 regiões, o que facilita muito na hora de escolher seu próximo destino.

É só pensar de quer visitar praias, ver neve, parques, vinícolas ou lugares únicos.

Tem regiões como a Patagônia que são famosas pelo nome mesmo, mas com enorme extensão territorial, tem outras como o nordeste, no qual o principal ponto turístico visitado é as Cataratas de Iguazú.

Nesse artigo, apresento as 5 regiões que formam a Argentina, lembrando que o país é dividida em 24 províncias (semelhante aos estados brasileiros) e a Capital Federal de Buenos Aires.

Listo os principais destinos e pontos turísticos, buscando que a sua visita às regiões seja a mais produtiva possível.

Planeje sua viagem => Hotéis em promoção na Argentina

Seguro viagem América do Sul: é obrigatório? »

 

Mapa da Argentina: regiões turísticas

  • Região Noroeste
  • Região Nordeste
  • Região Cuyana
  • Região Patagônia
  • Região Pampeana

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Argentina »

 

O que fazer nas regiões da Argentina

Região Noroeste

Mapa da Argentina
Salta.

A região mais ao norte no mapa da Argentina tem traços coloniais e fica mais perto da fronteira com a Bolívia. O noroeste é composto pelas províncias de Jujuy, Salta, Tucuman, Catamarca e Santiago del Estero.

Por lá, é comum encontrar traços indígenas na população, não tão comuns na região central do país, como Buenos Aires, Rosário, ou Córdoba.

Há muitos pontos turísticos nessa área: as cidadezinhas do interior de Jujuy, como La Quiaca (cidade fronteira com a Bolívia), Tilcara e o Valle das 7 cores carregam forte influência andina e colonial, onde o culto a pachamama (mãe terra) e o consumo de folha de coca são muito comuns.

Não se assuste! A folha de coca não tem nada a ver com a droga conhecida e é simplesmente uma erva (muito mais comum na Bolívia e no Peru também) consumida em rituais dos Incas, que serve para acalmar os efeitos do Mal de Altura, ou apunar como chamam os locais, causado pela altura da região, que supera os 3 mil metros em vários lugares.

Já Salta é maior que Jujuy e também tem os fortes traços indígenas, mas com uma culinária muito destacada, onde todos os locais recomendam provar as deliciosas empanadas salteñas.

A cidade é muito linda e bem cuidada, mas os passeios turísticos pela montanha de Salta é o que mais chama a atenção dos visitantes.

Tucuman, embora seja a mais populosa da região é a menor em tamanho, conhecida pela Casita de Tucumán, uma casa antiga onde se declarou a independência argentina. Consulte um passeio para Tafi del Valle saindo de Tucuman.

Já Santiago del Estero, apesar de ser uma das províncias mais pobres da Argentina cresce cada vez mais em turismo pela pista de automobilismo na cidade de Rio Hondo, famosa pelas águas termais.

Pesquise => Hotéis em Salta

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Argentina. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Região Nordeste

Regiões turísticas da Argentina
Lado argentino das Cataratas do Iguaçú.

Como comentei na introdução, o principal ponto turístico da região composta pelas províncias de Chaco, Formosa, Corrientes e Misiones, são as Cataratas de Iguazu, presentes nesta última província e que são compartilhadas com o Brasil, o que faz com que seja um destino mais acessível para a maioria dos brasileiros.

A região é muito caracterizada pelos carnavais de Corrientes, como pelas rotas turísticas da erva mate. Passeios pela selva ou pelas ruínas jesuíticas são cada vez mais procurados, pois o contato com a natureza nessa região é permanente.

A proximidade com o Brasil, e a possibilidade de viajar até Foz do Iguaçu no Paraná e logo atravessar pela famosa tríplice fronteira onde poderá fazer várias compras, sem dúvidas que é um excelente passeio a ser realizado.

Na região você pode descobrir qual o lado mais bonito das Cataratas do Iguaçu, o brasileiro ou o argentino, e fazer passeios diferentes, como esse para ver a lua cheia na parte argentina das Cataratas do Iguaçu.

Planeje sua viagem => Hotéis em Misiones

 

Região Cuyana

Regiões turísticas da Argentina mapa
Mendoza | Foto: QVM.

A região do vinho por excelência, é a menor em quantidade de províncias, mas uma das que mais concentra turistas todos os anos, principalmente estrangeiros.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

A região Cuyana é composta pelas províncias de Mendoza, San Juan, San Luis e La Rioja. E você pode fazer uma excursão às estradas de vinho com almoço.

Todas províncias produtoras de vinho, mas com ênfase nas duas primeiras, onde o turismo vitivinícola é responsável por mais de 1 milhão de visitantes por ano.

Entre San Juan e La Rioja se encontra o famoso Parque Ischigualasto ou Vale da Lua, pois a paisagem lembra a ela, totalmente desértico com formações rochosas muito chamativas.

Montanhas na Argentina
Região de Mendoza | Foto: QVM.

San Luis é uma das províncias menos povoadas da Argentina, mas possui um dos melhores índices de qualidade de vida, onde o contato com a natureza é constante e é possível encontrar um dos poucos lugares do mundo onde existe um “microclima” que é considerado clima perfeito o ano todo, a cidade de Merlo.

Não podemos esquecer que no mapa da Argentina essa região tem neve, principalmente no sul de Mendoza é muito importante, tendo a pista de ski de Las Leñas, que é a maior da América do Sul como destaque.

Na fronteira com o Chile também se pode visitar o Aconcágua, a maior montanha da América e uma das maiores do mundo.

 Economia => Hotéis em oferta em Mendoza

 

Região Patagônia

divisões da Argentina
Ushuaia | Foto: QVM.

A mais famosa de todas as regiões do mapa da Argentina e a maior em extensão territorial, se estende desde o Rio Colorado até o Estreito de Magalhães, incluindo a ilha de Tierra del Fuego, cuja capital é Ushuaia, a cidade mais austral do mundo e as Ilhas Malvinas. Aqui é onde Argentina reclama soberania pela usurpação do Reino Unido. Confira os pontos mais visitados de Ushuaia.

A região é caracterizada pelas belas paisagens, onde é muito comum encontrar mochileiros e aventureiros na estrada fazendo alguma road trip.

Na Rota Nacional 40 (que nasce na fronteira com a Bolívia) é possível atravessar toda a Patagônia até Rio Gallegos, capital da província de Santa Cruz, passando por Río Negro, Neuquén, Chubut e atravessando o Chile para entrar em Ushuaia.

Entre os principais destinos se destacam Puerto Madryn, lugar que é possível fazer um passeio para avistar baleias brancas, que chegam a partir de maio para reprodução e amamento, um espetáculo realmente incrível para quem tem a possibilidade de se encontrar com um animal desse tamanho a poucos metros.

Lugares turísticos na Argentina
Nevoeiro gelado em Bariloche | Foto: QVM.

Mas, a diva da região sem dúvidas é Bariloche, que nos últimos anos recebeu o apelido de Brasiloche pelos argentinos, pela enorme quantidade de turistas brasileiros que a visitam ano a ano. Consulte os melhores passeios em Bariloche.

Bariloche se destaca pelo encanto da pequena vila, seus chocolates, as pistas de ski, as baladas enormes que tem festa a noite toda até o amanhecer.

Clima na Argentina
Perito Moreno | Foto: QVM.

Já Santa Cruz, se encontra a geleira Perito Moreno, uma das maiores de mundo, totalmente de água doce e que no verão é comum ver o rompimento de massas enormes de gelo, que atrai a centenas de turistas, que ficam impressionados de poder caminhar sobre a geleira e curtir o frio da região. Há passeios o ano inteiro em El Calafate.

Finalmente, chegamos a Ushuaia, capital de província e a porta de entrada na Antártica, onde praticamente o ano todo a temperatura não supera os 10ºC e tem neve sempre, com uma vista ao mar maravilhosa e onde é possível ver a aurora austral, semelhante a famosa boreal do norte.

Veja => Hotéis em oferta em Ushuaia

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Região Pampeana

Região pampeana na Argentina
Casa Rosada | Foto: QVM.

Essa região normalmente é dividida em dois, por um lado a Cidade de Buenos Aires e área metropolitana, e por outro as províncias da região, que são Córdoba, Santa Fé, Entre Ríos, La Pampa e também a Província de Buenos Aires.

   

Famosa pela enorme extensão de terra fértil, onde tem milhares de cabeças de gado, plantações de soja e muitas outras, o clima é muito agradável em grande parte do ano, ainda que no verão às vezes chegue a ser um pouco sufocante.

Para fugir do calor tem várias opções, como as serras cordobesas, famosas pela beleza e o bom trato que tem com os turistas, principalmente em Villa Carlos Paz, destino em crescimento ao ser visitado cada vez mais pelos argentinos.

Às margens do Rio Paraná, tanto em Santa Fé, como em Entre Rios é possível praticar pesca e curtir de um contato com a natureza muito agradável. Já na província de Buenos Aires, uma das maiores em extensão, as atividades a realizar são muitas.

Mapa das regiões da Argentina
Córdoba.

Mar del Plata é a cidade balneária mais conhecida e populosa, mas também se destacam Villa Gesell, Miramar, Bahía Blanca e muitas outras, onde as praias são muito amplas e é possível apreciar vistas maravilhosas do atlântico.

Por último, não podemos esquecer do destino turístico mais visitado da Argentina, a capital Buenos Aires, uma das maiores metrópoles do mundo, cidade onde foi criado o Tango e está cheia de restaurantes para todos os gostos. Confira um roteiro de viagem em Buenos Aires completo.

A cidade que nunca dorme, ou como Gustavo Cerati, cantor de Soda Stereo dizia, la ciudad de la furia, é conhecida pelo Obelisco, a Casa Rosada, os passeios para aprender a dançar tango, as amplas avenidas, os estádios de futebol, la Boca e muitas pizzarias e churrascarias, onde é possível acompanhar com um bom vinho.

 Descubra => Dicas de onde ficar em Buenos Aires

 

Mapa da Argentina: dicas

Apesar de somente estar dividida em 5 regiões, Argentina é um país com uma extensão territorial enorme, com mais de 3 milhões de km² e diferentes climas, o que permite que você observe o Mapa da Argentina e possa escolher o que visitar dependendo do seu gosto.

As regiões cuyanas e patagônicas se destacam pelo frio, neve, montanha e vinhos; já as do norte, pelo contato com a selva, os fortes traços indígenas e culturais. Mas não podemos esquecer de Buenos Aires, com sua modernidade e elegância que lembra muitas vezes Paris pela sua arquitetura.

E, para finalizar, fique com o vídeo incrível publicado pelo site oficial de turismo da Argentina sobre as belezas do país. Confira!

Você está com planos de viajar para a Argentina? Então, tire suas dúvidas nos comentários abaixo.

 

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Franco Chirizzi

ESCRITO POR

Franco Chirizzi

Franco Chirizzi, 26 anos, argentino, professor de português e escritor freelancer. Mora no Brasil há mais de 3 anos, primeiro em Porto Alegre e, logo, apaixonado por praia, se mudou para Floripa. Gosta de Marketing Digital e de encontrar novas experiências ao redor do mundo.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Hotéis na Neve

Hospede-se em hotéis exclusivos para curtir destinos de neve

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Hotéis na Neve

Hospede-se em hotéis exclusivos para curtir destinos de neve

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *