Trekking em Ushuaia: subida ao Glaciar Martial
Depois de toda a aventura para ir na Laguna Esmeralda, um dos melhores pontos turísticos de Ushuaia, acordei no outro dia renovada. Perdi as botas e meias, pois nem com toda a água das geleiras da Patagônia eu iria arrancar aquela lama. Portanto, a primeira providência do dia foi alugar botas adequadas no centro da cidade. O guia nos pegou pela manhã no hotel e partimos para fazer o trekking em Ushuaia até o Glaciar Martial, que as agências chamam de Ice Trekking.
O lugar fica a 8km do centro da cidade e conta com uma estrutura para receber bem os turistas (diferente do trekking para a Laguna que é totalmente selvagem). Durante o inverno, o cerro é transformado em uma estação de esqui para iniciantes. No verão e primavera, o passeio mais famoso é esse trekking para avistar o Glaciar, que fica no alto do Cerro, mas também é possível subir pelo teleférico.
Antes de iniciar a subida, aos pés da montanha tem umas casinhas que formam a Villa de Montaña. Como não era temporada, só estava aberto um estabelecimento e a Casa de Té, uma cafeteria super linda. Minha dica é: não perca tempo por ali. Inicie logo a subida para o Glaciar e, na volta, aproveite com calma o espaço.
Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Ushuaia
Seguro viagem para esporte radical, de neve e aventura »
Vá direto ao ponto
Como fazer o trekking até o Glaciar Martial?

Eu fiz o trekking em Ushuaia, na Argentina, até o Glaciar Martial com agência e não me arrependo, pois por conta do acúmulo de neve, mesmo em pleno mês de maio, não teria conseguido caminhar confortavelmente sem a ajuda dos acessórios fornecidos pela agência.
Vi alguns casais e famílias subindo o Cerro por conta própria, e não tem erro. Não existe segredo durante o percurso, pois é realmente só subir morro acima.
Diferentemente do trekking para a Laguna Esmeralda, cuja trilha é longa e a sinalização é feita discretamente nas árvores, o trecho do Cerro é bem mais simples. Ele acontece bem ao lado de uma corredeira de água. É só seguir lado a lado.
Agende => Melhores passeios em Ushuaia

Por isso, você pode subir sem ajuda profissional, caso prefira, mas não sozinho. Se você não tiver companhia, procure seguir algum grupo que está fazendo o mesmo percurso (sempre tem) e não abra mão da sua segurança.
O lugar também tem um teleférico que leva morro acima, mas que nos meses de maio e junho fica em manutenção. Por isso, a única opção era a pé mesmo.
Aventura => Trenó na neve em Ushuaia

Observe o horário que o sol se põe e evite fazer o passeio depois das 16h. Além da temperatura cair ainda mais, você pode ter dificuldades com a localização. Siga a trilha indicada, aqueça-se e leve alguma comida para repor as energias ao chegar no topo, para ter uma das melhores vistas de Ushuaia.
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Argentina. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Inesquecível => Passeio de moto noturno nos bosques de Ushuaia
Como é a subida ao Cerro Martial?

A agência contratada nos pegou no hotel, disponibilizou um guia e solados com pontas de ferro (grampones) para encravar na neve escorregadia durante o percurso.
Na noite anterior, havia nevado e o morro estava branquinho, mas já começava a derreter um pouco. Existe um teleférico para tornar a subida bem mais prática, porém ele estava em manutenção (sempre fica entre as temporadas).
Não achei a subida tão difícil e acredito que qualquer pessoa que não tenha dificuldades de locomoção, consiga fazer o mesmo. São mil metros acima e, normalmente, é feito entre uma e duas horas.
Prático => Aula de snowboard em Ushuaia

Na metade do percurso, quando a subida se torna um pouco mais pesada, o guia coloca os grampones nos sapatos. A ideia é não escorregar nos trechos mais íngremes. Os grampos não causam nenhum desconforto e realmente ajudam.
Incrível => Caminhada com pinguins em Ushuaia

O caminho não tem tantas paisagens bonitas. O ponto alto é, sem dúvida, a chegada ao topo, de onde você vê o Glaciar que desce sobre as encostas do Cerro e oferece uma vista panorâmica da cidade e do porto.
Incrível => Caminhada com pinguins em Ushuaia

No local, tem um mapa e uma placa indicando o fim do percurso. Há também uns banquinhos de madeira. Ficamos cerca de 15 minutos lá em cima, lanchamos e já iniciamos a descida.
Fácil => Aula de esqui em Ushuaia

A volta é mais fácil, pois uma parte dela é feita por um caminho mais tradicional, que conta até com escada e corrimão. Achei bem tranquilo esse trekking em Ushuaia, se comparado ao da Laguna Esmeralda.
Luxo => Sobrevoo com pouso na Cordilheira dos Andes em Ushuaia

Já na Vila de Montaña, aproveitamos para conhecer a cafeteria super fofa e tomamos um chocolate quente. Os preços não são nada convidativos, mas vale a pena aquecer o corpo e o paladar depois dessa experiência.
Leia mais => Principais pontos turísticos de Ushuaia
Passeios em Ushuaia x condições climáticas

Quem deseja visitar Ushuaia precisa saber que a cidade é tão linda quanto instável. Na prática, por ficar localizada muito próximo ao Polo Sul do planeta, ela sofre bastante com as temperaturas.
Não é preciso ser inverno para nevar, nem outono para fazer frio. Ou seja, em pleno verão a cidade pode amanhecer branquinha e os seus passeios de aventura ficarem suspensos. Conheça todos os passeios de verão em Ushuaia.
A navegação pelo Canal de Beagle é um dos atrativos turísticos mais procurados, porém é um dos passeios que muitas vezes é adiado pelas condições climáticas. Os trekkings também ficam à mercê do clima e muitos deles se quer são oferecidos durante o inverno. Tudo isso para a segurança do visitante.
Em compensação, outras atrações abrem as portas quando o inverno começa para valer: pistas de esqui voltam a funcionar, patinação no gelo, snowcat, trenós e inúmeras outras atividades são oferecidas.
Vista linda => Passeios pelos lagos em Ushuaia
Vale a pena fazer esse trekking em Ushuaia?

Sim, vale. O passeio é bonito, não é puxado e você se encantará pela vista da cidade de Ushuaia e do Canal de Beagle lá de cima. Se você tiver pouco tempo em Ushuaia e precisar escolher entre alguns passeios, inclua-o, sem dúvidas.
Prepare-se adequadamente para subir o Cerro Martial e alugue botas, pois os grampones lhe ajudam a não escorregar, mas se você estiver com sapatos de tecido, eles vão molhar e não é nada agradável ficar com os dedos congelando, além de perigoso.
Não leve peso na mochila, pois se trata de uma subida e mantenha a atenção na volta para evitar escorregões. Leve água, por mais que esteja frio, e aproveite a experiência!
Experiência => Bike tour em Ushuaia

O trekking ao Glaciar Martial custou R$ 320, um pouco mais barato que o trekking da Laguna Esmeralda. Porém, se tivesse que escolher entre ambos, ficaria com a Laguna, que apesar do acesso mais difícil, achei bem mais bonita, não só a lagoa em si, mas o caminho até ela. Veja todos os preços em Ushuaia.
Ushuaia é linda e pertence a um conjunto geográfico exuberante do mundo chamado Patagônia. Nós brasileiros temos a sorte de ficarmos mais próximos dessa riqueza, enquanto europeus e norte-americanos viajam milhares de quilômetros a mais e ainda assim lotam a cidade. Você precisa conhecer, basta descobrir quando ir para Ushuaia.
E para finalizar, confere esse vídeo com muitaaaa neve feito pelo órgão oficial de turismo de la Provincia de Tierra del Fuego:
Está nos seus planos visitar Ushuaia? Deixe seus comentários!
Conheça mais sobre a Argentina:
Fernanda
Ah que legal!!!! Agora com certeza vamos parar em el calafate :) muito obrigada!!
Polly Batista
Oi, Fernanda! Que bom que está gostando! Eu não faria esse passeio no verão, pois acho que perde um pouco da graça, não deve ter nada de neve! Ao invés disso, você pode visitar uma pinguinera e fazer navegações... vc fala ver neve durante as férias de janeiro? De certeza, somente no hemisfério norte do planeta. Mas para ver gelo aqui na América do Sul em janeiro pode ir tranquilamente para El Calafate. Não é neve, mas é um glaciar lindooo demais! Dá uma lida nos posts sobre El Calafate. Não esquece de marcar @queroviajarmais nas redes para gente acompanhar sua viagem!