Trekking em Ushuaia: subida ao Glaciar Martial

Trekking em Ushuaia: subida ao Glaciar Martial

Depois de toda a aventura para ir na Laguna Esmeralda, um dos melhores pontos turísticos de Ushuaia, acordei no outro dia renovada. Afinal, já estava ansiosa para conhecer outro atrativo regional e fazer o trekking em Ushuaia até o Glaciar Martial, que as agências chamam de Ice Trekking.

Mesmo tendo perdido as botas e meias, uma vez que nem com toda a água das geleiras da Patagônia eu iria arrancar aquela lama do passeio para a Laguna. Portanto, a primeira providência do dia foi alugar botas adequadas no Centro. O guia nos pegou pela manhã no hotel e partimos para fazer o trekking.

O lugar fica a 8km do Centro e conta com uma estrutura para receber bem os turistas (diferente do trekking para a Laguna que é totalmente selvagem). Durante o inverno, o cerro é transformado em uma estação de esqui para iniciantes. No verão e primavera, o passeio mais famoso é esse trekking para avistar o Glaciar.

O Glaciar fica no alto do Cerro, mas se você não é muito da caminhada – não curte ou não está em boa forma física – saiba que também é possível subir pelo teleférico. Antes de iniciar a subida, aos pés da montanha tem umas casinhas que formam a Villa de Montaña.

Como não era temporada, só estava aberto um estabelecimento e a Casa de Té, uma cafeteria super linda. Minha dica é: não perca tempo por ali. Inicie logo a subida para o Glaciar e, na volta, aproveite com calma o espaço.

Planeje sua viagem => Melhores hotéis em Ushuaia

Seguro viagem para esporte radical, de neve e aventura »

 

Como fazer o trekking até o Glaciar Martial?

Trekking em Ushuaia
Cerro Martial | Foto: QVM.

Eu fiz o trekking em Ushuaia, na Argentina, até o Glaciar Martial com agência e não me arrependo, pois por conta do acúmulo de neve, mesmo em pleno mês de maio, não teria conseguido caminhar confortavelmente sem a ajuda dos acessórios fornecidos pela agência.

Esse é um dos pontos turísticos de Ushuaia e, claro, um dos principais passeios em Ushuaia, tendo opções de agências para você escolher, assim como o trenó na neve em Ushuaia ou mesmo o passeio de moto noturno nos bosques de Ushuaia – são todos imperdíveis e recomendo que faça todos que puder – quiser ou couber no orçamento.

Voltando para o trekking, eu também vi alguns casais e famílias subindo o Cerro por conta própria ao invés de contratar uma agência como fiz, e não tem erro. Não existe segredo durante o percurso, pois é realmente só subir morro acima. Veja os preços e escolha o melhor para você.

Diferentemente do trekking para a Laguna Esmeralda, cuja trilha é longa e a sinalização é feita discretamente nas árvores, o trecho do Cerro é bem mais simples. Ele acontece bem ao lado de uma corredeira de água. É só seguir lado a lado.

Quando visitar a Patagônia argentina
Corredeira | Foto: QVM.

Mas, lembre-se, que mesmo sendo mais simples exige atenção e cuidado. Por isso, você pode subir sem ajuda profissional, caso prefira, mas não sozinho.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Argentina. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Se você não tiver companhia, procure seguir algum grupo que está fazendo o mesmo percurso (sempre tem) e não abra mão da sua segurança.

O lugar também tem um teleférico que leva morro acima, mas que nos meses de maio e junho fica em manutenção. Por isso, quando estive na cidade para fazer o passeio, a única opção era a pé mesmo.

Teleférico em Ushuaia
Teleférico | Foto: QVM.

Observe o horário que o sol se põe e evite fazer o passeio depois das 16 horas. Além da temperatura cair ainda mais, você pode ter dificuldades com a localização.

Siga a trilha indicada, aqueça-se e leve alguma comida para repor as energias ao chegar no topo, para ter uma das melhores vistas de Ushuaia. Falando em vista magnífica, uma opção para curtir a cidade é fazer um Sobrevoo com pouso na Cordilheira dos Andes em Ushuaia.

Antes de continuar, confere esse vídeo com muitaaaa neve feito pelo órgão oficial de turismo de la Provincia de Tierra del Fuego:

 

   

Como é a subida ao Cerro Martial?

Passeios imperdíveis em Ushuaia
Subida | Foto: QVM.

A agência contratada nos pegou no hotel, disponibilizou um guia e solados com pontas de ferro (grampones) para encravar na neve escorregadia durante o percurso.

Na noite anterior, havia nevado e o morro estava branquinho, mas já começava a derreter um pouco. Existe um teleférico para tornar a subida bem mais prática, porém ele estava em manutenção (sempre fica entre as temporadas).

Não achei a subida tão difícil e acredito que qualquer pessoa que não tenha dificuldades de locomoção, consiga fazer o mesmo. São mil metros acima e, normalmente, é feito entre uma e duas horas.

Que roupas levar para Ushuaia?
Grampones | Foto: QVM.

Na metade do percurso, quando a subida se torna um pouco mais pesada, o guia coloca os grampones nos sapatos. A ideia é não escorregar nos trechos mais íngremes. Os grampos não causam nenhum desconforto e realmente ajudam.

Passeios com neve na Argentina
Grampones | Foto: QVM.

O caminho não tem tantas paisagens bonitas. O ponto alto é, sem dúvida, a chegada ao topo, de onde você vê o Glaciar que desce sobre as encostas do Cerro e oferece uma vista panorâmica da cidade e do porto.

Melhores dicas de Ushuaia
Vista do Canal de Beagle | Foto: QVM.

No local, tem um mapa e uma placa indicando o fim do percurso. Há também uns banquinhos de madeira. Ficamos cerca de 15 minutos lá em cima, lanchamos e já iniciamos a descida.

Precisa de guia para subir o Cerro Martial em Ushuaia?
Escadas na descida | Foto: QVM.

A volta é mais fácil, pois uma parte dela é feita por um caminho mais tradicional, que conta até com escada e corrimão. Achei bem tranquilo esse trekking em Ushuaia, se comparado ao da Laguna Esmeralda.

Cerro Martial em Ushuaia
Cafeteria | Foto: QVM.

Já na Vila de Montaña, aproveitamos para conhecer a cafeteria super fofa e tomamos um chocolate quente. Os preços não são nada convidativos, mas vale a pena aquecer o corpo e o paladar depois dessa experiência.

 

Passeios em Ushuaia x condições climáticas

Como visitar o Glaciar Martial?
Cerro Martial | Foto: QVM.

Quem deseja visitar Ushuaia precisa saber que a cidade é tão linda quanto instável. Na prática, por ficar localizada muito próximo ao Polo Sul do planeta – inclusive você pode fazer uma incrível caminhada com pinguins em Ushuaia -, ela sofre bastante com as temperaturas.

Não é preciso ser inverno para nevar, nem outono para fazer frio. Pois é, em pleno verão a cidade pode amanhecer branquinha e os seus passeios de aventura ficarem suspensos. Conheça todos os passeios de verão em Ushuaia e também opções que é possível fazer o ano todo, como o passeio pelos lagos de Ushuaia.

A navegação pelo Canal de Beagle é um dos atrativos turísticos mais procurados, porém é um dos passeios que muitas vezes é adiado pelas condições climáticas. Os trekkings também ficam à mercê do clima e muitos deles se quer são oferecidos durante o inverno. Tudo isso para a segurança do visitante.

Em compensação, outras atrações abrem as portas quando o inverno começa para valer: pistas de esqui voltam a funcionar, patinação no gelo, snowcat, trenós e inúmeras outras atividades são oferecidas.

   

 

Vale a pena fazer esse trekking em Ushuaia?

Atrações de Ushuaia
Base do Cerro Martial | Foto: QVM.

Sim, vale. O passeio é bonito, não é puxado e você se encantará pela vista da cidade de Ushuaia e do Canal de Beagle lá de cima. Se você tiver feito um bike tour em Ushuaia, por exemplo, irá se surpreender em ver os locais que visitou de bicicleta por outro ângulo.

Se você tiver pouco tempo em Ushuaia e precisar escolher entre alguns passeios, inclua-o, sem dúvidas. Prepare-se adequadamente para subir o Cerro Martial e alugue botas, pois os grampones lhe ajudam a não escorregar, mas se você estiver com sapatos de tecido, eles vão molhar e não é nada agradável ficar com os dedos congelando, além de perigoso.

Não leve peso na mochila, pois se trata de uma subida e mantenha a atenção na volta para evitar escorregões. Leve água, por mais que esteja frio, e aproveite a experiência!

O trekking ao Glaciar Martial custou 320 reais, um pouco mais barato que o trekking da Laguna Esmeralda. Porém, se tivesse que escolher entre ambos, ficaria com a Laguna, que apesar do acesso mais difícil, achei bem mais bonita, não só a lagoa em si, mas o caminho até ela.

 

Dicas sobre o trekking até o Glaciar Martial

Agora que você já sabe tudo sobre como fazer um trekking até o Glaciar Martial, veja todos os preços em Ushuaia e já comece a organizar sua viagem para o fim do mundo.

Ushuaia é linda e pertence a um conjunto geográfico exuberante do mundo chamado Patagônia. Nós brasileiros temos a sorte de ficarmos mais próximos dessa riqueza, enquanto europeus e norte-americanos viajam milhares de quilômetros a mais.

E olha que, mesmo com essas distâncias todas, esses viajantes ainda assim lotam a cidade. Você precisa conhecer, basta descobrir quando ir para Ushuaia.

Está nos seus planos visitar Ushuaia? Já conhece a cidade e visitou o Glaciar Martial fazendo trekking em Ushuaia? Deixe seus comentários!

 

ESCRITO POR

Polly Batista

ESCRITO POR

Polly Batista

Penso que todas as coisas são parte de mim. Procuro pelo mundo pedaços da minha alma escondidos em cada novo destino, cada pessoa, cada cultura, cada monumento. Os lugares me revelam o quanto sou pequena, ignorante e humana e, ao mesmo tempo, o quanto somos ricos, parecidos e divinos. Me sinto grata em redescobrir isso em cada viagem.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Fernanda

    Ah que legal!!!! Agora com certeza vamos parar em el calafate :) muito obrigada!!

  2. Polly Batista

    Oi, Fernanda! Que bom que está gostando! Eu não faria esse passeio no verão, pois acho que perde um pouco da graça, não deve ter nada de neve! Ao invés disso, você pode visitar uma pinguinera e fazer navegações... vc fala ver neve durante as férias de janeiro? De certeza, somente no hemisfério norte do planeta. Mas para ver gelo aqui na América do Sul em janeiro pode ir tranquilamente para El Calafate. Não é neve, mas é um glaciar lindooo demais! Dá uma lida nos posts sobre El Calafate. Não esquece de marcar @queroviajarmais nas redes para gente acompanhar sua viagem!