Trem do Fim do Mundo, em Ushuaia: trajeto, horários etc

por Jairo Araldi

Trem do Fim do Mundo, em Ushuaia: trajeto, horários etc

Muitas pessoas depois de saberem que visitei Ushuaia me perguntam se o passeio ao Trem do Fim do Mundo vale a pena.

Eu, particularmente, adoro trens, sempre que viajo e há passeios em trem os faço, mas o Trem do Fim do Mundo tem algo mais em especial.

Primeiro ele é cheio de história: foi o trem dos presos, os levava do presídio do fim do mundo até onde os presos trabalhavam.

E há mais motivos para fazer o tour, o trem passa por lindas paisagens, inclusive o Trem do Fim do Mundo tem o fim do seu percurso dentro do fascinante Parque Nacional Terra do Fogo.

O trem passa em lugares da Argentina que são muito difíceis de chegar por trilhas, então há paisagens que são exclusivas para os viajantes do trem. Embarquemos?!

Planeje sua viagem => Comprar um chip internacional vale a pena?

Seguro viagem para desbravar a América do Sul »

 

Mapa do Trem do Fim do Mundo

trem do fim do mundo wikipedia
Mapa do percurso do Trem do Fim do Mundo | Foto: Site oficial.

A estação de partida do Trem do Fim do Mundo está a dez quilômetros do Centro, sendo um dos mais famosos atativos turísticos de Ushuaia.

Inclusive, é um dos passeios que pode ser feito o ano inteiro, sendo cada época uma paisagem diferente. Ele percorre um trajeto de um pouco mais de seis quilômetros, com a parada em uma estação no caminho.

A parada é na estação Macarena, que fica bem perto do Rio Pipo, depois de voltar ao trem ele entrará no Parque Nacional da Terra do Fogo na Argentina.  O trem vai até o turbal, vegetação típica da região onde está o Cemitério de Árvores.

parque nacional terra do fogo com trem do fim do mundo
Trem percorre um trajeto de um pouco mais de seis quilômetros | Foto: Site oficial.

Esse cemitério é a área onde os presos trabalhavam. Vou comentar sobre esta parte da história para você mais adiante, mas antes quero te contar até onde vai o Trem do Fim do Mundo.

O seu percurso termina no Parque Nacional Terra do Fogo, onde fica a estação final. Inclusive, o Trem do Fim do Mundo é o modo mais fácil de chegar ao parque e para quem não vai realizar grandes aventuras.

Mais adiante compartilho alguns tours com os dois passeios juntos. E se você saber mais sobre esse fascinante lugar veja o artigo do Parque Nacional Terra do Fogo.

CLIQUE AQUI para reservar os melhores passeios em Ushuaia »

 

História do Trem do Fim do Mundo

Agora você embarca na história do Trem do Fim do Mundo. O Trem do Fim do Mundo foi construído em 1909 para o transporte de presos do Presídio da Patagônia que ficava no lado leste de Ushuaia, o presídio data de 1884.

Ele foi sendo ampliado e com o trem que foi nomeado Trem dos Presos, pois o governo pretendia usar os presos para chegar um bosque ao lado oeste de Ushuaia onde extraíam madeira e areia para a ampliação do próprio presídio.

O material começou a ser excedente e foi comercializado. O trem funcionou até 1952, porque foi ficando sem atividades praticamente ninguém o usava, já que em 1947 haviam fechado o presídio.

O trem passava dentro de Ushuaia, mas com a reconstrução em 1994, foi refeito somente o trecho final para o transporte turístico e foi construída a estação do Fim do Mundo que está a 10 quilômetros do Centro de Ushuaia.

Desde 1994, foram chegando algumas locomotivas para o transporte dos passageiros, hoje são cinco, com a mais recente tendo sido adquirida em 2006. Confira mais das histórias de Ushuaia no vídeo acima feito pelo site oficial de turismo da Argentina.

Melhores =>  Passeios de inverno em Ushuaia

 

Como chegar no Trem do Fim do Mundo

ushuaia trem do fim do mundo trajeto
Estação do Fim do Mundo | Foto: Site oficial.

Desde o Parque Yatana no Centro de Ushuaia como te comentei são dez quilômetros até a Estação do Fim do Mundo. Para chegar até a estação você pode alugar um carro em Ushuaia ou contratar um remisse.

De carro você seguirá direto pela Avenida Hernando de Magallanes por um quilômetro e meio na mão que vai à direita para quem está de frente para o mar, siga até a Rua Aldo Motter na qual você terá que entrar à direita.

E, na segunda quadra você encontrará uma rotatória. Por aproximadamente três quilômetros a estrada é asfaltada e a partir daí são mais quatro quilômetros em estrada de terra.

trem do fim do mundo percurso
Rodovia 3 é parte asfaltada e parte de terra | Foto: Site oficial.

Depois de dois e quilômetros e meio nesta estrada de terra haverá uma bifurcação que pode confundir, mas a Rodovia 3 continua você mantendo a sua esquerda.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Argentina. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Para saber que está certo seu caminho, logo depois desta bifurcação haverá uma ponte e depois de um quilômetro e meio você verá a placa indicando a entrada para o estacionamento do Trem do Fim do Mundo.

Para ir em remisse ou táxi, o valor cobrado gira em torno de 40 reais ou 500 pesos argentinos cada trajeto e sempre que chega um trem de volta à estação do Fim do Mundo há carros esperando para levar passageiros até Ushuaia.

Luxo => Sobrevoo de helicóptero até a Laguna Esmeralda

 

Como funciona, horários e valor

fim del mundo
Há três horários de partida do Trem do Fim do Mundo | Foto: Site oficial.

Há três horários de partida do Trem do Fim do Mundo, às 9h30, 12 e 15 horas e há também três classes de passageiros.

Na classe turista que custa 2.100 pesos argentinos, os passageiros viajam em bancos triplos e não há serviço de bordo.

Na classe seguinte, a superior, o bilhete custa 4.200 pesos argentinos e o serviço de bordo inclui um sanduíche, com opções de cordeiro, vegetariano e presunto e queijo.

Também são servidas bebidas frias e quentes, inclusive vinhos e cervejas artesanais, mas são limitadas a duas bebidas. Na classe Premium, que tem custo de 4.900 pesos argentinos, as mesas são individuais.

roteiro argentina
Classe VIP | Foto: Site oficial.

E, no serviço há três bebidas, inclusive você pode pedir um espumante, no prato principal há cazuelas de cordeiro ou lentilhas e a entrada pode ser vegetariana ou empanadas para quem quer comer carne, no final é servido uma sobremesa.

As crianças entre 4 e 12 anos pagam meia em todas as tarifas e crianças com menos de 4 anos não pagam. As classes Premium e VIP só estão disponíveis nos trens das 12 e 15 horas. Para a VIP, há que enviar um e-mail: comercial@trendelfindelmundo.com.ar, com 48 horas de antecedência.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

O trem tem um áudio guia com fones individuais com sete idiomas, inclusive português para todos os passageiros. Em reais os valores das classes turista, superior e premium são 168, 336 e 392 incluídas a ida e a volta (março de 2020).

Melhores =>  Passeios de verão em Ushuaia

 

O que fazer em Trem do Fim do Mundo

Estação do Fim do Mundo

Estação do Fim do Mundo
Prédio da estação tem vista para cordilheiras | Foto: Site oficial.

Na estação de embarque você poderá observar as outras locomotivas que fazem o percurso e uma composição que trabalha no combate aos incêndios no Parque Nacional Terra do Fogo.

O edifício é lindíssimo em estilo inglês e com tem uma linda vista para as Cordilheiras enquanto você espera seu trem sair.

Excursão => Parque Nacional Tierra del Fuego no verão

 

Estação Macarena

Cemitério das Árvores ushuaia
Estação Macarena | Foto: Site oficial.

Na estação Macarena, o trem faz uma parda de quinze minutos, onde você pode visitar a cascata Macarena, que é formada pelo degelo dos Andes e forma o Rio Pipo, a vista desde a estação é fantástica e te renderá boas fotos.

No caminho entre a estação Macarena e o Parque Nacional, a paisagem é deslumbrante e você irá ouvindo a história da linha e também sobre os rios e montanhas do percurso.

Em um trecho você notará que as árvores estão todas cortadas, este é o Cemitério das Árvores, onde os presos trabalham extraindo madeira e carregando no trem para levar até o presídio.

Recomendo => Bike tour em Playa Larga e Estância Túnel em Ushuaia

 

Estação Parque Nacional Terra do Fogo

parques da Argentina
Parque Nacional Terra do Fogo | Foto: Site oficial.

Para quem quer visitar o Parque Nacional Terra do Fogo indo com o Trem do Fim do Mundo, há um tour que faz uma das trilhas.

Mas, se você quer caminhar e fazer alguma outra trilha, é legal você pegar o primeiro trem que chega ao parque às 10h30 e voltar no último que parte às 16 horas.

Agende => Excursão Off-road pelos lagos da região de Ushuaia

 

Tours para o Trem do Fim do Mundo

Tours para o Trem do Fim do Mundo
Get Your Guide e Brasileiros em Ushuaia possuem diversos tours | Foto: Site oficial.

Estes dois tours que vou deixar aqui para você tem a vantagem de que você não pega fila para embarcar e incluem o transporte desde o seu hotel até a estação de embarque do Trem do Fim do Mundo.

A Get Your Guide disponibiliza ônibus com poltronas individuais e mesas para os passageiros das classes Superior e Premium, o ônibus da Classe Premium ainda tem o plus de ser panorâmico.

Com o adicional do ônibus, o tour da Get Your Guide, sai mais barato. A classe Premium, em março de 2020 tinha uma diferença de apenas 200 pesos (20 reais). Já o site Brasileiros em Ushuaia, oferece diversos ingressos para todas as classes.

Terra do Fogo: Bilhete Oficial para o Trem do Fim do Mundo – Este tour te disponibiliza bilhete de ida e volta ao Trem do Fim do Mundo, com a possibilidade de voltar no mesmo trem ou passar o dia livre até o último trem que sai às 16 horas do Parque Nacional Terra do Fogo. Duração do passeio: 2h30

Parque Nacional da Terra do Fogo e Trem do Fim do Mundo – Este tour além da viagem de ida e volta à estação do Parque Nacional Terra do Fogo com o Trem do Fim do Mundo, faz uma caminhada de duas horas no parque visitando a Baía de Lapataia e o Correio do Fim do Mundo. Duração do passeio: 4 horas

Premiun => Ingresso para o Trem do Fim do Mundo

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom CLIENTE, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Hotéis perto do Trem do Fim do Mundo

hoteis em ushuaia
Los Yamanas | Foto: Booking.

Os hotéis que estão mais próximos do Trem do Fim do Mundo não ficam no centro de Ushuaia, eles estão a aproximadamente três quilômetros do centro.

   

A vantagem de se hospedar neles é que estão em uma área mais reservada da cidade e com a natureza mais próxima, neles a vista do Canal Beagle ou das montanhas são melhores do que a maioria dos hotéis do Centro.

Hotel barato perto do Trem do Fim do Mundo: Dentre os hotéis econômicos, este é o melhor e mais próximo do Trem do Fim do Mundo, o Cerro Krund está a sete quilômetros da estação. O Cerro Krund é considerado fantástico por seus hóspedes, com avaliação 9,2. O pequeno hotel recebe apenas quatro hóspedes por vez, os banheiros são compartilhados, os quartos são muito cômodos e privativos. A vista para as Cordilheiras é um plus.

Hotel com melhor relação custo-benefício perto do Trem do Fim do Mundo: O Hotel Tolkeyen tem banheira de hidromassagem em todos os quartos. O hotel também faz traslados sem custo ao centro de Ushuaia em vários horários e tem um excelente restaurante com cozinha internacional. Quem já se hospedou no Tolkeyen o avalia com 8,8 o considerando fabuloso com  quartos amplos e uma linda vista ao Canal Beagle ou às montanhas.

Melhor hotel perto do Trem do Fim do Mundo: Um pouco menos de sete quilômetros separam o incrível Los Yamanas da Estação do Trem do Fim do Mundo. Os quartos do Los Yamanas são muito bem decorados e todos têm vista para o Canal Beagle ou para as montanhas. A área de SPA do hotel conta com piscina aquecida, sauna, academia, salas para massagem e hidromassagens. Quem já se hospedou no Los Yamanas o avalia com nota 8,0.

Aproveite => Navegação no Canal Beagle

 

Dicas para curtir o Trem do Fim do Mundo

o que fazer em Ushuaia
Vagão da Primeira Classe | Foto: Site oficial.

O serviço de bordo do Trem do Fim do Mundo vale a pena, além disto, o espaço é mais privado, mas se você optar pela classe turista há uma lanchonete e restaurante na Estação do Fim do Mundo de onde sai o trem.

Nestes locais a comida não é muito barata pelo que é oferecido, por isto em minha opinião vale gastar um pouco mais comprando o ingresso ou o tour na classe Superior ou Premium.

Apesar do inverno não ser o melhor período para visitar Ushuaia, se você for neste período, principalmente entre maio e agosto, todo o trajeto estará coberto pela neve e a viagem fica ainda mais espetacular. Funciona todos os dias do ano.

 

Curiosidades do Trem do Fim do Mundo

passeios de Ushuaia
Há quatro locomotivas para o transporte dos passageiros | Foto: Site oficial.

Na estação do Trem do Fim do Mundo há uma composição única com uma grande cisterna e é responsável por auxiliar o combate de incêndios no Parque Nacional Terra do Fogo.

Há quatro locomotivas que alternam o transporte dos passageiros, sempre com os mesmos vagões, elas são de diferentes nacionalidades, sendo uma argentina, duas sul-africanas e uma inglesa.

A locomotiva que começou a fazer o transporte turístico é de 1934, foi restaurada em 1993 e no ano seguinte substituída, ela se chama Rodrigo e só é usada caso haja muita demanda, a Rodrigo foi fabricada na Alemanha.

A Tierra del Fuego, além de transportar passageiros é a responsável por tirar os obstáculos que a neve pode criar na linha no inverno, o curioso é que ela leva o nome da província, mas a locomotiva é sul-africana, a locomotiva argentina se chama Porta.

Sugestão => Roteiro em Buenos Aires, Ushuaia e El Calafate

 

Tudo sobre o Trem do Fim do Mundo

O Trem do Fim do Mundo tem em seu trajeto um resgate histórico, lindas paisagens e o prazer de estar a bordo do trem mais austral do mundo, vale a pena visitar.

Ushuaia é um dos atrativos da Argentina.

Gostou deste post? Quer embarcar nessa viagem conosco ou já foi no Trem do Fim do Mundo? Comente e compartilhe este post.

 

ESCRITO POR

Jairo Araldi

ESCRITO POR

Jairo Araldi

Jairo Araldi, é sociólogo e consultor, sempre busca trabalhos que envolvam viagens, com isto já viajou por muitos países da América Latina. Paulistano, migrou primeiro a Rosário, na Argentina, onde viveu por quase um ano, mudando-se para Buenos Aires para cursar mestrado em políticas públicas e viveu quatro anos na cidade, em 2018 recebeu convite para um trabalho em Assunção no Paraguai, onde vive atualmente. Adora escrever, viajar e conhecer outras culturas.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Neyre Reis

    Amei as dicas!! Agradeço a você Rodrigo.