Tudo sobre o que fazer em Ushuaia, na Patagônia Argentina

por Jairo Araldi
5/5 - (4 votes)

Tudo sobre o que fazer em Ushuaia, na Patagônia Argentina

Há muito o que fazer em Ushuaia, a capital mais insular do mundo. E, aqui no  Quero Viajar mais há uma série de artigos sobre Ushuaia e os arredores da cidades.

A cidade fica na Patagônia argentina, e é a capital da província de Terra do Fogo que faz divisa com o Chile e ao norte com a província de Santa Cruz, onde está a cidade de El Calafate.

El Calafate, inclusive, é um destinado bastante procurado na Patagônia. A beleza da cidade não se resume a neve, há o mar, os esportes radicais e ainda muita história do que foi no passado o pequeno povoado de Ushuaia.

E isso inclui o trem, a prisão e muitos outros pontos que estão mais ao sul do mundo que qualquer outro do mesmo segmento a tornam um destino peculiar e fascinante.

Mais ao sul do destino, somente uma pequena porção de território chileno em algumas áreas e na ponta leste da esquerda da província da Terra do Fogo somente a Antártida.

Para que você possa ver tudo e fazer uma linda viagem, preparei este guia com tudo o que fazer em Ushuaia e dicas com muitos textos sobre a cidade. Quer embarcar nesta viagem?!

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta em Ushuaia

Seguro viagem América do Sul »

 

O que fazer em Ushuaia

No roteiro para quem vai do Brasil para a Argentina, especificamente em Ushuaia o legal é você incluir passeios com neve, já que não temos neve no Brasil.

Além de visitar e navegar no Canal Beagle onde há ilhas com pinguins, pássaros e até um sítio arqueológico do povo Yamanas que viveu na região há mais de 6 mil anos.

A história dos Yamanas, dos conflitos que tiveram a cidade como palco na luta pelas terras mais insulares do mundo entre Argentina, Chile e Inglaterra.

Fora o naufrágio de um navio alemão e a prisão mais insular do mundo são parte do que você verá no Fim do Mundo, como chamam Ushuaia. Confira mais das belezas da cidade, no vídeo acima feito pelo site oficial de turismo da Argentina.

CLIQUE AQUI para reservar os melhores passeios em Ushuaia »

 

Tudo sobre Ushuaia

o que fazer em ushuaia em setembro
Glaciar Martial | Foto: Justraveling.com, via Wikimedia Commons.

Dentre estas muitas paisagens está o Glaciar Martial, onde fica a principal pista de esqui de Ushuaia, que em minha opinião é o ponto turístico mais interessante para se visitar na cidade.

Inclusive, sugiro você fazer um trekking ao Glaciar Martial, que é um passeio imperdível sobretudo no inverno na Argentina.

Mas, como comentei contigo, há muitos outros pontos turísticos para visitar, veja agora tudo o que há para fazer nesse destino argentino.

Aventura => Trenó motorizado na neve em Ushuaia

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Argentina. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Principais pontos turísticos de Ushuaia

o que fazer em el calafate
Farol Les Éclaireurs é um dos faróis mais insulares do mundo.

No geral, não é um destino barato, mas os pontos turísticos de Ushuaia fazem a viagem valer a pena, desde a neve dos glaciares, passando pela história e pelas ilhas do Canal Beagle, que margeia a cidade.

O destino é algo único, principalmente para a maioria de nós brasileiros que tem uma paisagem muito mais tropical em nossas cidades. Para quem buscar o que fazer de graça na cidade, é legal saber que há muitos monumentos no centro urbano.

Fora que a paisagem da cidade é linda e há alguns museus com entrada gratuita e muitos parques, aproveite e leia sobre os melhores museus de Ushuaia. Há tours que vão a lugares de acesso gratuito, mas há o custo do tour em si.

ushuaia, argentina
Parque Nacional Terra do Fogo | Foto: Turismo da Terra do Fogo.

De qualquer forma, o melhor é não ir a trilhas sem um guia local, o cuidado é pelos caminhos e bosques e você pode nem sequer encontrar o lugar que pretendia ir, por isto, neste caso vale a pena contratar um tour. Além dos atrativos acima, há ainda o Parque Nacional da Terra do Fogo.

Recomendo conhecer o parque, que tem uma paisagem única entre montanhas e rios e o Trem do Fim do Mundo, a linha férrea mais insular do mundo.  Além da Laguna Esmeralda e, para isso, veja como ir à Laguna Esmeralda.

Também há guias de passeios de verão em Ushuaia, e também passeios no inverno de Ushuaia e ainda opções de passeios para o ano todo em Ushuaia, sempre variando conforma o frio ou a neve acumulada nas partes mais baixas da cidade.

Imperdível => Mega Tour Inverno em Ushuaia

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

 

Onde ficar em Ushuaia

hoteis em ushuaia
Arakur Ushuaia | Foto: Booking.

Assim, como o período do ano, os bairros têm particularidades que se adaptam melhor para cada pessoa e seu estilo.

Há bairros mais tranquilos à beira-mar, nas montanhas e a possibilidade de ficar mais próximo de restaurantes, bares e museus, por isto preparei um texto sobre os melhores bairros e hotéis onde ficar em Ushuaia.

E se você está buscando um dos fascinantes resorts e spas na cidade, também fiz uma relação com os 10 melhores hotéis em Ushuaia, é um mais lindo que o outro e com a paisagem inigualável da capital do fim do mundo.

Vale a pena =>  Passeio pelos lagos de Ushuaia

 

Como se locomover em Ushuaia

transporte na argentina
Não aconselho transporte público para poucos dias | Foto: Facebook Prefeitura.

Para quem vai por poucos dias não aconselho usar transporte público, uma boa pedida é intercalar os tours com remisses e táxis ou alugar um carro em Ushuaia. Veja como ir e se locomover em Ushuaia.

Já destaco que não há voos diretos de nenhuma cidade brasileira até Ushuaia, há que conectar em Buenos Aires ou ainda em El Calafate e Buenos Aires dependendo do seu voo. O aeroporto fica bem próximo do Centro da cidade.

Em apenas 15 minutos de carro dá para percorrer os 6 quilômetros que separam o Centro do Aeroporto Internacional de Ushuaia Malvinas Argentinas, que fica em uma pequena porção de terra mais dentro do mar que o restante da cidade.

Aluguel de carro na Argentina
Alugar um carro é opção para percorrer os atrativos.

Esta parte que está o aeroporto separa a Baía de Ushuaia no Canal Beagle. E, esta separação forma a Baía Golondrina.

É um bairro bastante tranquilo e um lugar excelente tanto para se hospedar quanto para ir curtir a beira-mar junto com a vista para as montanhas dos Andes.

Para quem procura o que fazer em El Calafate, destaco que a região é digna de uma viagem exclusiva para o destino. Inclusive, algumas pessoas confundirem estes dois destinos, Ushuaia e El Calafate, por ambas as cidades estarem na Patagônia argentina.

Mas, elas estão distantes cerca de 1.000 quilômetros uma da outra, e só acho legal visitar as duas em uma mesma viagem e poder  aproveitar bem El Calafate e tudo o que há para fazer em Ushuaia se for uma viagem de pelo menos 15 dias.

Premiun => Ingresso para o Trem do Fim do Mundo

 

Onde comer em Ushuaia

O que comer em ushuaia
Centolla é um prato típico de Ushuaia | Foto: Secretaria de Turismo da cidade.

No post sobre restaurantes e bares em Ushuaia, você pode ver os melhores lugares para comer e os melhores bares da cidade, sempre com opções econômicas, com boa relação custo-benefício.

Além do melhor que há para comer na cidade com a sua rica gastronomia e comidas típicas da Argentina. Um dos pontos mais visitados da cidade é o Bar do Gelo, ambientado a quase -20°C.

Confesso que fui até o bar e pelo preço não acho que vale a pena, talvez seja interessante a visita com crianças pela estrutura toda de gelo na parte interna do bar.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom CRIANCA, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Há muitas outras boas opções tanto para comer quanto para quem quer curtir a noite, com excelente comida, um bom vinho e são mais condizentes em seu preço com o que você consome.

   

Excursão => Parque Nacional Tierra del Fuego no verão

 

Dicas de Ushuaia

clima no sul da argentina
Vai depender muito do seu perfil de turismo | Foto: Secretaria de Turismo da cidade.

Vai depender muito do seu perfil de turismo para decidir quando ir a Ushuaia. Eu fui em setembro e, na verdade há muito mais o que fazer em Ushuaia em setembro, época do ano que ainda há bastante neve.

Apesar disso, a neve já está um pouco mais baixa e o frio não tão intenso. Mas vale a pena dar uma conferida no texto e você vai encontrar qual a melhor época do ano para você ir.

Uma dica útil para você viajar para o fim do mundo é sobre a temperatura, independente de quando você viaje vá preparado para o frio, as máximas raramente ultrapassam os 15°C, mesmo no verão.

temperatura no sul da Argentina
Máximas raramente ultrapassam os 15°C no verão | Foto: Secretaria de Turismo da cidade.

E, na época “mais quente do ano” as mínimas ficam por volta de 5°C. No inverno, as mínimas estão sempre próximas de 0°C, podendo estar abaixo disto e as máximas ficam em torno de 5°C, que são as mínimas no verão.

Como comentei com frequência neste guia não é um destino barato, por isso, recomendo a leitura do texto sobre os preços de Ushuaia.

Neste post você vai encontrar dicas sobre o custo de comida, tours, passagens, hotéis e poder fazer um planejamento para a sua viagem. Veja ainda se vale a pena fazer compras em Ushuaia.

Completo => Roteiro em Buenos Aires, Ushuaia e El Calafate

 

Atrativos turísticos de Ushuaia

Você deve ter notado que há muito o que fazer em Ushuaia e muitos destes passeios ocupam pelo menos metade do seu dia.

Se você for fazer, por exemplo, o Trekking no Glaciar Martial, visitar o Parque Nacional do Fim do Mundo, fazer pelo menos um passeio no Canal Beagle, embarcar no Trem do Fim do Mundo.

Além de conhecer alguns museus que contam a história do Fim do Mundo, é legal você separar pelo menos 5 dias para a sua viagem.

Quer aproveitar Ushuaia, gostou deste post? Comente aqui e compartilhe com seus amigos!

 

ESCRITO POR

Jairo Araldi

ESCRITO POR

Jairo Araldi

Jairo Araldi, é sociólogo e consultor, sempre busca trabalhos que envolvam viagens, com isto já viajou por muitos países da América Latina. Paulistano, migrou primeiro a Rosário, na Argentina, onde viveu por quase um ano, mudando-se para Buenos Aires para cursar mestrado em políticas públicas e viveu quatro anos na cidade, em 2018 recebeu convite para um trabalho em Assunção no Paraguai, onde vive atualmente. Adora escrever, viajar e conhecer outras culturas.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *