Guia dos melhores museus de Ushuaia, na Argentina: preços e horários

por Jairo Araldi

Guia dos melhores museus de Ushuaia, na Argentina: preços e horários

Na história e nos museus de Ushuaia há uma forte relação com o mar e com os povos yamanas que viveram na região.

No mar aconteceu a maioria dos conflitos bélicos da Argentina nos últimos anos, o maior deles a Guerra das Malvinas em 1982. A base do exército argentino estava em Ushuaia.

Dentre os museus de Ushuaia destaco o Museu Marítimo que fica dentro do antigo Presídio de Ushuaia, que hoje é um complexo de museus que eu acho que é o mais interessante de visitar se a sua viagem for curta.

Para você que deve estar preparando um roteiro em Ushuaia, aconselho separar um ou dois dias para visitar os museus de Ushuaia. Isto, claro, dependendo do seu tempo de viagem, porque há muito que conhecer na cidade e nos arredores, e, o maior espetáculo que Ushuaia expõe é a natureza.

A natureza e os povos da Patagônia podem ser vistos na galeria temática sobre a província da Terra do Fogo que também dá para visitar em um roteiro de apenas um dia percorrendo os museus de Ushuaia.

Planeje sua viagem => Hotéis bons e baratos em Ushuaia

Seguro viagem completo para a América do Sul »

 

Melhores museus de Ushuaia

  1. Museu Pensar Malvinas
  2. Museu da Cidade
  3. Antigua Casa Beban
  4. Estacão Experimental Nave Terra
  5. Complexo do Museu Marítimo do Ex-Presídio de Ushuaia
  6. Museu Antártico
  7. Museu de Arte Marinha
  8. Galeria Temática Pequena História Foguenha
  9. Museu do Fim do Mundo
  10. Antigua Casa de Gobierno
  11. Museu Acatushum

CLIQUE AQUI para reservar os melhores passeios em Ushuaia »

 

Museus de Ushuaia gratuitos

1. Museu Pensar Malvinas

museu marítimo do presídio de ushuaia
Pensar Malvinas | Foto: Facebook Estação Pensar Malvinas.

Vários dos museus de Ushuaia tratam de diferentes aspectos da Guerra das Malvinas em 1982, mas este é o museu que trata da memória dos combatentes argentinos nesta guerra.

Estão expostos no Museu Pensar Malvinas, cartas, objetos que pertenciam aos soldados e recortes de notícias sobre a guerra no período que estava acontecendo.

Em outra parte do Museu são expostos tratados, acordos e comunicações diplomáticas desde o século XIX e explica o porquê a Argentina ainda entende que as Ilhas Malvinas deveriam pertencer a eles.

Em algumas visitas guiadas há falas dos ex-combatentes da Guerra na qual morreram quase 700 soldados argentinos.

A Guerra das Malvinas é um evento bastante importante para os argentinos e motivação de algumas diferenças com os chilenos e ingleses por parte de algumas pessoas até os dias de hoje.

  • Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9 às 16 horas.
  • Endereço: Avenida Maipú esquina com 12 de octubre, Costa Polideportivo, Ushuaia.

Melhores =>  Passeios de inverno em Ushuaia

 

2. Museu da Cidade

museu do fim do mundo
Museo da Cidade | Foto: Facebook da Secretaria de Turismo de Ushuaia.

Parte do mesmo complexo onde estão o Museu Pensar Malvinas e a Antiga Casa Bebian, o Museu da Cidade de Ushuaia é uma das três construções fazem parte do Projeto Povo Antigo.

Eles fazem parte do acervo do Museu da Cidade, que busca resgatar a arquitetura e a vida de quem viveu na cidade. Estão expostos objetos pessoais, inclusive esquis e fotografias de Ushuaia desde sua fundação em 1884.

Destaco aqui que não é um museu arqueológico sobre os povos nativos da região e sim especificamente sobre Ushuaia como cidade.

  • Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9 às 16 horas.
  • Endereço: Avenida Maipú, 1900, Costa Polideportivo, Ushuaia.

Premiun => Ingresso para o Trem do Fim do Mundo

 

3. Antigua Casa Beban

museu marítimo ushuaia
Antiga Casa Beban | Foto: Facebook da Secretaria de Turismo de Ushuaia.

Anexo ao Museu da Cidade, a Antiga Casa Beban, foi deslocada para o parque que abriga o Museu da Cidade no ano de 1980, quando foi construída pelo sueco Fortunato Beban em 1913 ela estava na Avenida Maipú, no Centro.

Dentro da Casa é possível ver muitas histórias da própria família Beban e de muitos outros imigrantes que chegaram a Ushuaia. Este fluxo migratório foi importante na formação do que hoje é Ushuaia.

A casa é um símbolo para a cidade e recebia festas e comemorações pátrias quando os Bebans viviam na casa cediam para eventos, depois seus descendentes a cederam para ser um hospital e ela já foi um hotel também.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Argentina. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

  • Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9h30 até às 21 horas; aos sábados, domingos e feriados não abre.

Aproveite => Navegação no Canal Beagle

 

4. Estação Experimental Nave Terra

museu marítimo ushuaia preço
Estação Experimental Nave Terra | Foto: Facebook da Secretaria de Turismo de Ushuaia.

A Estação Experimental Nave Terra foi inaugurada em 2014 e é um espaço totalmente sustentável, buscando provocar a reflexão sobre o uso de materiais e recursos energéticos que não prejudiquem o meio ambiente.

O espaço simula duas casas e capta energia eólica e solar, foi construído com pneus e utiliza somente água de chuva e do derretimento das geleiras que é provocado pela alteração do clima nas diferentes estações do ano.

Apesar deste não ser um dos museus de Ushuaia, achei interessante compartilhar aqui contigo, já que é um espaço expositivo, bastante interessante e está bem próximo do complexo que está o Museu da Cidade.

Além do mais não toma mais que 1 hora visitar a Estação, que é bastante interessante.

  • Horário de funcionamento: segundas, quartas e sextas das 10 ao meio dia e das 15 às 17 horas.
  • Endereço: Plaza de las Banderas, Costa Polideportivo, Ushuaia.

Luxo => Sobrevoo de helicóptero até a Laguna Esmeralda

 

Museus de Ushuaia pagos

Complexo do Museu Marítimo e do Presídio de Ushuaia

museu presidio ushuaia horarios
Complexo do Museu Marítimo e do Presídio de Ushuaia | Foto: Site oficial.

O Museu Marítimo e o do Presídio de Ushuaia estão em um complexo com quatro museus, sendo o complexo um dos mais visitados museus de Ushuaia.

Ele se juntam com a Galeria Temática Pequena História Foguenha e o Museu do Fim do Mundo, que vou comentar contigo mais adiante também.

Os quatros museus ocupam o prédio onde foi o Presídio de Ushuaia, fundado em 1896 na província da Terra do Fogo.

O presídio foi transferido para Ushuaia em 1902 e recebia prisões com condenações muito longas ou perpétuas que ainda existiam neste período na Argentina.

   

A política punitiva neste período previa também trabalho obrigatório forçado em uma área que está a 25 quilômetros do presídio e em 1910 constroem um trem para levar os presos desde o presídio até esta área onde eles trabalhavam.

Parte deste trajeto atualmente é percorrida pelo Trem Turístico do Fim do Mundo. Fica a dica, em minha opinião é um dos passeios a fazer em Ushuaia, para ler mais sobre o Trem do Fim do Mundo você pode acessar aqui.

 

5. Museu Marítimo e do Presídio de Ushuaia

ushuaia
Museu Marítimo | Foto: Tetraktys, via Wikimedia Commons.

No fim deste primeiro pavilhão que te indiquei à direita está o Museu Marítimo de Ushuaia. Neste espaço estão expostas maquetes de embarcações utilizadas em diferentes períodos históricos principalmente no Canal Beagle que circunda Ushuaia.

As maquetes vão desde as embarcações usadas pelos povos nativos da região até os navios usados em eventos históricos mais recentes como a descoberta do Canal de Magallanes por outros povos.

Também há mapas e desenhos em gravado da arquitetura da cidade e do Canal. Há um anexo no segundo pavilhão à sua direita que também tem parte do acervo do Museu Marítimo de Ushuaia.

guia turístico ushuaia
Ex-Presídio de Ushuaia | Foto: Site oficial.

Entrando ao complexo, no hall central você entrando à sua direita o primeiro museu que você visitará é justamente o do Presídio de Ushuaia.

Nesta parte estão as antigas celas onde ficavam tanto presos políticos como criminosos perigosos e que foram os responsáveis por construir grande parte das obras públicas de Ushuaia, incluindo ruas, pontes e edifícios públicos.

O pavilhão central que você verá à sua frente quando esteja no hall também preserva a estrutura do antigo presídio e é uma viagem ao passado, triste, mas que existiu.

 

6. Museu Antártico

O que ver no Museu Antártico
Museu Antártico | Foto: Site oficial.

No mesmo que pavilhão está o Museu do Presídio em um lado e do outro está o Museu Antártico, que anteriormente foi parte do Museu Marítimo.

Mas, como pesquisadores encontraram muito material sobre as embarcações, mapas e relatos sobre a Antártida e o acesso às geleiras foi criado o Museu Antártico.

Mais que importante historicamente, o material do museu serviu também como base para planejar a primeira viagem à Antártida por navios argentinos em 1951 e ajudou no resgate de um cruzeiro de passageiros no ano de 2000.

 

7. Museu de Arte Marinha

pontos turisticos da Argentina
Museu Arte Marinha | Foto: JIB60, via Wikimedia Commons.

O Museu de Arte Marinha tem em seu acervo uma extensa produção artística com o mar como principal temática, no acervo de Arte Marinha não está somente obras de Ushuaia, mas de toda Argentina.

As obras foram produzidas a partir de 1889 até os dias de hoje por diferentes artistas reconhecidos, tendo o porto, os pescadores, os barcos e os mares em suas obras, sendo sua maioria em gravados e óleo sobre tela, não há esculturas dentre estas obras.

O Museu de Arte Marinha está no segundo pavilhão olhando para a sua esquerda desde o hall de entrada do complexo.

  • Toda a estrutura do Museu do Presídio de Ushuaia tem os mesmos horários de funcionamento.
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 10 às 20 horas. Há visitas guiadas às onze e meia e às dezoito e trinta.
  • Preço do Ingresso: 1.100 pesos argentinos, equivalente a 90 reais em março de 2020. Além dos dois museus, o ingresso dá acesso ao Museu Antártico e ao de Arte Marinha, que estão no mesmo complexo.  O ingresso tem validade de dois dias.
  • Endereço: Avenida Gobernador Paz esquina com Rua Yaganes, Base Naval, Ushuaia.

Melhores =>  Passeios de verão em Ushuaia

 

8. Galeria Temática Pequena História Foguenha

museus historicos em Ushuaia
Galeria Temática Pequena História Foguenha | Foto: Facebook Historia Fueguina.

A Galeria Temática Pequena História Foguenha também conta a história de Uhsuaia, desde os povos nativos da região, passando pelos conflitos e pela construção da cidade, só que diferentemente dos outros museus de Ushuaia, ele é todo interativo.

São grandes cenas que retratam o passado de Ushuaia e da região e você pode entrar nelas, porque os personagens e paisagens que simulam os acontecimentos são feitas em tamanho natural, é um lugar bem legal para fazer fotos.

Há áudios guias com opção de idiomas, incluindo o português, explicando todas as cenas e os mais de 100 personagens que estão na Galeria.

  • Horário de funcionamento: terça a domingo das 12 às 20 horas.
  • Preço do Ingresso: 390 pesos argentinos, equivalente a 32 reais em março de 2020.
  • Endereço: Avenida San Martin, 152, Centro, Ushuaia.

Excursão => Parque Nacional Tierra del Fuego no verão

 

9. Museu do Fim do Mundo

cidades da Argentina
Museu do Fim do Mundo | Foto: Site oficial.

O Museu do Fim do Mundo é o museu histórico de Ushuaia, ela funciona no edifício que foi a primeira sede do Banco da Nação da Argentina construída em 1915, o Banco Nación, seria como o nosso Banco do Brasil.

O mais visitado dos museus de Ushuaia tem em seu acervo documentos, partes de navios naufragados, alguns objetos dos povos nativos e esculturas.

   

  • Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 10 às 17 horas; sábados e feriados das 13 às 17 horas; aos domingos não abre.
  • Preço do Ingresso: 400 pesos argentinos, equivalente a 33 reais em março de 2020. Dá direito a visitar a Antigua Casa de Gobierno.
  • Endereço: Avenida Maipu, 173, Centro, Ushuaia.

Recomendo => Bike tour em Playa Larga e Estância Túnel em Ushuaia

 

10. Antigua Casa de Gobierno

melhores museus de ushuaia
Antiga Casa de Governo | Foto: Site oficial.

A Antiga Casa de Governo está no mesmo complexo que o Museu do Fim do Mundo. O prédio do museu é onde funcionou a sede do Governo e a Câmara de Deputados da Província da Terra do Fogo.

O museu é temático com documentos sobre as sessões que foram realizadas ali e os mobiliários também foram preservados, vale a pena porque é pequena e está anexo se você for visitar o Museu do Fim do Mundo.

  • Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 10 às 17 horas; sábados e feriados das 13 às 17 horas; aos domingos não abre.

Prático => Transfer do aeroporto de Ushuaia para o hotel 

 

11. Museu Acatushun

museus pagos em Ushuaia
Museu Acatushun | Foto: Liam Quinn, via Wikimedia Commons.

O Museu Acatushun também é conhecido como Museu dos Animais e Aves Marinhos e tem esqueletos encontrados na região, principalmente de golfinhos e aves.

O Museu fica bastante distante do Centro de Ushuaia são cerca de 85 km, apesar disto há como chegar de barco.

Se você for de carro, atenção, porque metade do caminho é de terra e entre o caminho e a visita tem que tirar um dia só para isto.

  • Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9 às 16 horas. A estância fica fechada de 15 de dezembro a 15 de janeiro todos os anos.
  • Endereço: Rodovia Provincial J – Estância Haberton – Ushuaia.

 

Tours para os museus de Ushuaia

Tours para os museus de Ushuaia
Há diversos passeios que incluem os museus da cidade.

Excursão turística guiada por Ushuaia: Este tour abrange todo o Centro de Ushuaia, passando pelo Museu Marinho e do Presídio de Ushuaia, pelo Monumento das Malvinas, em seguida vai ao bairro La Misión, que foi colonizado por imigrantes italianos.

Depois de passar por vários edifícios históricos, o tour termina no Museu do Fim do Mundo, os ingressos não estão inclusos, mas depois de ver tanto da história de Ushuaia e da Terra do Fogo é uma excelente oportunidade para fazer a visita ao museu.

Duração do passeio: 1 hora (saídas às 15 horas)

Cancelamento: reembolsável com até 24 horas de antecedência

 

Tudo sobre os museus de Ushuaia

Se você não estiver por muito tempo por Ushuaia, os museus que acho mais legais para você montar um guia turístico de Ushuaia são o Museu Marítimo e do Presídio de Ushuaia, a Galeria Temática Pequena História Foguenha e o Museu Pensar Malvinas.

Obviamente que isto é muito particular dependendo do que você mais tem interesse em história e arte, por isto, separei estes que são os melhores museus de Ushuaia, em um roteiro dividido em 2 ou 3 dias dá para visitar muitos em sua viagem à Ushuaia.

Gostou deste post? Já visitou algum entre os museus de Ushuaia? Comente e compartilhe!

 

ESCRITO POR

Jairo Araldi

ESCRITO POR

Jairo Araldi

Jairo Araldi, é sociólogo e consultor, sempre busca trabalhos que envolvam viagens, com isto já viajou por muitos países da América Latina. Paulistano, migrou primeiro a Rosário, na Argentina, onde viveu por quase um ano, mudando-se para Buenos Aires para cursar mestrado em políticas públicas e viveu quatro anos na cidade, em 2018 recebeu convite para um trabalho em Assunção no Paraguai, onde vive atualmente. Adora escrever, viajar e conhecer outras culturas.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *